Derain branco: características e características de cuidado

Contente
  1. Característica
  2. Variedades
  3. Características de reprodução
  4. Regras de pouso
  5. Sutilezas de cuidado
  6. Doenças e pragas
  7. Exemplos em paisagismo

Os paisagistas há muito tempo notaram uma planta despretensiosa da família White Dogwood. Não é plantado apenas em parcelas pessoais. Nas cidades, os pátios são enobrecidos com ela, pois com a sua ajuda é muito fácil realizar o zoneamento do local. Tolera facilmente o calor e o frio, não tem medo de pragas e doenças - o sonho de qualquer jardineiro. Considerando que em russo as letras "e" e "ё" são coloquialmente equiparadas, o nome de um arbusto de crescimento rápido é escrito como dogwood ou dogwood. Uma bela e variada safra de horticultura usada no paisagismo é conhecida por muitos sob o nome de dogwood. De cinquenta de todas as espécies, cerca de uma dúzia são de relva branca.

Característica

CornusAlba é uma planta comum. Possui vários nomes sinônimos: Tatar derain, dogwood, telikrania, svidina, svida. Diferentes espécies têm a forma de vida de uma árvore ou arbusto. Existem também vários tipos de plantas perenes herbáceas. Em forma de árvore, a planta atinge 5 metros de altura, em forma de arbusto - de 25 cm a 3 m.O diâmetro da copa nas diferentes espécies é de 1,5 a 5 metros.

Habitat: muitas variedades de deren crescem de Chukotka ao Japão, na costa atlântica, no Extremo Oriente e no norte da parte europeia da Eurásia. A svidina branca prefere se estabelecer no norte da Ásia. Corre selvagem com bastante frequência. As sementes de cores vivas são freqüentemente comidas por pássaros e transportadas ao redor do mundo.

O dogwood branco tem esse nome não só por causa da cor da fruta, mas também por causa da cor das folhas. Além disso, podem ser diferentes tipos de plantas.

As formas cultivadas podem ter frutos brancos, amarelos, vermelhos, cinzentos. A copa das plantas varia do branco - prateado à cor dourada variegada. Os ramos brilhantes flexíveis podem ser vermelhos, amarelos ou castanhos avermelhados. As inflorescências branco-leitosas têm 5 cm de diâmetro e florescem de maio a junho.

O fruto é uma drupa de 1,5 a 3 cm, na forma imatura apresenta cor azulada, quando maduro muda para branco-azulado.

Se um dogwood comum é uma baga comestível, o branco não é venenoso, mas você não pode chamá-lo de saboroso, embora os pássaros gostem. Período de amadurecimento dos frutos: agosto-outubro.

Svidina é boa em qualquer época do ano. No inverno, quando o arbusto está sem folhas, os ramos brilhantes, lindamente aparados em forma de bola ou quadrado, podem ser vistos de longe. Na primavera, aparece uma folhagem brilhante e, em maio, inflorescências brancas cobrem todo o arbusto com um chapéu. No verão, as folhas ganham brilho e as flores se transformam em frutos silvestres, também mudando de cor gradativamente. O outono agrada com cores vivas, salpicadas de folhas outonais da relva. E tamanha beleza pode ser observada não só nos próprios jardins, mas também nas margens dos rios ou ao longo das estradas.

Variedades

As variedades de grama são o resultado da seleção de especialistas de todo o mundo, da América do Norte ao Japão, passando pela Europa e Ásia. Como resultado, surgiram os seguintes tipos decorativos de svidina.

"Argenteomarginata" ("Elegantissima")

Uma conhecida variedade do mato, que é um hemisfério que vai até 3 metros. Uma planta de vida longa com uma expectativa de vida de 50 anos tem ramos ramificados e uma folha com bordas brancas. Os ramos vermelhos brilhantes não são visíveis no verão devido à folhagem e ao grande número de inflorescências brancas.Mas no inverno eles podem ser vistos de longe. No outono, a telikrania se transforma em uma bola amarela, laranja ou roxa brilhante.

Elegantissima começa a florescer no último mês da primavera e agrada com a floração até final de junho. Pequenas flores brancas são formadas em inflorescências corimbosas. As placas de folhas verdes elípticas são delimitadas por uma faixa branca em zigue-zague. Por causa dessa cor, parece que a folhagem é perfurada. Mesmo crescendo constantemente na sombra, o arbusto não perde sua cor bicolor. Em agosto, as bagas branco-azuladas começam a amadurecer. O arbusto cresce até 40 cm por ano. Não tem medo de geada, seca, sombra.

Uma vez que cresce muito densamente não apenas para cima, mas também para os lados, é freqüentemente usado como cercas vivas.

Ivory Halo

Ao contrário de outras variedades de grama branca. É sobre crescimento - a altura da planta é de cerca de 1,5 metros. Isso é bom para o paisagismo da área do parque ao longo dos caminhos, para os jardins, já que a mata não vai lançar muita sombra. A planta é usada como elemento de plantio em grupo e como espécime solitário. Os brotos da svida são de cor cereja e as placas das folhas são verdes com uma ampla borda amarela. Os frutos esféricos brancos na época de maturação adquirem uma tonalidade azul acinzentada. E as folhas ficam vermelhas no outono.

"Áurea" (Áurea)

Arbusto de folha caduca de crescimento rápido até 2,5 m de altura e diâmetro da copa de até 3,5 m. Os ramos finos verticais são de cor marrom-avermelhada. As placas de folha mate não são habitualmente alongadas, mas ovais largas. A cor da folhagem muda durante a estação de crescimento de marrom-bordô ao amarelo dourado para avermelhado ou limão. As inflorescências com aroma de mel branco e cremoso florescem em junho, às vezes uma segunda vez em setembro. Bagas branco-azuladas não comestíveis aparecem no início do outono. Quando colocada na sombra, a folhagem não pode adquirir uma tonalidade dourada. Resistente à seca, não requer abrigo de inverno.

Como outras variedades, a Telikrania é resistente a doenças. Perfeito para paisagismo.

Gouchaultii

Dogwood decíduo decorativo com uma tampa de 3 m de diâmetro Ramos de vermelho vivo, placas decíduas variegadas: folhagens com bordas rosa-amarelo, muitos frutos branco-azulados que aparecem após a floração de inflorescências brancas. No outono, as placas decíduas assumem uma cor que varia do rosa pálido ao vermelho arroxeado. O comprimento de uma folha alongada é de cerca de 8 cm. Ela cresce melhor em clareiras ensolaradas, mas também tolera lugares com sombra.

Pode passar muito tempo sem regar, mas o solo não deve ser duro. Devido à flexibilidade dos ramos, é altamente resistente ao vento. Se o arbusto for plantado com o propósito de enobrecer a área do jardim, é necessária uma poda constante para dar-lhe limpeza, no entanto, como outras variedades ornamentais. Se o plantio foi feito com o propósito de paisagismo, a planta dispensa totalmente a poda, é resistente à geada.

Na transcrição russa, Gouchaultii tem vários nomes: Guhalti, Gouchaulti, Gouchaulti, Gouchaulti.

Cracker

Arbusto relativamente baixo, de crescimento rápido com 0,8 - 2,5 m de altura com um diâmetro de copa de 1-2 m. Floresce duas vezes (em junho e setembro) com pequenas inflorescências corimbose brancas (creme). As drupas são redondas. As folhas verde-acinzentadas têm uma borda cremosa, as folhas jovens têm uma borda amarelo-ouro. Tolerante a qualquer tipo de solo, exceto completamente vazio. Ele também ama o sol, não gosta de áreas pantanosas, planícies. Não requer cuidados especiais, é resistente a doenças, resistente ao gelo. A casca vermelho-púrpura brilhante está presente apenas nos rebentos jovens; os ramos velhos são cortados para preservar a cor.

Bem adequado para cultivo urbano. É freqüentemente usado na criação de buquês - madeira morta.

"Kesselringa" (Kesselringii)

Uma variedade com ramos incomuns de cor púrpura-negra. A coroa arredondada sobe 2 - 2,5 M. Pequenas inflorescências branco-rosa florescendo no outono. As bagas são redondas. A folhagem jovem de cor verde brilhante fica roxa no outono.Svidina gosta de solos leves, úmidos, ácidos ou neutros. Despretensiosa, mas a poda é necessária em março para dar a forma desejada.

No inverno, sem folhagem, fica linda ao lado de arbustos com ramos e brotos amarelos e vermelhos. Bom para plantio em grupo ou como tênia.

"Siberian Pearls" (Cornusalba Siberian Pearls)

Ramos vermelhos brilhantes, formando uma densa copa espalhada de 2 - 2,5 m de altura Oval, verde-escuro na parte superior e azulado-esbranquiçado na parte inferior, as placas das folhas parecem ligeiramente enrugadas. No outono, eles adquirem tons de vermelho-púrpura. Pequenas flores perfumadas aparecem abundantemente na primeira década de junho. No outono, os frutos da drupa mudam de brancos para bagas soltas rosa-azuladas. Cresce rapidamente, muito melhor em solos úmidos e drenados. Também tolera facilmente a falta de água e as baixas temperaturas.

Sibirica

Telikrania decídua branca de 3 metros de altura com ramos retos de cor vermelho-coral. As placas de folhas em tons verdes escuros tornam-se púrpura escuro ou cor de vinho mais perto da queda das folhas. Durante todo o verão, o arbusto se veste de inflorescências em forma de lua. Pequenas bolas de drupa esbranquiçadas tornam-se azuladas e maduras. Siberica é um dos dogwoods mais populares, pois sobrevive nas geadas da Sibéria, com um curto verão e um curto dia de sol.

Adora chuvas, reagindo a elas aumentando o brilho das folhas. Com a seca, a folhagem fica pálida e se esfarela.

"Sibirica Variegata"

Além disso, a svidina não é perene com placas de folhas verdes manchadas com bordas rosa. No inverno, são vistos rebentos rubro-púrpura densos (até 1,5 m) sem folhagem. Folhas variegadas (variegadas) na cor branco-esverdeada. No outono, a borda permanece pálida e o verde muda para roxo. Assim, a telikrania agrada com sua aparência e cores vivas o ano todo. As flores, como esperado, são brancas, mas com um verde claro e um perfume agradável. As bagas brancas amadurecem gradualmente e tornam-se azuladas.

O arbusto fica bem com coníferas e é adequado para sebes e paisagismo. Cuidado despretensioso.

"Shpet" (Spaethii)

Grande variedade ornamental que chega a atingir 2 m de altura, na primavera surgem placas de folhas verdes com ampla borda amarela, no outono a cor muda para púrpura com amarelo. Crescimento com casca marrom-avermelhada e bagas azuladas no outono. Pequenas flores brancas, grandes inflorescências localizadas na folhagem, florescem de maio a agosto.

É bastante resistente à geada, mas sob a condição de um inverno com neve, caso contrário, os ramos congelam ligeiramente. Cumpre perfeitamente o papel de uma planta solitária em um jardim ou parque, mas também fica bem em um grupo.

Características de reprodução

Svidina pode ser propagada de várias maneiras: estacas, camadas de raízes, sementes. No cultivo por estacas, o material de plantio é cortado em maio-junho e imediatamente plantado em um cardume (este é o nome de um local de plantio temporário para o enraizamento das plantas). Para isso, são cavados sulcos com 20 cm de profundidade, que são recobertos com uma mistura de turfa e areia. O pedúnculo é colocado de forma a ser pressionado contra o lado da ranhura. Preste atenção se os botões estão apontando para cima. As estacas são cobertas manualmente com terra a uma distância de 15 cm uma da outra.

Alguns jardineiros regam as mudas após o plantio, mas é muito mais fácil primeiro lançar o solo e depois plantar os galhos cortados. Um sinal de que as estacas começaram a dar raízes é o aparecimento de botões e o crescimento de rebentos. No outono, as mudas podem ser transplantadas para um local permanente. A distância é escolhida em função da variedade e finalidade do plantio: para uma sebe, a distância é mínima, para decoração e paisagismo - de 1,5 a 3-5 m.

Como o dogwood é um arbusto que se espalha, os galhos mais baixos freqüentemente, aninhados no solo, dão raízes. Esses ramos são escavados com cuidado para não danificar as raízes, cortam um ramo do centro do arbusto, as mudas são transplantadas para um local permanente.Freqüentemente, para acelerar esse processo, os ramos laterais são especialmente cavados com terra para formar camadas de raízes mais rapidamente. Os galhos para transplante no inverno devem ser escolhidos lenhosos, caso contrário há uma grande probabilidade de congelamento da camada.

O método da semente é o mais trabalhoso e demorado. Na propagação por sementes, também existem várias maneiras. No outono dourado, quando a temperatura não ultrapassa os +5 graus, as sementes são plantadas em estufa, cobertas com turfa, areia, serragem, húmus. A densidade de semeadura é de 8-15 g / m2, a profundidade de plantio é de 5 cm. A germinação ocorre no segundo ano, o transplante é feito na altura da planta de 50 cm. E se não for uma produção industrial é irracional para ocupar um lugar em uma estufa.

Nas latitudes ao sul, você pode pensar em sementes de aquecimento em campo aberto, e na pista do meio e latitudes do norte, você pode tentar cultivar uma planta para o plantio permanente em casa em uma janela.

Regras de pouso

Para plantar arbustos de qualquer uma das variedades listadas, nenhuma habilidade especial é necessária. A despretensão do deren permite que você plante plantas em quase qualquer solo. É claro que o solo com cobertura morta e drenado o ajudará a criar raízes e crescer mais rápido, criando uma copa exuberante e vibrante. E esse arbusto vai crescer mais. Mas, em alguns casos, as mudas são plantadas especialmente em antigos lixões domésticos para esconder as consequências das atividades humanas.

Solos ácidos e água estagnada prejudicam a taxa de sobrevivência do gramado. Embora em alguns casos os arbustos sejam plantados em áreas inundadas, mas como este é um fenômeno temporário associado a inundações sazonais, as plantas podem sobreviver a ele. Solo solto é uma forma de fornecer oxigênio ao sistema radicular e permitir que ele se enraíze mais rapidamente.

Quanto mais sol no local, mais brilhante será a folhagem e mais interessante será a cor dos rebentos no inverno, especialmente para as variedades Elegantissima, Sibirica Variegata, Spaethii. Mas a sombra também é bastante adequada para a svidina.

No momento certo, o plantio pode ser no início da primavera ou no outono. No início da primavera, quando o solo apenas começou a degelar e está cheio de umidade, o arbusto é plantado em um lugar permanente. Alguns jardineiros recomendam escolher mudas de quatro anos. Um arbusto cultivado em um vaso tem um sistema de raízes fechado. Tal espécime pode ser plantado no outono, cerca de um mês antes do início da geada.

As raízes estão em um estado estável, protegidas pelo solo do recipiente, e se adaptam mais facilmente a um lugar permanente no local. Mas o buraco ainda deve ser muito maior que o sistema radicular, pois na hora de preparar o local para o plantio, a terra é desenterrada e saturada de oxigênio. O resultado é que é mais fácil para as raízes crescerem e se enraizarem em solo solto. A terra deve ser bem derramada com água. Normalmente, ao plantar uma muda, é preciso pelo menos um balde de água.

Depois que a muda é baixada para o buraco e coberta com terra, o solo é ligeiramente pisoteado. No plantio na primavera, durante todo o período de calor, as mudas devem ser regadas cerca de uma vez por semana. Em épocas de seca, com mais frequência. Recomenda-se que as plantas adultas sejam regadas uma vez por década, mas isso também é muito condicional: tudo depende do clima. Diferentes variedades de deren crescem de 25 a 50 anos.

O que não fazer durante o plantio é fertilizar com esterco fresco "vivo". Com esse fertilizante, o arbusto pode queimar, ou seja, morrer. Além disso, ao plantar, você não deve se esforçar para plantar a árvore muito fundo.

Nas plantas, o local de transição das raízes para os topos é denominado "colo da raiz" e é determinado pela mudança de cor neste local. Ao plantar, o colar da raiz não deve ser enterrado.

Sutilezas de cuidado

Cuidar de um arbusto ornamental consiste em regar, soltar, alimentar, podar, formar um arbusto. A rega da planta é necessária de acordo com o clima, com exceção das mudas recém-plantadas. Você pode determinar que a planta está com muita falta de umidade olhando para as folhas: eles ficam macios, desbotados, gradualmente os galhos começam a cair.A rega é feita de manhã ou à noite, caso contrário, a água evaporará rapidamente em uma tarde quente e a terra irá rachar e virar pedra. O afrouxamento é realizado não apenas para remover ervas daninhas, mas também para fornecer oxigênio, é a chamada "irrigação a seco". O afrouxamento das plantas adultas é realizado no outono e na primavera até a largura da copa. Os arbustos jovens devem ser arrancados (desenterrados) com cuidado para não danificar as raízes.

Quase todas as plantas adoram fertilizantes de nitrogênio, e derain não é exceção. Estes podem ser adquiridos em lojas de jardinagem e jardinagem. No verão, turfa ou fertilizantes naturais de uma pilha de composto são adequados como fertilizantes. Mas a alimentação é feita se a terra for muito pobre. E, em geral, a svidina é bastante despretensiosa, inclusive para alimentação - apenas plantas doentes e jovens em crescimento precisam de húmus com mais freqüência do que outras.

A poda é necessária para plantas ornamentais, especialmente aquelas usadas em paisagismo. O objetivo da poda é formar uma copa e retardar o crescimento do arbusto. A poda sanitária é realizada 2-3 vezes por temporada. Se não for feito, os galhos velhos embaixo ficam nus e secam gradualmente. Os brotos, após a poda, crescem rapidamente e transformam o arbusto em uma planta exuberante.

Para o trabalho, você deve preparar luvas de trabalho, uma serra, um podador de jardim, um machado. Primeiro, os ramos com manchas fúngicas, secos ou congelados, bem como os ramos com crescimento torto, são removidos. A poda sanitária começa no terceiro ano após o plantio. A época da poda é a primavera e o outono: para estimular a floração abundante e a folhagem densa, os ramos são podados no outono; para admirar os brotos multicoloridos e brilhantes, a poda é deixada até a primavera.

Durante a temporada, os brotos são podados 2 a 3 vezes em 1/3 a 1/4 do galho.

O arbusto é podado de várias formas:

  • na forma de um hemisfério, eles escolhem arbustos baixos e espalhados para isso;
  • arqueado, arqueado, uma vez que os ramos do deren são muito flexíveis, então eles são fixados à moldura ou cerca;
  • na forma de uma vela, estela, coluna; variedades que crescem para cima, e não para os lados, são adequadas para isso, os topos são cortados em forma de chama de vela, estela pontiaguda ou coluna cilíndrica;
  • na forma de animais ou formas geométricas, enquanto você pode usar não apenas o arbusto em si, mas também a estrutura da moldura para modelá-lo.

Derain não precisa de abrigo durante o inverno.

Doenças e pragas

Como muitos arbustos frutíferos, a grama branca pode sofrer de mofo cinzento e oídio, bem como de insetos: pulgões e cochonilhas. A causa das doenças fúngicas geralmente não é apenas a rega excessiva, mas também a autopulverização de esporos. Provavelmente, uma árvore ou arbusto doente está crescendo em algum lugar próximo. Os ramos doentes devem ser removidos e lançados o mais longe possível do local, e o arbusto deve ser tratado com mistura de bordeaux, topsin, chorus ou outros fungicidas. Os pulgões e a glândula tireóide são borrifados com remédios contra pragas - de copas de batata cozida no vapor, tabaco, mostarda a karbofos e aktara.

Exemplos em paisagismo

Derain pode ser uma única decoração - uma tênia em um local ou em um parque. Por exemplo, esta é a Elegantissima com borda branca.

Mas ele também fica ótimo em grupo. Portanto, este arbusto é usado como um meio universal para a melhoria de parques e parcelas pessoais. Arbustos de deren altos, plantados ao longo da cerca, combinavam perfeitamente com arranjos de flores e plantas rasteiras.

Derain branco é adequado para criar uma fronteira mista em combinação com arbustos coníferos, hera, alissum, samambaia, spirea.

Shpeta vai decorar o canteiro de flores no início da primavera e no final do outono, quando o resto das plantas altas não têm folhagem.

Diferentes variedades de svidina, plantadas nas proximidades, não só tornarão o local luminoso durante todo o ano, mas também ajudarão a criar uma atmosfera de conforto, relaxe sua alma ao lado de uma bela planta.

Há ainda mais informações sobre dogwood branco no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário