Escolhendo uma cadeira alta de madeira para crianças
Em nossa época, as lojas oferecem uma grande seleção de todos os tipos de móveis, incluindo móveis infantis. Mas você tem certeza de sua qualidade? E o preço geralmente é alto demais. Não se preocupe, você é perfeitamente capaz de fazer uma trona com as próprias mãos, sem gastar muito esforço e dinheiro. O artigo fornece vários exemplos de fabricação de cadeiras para crianças de várias configurações.
Vantagens e desvantagens
A primeira vantagem de fazer sozinho uma cadeira / mesa de bebé é que este móvel será mais cómodo para o seu filho, pois ao criar um esboço e desenhos, procederá a partir dos seus parâmetros. A segunda grande vantagem é o custo, já que o produto comprado vai custar muito mais. Terceiro, você testa a resistência e a confiabilidade diretamente durante o processo de fabricação, ou seja, você terá a certeza da qualidade deste produto.
Você pode decorar os móveis acabados de acordo com seu gosto ou a pedido da criança., e não se contentar com as cores que são oferecidas pelas lojas de móveis infantis prontos. A desvantagem é o tempo e o esforço envolvidos. Se você não tem tempo livre, o horário de trabalho está muito ocupado e você tem um mal-entendido com ferramentas de carpintaria - é melhor comprar um modelo pronto e sólido.
Não compre cadeiras de plástico - são muito frágeis e ainda há controvérsia sobre a segurança de tais produtos. Além disso, se a cadeira quebrar, a criança pode se machucar com as pontas afiadas da fratura.
Tipos, cor e design
Cadeiras infantis condicionalmente pode ser dividido em 3 tipos:
- cadeira alta para alimentação;
- transformador (uma combinação de uma cadeira com uma mesa que pode ser alterada em vários formatos);
- cadeira de criança normal.
A cor e o design dependem da sua imaginação e gosto. Lembre-se, em primeiro lugar, da conveniência e confiabilidade de seu design. É melhor criar uma cadeira de madeira simples e robusta do que balançar em um modelo original e instável. Para decorar seu produto, você pode escolher tecidos claros para estofamento de assentos e costas, pintá-los com tintas em forma de animais, plantas, cenas de desenhos animados (isso requer estênceis ou adesivos prontos) e assim por diante. Será muito mais interessante para uma criança usar uma cadeira colorida fabulosa, sentar-se nela no café da manhã ou brincar.
A escolha do material com o qual você vai montar um móvel infantil também é de grande importância. Você pode sobreviver com madeira compensada e aglomerado, mas esses materiais de construção não são muito duráveis. Procure um produto de madeira dura como o pinho.
Dimensões (editar)
As dimensões para autoprodução precisam ser selecionadas especificamente para seu filho, mas existem certos padrões. A altura ideal do encosto para uma cadeira alta é de 55 cm e a distância do chão ao assento deve ser de 32 cm, com largura do assento entre 27 e 35 cm.
Como fazer isso sozinho?
Em primeiro lugar, lembre-se que o principal critério para mobiliário infantil é a segurança para a criança. Deve ser suave, durável e estável. Cantos agudos, rachaduras, fendas e fendas são inaceitáveis. Parafusos auto-roscantes, espinhos de madeira, pregos, buchas podem ser usados como fixadores para as partes da cadeira. Para confiabilidade, os fixadores de cada junta devem ser duplicados. Naturalmente, antes de começar a fazer uma cadeira infantil com suas próprias mãos, você deve primeiro fazer esboços, e com base neles - desenhos indicando todas as dimensões do futuro produto.Há uma grande variedade de modelos deste popular mobiliário infantil. Considere os designs mais simples e comuns.
Opção 1
Para fazer isso, você precisará de:
- barras de pinho de diferentes tamanhos;
- tábuas de pinho para o assento;
- fechos.
As dimensões das pranchas de madeira para as pernas traseiras são 30 * 30 * 550 mm - 2 peças.
Para barras transversais:
- topo 19 * 41 * 165 mm - 1 peça;
- esculpido 14 * 41 * 165 mm - 1 peça;
- médio 14 * 29 * 165 mm - 1 peça;
- fundo 14 * 29 * 165 mm - 1 peça;
- barras laterais e laterais 14 * 29 * 177 mm - 4 peças;
- barras frontais e laterais 14 * 29 * 195 mm - 2 peças.
Para pernas dianteiras - 30 * 30 * 305 mm - 2 peças. Placas de assento 14 * 105 * 263 mm - 2 peças. Para aumentar a estabilidade, corte as pernas dianteiras de modo que diminuam gradualmente até 24 * 24 mm, e as pernas traseiras, ao contrário, do assento até 19 * 19 mm.
À frente, a barra superior deve ser arredondada para que a criança não seja ferida por cantos vivos. A altura da borda inferior da barra do meio deve corresponder à altura da borda superior do assento. Primeiro, as pernas traseiras são presas à barra transversal. Em seguida, conecte o par de pernas da frente e a barra transversal. Em seguida, eles são presos juntos com vigas laterais e todos os czares. O assento é montado por último.
opção 2
Uma cadeira transformadora é uma combinação de cadeira e mesa que pode ser convertida em diferentes formas por meio de ações simples. Pode ser utilizada como cadeira-mesa para a alimentação, como carteira escolar e como mesa para jogos. É muito conveniente para divisões pequenas, uma vez que pode ser dobrado de forma compacta.
Detalhes da cadeira alta:
- pernas com 39 cm de comprimento - 4 peças;
- cantos arredondados - 4 peças;
- ripas superiores de 22 cm cada - 2 peças;
- travessas de 34 cm de comprimento - 2 peças;
- travessas de 30 cm cada - 3 peças;
- base do assento (pode ser feita de madeira compensada de 18 mm de espessura) 20 * 30 cm - 1 peça.
Componentes da tabela:
- pernas com 50 cm de comprimento - 4 peças;
- tiras de 41 cm - 4 peças;
- ripas transversais de 34 cm cada - 4 peças;
- tampo da mesa (contraplacado de 18 mm de espessura) 45 * 38 cm - 1 peça.
Os cantos arredondados podem ser cortados em uma placa de 20 mm de espessura. Todas as outras peças são feitas de vigas de 20 * 40 mm.
Todas as peças serão fixadas com cola. Mas para aumentar a resistência e confiabilidade do produto, é necessário usar buchas de madeira de 20 * 50 mm como fixadores e são bastante simples de fazer a partir de uma folha de compensado de 8 mm de espessura. Para os tarugos, são feitas ranhuras nos locais de fixação das peças, onde devem ser colocadas. Não se esqueça de aplicar cola em todas as superfícies das juntas antes de instalá-las nas ranhuras.
É assim que as partes laterais da cadeira são montadas. É importante deixar a cola secar completamente. Em seguida, lixe-os até ficarem homogêneos. Corte o assento e o encosto de uma cadeira alta de 250 * 300 mm de 3-4 pedaços de madeira compensada, conectados com uma camada adesiva. Arredonde todos os cantos. A borracha de espuma é colada a um lado como um travesseiro amaciante, que é então coberto com uma capa de tecido. As tampas são fixadas com grampos de metal.
Comece a montar a cadeira alta conectando as paredes laterais acabadas com pranchas. Tudo é feito de acordo com o esquema descrito acima (cavilhas + cola). O assento ficará apoiado nas ripas, portanto, você precisa de parafusos autoatarraxantes ou buchas cilíndricas para fixá-lo. Em seguida, instale os trilhos inferior e posterior. Anexe as costas à barra traseira. Deixe a cadeira secar para que a cola agarre bem todas as partes conectadas.
A técnica de montagem do tampo da mesa não difere da da cadeira. Primeiro monte as laterais da mesa e da lixa, depois conecte-as com travessas e lixe novamente. Em seguida, fixe a própria bancada, lixe e envernize várias vezes.
Opção 3
Cadeira de alimentação, pode ser convertida de uma velha cadeira normal com encosto. É ótimo se suas pernas forem fixadas com travessas adicionais e, por si só, for estável e confiável. A cadeira deve ser virada. As costas da cadeira tornar-se-ão as pernas da frente da cadeira alta.Dos pontos superiores da frente da futura cadeira de alimentação, fixamos ripas (ou barras) longas e fortes, obliquamente, que se tornarão as pernas traseiras. Prendemos todas as pernas com travessas. O assento, o encosto e a prateleira para assar os pratos com os alimentos são feitos de tábuas lixadas ou um pedaço de madeira compensada. O assento precisa de uma almofada.
Decoração
Claro, o mais importante em móveis infantis é a confiabilidade, estabilidade e conveniência. Mas não se esqueça da estética. As crianças adoram coisas bonitas e brilhantes. Portanto, reserve um tempo para pintar as superfícies de madeira com estênceis e depois envernizar várias vezes.
É mais prático fazer o estofamento dos assentos e encostos em couro artificial - será mais fácil lavar o mingau e outros restos de comida espalhados (enquanto o bebê aprende a comer sozinho). Todas as peças de madeira são lixadas antes da montagem com lixa para obter lisura perfeita para que a criança não fique estilhaçada. Na fixação de peças com parafusos auto-roscantes, suas tampas devem ser aprofundadas e fechadas com tampões de plástico.
Tente não deixar cantos pontiagudos, o mecanismo de coordenação de movimentos em uma criança, especialmente uma criança pequena, ainda não está totalmente funcional, e tais superfícies podem ser perigosas para a criança.
Belos exemplos
Nas superfícies lisas de tampos de mesa, assentos, você pode colar adesivos coloridos com personagens de seus desenhos animados favoritos, e cobrir a parte superior com filme autoadesivo denso ou verniz para que a criança não rasgue as fotos de que gosta. E os adesivos têm uma propriedade desagradável - com o tempo, suas bordas começam a descascar e a embrulhar, o que prejudica a aparência. Abaixo estão alguns exemplos de móveis infantis prontos.
Para informações sobre como escolher uma cadeirinha para alimentação, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.