Cortinas no quarto para adolescente: características, tipos e dicas de escolha
Comprar cortinas para um berçário às vezes é desconcertante, porque a escolha de cortinas oferecidas por marcas à venda é enorme. No entanto, se o problema for facilmente resolvido para crianças pequenas, comprar cortinas para o quarto de adolescentes de um menino pode parecer uma tarefa difícil. E, no entanto, é bastante solucionável se levarmos em consideração as principais nuances dos produtos, seus tipos e os segredos de uma compra bem-sucedida.
Por que precisamos de cortinas?
Apesar de muitas opiniões divergentes sobre a relevância das cortinas em um berçário para um adolescente, vale considerar que ela não pode viver sem cortinas. E o ponto aqui não é tanto o apelo estético quanto a funcionalidade.
Dentre as principais cargas que as cortinas devem realizar em um quarto de adolescente, vale destacar:
- função protetora da abundância de luz solar que entra na sala;
- proteção da sala de olhares humanos indiscretos da rua;
- impedir o fluxo de ar frio da rua (relevante para cortinas grossas);
- redução do ruído proveniente da rua (para produtos de tecidos grossos);
- uma indicação de pertencer a uma determinada direção estilística de design de interiores.
Além disso, as cortinas do quarto de um adolescente muitas vezes “puxam” o design, evitando que as aberturas das janelas fiquem com um visual chato. Com a escolha certa, as cortinas podem tornar a aparência geral do espaço multifacetada, leve e espaçosa. Se você também escolher a cor desejada, as cortinas podem tornar visualmente o geralmente pequeno cômodo maior e mais alto.
Variedades
Nem todo modelo de cortina é adequado para decorar o quarto de um adolescente, pois cada modelo tem suas próprias características. Se em tenra idade não é dada atenção especial, na adolescência as crianças já têm suas próprias opiniões, que devem ser levadas em conta. Por exemplo, nem todo cara vai gostar de cortinas em camadas com dobras e cortinas em uma sala. Não pendure nas janelas e opções com um lambrequim complexo e escovas decorativas.
Esses produtos são bons para quartos de adultos, mas em quartos de crianças parecem rudes e inadequados. Outras opções que não vale a pena experimentar são as cortinas austríacas. Festoons, que são montados, ficarão estranhos no quarto de um menino. Não é desejável pendurar cortinas assimétricas de um lado aqui.
Os melhores produtos que se encaixarão em quase todas as tendências modernas no design de um quarto masculino serão:
- persianas;
- plissado;
- Cortinas romanas;
- produtos em anéis, ilhós e dobradiças.
Roller
Cortinas ou cortinas de enrolar são cortinas de tecido retangulares compactas enroladas uniformemente em um eixo. Eles abrem em uma direção, cobrem apenas a lâmina de vidro e praticamente não têm folga, uma vez que estão localizados bem próximos ao vidro da janela. Por si só, essas variedades são tecnologicamente avançadas: fornecem não apenas manual, mas também controle remoto.
Ondulado
Análogos ondulados ou cortinas plissadas também são compactos. Externamente, são um tanto semelhantes a persianas; quando fechadas, são montadas em dobras do mesmo comprimento e largura.No entanto, ao contrário das cortinas de rolo, podem ser abertas em duas direções e, se desejado, ao mesmo tempo por cima e por baixo, deixando um pequeno fragmento fechado no meio. São mais caros que os produtos de rolos, são projetados para controle manual e remoto, são feitos com uma tecnologia especial.
romano
As telas romanas podem ser consideradas uma alternativa às duas variedades anteriores. São mais fáceis de fechar e abrir, proporcionam a substituição de tecidos e consistem em grandes seções dobradas, remotamente parecidas com pregas. Por fora, são cortinas bastante estilosas, que, por sua simplicidade, são capazes de criar um sabor especial no quarto de um adolescente. Essas cortinas são mais baratas do que outras opções e podem ser feitas de materiais de composição diferente.
Lacônico
Essas variedades incluem painéis em anéis, ilhós e, com menos frequência, laços. Destes, uma opção mais adequada para decorar as janelas do quarto de um adolescente podem ser chamados de produtos em ilhós. Eles são presos a uma barra de madeira ou metal. Dos dois tipos de matéria-prima, os produtos com textura de metal são mais adequados para o quarto de um menino.
Critérios de seleção principais
Para comprar cortinas realmente elegantes e modernas para a sala dos jovens, vale a pena considerar algumas regras básicas.
- A cor das cortinas deve ser diferente da cor do papel de parede. Pode estar relacionado, mas a coincidência completa privará as telas de expressividade, e as telas se perderão no fundo geral.
- Nada estraga as cortinas como o comprimento errado. Não devem se espalhar pelo piso: o ideal é que sejam pelo menos 3 cm do piso até a borda dos painéis, os modelos com mecanismo de rolo e pregas não atingem a borda do peitoril da janela.
- É melhor escolher produtos em cores claras no quarto do adolescente. São as cores claras da paleta de cores que conseguem vencer visualmente as falhas no mobiliário, compensando a falta de luz, a altura do teto e a largura das paredes.
- Não complique demais as cortinas com letras grandes: então a sala parecerá menor do que realmente é. Isso também afetará a simplificação do design. Se o padrão estiver no papel de parede, não é necessário nas cortinas.
- A largura das cortinas é selecionada levando em consideração as características de um determinado modelo. Para estores de enrolar, corresponde à largura do vidro, para estores pregueados e romanos pode ser ligeiramente mais largo. Para opções com anéis, dobradiças ou ilhós, uma pequena folga para dobras suaves deve ser levada em consideração.
- O status também é importante. Cortinas baratas nunca ficarão bonitas no cenário de móveis premium.
- Ao escolher a impressão de fotos, vale a pena considerar: o desenho de cortinas se tornará um destaque brilhante da sala. Se o interior já tem seus próprios acentos, tal técnica pode atrapalhar a harmonia da composição interior.
Materiais (editar)
As cortinas para decorar janelas infantis são feitas de diferentes matérias-primas. No entanto, é preciso lembrar que opções como jacquard, veludo cotelê e veludo no interior do quarto de um adolescente são inadequadas, assim como tule rendado e cetim.
Freqüentemente, a adição de sintéticos torna o material resistente ao desbotamento. Os têxteis artificiais são mais fáceis de usar, duráveis e não se deformam após a lavagem. Vale a pena escolher a opção certa de acordo com as peculiaridades do estilo. Por exemplo, o design ecológico adere ao uso de elementos naturais no arranjo. Algumas tendências modernas, ao contrário, precisam de uma demonstração da base sintética dos têxteis, que pode ser expressa pela textura.
Dependendo da direção do design escolhida, vale a pena comprar tecidos de linho, cetim e poliéster. Você também pode comprar cortinas de fios mistos.
Soluções de cor
Os melhores tons que se harmonizam perfeitamente no design do quarto do cara, você pode nomear os tons:
- azul;
- verde;
- bege;
- cinza claro;
- marrom;
- azul.
Além disso, ao combinar cortinas, as combinações são possíveis:
- branco com bege;
- branco com azul;
- creme com marrom;
- laranja e branco;
- verde com cinza claro ou areia;
- cinza-azulado com bege;
- areia com azul.
É inaceitável combinar tons de cores emocionais diferentes (por exemplo, vermelho com azul e ainda mais vermelho sangue com preto).
Estilo
A solução de maior sucesso para decorar o quarto de um menino são as tendências de design moderno. Eles estão mais próximos e mais familiares para caras que preferem um estilo com ênfase em brevidade e funcionalidade. As melhores opções seriam móveis em estilos: moderno, minimalismo, alta tecnologia, art déco. Todos os modelos de cortina descritos acima são adequados para essas direções estilísticas e podem ser combinados entre si.
Por exemplo, as mesmas persianas podem ser complementadas com lonas em ilhós, devido às quais longas cortinas funcionarão como cortinas noturnas. Se o estilo grunge for escolhido como base, bastam as telas mais simples, e sem desenho, mas caras (o estilo boêmio não pode deixar de demonstrar status).
Se for dada preferência a variedades com dobradiças, também é importante focar na textura do material, sem complicar a tela com um padrão.
Exemplos de sucesso
Avaliar as possibilidades de mudança da percepção estética do espaço juvenil por meio de cortinas alguns exemplos ilustrativos ajudarão.
- A versão original do esquema de cores no interior de um quarto minimalista.
- Uma solução lacônica, mas bastante elegante, para decorar a abertura de uma janela no berçário de um menino.
- Uma técnica extraordinária para decorar um espaço que apaga os limites da sala.
- O uso de cortinas claras no interior de uma sala de adolescentes de estilo moderno.
- Cortinas noturnas permitem que você mude a cor emocional da sala adolescente.
- Uma solução criativa traz seu próprio humor para o design do quarto do menino.
- Os tons calmos das cortinas contribuem para criar uma atmosfera caseira no quarto.
Veja no próximo vídeo uma opção de design para um quarto de adolescente no estilo nova-iorquino.
Enquanto o filho era mais novo, de alguma forma foi mais fácil com a escolha dos elementos internos. Compramos cortinas, colamos o Batman - e a criança está feliz. Agora vá e entenda o que ele quer. Portanto, provavelmente vou pendurar grossas cortinas cor de pêssego no quarto para mim e meu filho.
O comentário foi enviado com sucesso.