Cores para quarto infantil: psicologia e opções de combinações no interior
Todos os pais abordam a questão de consertar o quarto de uma criança com cuidado especial. Todo mundo quer que o quarto seja aconchegante, leve e especial. Você pode criar uma atmosfera única com a combinação certa de cores e tons. Quais são as cores mais adequadas para um quarto infantil, como combinar corretamente os tons selecionados entre si?
Clássico
Ao decorar o quarto de uma criança, a maioria dos pais tenta abandonar as cores clássicas, preferindo tons mais brilhantes e incomuns. Muitos aderem à regra de que o berçário deve ser claro para que a criança se interesse e se sinta confortável nele. Ao escolher o design de uma sala, é importante levar em consideração a energia da cor. Afinal, cada sombra tem sua própria capacidade de influenciar a psique humana.
Como as crianças passam mais tempo em seus quartos, as cores escolhidas devem ter um efeito positivo em sua psique. Além disso, é importante notar o fato de que as crianças reagem mais emocionalmente a uma determinada cor, ao contrário dos adultos. Por isso, o humor e até o bem-estar da criança dependerão da tonalidade correta escolhida. Então, qual é a melhor cor de parede para o quarto de uma criança? O que a psicologia das cores diz sobre isso?
Rosa e azul são 2 tons mais frequentemente escolhidos para decorar quartos infantis. Podemos dizer com segurança que essas cores são clássicas para o berçário. A cor favorita da maioria das garotas tem uma série de vantagens significativas, o que é uma boa notícia. Por exemplo, este tom delicado pode facilmente acalmar, reduzir o estresse e melhorar o humor. Além disso, tem um efeito positivo sobre o pensamento, ajuda a concentrar-se e ajuda a aumentar a auto-estima.
O único inconveniente desta tonalidade é que o seu uso excessivo no interior pode prejudicar o fato de a menina crescer esvoaçante.
A cor azul tem um efeito muito positivo na psique, ajuda a relaxar e acalmar. Mas também há um ponto negativo. Essa sombra pode dispersar a atenção, portanto, você não deve usá-la se a criança estiver fazendo o dever de casa no berçário.
Entre as opções clássicas, o branco, o cinza e o bege são muito populares. Esses tons podem se tornar básicos para qualquer interior.
Mas abrir um quarto totalmente vestido de branco para uma criança não vale a pena, pois isso afetará negativamente o bem-estar do bebê. É melhor combinar esses tons com cores mais brilhantes e saturadas.
Brilhante e incomum
Talvez a cor mais brilhante usada no interior seja o vermelho. Muitas pessoas associam esse esquema de cores com energia e vitalidade. A propósito, muitas pessoas que levam um estilo de vida ativo o escolhem. Como isso afeta o humor do bebê? Os psicólogos dizem que essa sombra pode aumentar a atividade não apenas de uma criança pequena, mas também de crianças mais velhas. Em particular, esta cor é recomendada para uso no interior para crianças sedentárias e inativas.
Mas a abundância de vermelho pode afetar negativamente o bem-estar de seu amado filho. Se houver muito desta tonalidade, a criança pode se tornar agressiva, o que afetará negativamente sua psique e humor. Também pode provocar distúrbios do sono.
Se o seu filho for muito ativo e móvel, é melhor recusar totalmente essa cor.
Laranja é outro tom vibrante popular.Ao contrário do vermelho, esta cor não é tão agressiva, pelo que é bastante adequada para a decoração de interiores de crianças. Esta tonalidade tem um efeito muito positivo no estado geral emocional e psicológico da criança. Além disso, o laranja permite que as crianças se tornem mais confiantes, aumenta a atividade e estimula o pensamento criativo. Os psicólogos dizem que nesse interior a criança nunca sentirá ansiedade e isso é muito importante. O amarelo tem as mesmas propriedades, o que também ajuda a melhorar o humor.
O quarto, feito em verde, ajudará a criar um ambiente único onde a criança se sentirá confortável. Os vários tons desta cor ajudam a relaxar, têm um efeito positivo na visão e melhoram o bem-estar geral. Você pode decorar uma sala não apenas em verde ou verde claro, mas também escolher outros tons. Por exemplo, menta delicada ou turquesa rica.
É perfeitamente possível arranjar um viveiro em azul. Além disso, você pode usar tons saturados e mais claros. Essa cor pode facilmente ajudar a aliviar a tensão e melhorar o sono. Mas uma abundância excessiva de uma cor muito escura pode afetar negativamente o estado emocional.
Decidindo decorar o berçário de alguma forma especial, muitos adicionam tons incomuns ao quarto, por exemplo, lilás ou roxo. Esses tons são ótimos para crianças criativas, pois estimulam a imaginação e o pensamento criativo. Mas para crianças muito sonhadoras, essas cores não funcionarão, pois as crianças estarão constantemente "pairando nas nuvens" e não serão capazes de se concentrar.
Uma paleta de tons brilhantes para decorar um berçário é a solução mais comum de muitos pais modernos. A maioria está convencida de que quanto mais brilhante for a cor das paredes, mais interessante e divertido será o bebê em tal ambiente. Você pode pintar as paredes em qualquer cor que desejar. Por exemplo, você pode decorar uma sala em amarelo, laranja, lilás ou mesmo vermelho.
Mas se o esquema de cores que você escolher for muito claro e as cores dominarem, isso pode afetar negativamente o humor e o estado emocional da criança.
Será melhor usar tons mais calmos no interior, e alguns detalhes de design podem ficar mais brilhantes. Como escolher o melhor design e qual combinação de cores pode ser considerada a melhor, iremos informá-lo a seguir.
Opções de combinação
De tudo isso, podemos concluir que qualquer cor que a criança goste pode ser usada no interior do berçário. Para não prejudicar o estado emocional da criança, e a tonalidade escolhida teve um efeito positivo no humor e no desenvolvimento, ela deve ser combinada corretamente e combinada com outras cores. Em tudo e sempre você precisa encontrar um equilíbrio, então o interior só terá energia positiva.
Além disso, é importante considerar a saturação do matiz selecionado. Para bebês, é melhor usar cores pastéis e não deixar o interior muito claro. Para crianças de 4 a 10 anos, os tons naturais encontrados na natureza são perfeitos. Escolha cores mais saturadas, não desbotadas.
É perfeitamente possível fazer um quarto em branco ou cinza e, em seguida, usar tons claros como complemento. Podem ser elementos decorativos ou desenhos que podem ser usados para decorar paredes ou tetos.... E você pode combinar tudo com competência com móveis claros. Se a mobília for feita na cor wengué, você pode escolher um design mais brilhante para as paredes.
Se você usa branco ou bege como base, lembre-se que esses tons combinam bem com vermelho, azul e laranja. Caso não pretenda utilizar cores vivas no desenho de paredes e tectos, concentre-se nos detalhes.
Por exemplo, pode ser um tapete brilhante, lâmpadas originais, um lustre, prateleiras para livros e brinquedos.
Se o quarto das crianças for grande, é melhor dividi-lo em zonas. Desta forma, será possível criar facilmente o ambiente mais confortável para relaxar, brincar e estudar. Tons como amarelo, vermelho e laranja devem ser usados na área de estudo, pois aumentam a atividade. Tons de azul, roxo e lilás são adequados para a área de jogo. Mas para um sono confortável, é melhor decorar a área de lazer nas cores rosa, verde ou azul.
O rosa vai bem com branco, bege, pêssego e cinza. O azul pode ser combinado com branco, cinza, laranja e verde. O branco ajudará a reduzir a agressividade do vermelho e do azul. Além disso, o verde claro e o amarelo combinam com o azul.
É bem possível escolher apenas uma cor para decorar um viveiro, mas escolher tons diferentes dela. Por exemplo, se você estiver usando verde, decore as paredes com um tom mais claro. Pode ser verde claro ou verde claro. Mas móveis, prateleiras e tapetes podem ser de uma cor verde mais brilhante.
Acessórios como lâmpadas, abajures, lustres, etc. podem ser escolhidos em qualquer outra cor que corresponda ao verde. Por exemplo, é amarelo ou bege.
O comentário foi enviado com sucesso.