Cadeiras para alunos: variedades, regras de seleção

Contente
  1. Características, vantagens e desvantagens
  2. Dispositivo
  3. Variedades
  4. Fabricantes
  5. Como escolher a cadeira de estudo certa?

Os alunos passam muito tempo fazendo os deveres de casa. Sentar por um período prolongado em uma posição inadequada pode causar má postura e outros problemas. Uma sala de aula bem organizada e uma cadeira escolar confortável o ajudarão a evitar isso.

Características, vantagens e desvantagens

A formação da postura em uma criança dura muito tempo e termina apenas por volta dos 17-18 anos. Portanto, muito é importante desde a infância criar condições para que o aluno desenvolva e mantenha a postura correta, escolhendo a cadeira adequada para o aluno.

Atualmente, são produzidas as chamadas cadeiras e poltronas ortopédicas para escolas. Eles são projetados para prevenir a ocorrência de escoliose e outras doenças do esqueleto ósseo em uma criança. O design dessas cadeiras é projetado para mudanças no corpo da criança relacionadas à idade.

A principal característica dessas cadeiras é garantir o ângulo correto entre o corpo e o quadril do aluno sentado, o que leva a uma diminuição da tensão dos músculos da coluna e da coluna vertebral.

Isso é feito usando um assento reclinável.

Todas as cadeiras infantis devem ter certas características.

  • Forma de cadeira de escola. Os modelos modernos possuem formato ergonômico. A forma do encosto segue a silhueta da coluna vertebral, e o assento proporciona uma estadia confortável por um longo tempo. As bordas das partes da cadeira devem ser arredondadas para garantir a segurança da criança, bem como para excluir a possibilidade de circulação prejudicada devido à pressão nos vasos sanguíneos das pernas.
  • Correspondência da altura cadeira-cadeira com a altura da criança. A altura da cadeira, assim como a altura da mesa, depende diretamente da altura do aluno, e a cadeira é selecionada para cada criança individualmente. Se a altura de uma criança é de 1-1,15 m, a altura da cadeira-cadeira deve ser de 30 cm, e com uma altura de 1,45-1,53 m, já é de 43 cm.
  • Garantindo a postura correta de pouso: suas pernas devem estar apoiadas no chão, com o ângulo entre suas panturrilhas e quadris deve ser de 90 graus. Mas se os pés da criança não alcançam o chão, um apoio para os pés deve ser instalado.
  • A presença de propriedades ortopédicas. A cadeira-cadeira deve ter profundidade e formato de tal forma que as costas do aluno fiquem em contato com as costas e os joelhos não encostem nas bordas do assento. A relação correta entre a profundidade do assento e o comprimento da coxa do aluno é de 2: 3. Caso contrário, a criança, tentando assumir uma posição confortável para ela, passará a ficar deitada, o que é muito prejudicial, visto que a carga sobre as costas e a coluna aumentam, levando à sua curvatura no futuro.
  • Segurança. As cadeiras para crianças da escola primária devem ter 4 pontos de apoio, pois são as mais estáveis. Modelos rotativos só podem ser usados ​​por crianças mais velhas. O corpo de suporte deve ser de metal e a base das cadeiras de rodas deve ser pesada para evitar tombamento.
  • Amizade ambiental. Os materiais para a fabricação de elementos individuais devem ser apenas materiais ecológicos, duráveis ​​e de alta qualidade - madeira e plástico.

As vantagens de uma cadeira ortopédica são as seguintes:

  • proporciona a posição anatomicamente correta das costas, contribuindo assim para a formação da postura correta;

  • previne o desenvolvimento de várias doenças do sistema músculo-esquelético, órgãos da visão;

  • melhora a circulação sanguínea e o fornecimento de sangue aos órgãos e tecidos, evita a sobrecarga dos músculos do pescoço e das costas e a ocorrência de dores;

  • a habilidade de corrigir a posição das costas e pernas;

  • conforto durante as aulas, que, ao prevenir o cansaço, prolonga a atividade e o desempenho da criança;

  • o tamanho compacto permite que você economize espaço livre na sala;

  • os modelos com altura ajustável podem ser facilmente ajustados à altura de qualquer criança;

  • duração de operação dos modelos com ajuste de altura.

As desvantagens dessas cadeiras podem ser atribuídas apenas ao seu alto custo.

Dispositivo

O design de qualquer cadeira inclui vários elementos.

Voltar

O encosto da cadeira é projetado para apoiar as costas e fornecer suporte confiável para o corpo da criança, para ajustes de postura para corrigir o desleixo e pequenos desvios na postura.

Deve ser anatomicamente correto.

De acordo com as características do projeto, existem esses tipos de costas.

  • Sólido simples. Corresponde plenamente à sua finalidade funcional, fixando da melhor forma o corpo do aluno.

  • Construção dupla. Este tipo é destinado a crianças com postura correta e que não apresentam nenhuma de suas violações. As costas são compostas por 2 seções, o que permite que os músculos espinhais relaxem sem alterar a posição da coluna e excluindo o desenvolvimento de sua curvatura e a formação de uma curvatura.

  • Encosto com almofada. Esses modelos fornecem suporte adicional para as costas.

Sentado

É também um elemento importante no design da cadeira. Deve ser firme o suficiente para que a criança se sente ereta. A forma sentada pode ser anatômica ou comum. A aparência anatômica tem selos de acolchoamento adicionais em certos lugares para criar a silhueta corporal correta.

Braços

Os apoios de braços não são necessários para a cadeira de criança. Normalmente, as cadeiras são liberadas sem elas, pois quando as crianças se apoiam nelas, elas têm uma inclinação. A postura fisiológica correta ao trabalhar na mesa exige a posição do antebraço sobre a mesa e não permite a presença de apoios de braço como suporte adicional para as mãos.

Mas existem modelos com este elemento. Os apoios de braços são de tipos diferentes: retos e inclinados, com ajuste.

Apoios de braço ajustáveis ​​com altura ajustável e inclinação horizontaldefinindo a posição de cotovelo mais confortável.

Estofamento e enchimento

A tarefa desse elemento estrutural não é apenas criar uma bela aparência de móveis, mas também garantir o conforto da criança durante as aulas. A capa da cadeira de criança deve ser respirável e hipoalergênica e não deve exigir manutenção complexa.

Freqüentemente, os modelos são revestidos com couro natural, couro ecológico ou tecido. A melhor opção são os estofados em tecido e couro ecológico, pois adquirem rapidamente a temperatura do corpo da criança. Cuidar deles é muito simples: a sujeira pode ser removida com um pano úmido.

O acolchoamento, a espessura e a qualidade afetam a maciez e o conforto do assento e do encosto. Em um assento com uma camada muito fina, é difícil e desconfortável sentar-se, e com uma camada de acolchoamento excessivamente grossa, o corpo da criança afundará muito nele. A melhor opção para a espessura da embalagem é uma camada de 3 cm.

Usado como enchimento:

  • espuma de borracha - é um material barato e com boa permeabilidade ao ar, mas não difere em durabilidade e não dura muito;
  • espuma de poliuretano - tem maior resistência ao desgaste, mas também tem um custo mais elevado.

Base

O princípio de design da base da cadeira é de cinco vigas. A confiabilidade e a qualidade da base afetam diretamente a usabilidade do produto e a durabilidade de seu funcionamento. O material para a fabricação deste elemento é aço e alumínio, metal e madeira, plástico.

A estabilidade da cadeira depende do tamanho do diâmetro da base. A cadeira de criança não deve ter menos de 50 cm de diâmetro. A forma da base é diferente: reta e curva, além de reforçada com barras de metal.

Apoio para os pés

Este elemento estrutural atua como um suporte adicional para o corpo, evitando o cansaço nas costas. A carga muscular se move da coluna para as pernas, o que promove o relaxamento muscular. A largura do suporte deve corresponder ao comprimento do pé da criança.

Ajustamento

Os modelos podem ser ajustados. Seu objetivo é instalar certos elementos estruturais na posição mais confortável para a criança. O ajuste é realizado usando os seguintes dispositivos:

  • contato permanente - projetado para corrigir a altura e o ângulo do encosto;
  • mecanismo de mola - fornece suporte e suporte para o encosto e ajusta sua inclinação;
  • mecanismo de balanço - ajuda a relaxar se necessário e, após o término do balanço, a cadeira é colocada em sua posição original.

A altura do assento é ajustável por meio de um elevador a gás.

Variedades

Existem 2 tipos de cadeira escolar para uma criança - clássico e ergonômico.

A cadeira clássica com encosto maciço em uma só peça possui uma estrutura rígida que fixa a postura da criança. O desenho deste modelo não permite assimetria na cintura escapular e adicionalmente possui um suporte especial ao nível da coluna lombar. Ao fixar com segurança a posição do corpo, a cadeira ainda não tem um efeito ortopédico completo.

Além disso, pode ter os seguintes elementos:

  • encosto e assento ergonômicos equipados com alavanca de ajuste;

  • apoio para os pés;

  • dobradiças;

  • encosto de cabeça.

Como esses modelos não têm efeito ortopédico completo, não é recomendável usá-los por muito tempo em alunos da primeira série.

As cadeiras ergonômicas dos alunos são apresentadas nos seguintes tipos:

  • Cadeira ortopédica de joelho. O design se parece com uma cadeira inclinada. Os joelhos da criança apoiam-se em um suporte macio e suas costas estão bem fixadas no encosto da cadeira. Nesta posição, a tensão muscular da criança se move da coluna para os joelhos e nádegas.

    Os modelos podem ter regulagem de altura e inclinação do assento e encosto, podem ser equipados com rodízios, o que os torna fáceis de movimentar, além de rodas com travamento.

  • Modelo ortopédico com encosto duplo. O encosto é composto por 2 partes separadas verticalmente. Cada parte tem a mesma forma curva para acompanhar de perto o contorno das costas do bebê. Este design de encosto distribui uniformemente a tensão muscular na coluna.

  • Cadeira transformadora. A vantagem desse modelo é que ele pode ser usado por muito tempo. Essa cadeira de trabalho para o aluno possui um assento regulável em altura e profundidade, o que possibilita a escolha da posição correta para qualquer criança, levando em consideração sua altura e características anatômicas.

  • Modelo sentado-em pé. Esta visualização é exclusiva para alunos do ensino médio. O modelo tem uma altura bastante grande. Nessa cadeira, as pernas do adolescente ficam quase retas e as regiões lombar e pélvica ficam bem fixadas na cadeira, o que elimina a assimetria da postura.

  • Equilíbrio ou cadeira dinâmica. O modelo parece uma cadeira de balanço sem braços e costas. O design tem a capacidade de se mover sem permitir ficar sentado por muito tempo. Nesse caso, a carga na coluna é mínima, já que não há postura estática do corpo.

Fabricantes

O mercado de móveis infantis é representado por diversos fabricantes. Na produção de cadeiras para estudantes, essas marcas têm se mostrado melhores do que outras.

Duorest

País de origem - Coréia. As cadeiras de escrever com rodas mais populares desta marca são:

  • Kids DR-289 SG - com encosto duplo ergonômico e todo tipo de regulagem, com travessa estável e 6 rodízios;

  • Máximo de crianças - com assento e encosto ergonômicos, mecanismos de ajuste e apoio para os pés removível e ajustável em altura.

Mealux (Taiwan)

A gama de cadeiras infantis desta marca é muito vasta e está representada por modelos para diferentes idades:

  • Onyx duo - possui encosto e assento ortopédicos e rodas com travamento automático;

  • Cambrige duo - modelo com encosto duplo, assento e encosto reguláveis, rodízios emborrachados.

Ikea

As cadeiras escolares desta marca são consideradas padrão de qualidade. Todos os modelos são ergonômicos:

  • "Marcus" - cadeira de trabalho para secretária com mecanismo de regulação dos elementos e sua fixação, com apoio adicional na região lombar e 5 rodízios com bloqueio;

  • "Hattefjell" - modelo com 5 rodízios com apoio de braços, mecanismo giratório, encosto e ajuste do assento.

Além dessas marcas, móveis de alta qualidade para crianças também são produzidos por fabricantes como Moll, Kettler, Comf Pro e outros.

Como escolher a cadeira de estudo certa?

As crianças modernas passam muito tempo em casa sentadas à mesa, fazendo sua lição de casa ou apenas no computador. Portanto, é muito importante encontrar a cadeira-cadeira certa para o seu consultório. Por design, a cadeira deve ser estável, confortável e confiável. Em primeiro lugar, você deve prestar atenção à ergonomia do modelo.

O encosto da cadeira-cadeira deve atingir o meio das omoplatas em altura, mas não mais alto, e sua largura é maior do que as costas da criança. O assento deve ser moderadamente firme. É melhor escolher cadeiras escolares com assento e encosto ortopédico, que são ajustáveis ​​em altura e profundidade. É desejável que o modelo tenha apoio para os pés.

Na hora de escolher uma cadeira-cadeira para uma criança de 7 anos, é preferível escolher um modelo sem rodas e braços e dar preferência a uma cadeira transformadora. É desejável que o assento tenha um espessamento ao longo da borda: este detalhe não permitirá que a criança se mova para fora do assento. Para o primeiro ano do ensino fundamental, recomenda-se a compra de uma cadeira, regulável em altura, emparelhada com uma escrivaninha transformadora.

Para um adolescente e um estudante do ensino médio, você pode comprar uma cadeira de estudo com rodas e uma escrivaninha. Ao escolher este modelo, deve-se lembrar que não deve haver menos de 5 rodas, devendo necessariamente ter uma fechadura.

Caso a cadeira-cadeira não possua regulagem de altura, então o modelo deve ser selecionado de acordo com a altura do aluno. Ao escolher uma cadeira com altura regulável, deve-se verificar a disponibilidade de mecanismos de regulagem e seu funcionamento. É desejável que o modelo seja equipado com gas lift e amortecedor de choques.

    Você também precisa prestar atenção à estabilidade do modelo. É melhor se a base for de aço ou alumínio e os elementos adicionais forem de plástico e madeira: apoios de braço, botões de ajuste, rodas. É inaceitável que o modelo se incline fortemente (20-30 graus) sob a influência do peso da criança: isso pode causar tombamento da cadeira e ferimentos na criança.

    Todos os modelos devem ter certificados, que são mantidos até a venda pelo vendedor.

    Se a criança tiver alguma doença nas costas e na coluna, você deve primeiro consultar um ortopedista.

    Como escolher uma cadeira ortopédica para um aluno, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário