Delphinium da Nova Zelândia: características, tipos e recomendações para o cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Doenças e pragas

Muitos jardineiros já ouviram falar do delfínio da Nova Zelândia. A flor é impressionante em tamanho e aparência espetacular. A cultura é usada para decorar canteiros de flores, encher vasos decorativos, diluir a densa vegetação dos arbustos com a ternura das flores grandes.

Descrição

Delphinium é uma haste forte e reta coberta por numerosas flores. A espécie da Nova Zelândia difere das demais por sua altura sólida (até dois metros) e grandes inflorescências. A variedade é perene.

A parte em forma de cone da planta, densamente decorada com flores, pode atingir 70 cm, sendo a parte inferior da cultura coberta por vegetação. As folhas têm formato pontiagudo, de cor verde suculenta.

Cada flor pode atingir até 9 cm de diâmetro, é composta por inúmeras pétalas dispostas em 4-6 fileiras. As flores podem ser duplas ou semi-duplas. Às vezes, seu número pode chegar a 20.

Os botões não abertos apresentam uma tonalidade esverdeada. Em seguida, ele muda para outro. A fase de floração agrada ao jardineiro com cores incríveis. Dependendo da variedade, as pétalas podem ser roxas, rosa claro e escuro, azul celeste, branco, carmesim e assim por diante. Normalmente a cor é monocromática, mas também existem opções de dois tons. Por exemplo, uma combinação de azul e branco ou lilás com azul centáurea parece espetacular.

As flores aparecem nos últimos dias de junho. O período de floração é de cerca de um mês. A eliminação de botões mortos estimula uma segunda onda começando no final do verão. Além da aparência espetacular, a vantagem de todos os "neozelandeses" é a resistência ao resfriado e às doenças.

Variedades

As flores da Nova Zelândia são híbridas. Este grupo é constituído por diferentes variedades, o que permite ao jardineiro escolher qualquer uma de acordo com o seu gosto. Vamos dar uma olhada em algumas das opções populares.

Donzelas escuras

Esta variedade é caracterizada por grandes flores duplas de um tom rosa empoeirado. Cada flor possui um centro escuro, o que torna a planta ainda mais espetacular. O diâmetro das flores é de cerca de 7 cm. A cultura cresce até 180 cm. A folhagem é densa. As inflorescências são densas, atingindo 80 cm de tamanho.

A rainha de espadas

Este delfínio supergrande da série "Gigante" possui pedúnculos fortes e flores enormes (cerca de 8 cm). A cor é lilás com um tom rosado. Os olhos são claros. A planta atinge 2 metros de altura. A cultura começa a florescer no ano da semeadura.

"Anão da Nova Zelândia"

Esta é uma mistura que permite cultivar uma coleção inteira de delfínios multicoloridos a partir de um saco de sementes. Flores duplas azuis, carmesim, rosa, azuis com 3-7 cm de tamanho vão decorar qualquer jardim. Como o nome indica, a planta tem uma altura pequena (50-70 cm). No entanto, isso não o impede de ser extremamente atraente. A folhagem é densa, verde escuro. A floração ocorre no segundo ano após a semeadura.

"Lima"

Esta espécie recebeu esse nome por um motivo. Flores brancas exuberantes com centro de oliva, de fato, lembram a fruta de mesmo nome na cor. Variedade alta (até 200 cm). Ela cresce e se desenvolve rapidamente, sem ser exigente com os cuidados.

"O buquê da noiva"

Este híbrido tem uma cor rosa-púrpura. As flores duplas gigantes cativam com sua ternura e evocam associações românticas. Você não tem que esperar muito para florescer isso acontece no primeiro ano. A altura da planta é de cerca de dois metros.

"Azure"

Uma flor encantadora de dois metros de tom azul-celeste ocupará o seu devido lugar em qualquer jardim. O diâmetro do botão aberto é de cerca de 8 centímetros. Os verdes são escuros, exuberantes. Uma variedade muito bonita.

"Chama Roxa"

O roxo expressivo com a cor azul cria a sensação de que a flor brilha sob os raios do sol. Pétalas onduladas aumentam o efeito. A planta cresce até dois metros, desenvolve-se rapidamente, floresce imediatamente.

"Cavaleiro branco"

É impossível não incluir na crítica uma variedade com flores brancas como a neve. Flores super-duplas enormes lembram uma nuvem leve e fofa. O crescimento da cultura é de 200 cm e a folhagem apresenta um rico tom verde.

Aterrissagem

O método mais confiável de propagação de uma cultura é o uso de sementes. Recomenda-se manter a semente na geladeira antes de semear. A semeadura geralmente é feita na primavera - no final de março. Nesse caso, as mudas são cultivadas em casa. É permitido semear diretamente no local, este procedimento é realizado em julho ou outono.

É melhor desinfetar as sementes coletadas pela própria imersão em uma solução de permanganato de potássio. Em seguida, eles são lavados em água e secos. As sementes adquiridas não precisam de processamento.

O solo deve ser estéril, úmido e respirável. Isso pode ser solo leve da loja. Uma mistura de turfa, solo de jardim e húmus também é adequada (precisa ser acesa). As sementes são colocadas na superfície (2 peças por 1 cm²). Em seguida, eles são polvilhados com uma fina camada de vermiculita (0,3-0,5 cm).

Depois disso, é irrigado com água fervida morna. As plantações são cobertas e colocadas em local fresco. A temperatura recomendada é de 10-15 graus Celsius. Para melhorar a germinação, você pode colocar as futuras plantas na geladeira por uma semana. Em seguida, o plantio é realizado em local aquecido e iluminado.

As mudas aparecem em 2-3 semanas a + 18,21 ° С. O máximo crítico é + 25 ° С. As mudas devem ser ventiladas e umedecidas em tempo hábil (por pulverização). Após 6-8 semanas, as mudas ficarão mais fortes. Quando as primeiras folhas são visíveis (várias em cada planta), as mudas mergulham.

Os recipientes individuais devem ser pequenos (máximo de 300 mililitros). As plantas jovens precisam de rega moderada e endurecimento gradual. Em maio, eles começam a se acostumar com as condições externas, levando-os brevemente para o ar livre.

As flores são colocadas em campo aberto no final de maio - início de junho. Durante este período, o sistema radicular já está desenvolvido, e a planta é facilmente removida do recipiente. Deve ser observado a distância entre os espécimes é 0,5-0,8 m. Antes de plantar no jardim, as plantas são alimentadas.

Mudas de delfínio preferem solos frouxos e nutritivos com húmus, nos quais a umidade não estagna. É desejável que a composição do solo seja semelhante àquela em que as sementes germinaram. Se você não pode preparar totalmente o solo, você deve pelo menos adicionar um fertilizante mineral complexo a ele.

O local deve ser ensolarado, com sombra clara possível. É aconselhável escolher um local protegido de fortes rajadas de vento.

Cuidado

Quando os brotos atingirem 15 cm, é feito o curativo superior. Usar preparações minerais complexas. Fit e fertilizantes orgânicos líquidos.

A uma altura de 25 cm, as flores são desbastadas. 5 brotos devem ser deixados em cada planta. Isso permite botões maiores. Também fornece circulação de ar de alta qualidade e fortalece o sistema imunológico.

Quando as flores chegarem a meio metro, é aconselhável amarrá-las. Como suporte, você pode pegar as hastes cavando-as lado a lado. Um elemento de suporte não é suficiente. Cada planta deve ser apoiada por 3 deles. Fixe-os com tiras de tecido. Da próxima vez, os "neozelandeses" estão amarrados ao nível de um metro de altura.

A rega é realizada uma vez por semana. Cada instância contém 3 litros de água. Após a irrigação do solo, ele é solto próximo à planta até uma profundidade de cerca de 5 cm.

O período de florescimento da cultura é muito importante. Nesse momento, é necessário não só regar a planta em abundância (mas com moderação).E também é preciso enriquecer o solo preparações de fósforo-potássio (esta é a segunda alimentação). Tome 20 g de fertilizante por balde de água. A solução resultante é regada com flores, alocando-se 1 litro para cada cópia. Isso garante uma flor exuberante e bonita.

A terceira cobertura ocorre no final da floração. Este período é mais adequado para a coleta de sementes. Use drogas com potássio e fósforo. Botões murchados são cortados. E você também deve reduzir ligeiramente a rega.

As plantas cortadas dão novos brotos. No final do verão, voltam a deliciar o jardineiro com flores luxuosas. Durante este período, a quantidade de umidade que entra no solo aumenta novamente.

No período entre a primeira e a segunda ondas de floração, pode-se realizar um procedimento de reprodução. Aqui eles usam o método de dividir o arbusto. Isso permite que você obtenha novos espécimes e rejuvenesça as plantas doadoras.

Apenas flores de 3 anos ou mais são usadas. Eles são cuidadosamente desenterrados e divididos em partes. Ao fazer isso, é importante não prejudicar os rins. Os locais dos cortes são tratados com pó de madeira. As flores futuras são plantadas no solo. O rejuvenescimento é realizado a cada 3 anos.

No final do outono, os caules dos híbridos são cortados quase até a raiz. Recomenda-se deixar cerca de 25 cm. Para preservar a saúde das flores, os locais dos cortes são cobertos com argila. Você pode usar uma massa projetada para trabalhar no jardim.

Normalmente a cultura tolera o frio. Portanto, não é necessário construir um abrigo de inverno. No entanto, se você estiver na região norte, pode jogar pelo seguro. Basta cobrir as plantas com ramos de abeto.

Deve-se notar que, apesar da ternura e beleza externas, o delfínio da Nova Zelândia pode ser chamado de venenoso. Portanto, é importante observar as medidas de segurança: cada vez que tocar na cultura, deve-se lavar bem as mãos.

Doenças e pragas

Muitas vezes as flores adoecem com oídio. A doença é de natureza fúngica. O sintoma é um desabrochar claro, que então fica marrom. É importante examinar regularmente a cultura com cuidado e agir aos primeiros sinais de alarme. O tratamento consiste na pulverização com Fundazol, Topaz também é eficaz.

Se o jardineiro notou manchas pretas nas hastes subindo de baixo para cima, então podemos concluir sobre outra doença comum - é assim que a mancha preta aparece. Nos estágios iniciais, o tratamento é bem-sucedido. Plantas danificadas são pulverizadas com solução de tetraciclina. Tome 1 comprimido para 1 litro de água.

Às vezes, a cultura é atacada por insetos. Luta com lesmas e mosca Delphinium usando inseticidas. Os primeiros também se assustam com a água sanitária (recipientes com ela são colocados ao lado das flores).

Pulgões podem ser portadores de um vírus perigoso. Quando a cultura é danificada, aparecem manchas anulares. A folhagem fica amarela e cai. Se tal incômodo ocorrer, não será possível lidar com ele. Para evitar danos a outras plantas, os espécimes infectados são destruídos.

Para fins preventivos, os demais híbridos são processados ​​pela Karbofos.

Como cuidar de um delfínio, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário