Características do cultivo de delfínio a partir de sementes
Delphinium é uma planta da família Buttercup, que inclui cerca de 350 espécies que vivem na zona temperada do hemisfério norte. A maioria das flores são perenes de montanha, embora haja anuais e bienais. Uma riqueza de espécies particularmente grande é encontrada na Califórnia e no oeste da China.
Peculiaridades
Essas plantas majestosas florescem no início do verão e novamente no início do outono, se os brotos mortos forem removidos a tempo. Essas culturas chamam a atenção não apenas por sua forma original, mas também por suas cores ricas. Numerosos tons de azul, raramente encontrados nas plantas, podem ser vistos: azul luminoso, cobalto, safira, ultramar e violeta. As variedades de delfínio branco e rosa pastel também se deliciam com seu esplendor.
Recomendações para a seleção de sementes
Em casa, as sementes são armazenadas em um recipiente hermético na geladeira. Com esse armazenamento, eles não perdem a capacidade de germinar mesmo após 10 anos de armazenamento. A má qualidade da semente resulta em falta de reprodução. Portanto, muitas vezes, ao comprar sementes de produtores desconhecidos, o jardineiro se depara com o fato de que, plantando de acordo com todas as regras, não obtém o resultado desejado. A razão é simples - as sementes foram armazenadas incorretamente.
Se as sementes forem armazenadas à temperatura ambiente em embalagens de papel, a maioria delas se estragará em menos de um ano.
Outro fator importante na seleção de sementes é a definição da variedade da planta. Apesar da grande variedade de espécies, os híbridos são mais frequentemente cultivados - variedades de delfínios de jardim, já que são os mais espetaculares.
Suas formas impressionantes e cores incomuns não se assemelham em nada às espécies comuns de aparência modesta. Cultivares criados por muitos criadores ao redor do mundo geralmente pertencem a grupos que diferem em uma ampla gama de cores. No entanto, essas espécies também se distinguem pelo vigor de crescimento e pelo formato das flores. Entre eles, podem ser encontradas plantas anuais e perenes.
Um dos mais populares é o tipo de híbrido do Pacífico que apareceu nos Estados Unidos. Eles são caracterizados por um forte crescimento (até 1,8 m), inflorescências fracamente ramificadas e flores grandes. As seguintes variedades têm a capacidade de se reproduzir bem a partir da semente, embora as plantas descendentes possam diferir ligeiramente das espécies progenitoras:
- Astolat - com flores rosa ";
- "Cavaleiro Negro" - tem flores roxas escuras ";
- "Rei Arthur" - com tons roxos;
- "Snow White Galahad";
- "Céu de verão" - com flores azuis e brancas;
- Ariel azul claro;
- "Gigante da Nova Zelândia" - estas plantas de bom crescimento dão rebentos fortes (160 cm) e flores grandes;
- "Chapeuzinho Vermelho" - com flores vermelhas brilhantes;
- "Mix de borboletas" É uma mistura de flores brancas, azuis, azuis, rosa;
- "Beladona" - com flores azuis ou azuis, a planta está externamente mais próxima das espécies selvagens, a altura é menor (60-130 cm), floresce em maio e junho.
Preparação
Sementes
A semeadura geralmente é realizada a partir do final de fevereiro. Sementes frescas podem ser plantadas imediatamente. Mas primeiro eles devem ser desinfetados em uma solução de permanganato de potássio por 20 minutos ou usar fungicidas especiais. Em seguida, as sementes são mantidas na solução de Epin por 24 horas. Depois disso, só falta secar a semente.
O solo
O preparo do solo do jardim deve ocorrer no outono. É necessário cavar até 30 cm do solo e remover o estrume podre e a areia.A escavação remove várias raízes de ervas daninhas e larvas de insetos. Na primavera, o local de pouso do delfínio precisa ser desenterrado e nivelado novamente, para que não haja grandes pedaços de solo.
Seleção de substrato
Você pode comprar um substrato para plantar mudas ou fazer você mesmo. Os especialistas aconselham você a simplesmente misturar todos os ingredientes em quantidades iguais:
- massa de turfa;
- solo do jardim;
- húmus.
Containers
Você também deve se preocupar com as caixas ou vasos onde ocorre a semeadura. O mais importante é dotá-los de aberturas para retirar o excesso de líquido e ventilar o ar.
Aterrissagem
Delphinium requer certas condições para o crescimento. Esta é uma planta bastante caprichosa. Para começar, daremos pequenas dicas sobre o cultivo de delfínio em canteiros de jardim.
- Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre o local de pouso. A planta adora o sol, mas não tolera ventos fortes. É necessário levar em consideração essas características da flor. Também é aconselhável escolher o terreno certo. A alta umidade e a água estagnada prejudicam o crescimento do delfínio.
- Observe que as sementes dessas safras são bastante caprichosas e podem perder sua capacidade de reprodução se não forem preservadas de maneira adequada. Para preservar as propriedades da cultura, é aconselhável estratificar as sementes, colocando-as em sacos com lenços umedecidos e armazenando-as congeladas. É ainda melhor plantar no outono, quando as sementes passam por uma estratificação natural.
- A semeadura das mudas é realizada no final de fevereiro. As sementes das plantas são semeadas no solo, polvilhadas com terra até uma espessura não superior a 30 mm. Após a semeadura, as sementes devem ser regadas imediatamente.
- Em seguida, as caixas devem ser cobertas com vidro, sobre o qual deve ser jogada uma manta escura. Em seguida, transfira o plantio para uma sala fria, onde a temperatura do ar seja inferior a 15 ° C.
- As sementes podem germinar no escuro e em baixas temperaturas. Para aumentar a germinação após alguns dias, é aconselhável resfriar o ambiente a -5 ° C. As plantas são mantidas nestas condições por mais 2 semanas. Em seguida, eles são mantidos aquecidos. As culturas podem ser colocadas no parapeito da janela sem remover a tampa de vidro.
- É preciso cuidar constantemente das sementes. O solo deve estar úmido. Para isso, é periodicamente irrigado com uma pistola de pulverização. Remova a condensação do vidro.
- Os primeiros brotos devem aparecer nos próximos 14 dias. A capa escura é então removida completamente. As estacas devem ser pulverizadas regularmente para evitar que sequem. Quando a planta tem 2 folhas cheias, ela é transplantada para copos separados.
- Após o aquecimento do ar externo, no início de maio, é necessário iniciar a adaptação da planta. Para isso, 2 vezes ao dia, abrem as janelas onde estão as plantas, ou as levam para a rua literalmente meia hora.
- Você pode colocar o delfínio em uma área aberta quando o solo envasado está entrelaçado com raízes. Em seguida, as mudas são arrancadas livremente com um torrão de terra. Isso torna o plantio mais fácil e evita danos às raízes.
- As mudas são alimentadas com a adição de húmus e fertilizantes às plantas.
- Plantando flores.
Cuidado
O cuidado é o seguinte.
- Depois de plantar delfínios em seu jardim, use cobertura morta para manter o solo úmido. A cobertura morta também ajudará a prevenir ervas daninhas e a manter sua área limpa. Tente fazer sua própria cobertura morta usando materiais naturais, como folhas ou galhos de árvores.
- Verifique a umidade do solo a cada 2 dias. Os delfínios não precisam de nenhuma quantidade específica de água para crescer saudáveis. É necessário tomar uma decisão sobre a irrigação após a inspeção visual. Se está chovendo e o solo parece úmido, sua planta provavelmente está bem regada. Se o solo parecer seco, é hora de regar as flores.
- Regue as plantas lentamente para que a água tenha tempo de penetrar no solo; não regue as flores e folhas.
- Ajude as plantas a suportar seu próprio peso conforme necessário. Para isso, assim que a flor atingir 30 cm de altura, arrume as estacas para que ela não caia.Você pode usar suportes de metal para plantas ou canas de bambu. Não é necessário amarrar hastes individuais, apenas deixe que a moldura suporte a planta.
- Às vezes você tem que lutar contra pragas. Lesmas e caracóis adoram delfínios e os comem ativamente. Use produtos de controle de pragas para evitar isso.
- Aplique fertilizante líquido a cada 2-3 semanas. Isso manterá seu delfínio alto e saudável. O produto também deve ser usado se você quiser fazer brotar flores em casa.
- Ao preparar os delfínios para o inverno, não é necessário trazer as plantas para dentro, pois a baixa temperatura apenas ajuda as flores a sobreviverem à estação fria. O melhor cuidado que você pode dar é regar bem algumas semanas antes do início do inverno e colocar cobertura morta para proteger as raízes e o solo.
Corte a planta de modo que ela permaneça de 15 a 20 cm de altura.
Transferir
Quase todas as plantas perenes, incluindo o delfínio, podem ser transplantadas a qualquer momento durante a estação de crescimento. A chave do sucesso é perder o mínimo possível de raízes durante o processo de realocação. E para não destruir a flor, não deve ser exposto ao ar. Os pêlos de raiz fina vão secar e morrer em minutos.
O solo
Os delfínios costumam gostar solo rico em nutrientes. Portanto, a qualidade do solo no novo local deve repetir o habitat anterior. Se você não tem certeza sobre o solo que vai transplantar, adicione composto ou estrume. Então, os delfínios recém-plantados terão uma quantidade suficiente de nutrientes.
Seleção de assento
As flores desfrutam de espaço e sol, por isso uma área ao ar livre oferece uma série de benefícios. No entanto, os ventos fortes podem causar danos irreparáveis aos mesmos, por isso pode ser necessário o uso de um quebra-vento.
Todas as paredes (temporariamente erguidas) ou uma cerca estão bem.
Substituição
Desenterre delfínios cuidadosamente da área anterior. Separe suavemente as raízes com as mãos. Pegue os enxertos e coloque-os em um novo local. Coloque 5-8 cm de solo nas raízes e bata suavemente no solo com a mão para dispersar o ar. Adicione um pouco mais de terra no topo da base da raiz e bata suavemente novamente para selar a base. Após o transplante, é necessário um pouco de água para fortalecer a condição das plantas.
Cuidado
Quando a primavera chegar, remova todos, exceto 2-3 dos brotos mais fortes. Isso ajudará a estimular o crescimento posteriormente no cuidado da planta.
Você também deve fertilizar neste momento. Esse processo deve ser repetido no verão e outono para estimular o florescimento da planta no próximo ano.
Suporte de haste
Em um estágio inicial, antes que ocorra muito crescimento, pinos precisam ser fixados para aumentar a estabilidade das hastes. Você pode usar bambu, metal e outras hastes. O vento forte e a chuva podem danificar os delfínios, depois dos quais eles raramente se recuperam. Lembre-se de remover as estacas no outono. O amarelecimento da folhagem indica que o processo de remoção das estacas pode começar.
Poda
Depois que as plantas começam a florescer, elas precisam ser podadas. Corte também as hastes antigas na parte inferior quando novos brotos aparecerem.
Pequenos truques
Aproveite os conselhos dos jardineiros profissionais.
- Os delfínios amam a liberdade. Certifique-se de plantá-los com pelo menos um passo de distância para evitar saturação excessiva da área com plantas.
- Desenterre pequenos canais de drenagem para as flores. Isso evitará o excesso de água e, como resultado, o desenvolvimento de podridão radicular.
Você pode descobrir alguns segredos sobre o cultivo de um delfínio no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.