Como pendurar um prato decorativo na parede?
Placas decorativas são itens de decoração de interiores incluídos na categoria de parede. A aparência destes produtos implica a sua utilização como um complemento de design para quase todas as divisões.
Peculiaridades
As placas decorativas podem ser feitas de madeira, cerâmica, porcelana, plástico e até papel. Seu design é representado por uma combinação de uma ampla gama de cores, tons, padrões geométricos, ornamentos e imagens.
As placas podem ser de diferentes tamanhos e formas, o que confere ao interior em que são utilizadas, o caráter de personalidade brilhante. Em cada composição específica, é permitido o uso de um conjunto de pratos de diferentes tamanhos, formas e desenhos, mas o estilo de tal conjunto deve ser o mesmo.
Para pendurar essas decorações em uma superfície vertical, você precisa usar dois tipos de suportes. Um suporte se encaixa na parte de trás da placa e o outro se encaixa na parede. Se a placa for feita de madeira, plástico ou poliuretano, pequenos parafusos podem ser usados. Neste caso, deve-se levar em consideração que alguma parte do parafuso autorroscante terá que se projetar acima da superfície do plano posterior do produto decorativo.
Se a placa for de cerâmica, porcelana ou vidro, você terá que fazer sem furar. Isso se deve às propriedades desses materiais - densidade e fragilidade. Perfurar um orifício auto-roscante em um prato de vidro ou cerâmica é extremamente difícil.
Em casa, sem a utilização de equipamentos especializados, não é possível realizar este procedimento sem danificar o material.
Sutilezas de instalação
A instalação de fixadores na parte de trás de uma placa feita de materiais macios é a seguinte. Uma linha é desenhada na parte plana da parte de trás da placa. Deve ser horizontal em relação ao padrão do lado de fora. O deslocamento da linha para cima ou para baixo do centro depende da decisão do projeto.
Quanto mais próximo você colocar a linha do centro, maior será o ângulo de inclinação da placa para baixo em relação ao plano da parede.
Um pequeno canto é recomendado. A placa, inclinada para a frente em relação à parede, fica sob o melhor ângulo de visão e parece mais completa. Além disso, o fixador de parede evita que a placa se enrosque nele. Neste caso, o ângulo de inclinação da placa compensa a saliência dos fechos de parede.
Dois parafusos são aparafusados no painel traseiro da placa a uma certa distância um do outro. Essa distância depende do diâmetro do fundo. Quanto maior a distância, melhor. A carga que ficará nos pontos de fixação depois de pendurada é então distribuída uniformemente e a placa fica pendurada corretamente.
O aparafusamento dos parafusos é feito com extremo cuidado.
É importante controlar a profundidade de sua penetração e o nível de danos que ocorrem quando a parte roscada do parafuso passa pelo material da placa.
Para evitar que a placa quebre nos pontos de aparafusamento dos parafusos, os orifícios de montagem são perfurados. Para isso, use uma broca cujo diâmetro é várias unidades menor que o diâmetro da parte roscada do parafuso autorroscante. A profundidade dos furos é controlada enrolando fita adesiva, fita adesiva, fita isolante ou gesso na broca.Um pedaço de tal material é enrolado em uma broca a alguma distância de sua ponta. Essa distância é calculada de acordo com a espessura da parte inferior da bandeja.
Uma linha forte ou linha de pesca é puxada entre os parafusos aparafusados. Ambas as suas bordas são aparafusadas sob as tampas dos parafusos auto-roscantes. O comprimento da rosca deve exceder a distância entre os centros dos parafusos em várias unidades. Isso é necessário para evitar a ocorrência de tensão no fio e seu atrito gradativo.
Método de colagem
Ao instalar um produto decorativo, a suspensão fixada com um adesivo:
- selante de silicone;
- unhas líquidas;
- adesivo epóxi;
- Cola quente;
- Fita dupla face;
- outros adesivos.
Ao usar adesivos de construção - pregos de silicone ou líquidos, é importante certificar-se de que as substâncias que os compõem não reagem com o material de que a placa é feita, por exemplo, plástico ou poliuretano. É necessário ler atentamente as instruções de uso fornecidas na embalagem do tubo com cola.
- O epóxi é neutro, o que o torna versátil. É adequado para colar qualquer material. A única desvantagem deste adesivo é a necessidade de habilidade em seu uso. É necessária a adesão exata às proporções do endurecedor e do epóxi.
- A cola termofusível usada em combinação com uma pistola de cola também é neutra. No entanto, ao usá-lo, é importante garantir que a temperatura em que se torna líquido não seja crítica para o material do qual a bandeja é feita.
- A fita dupla-face não é a melhor maneira de colar o pingente, mas se você não tiver uma alternativa disponível, pode usá-la também. Para reduzir a probabilidade de desprendimento do fixador, vale a pena usar fita adesiva dupla-face automotiva, cujo custo não é dos mais baixos. As propriedades deste material permitem que pequenos objetos adiram a superfícies extremamente lisas, como o vidro.
Para prender o laço para pendurar na parte de trás da placa com um adesivo, dois espaçadores devem ser preparados. Você pode usar cortiça, borracha, plástico e outros materiais para fazê-los. Um pedaço de madeira balsa pode ser cortado da rolha de garrafa usada para selar as garrafas de vinho. As placas são cortadas deste material, cuja espessura não excede 5 mm. Juntas de borracha ou plástico podem ser adquiridas em uma loja de encanamento ou de automóveis.
O principal requisito para essas peças é a ausência de um furo passante.
As marcas são feitas no verso da placa usando um marcador ou lápis. A sua localização deve coincidir com os pontos de aparafusamento dos parafusos auto-roscantes usados na montagem de fixadores em placas de material mais macio. As marcas são definidas estritamente em uma linha, horizontal em relação ao padrão aplicado na superfície frontal do produto decorativo. Caso contrário, o padrão do prato parecerá enviesado. Uma quantidade suficiente de adesivo é aplicada na área das marcas. O fio pendurado é colocado de maneira que as pontas passem pelas pontas untadas com cola. Para garantir uma fixação confiável da linha, você pode dar nós nela, que ficarão localizados nos pontos de colagem. Espaçadores, aos quais também é aplicada uma pequena quantidade de mistura adesiva, são aplicados nas marcas feitas no verso da placa. Como resultado, obtemos 2 superfícies coladas - o material da placa e a gaxeta, que estão em contato um com o outro através da cola, e entre elas existe um fio para suspensão.
Nós consertamos na parede
Para pendurar a placa na parede, é necessário preparar os fechos que serão colocados na parede. Para fazer isso, um orifício com o diâmetro necessário é perfurado e fixadores são montados nele.O método de perfuração é determinado pelas características do material do qual as paredes são feitas. Tijolo, bloco ou concreto são perfurados com uma broca de martelo e uma broca especial com uma ponta de carboneto. Madeira, drywall ou concreto aerado são perfurados com uma broca e uma broca convencional.
Uma bucha de plástico bucha é usada como elemento de fixação, na qual um parafuso auto-roscante ou um gancho é aparafusado. Se as paredes forem de madeira, você pode usar um prego normal, que é inserido em um pequeno ângulo em relação à parede. O ângulo de inclinação é necessário para que a placa, suspensa em um prego, não caia acidentalmente.
Ao prender uma placa a uma parede de gesso, dispositivos especiais são usados. Como manga de montagem, você pode pegar a chamada borboleta ou inseto - este é um passador com saliências laterais especiais. Ao aparafusar um parafuso auto-roscante ou um gancho na luva, essas saliências se separam e fornecem uma fixação confiável.
O que deve ser considerado?
Para fixar as placas decorativas na parede, deve seguir as regras de segurança. Os trabalhos realizados com ferramenta elétrica, assim como as manipulações realizadas com placas de materiais frágeis, requerem atenção redobrada. Ao fazer orifícios de montagem na parede para fixadores, é importante levar em consideração a localização interna da fiação elétrica, o que evitará danos e criará uma emergência.
Para obter informações sobre como fazer uma montagem do-it-yourself para uma placa decorativa, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.