Estilos populares e características de design de cortinas no quarto das crianças
Para decorar lindamente um quarto de criança, todos os elementos devem ser levados em consideração. O design das cortinas desempenha um papel importante no design do interior da sala. Para escolher o desenho de cortina certo para um quarto infantil, você deve levar em consideração a direção do estilo, as preferências da criança e também confiar em suas preferências de gosto. Não se esqueça que os tecidos devem ser fáceis de cuidar e de excelente qualidade.
Características interiores
Para escolher os tecidos de janela certos, vale a pena começar pelo interior. Para salas pequenas, os modelos simples são ideais, que não diferem na originalidade das formas e contenham um número mínimo de petecas. Mas, em um quarto grande para crianças, você pode experimentar um design incomum ou usar telas de várias camadas, complementadas por lambrequins. Se forem utilizadas formas geométricas no interior, pode dar preferência a cortinas feitas numa só cor ou decoradas com figuras brilhantes de grandes dimensões.
Cortinas bastante simples se encaixam perfeitamente em quartos infantis temáticos, porque eles são usados como um complemento, criam um excelente pano de fundo para a personificação da ideia do design principal. No quarto, feito em estilo moderno, em que não são utilizados padrões, pode-se atentar para cortinas com estampado pequeno. Animais ou personagens de contos de fadas são freqüentemente usados.
Vale a pena considerar as preferências da criança, uma vez que o interior do quarto da criança, assim como os tecidos da janela, deve ser apreciado principalmente pelo dono do quarto.
Projeto
Os fabricantes modernos de tecidos para janelas oferecem uma ampla gama de modelos para todos os gostos, inclusive para quartos de crianças. Vale a pena considerar com mais detalhes as opções de design de abertura de janela mais populares.
- Clássico. Estas telas distinguem-se pela regularidade, bem como pela presença de um número mínimo de dobras. Eles geralmente são pendurados em laços, ganchos ou ilhós.
- Romano. Essa opção externamente tem muito em comum com um acordeão, já que as dobras se formam quando levantadas. A vantagem indiscutível de tais cortinas reside na facilidade de ajuste.
- Rolado. Esta opção é frequentemente usada para um quarto de criança, uma vez que a tela é plana e cobre apenas a moldura e o vidro.
- Japonês. Esta solução também é suave, sem dobras. Para fixá-los, costumam ser utilizadas tiras especiais. As cortinas japonesas ficam ótimas no quarto das crianças, pois não sobrecarregam o interior da sala.
- Austríaco. Esta opção é caracterizada pela presença de dobras na parte inferior. Ele permite que você crie uma semelhança com um arco, enquanto a janela pode ser chanfrada na direção desejada.
Importante! O desenho das cortinas desempenha um papel significativo no desenho do interior de um quarto de criança, mas ao mesmo tempo, a praticidade também deve ser levada em consideração, uma vez que a criança deve ser capaz de fechar e abrir as cortinas de forma independente.
Comprimento
O comprimento das cortinas é de grande importância, pois afeta o conceito geral do quarto de uma criança. Sua praticidade, assim como seu cuidado, dependerá do comprimento da tela. Todas as cortinas de um berçário podem ser divididas em vários tipos, dependendo de seu comprimento.
- Baixo. Esta opção não atinge o peitoril da janela. Existe um espaço livre entre o tule curto e o peitoril da janela. As cortinas caracterizam-se pela facilidade de abertura e fecho, e também não ocultam o espaço da divisão.Se considerarmos as cortinas retas, elas acumulam uma pequena quantidade de poeira e sua parte inferior fica menos sujeita à sujeira.
Esta opção é perfeita se o peitoril da janela for utilizado para arranjar brinquedos ou decorações diversas.
- Grande. Essas cortinas são usadas para aumentar visualmente a altura da sala. São caracterizados pela limpeza, mas precisam de cuidados cuidadosos, pois sua parte inferior suja muito rapidamente e há muito pó aqui.
Longas opções podem ser usadas para decorar quartos de adolescentes, mas para crianças em idade pré-escolar é melhor recusar tal ideia.
Colorir e imprimir
Normalmente, cortinas de design temático ou em cores neutras são escolhidas para o quarto das crianças. As soluções monocromáticas são ideais para quartos infantis iluminados. Em salas pequenas, os modelos com letras pequenas parecerão inadequados. Na hora de escolher o esquema de cores do tecido, vale a pena começar pelas cores presentes no interior do quarto das crianças. Se considerarmos o viveiro, pensado para um tema específico, então pode optar por soluções monocromáticas ou temáticas.
Freqüentemente, cortinas listradas, em zigue-zague ou xadrez são usadas para o interior do quarto das crianças. Eles adicionam dinamismo e brilho ao interior.
As crianças gostam muito de várias estampas, por isso querem ver uma cortina decorada com seus personagens de desenho animado, animais, carros e outros elementos favoritos em sua janela. Se considerarmos as cortinas japonesas ou clássicas, elas podem exibir uma imagem completa. Por exemplo, um desenho do mar ou de uma clareira na floresta parece ótimo. Mas o céu estrelado, o céu azul ou o pôr-do-sol são mais versáteis, por isso costumam ser escolhidos para decorar o quarto de um adolescente.
Estilística
Ao decorar o quarto de uma criança, você deve seguir uma determinada direção de estilo para que todos os elementos fiquem harmoniosos entre si. Ao escolher cortinas para um quarto de criança, também vale a pena considerar o estilo de interior escolhido. Os estilos a seguir são freqüentemente usados hoje.
- Provença - os tecidos em tons de azul-branco e branco-rosa são perfeitos, enquanto uma estampa xadrez é bem-vinda.
- Náutico - vale a pena dar preferência aos elementos em turquesa, azul claro ou azul claro. Em tal interior, areia ou tule branco ficam lindos.
- Moderno - as telas com uma superfície lisa na cor cinza-azulada ou azulada terão uma aparência elegante.
- Shabby chic - geralmente este estilo é usado para decorar um quarto de uma menina, então opções austríacas em rosa claro ou branco ficarão bem.
- Clássico - Cortinas compridas serão uma excelente escolha, mas você deve escolher cores discretas, estampas ou padrões elegantes.
Para o quarto de um menino
Os pré-escolares gostam muito de soluções brilhantes, gostam de imagens de animais, carros, figuras e números. Portanto, ao escolher tecidos para janelas, esse recurso deve ser levado em consideração. Para os meninos em idade escolar, vale a pena escolher cortinas em duas ou três cores, por exemplo, cortinas em estilo náutico ficarão bem. Eles permitirão estilizar o quarto do marinheiro. Cortinas listradas em azul e branco podem ser complementadas com um lambrequim representando navios.
Se o menino adora aventura ou gosta de ciência, então você pode usar telas de janela com a imagem do céu estrelado ou um mapa. Se a criança gosta mesmo de animais, então você pode decorar o berçário, transmitindo a atmosfera da selva, enquanto pendura na janela tecidos decorados com imagens de macacos, elefantes e outros habitantes dessa área. Cortinas com máquinas de escrever estarão sempre em destaque.
Se você quiser fazer uma impressão impressa na cortina, então você deve escolher cortinas clássicas ou japonesas para incorporar esta ideia original.
Para o quarto da menina
O belo sexo gosta muito de princesas, vários personagens de desenhos animados, além de animais, que devem ser seguidos na decoração de um quarto infantil. É melhor escolher cortinas em tons de rosa, roxo, coral ou creme. Tecidos decorados com borboletas, abelhas ou flores parecem requintados. Imagens grandes parecem bonitas, embora as opções quando os desenhos são alinhados em listras horizontais ou ziguezagues também pareçam incomuns.
Entre as novidades para o quarto das crianças, as cortinas com rebordo vertical ficam lindas., complementado por padrões folhosos ou florais nas laterais. Uma excelente solução são os tecidos para janelas verdes, complementados por um lambrequim com flores. Para meninas em idade escolar, até telas são adequadas, que retratam fadas, princesas ou castelos.
A franja elegante ao longo das bordas das cortinas na parte inferior ajudará a dar originalidade e exclusividade aos tecidos.
Para informações sobre quais cortinas escolher no berçário para meninas, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.