Como fazer um prato de papel machê com as próprias mãos?

Contente
  1. Qual é essa técnica?
  2. Tecnologia de papel maché
  3. Master class para iniciantes
  4. Aula mestre passo a passo (método número 2)

Muitas pessoas adoram produtos de papel machê por sua simplicidade de fabricação. Dependendo do nível de habilidade, você pode fazer artesanato, partindo do nível mais simples, que pode ser feito com crianças, terminando com artesanato de alta complexidade, por exemplo, itens de interior, onde são necessárias habilidades mais sérias. Hoje vamos falar sobre como fazer uma placa usando esta técnica.

Qual é essa técnica?

A técnica do papel maché chegou à Rússia com a mão leve de Pedro I. Apesar do nome ser francês (que significa "papel rasgado"), o nascimento do papel maché ocorreu na China, durante a dinastia Han... Em seguida, as armaduras eram feitas de forma semelhante, eram leves, o que permitia aos lutadores se moverem livremente durante as batalhas, mas também bem protegidas de golpes fracos de uma espada e até mesmo de uma flecha.

Além disso, a técnica do papel maché se tornou popular em outros países e, no início do século 17, os franceses começaram a fazer bonecos, que ganharam imensa popularidade.

Tecnologia de papel maché

Existem três maneiras principais de fazer produtos.

  • Jornal ou lenço de papel quebra em pequenos pedaços e camada por camada é aplicada à base. Cada camada é revestida com cola PVA ou pasta caseira. Este método produz a superfície de produto mais lisa.
  • Papel mais espesso é embebido em água fria por um dia ou em água fervente até esfriar, depois é espremido até secar e triturado no liquidificador. Em seguida, a cola é adicionada e bem misturada até obter uma massa homogênea com a consistência de creme de leite líquido. A partir dessa massa, uma outra nave é formada. Deve-se notar que a superfície não ficará perfeitamente lisa com este método.
  • Este método é ideal para fazer móveis. Folhas de papelão grosso são coladas sob a prensa, como madeira compensada. É assim que as partes individuais são formadas. Além disso, a construção completa do assunto é montada.

Master class para iniciantes

Para fazer um prato com suas próprias mãos você vai precisar de:

  • jornal;
  • Cola PVA;
  • escovar;
  • placa de base;
  • agua;
  • tintas acrílicas;
  • verniz acrílico (liso ou craquelure).

É necessário rasgar os jornais em pequenos pedaços. Quanto menores forem, mais lisa será a superfície. Isso é especialmente importante quando a base tem um formato bizarro ou quando há saliências. Nesse caso, quanto menores forem os pedaços de jornal, mais precisa será a forma do produto.

Se o prato, tomado como base, for comum, então pedaços de papel de cerca de 5x5 centímetros serão suficientes.

Para que posteriormente seja possível retirar facilmente o prato com papel machê da base, a primeira camada de jornais deve ser embebida em água e aplicada na superfície. Escolha você mesmo que lado cobrir. Se for por dentro, então o produto vai ficar um pouco menos que o original, se for pelo contrário, então um pouco mais. Mas agora, depois da primeira camada de jornal, vale a pena passar a cola PVA com pincel e borrar bem.

Em seguida, você precisa aplicar uma segunda camada de jornais. E assim, borrando cada camada com cola, cole os pedaços de papel sobre os anteriores. Você precisa fazer pelo menos 10 dessas camadas. Idealmente, você precisa fazer 100 camadas, mas isso é muito longo e difícil, e nem sempre necessário. Lembre-se de que quanto mais camadas, mais resistente é o produto. E então tudo depende de como você usará seu ofício.

Se esta é uma placa decorativa para decoração de parede, então 10 camadas são suficientes. E se você quiser fazer um prato de frutas ou doces, não tenha preguiça de fazer 20 ou mais.

Após a secagem, o prato adquire a resistência da madeira e pode ser decorado.

A pintura comum com tintas acrílicas em um determinado estilo pode servir de decoração. Também pode ser pintada na técnica ponto a ponto ou volume adicional, que é feito através de um estêncil em pasta especial, e pintado com tintas acrílicas na parte superior. A etapa final da decoração deverá ser verniz acrílico, além disso, aplicado em várias camadas. Deve haver uma boa secagem entre cada um deles. O verniz pode ser usado não apenas comum, mas também craquelure, que imita uma superfície rachada.

Para fazer as rachaduras parecerem mais impressionantes, use uma camada inferior de tinta mais clara ou mais escura do que a cor principal, alguns tons. Leia as instruções antes de aplicar o verniz., uma vez que está escrito em detalhes como trabalhar com ele. Via de regra, o verniz é aplicado em uma direção, mas também existem tipos em que essa condição não é exigida. Se, durante a secagem, a superfície for aquecida, por exemplo, com um secador de cabelo, as fissuras acabarão por ser maiores.

Aula mestre passo a passo (método número 2)

Agora vamos ver como fazer um prato da segunda maneira. Vamos usar caixas de papelão para ovos como base. Materiais necessários:

  • células de papelão;
  • Cola PVA;
  • liquidificador;
  • placa de base;
  • tintas, pincéis para pintura.

Então vamos começar. Primeiro você precisa mergulhar os pacotes de papelão em água fervente. Rasgue em vários pedaços, coloque em uma tigela com água quente e deixe por 20 minutos, o mesmo pode ser feito em um jornal. Depois que a água esfriar, torça o papel e coloque em uma tigela. Moa com um liquidificador até o estágio desejado. Quanto menor, melhor e mais lisa será a superfície da futura placa.

O prato deve ser untado com óleo vegetal, creme, vaselina ou envolto em filme plástico. Isso é necessário para separar facilmente o produto da base. Em seguida, misture a polpa de papel com a cola, amasse como uma massa e depois aplique na base em uma camada uniforme, a espessura pode ser variada. Deixe secar e comece a decorar. Essa placa não será perfeitamente plana, a superfície ficará um pouco acidentada.

Você pode colorir o prato como quiser ou decorar de acordo com as recomendações da master class anterior.

    Se não houver cola PVA, você pode preparar uma pasta. É feito de farinha ou amido. Não se esqueça que a pasta de amido perde as propriedades adesivas após 3 horas, por isso é melhor cozinhá-la em pequenas quantidades. Mas a pasta de farinha pode ficar guardada na geladeira por vários dias, o principal é fechá-la bem com uma tampa.

    Receita de pasta de farinha

    Para um litro de água, você vai precisar de 4 colheres de sopa de farinha de trigo (antes peneire em uma peneira fina), misture. Em seguida, aqueça em banho-maria, despeje em um copo de água quente e mexa constantemente até engrossar. Após o resfriamento, a cola pode ser usada.

    Receita de pasta de amido

    Despeje uma colher de sopa de amido em meio copo de água fria. Em uma tigela separada, ferva 500 mililitros de água e despeje água de amido no líquido fervente, mexendo sempre. Então, em fogo baixo, traga a massa para a densidade desejada. Depois que a pasta esfriar, você pode começar a trabalhar.

    Para obter informações sobre como fazer uma placa de papel machê, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário