Como escolher cortinas para um berçário?

Contente
  1. Requisitos para cortinas para o berçário
  2. Tipos
  3. Materiais (editar)
  4. Soluções de cor
  5. Projeto
  6. Sutilezas de escolha
  7. Dimensões (editar)
  8. Exemplos de sucesso no interior

Comprar cortinas é uma atividade divertida que permite libertar a sua criatividade. Porém, uma coisa é comprar cortinas para salas comuns e quartos de adultos, e outra bem diferente é comprar cortinas para o berçário. Vamos dar uma olhada em como escolher os modelos certos, elegantes e modernos, para decorar quartos infantis.

Requisitos para cortinas para o berçário

Quaisquer que sejam as opiniões sobre a conveniência de enfeitar vitrines com cortinas no quarto das crianças, cortinas são realmente necessárias. Isso se deve às cargas funcionais que os produtos devem realizar em função do tipo de modelo e do tipo de tecido utilizado para sua fabricação. Por exemplo, as cortinas devem:

  • ser esteticamente atraente;
  • indicar pertencer a um determinado estilo de design de sala;
  • proteger a sala da abundância de luz solar que penetra no interior;
  • esconder a decoração interior e as próprias crianças de olhares indiscretos da rua;
  • evitar a passagem de ar frio (importante para cortinas de tecidos densos);
  • reduzir o nível de ruído proveniente da rua (apenas para cortinas grossas).

Existem também vários requisitos para cortinas para quartos de crianças, por exemplo:

  • os produtos devem ser costurados com tecidos sem tintas tóxicas;
  • as cortinas devem atender aos padrões de segurança, possuir fechos confiáveis ​​e fabricação de alta qualidade;
  • os painéis devem ser leves, não sobrecarregando o interior do berçário;
  • seu desenho, textura e tema do desenho devem ser selecionados levando-se em consideração a faixa etária da criança;
  • as cortinas devem ter um mecanismo de abertura e fechamento conveniente, que a criança possa manusear sozinha;
  • a cor dos painéis não deve trazer coloração negativa e atmosfera opressora para o interior;
  • a estampa deve corresponder ao tamanho de toda a sala, caso contrário as cortinas podem distorcer os parâmetros do quarto da criança;
  • a largura e o comprimento de qualquer produto devem ser suficientes, mas não supérfluos, um excesso de comprimento pode provocar uma situação traumática;
  • independente do modelo, o produto não deve interferir na ventilação da sala;
  • o modelo deve ser selecionado de acordo com o tipo de janela e a forma como é aberta (fechada);
  • o número máximo de camadas em um projeto não deve exceder duas.

Tipos

É difícil comprar cortinas, levando-se em consideração o direcionamento estilístico do desenho desejado, se você não tiver uma ideia de suas variedades. Existem tantas opções de modelos no mercado moderno que mesmo um comprador sofisticado pode ficar confuso. No entanto, de entre toda a vasta gama de propostas, poderá escolher as soluções mais interessantes e modernas que se adequam à decoração de janelas infantis. Vamos designá-los brevemente.

Tradicional

Esta linha pode incluir cortinas retangulares padrão. Seus fechos podem ser anéis, laços (incluindo velcro) e ilhós, que são especialmente populares nesta temporada. As cortinas lacônicas são convenientes porque podem ser feitas não apenas de tecidos densos, mas também finos. Por isso, podem ser divididos em duas categorias: noturnos (densos) e diurnos (cortinas finas e translúcidas). Se desejar, você pode escolher opções que serão tanto cortinas independentes que fecham o quarto das crianças de olhares indiscretos, quanto cortinas diurnas que servem de decoração para as janelas.

Com lambrequim

Essas cortinas passaram por algumas mudanças hoje. Se antes o lambrequim era complexo, hoje é feito sem dobras de tecidos duros, fixando-se com segurança nas laterais. Fora isso, é o mesmo: é completado por painéis de tecido retangulares ou arredondados, que muitas vezes possuem ganchos com borlas. Em geral, os modelos podem ser considerados para compra na creche, porém, aqui é preciso levar em consideração o estilo, a idade da criança e seu gênero. Opções indesejáveis ​​com abundância de cortinas ao mesmo tempo na parte superior e nas laterais.

austríaco

Essas cortinas nada mais são do que um painel retangular de tecido franzido em vieiras, regulado por cordões enfiados em seu interior. Ao mesmo tempo, a montagem e o número de vieiras, dependendo do tipo de tecido utilizado, podem ser diferentes. As cortinas austríacas têm um aspecto elegante e eficaz, podem ser feitas de tecidos naturais e artificiais. No entanto, para tal projeto, você precisa escolher modelos de tecidos finos. A quantidade de vieiras permite mudar a percepção dos modelos e encaixá-los no estilo moderno do interior do viveiro. Por exemplo, cortinas com uma vieira podem ser usadas para decorar uma sala com várias janelas pequenas no quarto do bebê.

francês

Essas cortinas, chamadas de marqueses, foram introduzidas na moda durante o reinado de Luís XIV, mas ainda mantêm sua popularidade. Eles se distinguem pela suavidade da forma e textura do tecido, seu comprimento pode ser clássico (quase até o chão) ou curto (cobrindo não mais que um terço da janela). Ao contrário dos seus homólogos austríacos, as cortinas francesas permitem franzir ao longo de todo o comprimento do tecido, enquanto as cortinas austríacas apenas o têm na parte inferior. Esses produtos podem ser fixos (surdos), sem mecanismo de elevação ou dobráveis. Os segundos produtos se destacam por estarem dotados de mecanismo de elevação rotor-corrente, pelo qual é possível não só coletar os festões, mas também fixá-los no nível desejado.

Roller

As cortinas de enrolar são uma folha do tamanho de um vidro de janela, enrolada uniformemente em um eixo especial. Este tipo de modelos pode ter não só manual, mas também controle remoto. As venezianas estão localizadas tão próximas do vidro que praticamente não têm vãos. Dependendo do tipo de tecido, podem ser diurnos ou noturnos. Por si só, esses produtos são compactos, não cobrem o caixilho da janela e combinam-se de forma bastante harmoniosa com cortinas clássicas em anéis ou ilhós.

Plissado

Essas cortinas nada mais são do que uma variedade de formas onduladas. Externamente, são um tanto semelhantes a persianas, pois consistem em dobras idênticas em comprimento e largura, são densas e não se dobram quando abertas, e se dobram, formando uma pilha uniforme de dobras. Como as cortinas de enrolar, fornecem controle manual e remoto. Esses produtos são mais caros do que os rolos e as contrapartes clássicas, pois são feitos com uma tecnologia especial com componentes caros. Uma nuance interessante é a capacidade de abrir e fechar as cortinas não só de baixo para cima, mas também de cima para baixo.

romano

Essas variedades podem ser chamadas com segurança de uma alternativa às cortinas de enrolar e opções de tipo corrugado. São compostas por várias secções e, como os dois tipos anteriores de cortinas, têm pesos para criar uma forma uniforme e perfeita. Essas cortinas também são compactas, não ocupam muito espaço e, devido ao seu tamanho, criam o efeito visual de um espaço maior. Ao contrário das cortinas de rolo e de papelão ondulado, esses produtos proporcionam a substituição de tecidos e não são tão caros quanto as duas opções anteriores. No entanto, seu controle é exclusivamente manual.

Painéis japoneses

Talvez esta seja uma das soluções mais extraordinárias para decorar janelas infantis. Painéis lisos e retos não possuem dobras e dobras, nem mesmo se assemelham visualmente a telas, divisórias, que abrem de acordo com o princípio das portas dos compartimentos.Na parte inferior, para criar uma forma impecável, possuem pesos, às vezes seu mecanismo prevê a fixação não só por cima, mas também por baixo. Esses modelos parecem elegantes e eficazes no interior, no entanto, eles não estão vinculados a todas as direções estilísticas de design. Se desejado, esses painéis podem ser usados ​​para decorar quartos de adolescentes de ambos os sexos.

De madeira

Cortinas flexíveis de bambu podem ser incluídas nesta linha. À primeira vista, podem parecer têxteis, lembrando opções em anéis ou ilhós. No entanto, após um exame mais detalhado, o leigo verá uma base incomum para os produtos. Outras cortinas de madeira são usadas principalmente não para janelas, mas para decorar portas. Eles podem ser trançados e rosqueados. Paralelamente, para a elaboração desses produtos, utiliza-se madeira de diversas espécies, inclusive algumas variedades de árvores frutíferas. E se as cortinas de bambu ainda são capazes de realizar as principais cargas funcionais, os modelos do tipo rosca são elementos de design bastante decorativos.

Materiais (editar)

Hoje, os fabricantes oferecem produtos feitos de materiais naturais e sintéticos para o quarto das crianças. Ao mesmo tempo, não existem prioridades especiais, embora os designers prestem atenção ao facto de os materiais pesados, como veludo e veludo, não serem adequados para decorar as janelas dos quartos das crianças. É indesejável comprar tapeçaria e produtos jacquard para quartos de crianças. Eles não parecerão naturais e harmoniosos em tais salas.

É melhor comprar produtos feitos de tecido com uma estrutura respirável.

Você pode decorar as janelas com cortinas de algodão, esteiras, gabardine e cortinas de poliéster. Entre os materiais populares desta estação estão o linho, a chita e o cetim. No entanto, eles se distinguem por altas propriedades de vincagem. Para quem quer produtos mais fáceis de usar e manter, pode ficar atento às telas feitas de fios mistos. A adição de sintéticos aumenta a resistência dos tecidos ao desbotamento.

Blackout (tela opaca) é essencialmente um tecido de cortina com fios de cetim. Ele difere em densidade, número de camadas e nível de penetração da luz. Esse tecido consiste em uma base tecida (por exemplo, seda, linho, viscose), produtos químicos especiais e espuma acrílica. Claro, o material é extraordinário, mas antes de comprar essas cortinas, é preciso pensar na segurança delas para a saúde das crianças.

Outros materiais para cortinas incluem rebanho, o mais fino véu e organza devore.

Flock distingue-se pela presença de pelo, o que confere às cortinas um efeito interessante. Organza é composta por fios de seda, poliéster e viscose. Possui base solta, o que diminui sua vida útil. O véu é mais denso e, portanto, menos transparente. E, no entanto, é melhor que a organza, não deforma após a lavagem e não encolhe.

Soluções de cor

Hoje, a paleta de cores das cortinas é tão diversificada que permite escolher não só a cor e tonalidade desejadas, mas também a sua temperatura. Os pais procuram escolher os tons levando em consideração o gênero da criança, porém, não se esquecem das diferenças nas faixas etárias. Por exemplo, se em tenra idade os pais escolhem produtos nas cores rosa e azul, os adolescentes já têm preferências próprias, inclusive em relação à cor das cortinas. Uma parte considerável das meninas, cansada do rosa, atenta aos tons de azul, lilás, bege, leitoso da paleta de cores.

Também populares são menta, caramelo, tons de pó, pistache, turquesa, verde e marfim. Os meninos gostam dos tons do grupo marrom e verde, além disso, preferem os tons claros. Além disso, os jovens gostam de tons de amarelo areia, bege, azul, laranja, terracota e neutros (branco e cinza). A escolha dos tons neutros destaca-se pelo facto de estas cores em si não possuírem um colorido emocional, mas o adquirem devido aos detalhes interiores existentes.

Projeto

Além de uma variedade de modelos, as cortinas podem ser padronizadas. Isso permite que você os encaixe com sucesso na direção estilística existente do design, indicando sua ideia. O desenho pode ser veiculado por meio de imagens ou texturas do próprio material, ou ainda por gofragem.

Por exemplo, as estampas podem ser chamadas de imagens populares que adornam os painéis das cortinas:

  • com borboletas;
  • com pássaros do paraíso;
  • com corujas;
  • com galhos ou árvores estilizadas;
  • com folhas espalhadas separadamente na tela;
  • com personagens de desenhos animados;
  • com carros;
  • com motivos florais;
  • com estrelas;
  • com estilo em temas glamourosos e esportivos.

Outros elementos decorativos de cortinas que você precisa prestar atenção são cornijas e ganchos. Hoje, as texturas de madeira e metal são populares. As cortinas compradas para modelos específicos devem corresponder visualmente às hastes ou outros suportes. Isso contribuirá para uma percepção estética mais harmoniosa do espaço. Os punhos para bebês não precisam de grandes escovas decorativas. É melhor se estes forem acessórios mais familiares às crianças. Por exemplo, você pode decorar cordões de cortina com fivelas de cintos, elásticos e grampos de cabelo. Uma técnica de decoração original é o bordado sobre um véu com efeito ombre. O próprio tecido com o efeito de um arco-íris de tons que passa de um para o outro parece incomum, e o bordado permite que você lhe dê um visual especial.

Essas cortinas são executadas em toda a janela, porque assim ficarão mais vantajosas.

A forma de pendurá-los pode ser atribuída a técnicas extraordinárias de decoração de cortinas. Dependendo do estilo e tamanho da janela escolhidos, as cortinas podem ser penduradas de diferentes maneiras. Por exemplo, mesmo cortinas retangulares simples podem ser penduradas transversalmente e fixadas com ganchos, o que já lhes dará uma aparência incomum. Outras telas são decoradas com tranças com pompons, por vezes as cortinas chegam a ser decoradas com autocolantes, pelo que é possível alterar frequentemente o ambiente que trazem para o interior. O desenho das cortinas para o berçário pode ser em modelos unitários ou conjunto de cortinas com tule. As cortinas podem ser compradas prontas ou costuradas para medidas específicas das janelas. Você pode comprar um véu e complementá-lo com cortinas noturnas com estrelas cintilantes. Isso permitirá que você altere o interior dependendo da hora do dia.

Sutilezas de escolha

Conhecendo as nuances básicas das variedades, os princípios das soluções de cor e decoração, resta determinar os principais critérios de seleção, não esquecendo de ter em conta a influência da cor na percepção humana. Por exemplo, ao comprar conjuntos de cortina prontos para um berçário, você deve olhar atentamente para cortinas com tule branco. O branco equilibra qualquer contraste e até mesmo o tom brilhante, tornando-o mais suave. Se você quiser escolher um blecaute, deve pelo menos compreender aproximadamente de que substâncias são feitas as camadas entrelaçadas. Não é desejável comprar esses produtos em quartos de crianças, mesmo se o ambiente estiver cheio de luz.

Compre cortinas normais de tule e de noite - isso será o suficiente.

Na hora de escolher uma cor, você precisa se concentrar nos detalhes já disponíveis no interior. Pode estar relacionado ao tom das almofadas, carpetes. Não se deve escolher cortinas e roupas de cama da mesma cor, é melhor que o suporte para as cortinas seja pequeno. Às vezes, a cor da moldura da imagem ou de suas tintas é suficiente para isso. Cortinas em tons de verde, sustentadas por vegetação viva, ficam lindas. Tons relacionados permitem agregar versatilidade ao interior, que, mesmo com um corte lacônico, ficará lindo, estiloso e moderno. É melhor selecionar produtos multicoloridos usando a roda de cores. Isso permitirá que você compre modelos com uma combinação de tons aceitável para os olhos.

Você não deve comprar cortinas para combinar com o papel de parede: isso fará com que elas se percam na parede.

Os painéis ficarão mais expressivos se você comprá-los com um design semelhante, acentuando uma das áreas do berçário (por exemplo, quarto ou sala de jogos).Por exemplo, pode ser um painel acima da escrivaninha, um pôster ou até mesmo um desenho infantil. Pegando algo desse sotaque (digamos, cor, técnica de desenho, seu tema e humor), pode-se expressar os hobbies de uma criança já crescida. Para o sótão, que hoje muitas vezes é feito para quarto de criança, pode-se levar persianas, opções plissadas ou clássicos. Uma vez que as janelas em tal sala são frequentemente inclinadas ou mesmo horizontais, você terá que pensar sobre as fixações dos painéis para que eles não fiquem perpendiculares ao chão. Se quiser comprar cortinas compridas com ilhós, basta selecionar para elas a barra inferior no mesmo desenho da cornija para interceptar as lonas suspensas, cobrindo as janelas com tecido. Essas aberturas de janela são perfeitamente fechadas por cortinas de controle remoto.

Dimensões (editar)

As dimensões deste ou daquele produto podem ser diferentes. E a questão aqui não está tanto nos padrões, mas nas características das próprias estruturas das janelas, bem como nos tipos de cortinas. Por exemplo, as cortinas de enrolar devem corresponder ao tamanho do vidro da janela, de modo a não ter uma lacuna e proteger as crianças de olhares humanos desnecessários. Os tamanhos das cortinas corrugadas e romanas podem cobrir o caixilho da janela.

Quando você planeja comprar produtos clássicos com anéis, ilhós ou laços, você precisa de uma margem de largura para que as cortinas tenham dobras claras quando fechadas. Normalmente, os cálculos são baseados nos parâmetros de uma janela particular. Para opções clássicas em hastes, você precisa saber o comprimento da cornija, a proporção de construção do material e a tolerância para processamento de cortes laterais. Ao mesmo tempo, via de regra, para produtos feitos de materiais finos e opções com dobras, o coeficiente é maior.

As cortinas podem ter qualquer comprimento: na versão tradicional não atinge o chão em 3 cm. O coeficiente para tule, organza, véus é de 2 a 4: a largura dessas cortinas pode ser 2, 3 ou até 4 vezes maior que o comprimento disponível da cornija. O coeficiente para seda, linho e tecidos mistos é 2-2,5 e para materiais mais espessos não excede 1-1,5. Para modelos com um padrão, é mínimo (caso contrário, a impressão ficará distorcida).

Os tamanhos padrão podem ser 200x260, 300x260, 500x140, 200x140, 300x140 cm.

Dependendo do sexo e idade da criança

Se delinearmos brevemente as diferenças entre os modelos de cortinas para quartos de meninas e meninos, levando em consideração sua idade, então os tons de rosa são estranhos aos meninos (isso causa desconforto em um nível subconsciente). Para crianças pequenas, é melhor escolher algo mais neutro (por exemplo, cortinas marrom claro, amarelo, laranja em tons suaves). Blues e blues refrescantes atualizam e acalmam. Eles são bons, embora o azul escuro possa afetar negativamente o humor de um menino com o tempo. Você não pode misturar tons com colorações emocionais diferentes em uma combinação de cores (por exemplo, vermelho com azul) e criar misturas negativas (vermelho sangue com preto). Eles não ficarão harmoniosos nem no quarto das meninas nem no dos meninos. Em geral, ao escolher uma tonalidade de cortinas para diferentes pisos, você deve dar preferência aos tons suaves e suaves da paleta de cores.

Eles se encaixam melhor no interior, não superam sua composição e criam uma atmosfera de conforto doméstico.

Com a idade, as crianças geralmente desejam algo brilhante e incomum. Claro, sua visão de estilo muitas vezes permite que preencham o espaço com novas ideias e criatividade. Ao mesmo tempo, alguém prefere confiar nos tons calmos e inusitados das próprias cortinas, enquanto outros deixam o corte clássico, mas ao mesmo tempo escolhem designs bastante extraordinários (por exemplo, grafite). Nessas situações, para não sair do conceito geral de estilística, vale atentar para os acentos já existentes no interior. Por exemplo, se houver papéis de parede de fotos nas paredes do berçário, não são necessárias cortinas para fotos, mesmo que o desenho seja super moderno. Quando o desenho do fundo não tem um padrão, você pode comprar painéis impressos. Não é incomum que os adolescentes descubram o que é melhor, principalmente quando se trata de escolher o tipo de modelo.E se para os quartos das meninas podem ser cortinas francesas, austríacas e algumas contrapartes modernas, os caras sabem claramente: você precisa de uma solução simples, mas elegante e moderna, que, apesar da aparente brevidade, ficará bem.

Exemplos de sucesso no interior

Por fim, você pode prestar atenção a várias ideias de design de sucesso, demonstrando claramente um senso de gosto e estilo no interior do berçário para meninos e meninas de diferentes idades.

  • Uma solução suave para decorar o quarto de uma jovem.
  • Cortinas verdes no quarto das meninas preenchem o espaço com positividade.
  • Cortinas brancas desfocam visualmente os limites da sala, trazendo uma sensação de leveza para o interior.
  • Cortinas claras trazem um toque especial ao espaço do quarto adolescente.
  • Cortinas amarelas preenchem a sala com uma atmosfera aconchegante e confortável.
  • As cortinas azuis ficam bem em quartos bem iluminados com o apoio de pequenos acessórios de interior.
  • Uma solução extraordinária para o interior de um quarto adolescente com cortinas modernas.
  • Uma escolha harmoniosa de cortinas para o quarto de um adolescente.
  • Desenho de cortinas para decorar as claraboias do berçário.

Para dicas sobre como escolher cortinas para um quarto infantil bem iluminado com papel de parede laranja nas paredes, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário