Delphinium: características, variedades, nuances de cultivo
Os jardineiros e floristas russos dominam o cultivo de uma grande variedade de flores. Um dos espécimes mais interessantes é o delphinium, que será discutido neste artigo.
Descrição
Todas as descrições mencionam que esta planta se parece com velas formadas por uma série de botões. Dependendo da região de residência, existem nomes diferentes, incluindo "spur" e "larkspur". A popularidade da cultura se deve ao fato de ela resistir até mesmo em tempos muito frios. O nome "delphinium" está associado às peculiaridades da orelha - parece a cabeça de um golfinho marinho. E a palavra "espora" apareceu por causa dos olhos característicos dentro das sépalas.
Independentemente do nome desta planta, todos concordam que é ótimo para invernos frios. Além disso, mesmo que chegue o verão fresco, a planta com certeza se revelará em toda a sua beleza. Esta circunstância também faz com que o delfínio popular entre os jardineiros da zona climática média da Rússia.
Nessas regiões, existem pelo menos 90 variedades de delfínio. O tempo de sua vida é determinado, em primeiro lugar, pelo clima atual. Dependendo disso, as mesmas plantas podem viver 4 ou 8 anos. Os botões simples dessas flores geralmente têm 5 pétalas.
O esporão ocupa o meio. Essa combinação torna o delfínio uma excelente planta de mel. A cultura pode ser polinizada por abelhas ou pequenos pássaros. A cor das flores é variada. No entanto, a maioria das espécies são decoradas com botões azuis ou roxos. Quanto mais branca a planta, geralmente mais forte é o cheiro.
As flores são agrupadas em panículas verticais. Seu tamanho é de 3-10 cm. A folhagem se assemelha a uma flor, pois é cortada em lóbulos até a base. Todas as peças são nitidamente afiadas. Um arbusto ornamental, caracterizado pela fofura, pode estender-se até 2 m de altura.
Delphinium floresce novamente. Em alguns casos, a terceira floração ocorre durante a estação, os arbustos podem ser usados para o corte. A maior parte da grama híbrida é cultivada nos jardins, mas em condições naturais, o esporão pode ser encontrado no sudeste da Ásia (principalmente na China), bem como na América do Norte. Para sua informação: existem algumas espécies originárias do planalto africano.
Deve-se ter em mente que o delfínio é venenoso e há substâncias tóxicas em todas as suas partes. Durante qualquer trabalho, precauções devem ser tomadas. Quando terminar o trabalho com a planta, é preciso lavar as mãos. De acordo com a classificação botânica, os delfinários pertencem à família Buttercup. As variedades anãs crescem até 0,5 m. As variedades altas chegam a 2 m. O delfínio é caracterizado por um forte desenvolvimento do sistema radicular.
Os arbustos têm rizomas muito ramificados. Gradualmente, a parte central desses rizomas morre e os brotos nas laterais se transformam em plantas independentes. A floração dura cerca de 30 dias e seu início depende da latitude e das condições climáticas.
Tipos e variedades
As variedades de Delphinium são divididas em dois grupos: safras anuais e perenes. A variedade de campo é muito popular. Suas flores às vezes chegam a 2 m de altura. As inflorescências são formadas por flores de tipo duplo ou simples. Existem cores azuladas, brancas, rosadas e lilases.
Os delfínios de campo são cultivados desde 1572, portanto, essas plantas não podem trazer nenhuma surpresa para os cultivadores de flores. A cultivar de campo Frosted Sky produz flores azuladas com um centro branco. QIS Rose forma flores rosa claro. O período de floração começa no verão e termina no início do outono.
A hibridização das variedades orientais e duvidosas do delphinium resultou em "Ajax". Essa cultura herdou as melhores propriedades de seus ancestrais. Os rebentos podem crescer até 0,4-1 m. As placas das folhas dissecadas correspondem quase completamente ao tipo sedentário. As inflorescências pontiagudas são pintadas em uma variedade de cores.
Várias variedades foram criadas dentro do grupo Ajax, incluindo aquelas com flores duplas. O período de floração vai de julho até as primeiras geadas do solo. Quanto aos delfínios perenes, eles entraram na cultura no século XIX. As primeiras variedades foram Barlow e Belladonna.
Outros sucessos dos criadores levaram ao surgimento de plantas perenes multicoloridas com um diâmetro de flor de 2 a 9 cm.
Os delfínios da Nova Zelândia, bem como os híbridos Marfinsky e escoceses, são muito procurados pelos jardineiros. As variedades criadas na quinta "Marfino":
- dar flores semi-duplas bastante grandes;
- tolera bem geadas severas;
- parece gracioso.
Mas o delfínio Marfinsky, independentemente da variedade, não pode ser plantado com sementes. Em vez disso, é possível multiplicá-lo dessa maneira, mas sem preservar os principais recursos valiosos. Digno de nota:
- "Pôr-do-sol rosa";
- "Morpheus";
- "Neve de primavera";
- "Renda Azul".
O grupo de cultivares da Nova Zelândia apareceu mais tarde do que todos os outros. Ele reúne plantas que podem crescer até 2,2 m. O diâmetro das flores é de 7 a 9 cm. Os delfínios da Nova Zelândia podem ser do tipo duplo ou semi-duplo. Existem também algumas plantas com perímetro de pétalas onduladas.
Os híbridos da Nova Zelândia toleram bem até mesmo resfriados severos e adoecem um pouco. Você pode cortá-los sem problemas.
Notas merecem atenção Torção verde, céu ensolarado, renda azul.
Quanto aos delfínios escoceses, estes incluem Blueberry Pie, Morning Sunrise e Sweet Sensation. O grupo varietal escocês dá flores duplas ou super-duplas, desenvolve inflorescências densas.
Em alguns casos, as flores podem conter mais de cinquenta pétalas. A altura do arbusto varia de 1,1 a 1,5 m, as inflorescências atingem 0,8 m de comprimento e a cor das flores pode variar muito.
O delfínio escocês atrai a atenção dos jardineiros porque leva muito tempo para se desenvolver e pode reter seus traços característicos com o melhoramento de sementes.
O delfínio anual parece atraente e forma hastes altas e relativamente delgadas. Muitas flores são formadas neles. As flores podem ser caracterizadas por coloração violeta, azul, rosa. Diferentes variedades anuais crescem até 0,4-2 M. Uma característica atrativa deste grupo de plantas é a geometria atípica e cores não padronizadas.
Importante: um delfínio anual não tem pétalas, elas são substituídas por sépalas. O esporão tem 0,5-4 cm de comprimento e os nectários localizados dentro dele atraem insetos. Mas a matéria não se limita aos nectários, além disso, forma-se um par de pétalas de tamanho modesto. Um olho especial é formado a partir deles (o chamado estaminodo).
Entre as 40 variedades de delfínios anuais, existem plantas com flores cinzentas, brancas e pretas. A diferença também se aplica às inflorescências: as variedades distinguem-se pelo seu volume, densidade, pela sincronicidade da floração. As plantas anuais são muito melhores do que as culturas perenes, adequadas para floristas novatos. É cada vez mais fácil cuidar deles.
Ao cultivar uma planta anual a partir de sementes, você pode obter uma floração mais precoce do que ao usar plantas perenes.
Uma variedade atraente de delfínio cultural é a Fonte Mágica. Muitas vezes é cultivado por jardineiros amadores. Lindas flores deste grupo varietal são perfeitas para a formação de buquês. Os brotos são muito poderosos, com pedúnculos de até 2 m.O próprio pedúnculo é formado por pequenas flores azuladas do tipo duplo.
Se a Fonte Mágica for regada apenas em dias secos, ela florescerá em junho e julho. Os representantes de baixo crescimento do grupo não excedem 0,6 m. Esses delfínios podem até resistir a um frio bastante forte. Importante: devem ser plantados somente em áreas secas. Mas para o trabalho decorativo e o desenho das bordas "Fonte Mágica" vai servir muito bem.
Além disso, os jardineiros são atraídos pelo fato de que os buquês dessa flor não murcham por muito tempo.
Blue Lace é outra grande variedade. Suas inflorescências elevam-se acima do solo a uma altura de 2 m, invariavelmente deliciando-se com uma abundância de tons de roxo e azul. A semeadura em estufas ou estufas quentes é realizada em março e abril.
A variedade "Casablanca" é um delfínio perene que cresce até 1,2 m. Distingue-se pela sua expressiva esbeltez e atraentes flores brancas. Eles são do tipo semi-duplo ou turco. O diâmetro pode atingir 5 cm. As flores estão agrupadas em panículas soltas. As raízes de "Casablanca" são muito persistentes e toleram bem o inverno em campo aberto.
O delphinium desta variedade é muito procurado para o plantio ao longo de uma parede ou cerca, bem como para a formação de plantios individuais em grupo. Também é freqüentemente usado para fazer buquês. Em um vaso d'água, as inflorescências mantêm seu aspecto atraente por até 10 dias. No segundo ano de desenvolvimento, "Casablanca" floresce em junho e julho.
Ocasionalmente, em condições favoráveis, volta a florescer em agosto. A altura das plantas pode chegar a 1,1 m. O diâmetro das flores é de 5 cm.
A Blueberry Pie é uma variedade que pode crescer até 1,1 m de altura. Blueberry Pie é um dos híbridos escoceses. Suas flores são pintadas em um tom roxo profundo, e as pétalas externas são de um azul simples. Eles têm um centro de pistache atraente. Pedúnculos são bastante fortes e estáveis. A Blueberry Pie produz flores de tipo duplo denso, de 5 a 6 cm de tamanho, cujo período de floração começa em meados de junho.
Para que ocorra o reflorescimento em agosto, é necessário eliminar os rebentos obsoletos.
A variedade Portofino também merece notas altas. Esta planta, não muito exigente com as características do solo, é de cor rosa em vários tons. Não existe tal coloração nas variedades perenes de delphinium, o que permite diversificar significativamente as plantações. Importante: quando secas, as inflorescências Portofino mantêm o seu aspecto atraente. Esta circunstância ficará ao gosto dos apreciadores de um bouquet de inverno. Basicamente, a variedade é usada como uma tênia em gramados. Mas você pode combiná-lo com outros delfínios brancos e azuis.
Pacific Giant Galahad é uma planta bem estabelecida. Este delfínio atinge uma altura de 2 m. Pedúnculos alongados são formados nele, cobertos por grandes flores brancas como a neve de meados de junho aos primeiros dias de outono.
Os desenvolvedores da variedade conseguiram alcançar excelente resistência ao frio (até -40 graus). Mas o plantio terá que ser protegido da água estagnada, o que é perigoso mesmo em dias relativamente quentes de inverno.
Outro delfínio branco como a neve é a variedade "Tsarsky". O tipo perene, resistente ao inverno, dá plantas que sobem até 1,8 m. O diâmetro das flores não ultrapassa 6 cm. A floração ocorre nos meses de julho e agosto. O tamanho dos pincéis é de até 0,5 m, eles são decorados com flores semi-duplas excepcionalmente grandes. A cor não é apenas branca como a neve, mas também impressiona com um brilho incrível.
A julgar pelos comentários, "Tsarsky" delphinium é perfeito para o corte. Ele permanecerá na água por um longo tempo e emitirá um aroma doce. Importante: no clima doméstico, esta planta é cultivada principalmente como bienal.
As mudas começam a ser plantadas em março e nos primeiros dias de abril. O plantio terrestre é realizado em maio ou no primeiro mês de junho, período de dez dias, de acordo com o esquema de 50x50 cm. Os delfínios da variedade "Tsarskoe" reagem extremamente mal a uma quantidade excessiva de água e à dessecação. O curativo mineral deve ser aplicado estritamente de acordo com o cronograma.
Cresce igualmente bem ao sol e sombra moderada Astolat ganhou a atenção dos jardineiros com suas cores atípicas... Parece enfaticamente frio, o tom rosa parece sombreado com uma leve névoa. E nele também se adivinha o brilho da madrepérola. As flores de Astolat são muito grandes. Uma massa de pétalas menores se reúne no centro.
Recomendado para jardins com cores pastéis contidas. Mas você também pode diluí-los com plantações excessivamente brilhantes e atraentes. A altura do Astolat delphinium excede 1 m. É necessário aguardar o aparecimento de flores em brotos poderosos em meados de julho. A planta é decorada com folhagem delicada. Nos primeiros dias após o transplante para o solo da rua, a cultura precisa ser sombreada.
É apropriado encerrar a revisão sobre a variedade Pink Indulgence de Darwin. Esta planta produz agradáveis flores duplas, divididas em três camadas. Eles são tipicamente em forma de estrela e concentrados na forma de cones rosa. O centro das flores é sempre mais claro que a borda. A altura chega a 0,9 m. O período de floração cai em junho e julho. Em condições favoráveis, pode ser repetido em agosto e setembro. Resistência ao frio de até -35 graus é garantida.
Importante: na faixa do meio, a repetida floração é indesejável, por isso o delfínio pode sofrer. O abrigo de inverno é necessário apenas em geadas severas em um ano sem neve.
Como crescer?
Considere as principais sutilezas do cultivo de um delfínio.
Aterrissagem
Você pode plantar um delfínio em um jardim ou em um canteiro de flores separado em abril, maio, nos últimos dias de agosto e nas duas primeiras semanas de setembro. Na maioria dos casos, as mudas são utilizadas para isso em nosso país. As sementes devem ser plantadas cerca de 60 dias antes do esperado plantio das mudas em campo aberto. Na faixa do meio, a época ideal para iniciar o plantio de mudas é a metade de março. Nas regiões do sul, isso pode ser feito mais cedo (de 14 a 28 de fevereiro), mas na Sibéria, nos Urais e no Extremo Oriente, você terá que esperar até abril.
Alguns jardineiros em áreas quentes tentam cultivar delfínio imediatamente em campo aberto, ignorando o estágio de muda. Mas ainda é correto jogar pelo seguro, a fim de se proteger com segurança contra geadas e plantas já endurecidas.
Uma escolha racional de território para o plantio de uma cultura também é importante. Ela aprecia uma boa iluminação pela manhã e à noite. Neste caso, é aconselhável fornecer sombra na hora mais quente.
Os raios UV diretos podem queimar pétalas muito brilhantes. Por causa disso, as plantas perdem sua atratividade. A proteção contra o vento também é importante. Isso é especialmente verdadeiro para grandes variedades de delfínio, cujas hastes ocas se quebram mesmo sob leve pressão. Como já mencionado, você terá que cuidar de uma boa drenagem e não inundar as plantações.
Para o solo, argila ligeiramente úmida e argila arenosa são as melhores. Eles devem conter muita matéria orgânica. A acidez neutra ou fraca é preferida. Antes de pousar em cada quadrado. m. você vai precisar de:
- 10-20 kg de areia de rio;
- de 50 a 80 kg de compostos minerais complexos;
- 20 ou 25 kg de composto (às vezes substituído por húmus).
Para melhorar o solo muito pobre, 40-50 g de minerais e 10 a 15 kg de matéria orgânica natural são colocados por 1 metro quadrado. Terras ácidas terão que ser corrigidas com cal. As áreas alcalinas são refinadas com enxofre granular. Mas a preparação não termina aí, também é necessário prever 0,2 m de drenagem.
Larkspur é plantada por sementes, dividindo-se por raízes ou estacas. O método vegetativo é mais eficaz na preservação das qualidades varietais. Importante: você não deve comprar sementes de fornecedores pouco conhecidos. O material da semente deverá ser desinfetado por 20 minutos em permanganato de potássio claro ou em preparações especiais. Após este tratamento, as sementes devem ser lavadas em água corrente.
Em seguida, permanecerá de molho por 24 horas. Uma pequena quantidade de "Epin", "Zircon", suco de aloe vera ou mel é adicionada à água.Depois de embeber as sementes, embrulhe-as em um pano úmido e estratifique-as na geladeira. O procedimento é realizado exatamente até a eclosão das sementes. Em seguida, o feixe é mantido em um parapeito de janela ensolarado por vários dias (no escuro, ele é iluminado com um fitolampo).
Para cultivo em vasos, use universal ou destinado a solo suculento. Na autopreparação da mistura de solo, deve-se desinfetar na estufa por 60 minutos. O solo colocado no recipiente é um pouco compactado. E aqui Não é recomendável pressionar as próprias sementes, elas são simplesmente colocadas no topo.
Além disso, as sementes são cobertas com uma pequena camada de mistura de solo (às vezes a vermiculita a substitui). A cobertura com tampas de plástico ou filme plástico transparente é praticada. Você pode esperar mudas por volta do décimo dia. Para uma garantia total, é necessário inspecionar as colheitas de 6 a 7 dias todos os dias. O cultivo subsequente de mudas ocorre a uma temperatura de 18 a 20 graus.
Cuidados básicos
Durante a estação de crescimento, 1 flor de delfínio deve receber 65 litros de água. Mas se houver pouca chuva, 20-30 litros de água são despejados sob o arbusto a cada 7 dias. Aumente a rega (reduzindo seu volume) enquanto dobra as inflorescências. A rega superficial e a irrigação do caule ou das folhas são categoricamente inaceitáveis. Se o final do outono for seco, o aumento da rega ajudará a planta a sobreviver ao inverno.
É necessário podar o delfínio quando os caules atingirem 0,3 m de altura. Ao adelgaçá-los, nos exemplares que começaram a florir, retêm alguns caules, e nos mais velhos - 4 ou 5. Nas ténias, todos os rebentos laterais são cortados. Mas com um pouso misto em grupo, eles devem ser deixados.
Antes do início do inverno, todos os pedúnculos acima de 0,3 m são removidos.
Wintering
Assim que a floração terminar e a folhagem secar, as hastes devem ser cortadas 0,3 - 0,35 m acima do solo. Os vazios dentro dos brotos devem ser revestidos com argila ou cobertos com piche, caso contrário, a penetração de umidade pode provocar apodrecimento. Prevendo um inverno com pouca neve, é necessário cobrir os arbustos por baixo com uma camada de palha ou ramos de abeto. É necessário cavar canais ao redor de todas as plantas antes do início do inverno.
Combater a doença
Mancha preta é tratada com sprays solução de tetraciclina... Normalmente, um comprimido do medicamento é diluído em 1 litro de água. O oídio pode ser eliminado por fungicidas, os melhores entre eles se mostraram Topázio e Fundazol... Livre-se da ramularíase agentes antifúngicos padrão.
Quando infectado com mancha anelar, tudo o que resta é cavar e queimar a planta.
Reprodução
Normalmente, o esporão é propagado pela divisão da raiz. Para fazer isso, tire cópias de três ou quatro anos. Em qualquer outra idade, a planta tolerará pior o procedimento. No outono, é realizada no início do amadurecimento das sementes. Na primavera, você precisa esperar a nova folhagem germinar.
As raízes são removidas cuidadosamente do solo, economizando um caroço maior. Delenki deve ser feito de forma que um rebento jovem e um botão dormente sejam preservados em cada um. O cuidado antes do início do outono deve ser minucioso. Será necessário abrigo antes do início do inverno. As estacas para propagação são colhidas apenas de cima e colhidas na primavera.
Deve haver algum tecido de raiz deixado em cada corte. O enraizamento ocorre em um substrato de turfa arenosa. É necessária uma tampa transparente. Demorará 5 ou 6 semanas para esperar o resultado. O transplante para um local de cultivo estável é realizado na primavera.
Exemplos em design de jardins
Delphinium é geralmente usado em mixborders. Nesse caso, diferentes variedades são colhidas e cada uma delas é plantada em um grande grupo. Uma vez que o larkspur tem grandes brotos, ele pode servir como um excelente pano de fundo para espécies decorativas de tamanho menor, como camomila ou flox. Mas a mesma planta também é adequada para um conjunto com grãos altos, lírios, jasmim ou bérberis. Outra opção é plantar pequenas variedades de plantas anuais no centro da fronteira mista junto com:
- phlox;
- íris;
- papoulas exóticas;
- tremoço.
Uma espora de tamanho médio é usada principalmente como um destaque no meio de um canteiro de flores ou em um canteiro alto. Plantas muito baixas são recomendadas para serem plantadas em um meio-fio ou em um canteiro de flores. Também são recomendados para a decoração de contêineres, jardins ornamentais ou jardins rochosos. Você pode combinar todas as variedades existentes de delfínio com rosas.
Os jardineiros podem escolher com segurança qualquer uma dessas opções - ela ainda ficará encantadora.
Para obter informações sobre como cultivar um delfínio a partir de sementes, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.