Escolher um suporte e instalar um dossel em um berço
Um dos eventos mais emocionantes e esperados na vida de uma família é o nascimento de um filho. Os pais se preparam com ansiedade para o encontro com o bebê, comprando roupas, os primeiros chocalhos e, claro, um berço. Para que as migalhas durmam, mamãe e papai equipam não só um lugar bonito, mas também seguro.
Uma peça interessante do interior de um quarto de criança é um dossel - uma cortina quase sem peso, fixada de várias maneiras na cama ou acima dela.
Referência histórica
A história do surgimento das copas tem suas raízes no Antigo Oriente (Antiga Pérsia), quando essas estruturas desempenhavam o papel de um guarda-chuva que salvava do calor. Em primeiro lugar, eles foram usados por representantes da nobreza, incluindo reis.
Posteriormente, o dossel foi usado no quarto como cortina que protege o sono de insetos e correntes de ar. Naquela época, as pessoas começaram a encomendar a costura dessas telas feitas à mão com tecidos bastante densos (veludo, cetim), decorando com bordados e pedras preciosas.
Funcionalidade
No mundo moderno, existe a opinião de que um dossel é um objeto inútil que acumula poeira e impede o fluxo de ar para o bebê. Porém, em sua maioria, é feito de tecido e malha finos, que são fáceis de lavar, secar rapidamente e deliciar os olhos dos pais, deixando entrar perfeitamente o ar para a criança.
O dossel também desempenha uma função protetora, protegendo o sono das migalhas de correntes de ar e insetos voadores, animais de estimação e seus pelos, luz forte e poeira. Este último se instala no próprio dossel e não cai sobre o bebê e a roupa de cama. Nesse caso, o véu está longe o suficiente do corpo da criança.
Isso é especialmente bom para crianças que são altamente sensíveis ao toque e às mudanças de luz no ambiente.
Escolha de modelo e tecido
Um fator importante para decorar o quarto das crianças é o modelo de dossel. Cada pessoa terá seu próprio estilo. Claro, qualquer tipo de velame tem suas vantagens e desvantagens. E uma das principais propriedades é a sua facilidade de utilização, nomeadamente: acesso gratuito ao seu bebé. Deve ser confortável para você pegar o bebê nos braços e colocá-lo de volta, o tecido não deve atrapalhar e se confundir.
Além disso, você deve prestar atenção ao comprimento da tela. É aconselhável que cubra as pernas do berço. Isso é necessário para cumprir a função de proteção do dossel.
Para criar um conceito único para o design de um quarto infantil, é aconselhável prestar atenção na escolha da cor do dossel. A sua combinação com o mobiliário e outros atributos da divisão criará uma atmosfera confortável e acolhedora.
Normalmente, os tons de azul e verde claro são selecionados para os meninos, rosa claro, lilás ou tecido bege para as meninas. As cores universais são: branco, amarelo, laranja. Muitas vezes, a tela é costurada em tons pastéis calmos, sem causar irritação visual e proporcionando um ambiente tranquilo. As cores também podem ser combinadas.
O dossel deve ser feito por você mesmo. Para isso, é necessário decidir sobre o tipo de tecido, bem como a finalidade principal da cortina do berço. Se você deseja criar proteção contra irritantes externos, então organza leve, tule, tule e outros tipos de tecidos delicados são perfeitos.
Algodão, chita grossa e linho criarão uma luz suave e uma atmosfera mais confortável. A tela em si pode ser alterada dependendo da estação e das condições climáticas do momento.
Vale lembrar que o ar passa por tecido denso muito pior, ao mesmo tempo que aumenta a temperatura no berço. Isso leva a um sono agitado na criança.
Se você duvida de suas habilidades de costura, você pode facilmente obter um dossel pronto. Freqüentemente, uma montagem de dossel é incluída com o conjunto de cama de uma criança. Do contrário, ao comprar deve primeiro prestar atenção à resistência e estabilidade da estrutura.
O fecho em si ficará escondido sob o véu do tecido, portanto sua aparência não importa.
O material com o qual a montagem é feita também é importante, deve ser amigo do ambiente e sem qualquer odor pungente.
Comprando um suporte de montagem
Ao organizar o quarto das crianças, é necessário decidir sobre o método de fixação da cobertura.
As opções mais comuns são:
- montagem fixa (no teto ou na parede acima da cama);
- construção móvel.
O primeiro método é confiável, mas ao mesmo tempo não é totalmente prático. Este método deve ser usado se a cama tiver um lugar permanente por muito tempo. No entanto, não devemos esquecer que ao deslocar o berço, permanecerão orifícios nos pontos de fixação que estragam o interior da divisão. Além disso, essa opção não é fixada em forros tensos ou de gesso cartonado. A criança pode se sacudir ou se pendurar, o que danificará a estrutura. Em tal situação, você terá que montar o modelo na parede ou comprar um suporte para celular.
O lado positivo de uma montagem fixa é a força e a confiabilidade. É difícil dobrar, balançar, soltar. Além disso, com sua ajuda, você pode criar uma atmosfera fabulosa para as crianças construindo uma casa ou balão, um castelo de princesa para uma menina ou um navio para um menino.
A forma mais comum é o suporte articulado. É uma estrutura de plástico ou metal formada por um anel ou oval, fixada em um tripé (tubo) com parafusos.
As vantagens de um design portátil são: a leveza do próprio tripé, a facilidade de montagem e mobilidade, além da possibilidade de fixá-lo na altura desejada.
Além disso, o suporte móvel permite que você não estrague a aparência das paredes e do teto (não é necessário fazer furos para o tripé).
A desvantagem desse suporte é que ele pode cair com o movimento constante. E assim que o bebê conseguir alcançar a tela, com certeza vai querer puxá-la para si. Além da própria criança, os animais de estimação podem agarrar e soltar a cortina. A queda do dossel dificilmente é perigosa, mas para não causar um medo forte, os pais precisam verificar a resistência da estrutura e monitorar as ações do bebê.
Uma boa maneira de tornar a estrutura mais durável é fortalecer a base do dossel com um parafuso auto-roscante. Para fazer isso, você precisa fazer furos em uma das superfícies laterais da cama.
Na ausência dessa oportunidade, é melhor usar outras opções de montagem.
Instalação
Depois de escolher o método de montagem, você precisa decidir como o velame será localizado. O posicionamento do velame depende dos objetivos que você está perseguindo. Existem três maneiras de prender o velame corretamente.
- Primeira opção: no lado largo da cama. Assim, todo o perímetro da cama é coberto por uma lona, protegendo o bebê de estímulos externos. Além disso, este arranjo cria aconchego e uma atmosfera fabulosa no quarto das crianças. Ressalta-se que a disposição na lateral larga da cama é mais adequada para recém-nascidos.
- Segunda opçao: do lado da cabeceira da criança. Neste caso, deve-se ter em mente que o dossel cobre parcialmente a cama, e sua proteção se estenderá apenas para um dos lados.
- Terceira opção: em torno do perímetro da cama. Para fixar a capota desta forma, use uma base de moldura. Pode ser uma continuação da cama ou uma estrutura separada na qual quatro telas são penduradas.É assim que costumam ser equipados os quartos das crianças mais velhas e dos adultos.
A montagem móvel do dossel é fácil de montar. Consiste nos seguintes elementos.
- Uma plataforma ou tubo curvo que serve como uma base sólida.
- Tubos retos conectados uns aos outros. Com a ajuda deles, você pode ajustar a altura da estrutura.
- Um tubo curvo que forma o suporte do tripé.
- Uma oval ou círculo no topo. A própria tela está pendurada neste elemento.
A montagem da estrutura não leva muito tempo, é um processo fácil e direto. Primeiro, conectamos todas as partes entre si: tubos retos devem ser colocados nos orifícios da plataforma, em seguida, unir a parte superior da estrutura e o tubo com uma dobra.
Para instalar o dossel, basta seguir as instruções simples.
- Monte as peças em uma única estrutura (conforme descrito acima).
- Escolha um local para prender o stick, levando em consideração a localização da cama no quarto. É preferível instalar no lado mais próximo da parede.
- Selecione a altura desejada do tripé.
- Aperte os suportes com segurança ao lado da cama.
- Coloque o tecido no anel. Para um velame comprado, as instruções geralmente estão anexadas, seguindo as quais você pode concluir o projeto sem problemas. Se o velcro for costurado com suas próprias mãos, use os seguintes métodos: Costure velcro especial no velcro; use fita adesiva ou elástico para fixar a tela, jogando o tecido sobre um círculo ou oval do acessório; costure fitas ou laços ao dossel, no qual um círculo ou oval é posteriormente enfiado. Deve primeiro ser aberto.
- Teste a resistência dos fixadores. É necessário certificar-se de que a estrutura não dobre ou quebre.
- Endireite bem o tecido para que a capota fique bem cuidada e harmoniosa no ambiente, sem criar obstáculos ao acesso da criança.
Durante a operação do velame, você deve se lembrar de sua limpeza. É necessário limpar atempadamente o pó da própria estrutura, bem como proceder à lavagem atempada da tela. Recomendações tão simples permitirão que esse móvel dure o máximo possível e traga benefícios para o bebê, alegria e prazer estético para os pais.
Para obter informações sobre como costurar um dossel com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.