Design de parede com placas decorativas: as melhores ideias para o interior

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como fazer uma colagem corretamente?
  3. Combinação com estilo interior
  4. Formas de composição

A decoração das instalações é atualmente muito diversificada. E a decoração das paredes não é exceção. Na maioria das vezes, as pinturas são usadas para criar um interior aconchegante, mas há outra opção não menos interessante - decorar as paredes com pratos. Normalmente, essa decoração é usada na cozinha. Mas, de acordo com designers modernos, esta decoração pode ser colocada na sala de estar.

Para que as placas pareçam não apenas exclusivas, mas também orgânicas na parede, você precisa conhecer algumas das características de sua colocação.

Peculiaridades

A maioria das pessoas comuns acredita que decorar uma parede só pode ser feita com pratos decorativos ou colecionáveis, mas este não é o caso. É perfeitamente possível encaixar no interior moderno os pratos que servem para servir a comida, e que já se encontram em stock.

Além do mais, essa decoração é proposta para ser combinada tanto com o estilo clássico de decoração quanto com tipos de design mais modernos... Há também uma parcela de praticidade em decorar as paredes com placas - se desejado, elas podem ser facilmente removidas e substituídas por qualquer outro elemento decorativo.

Para pendurar pratos na parede de forma independente, você precisa saber:

  • regras para compor composições em forma, padrão e cor;
  • opções de colocação aceitáveis;
  • maneiras de pendurar esses elementos decorativos na parede.

Com a colocação correta dos pratos de painel na parede, a sala pode criar uma atmosfera de equilíbrio e plenitude da ideia.

Como fazer uma colagem corretamente?

Independentemente do tamanho, a ideia geral desempenha um papel importante na montagem de uma colagem de placas. Pode ser expresso em:

  • o mesmo formato dos pratos;
  • idêntico à figura;
  • um foco temático das imagens do painel;
  • da mesma cor.

As regras para combinar os tons da parede, interior e placas são variadas. Assim, em um fundo simples, você pode pendurar lindamente um painel de qualquer tamanho e cor. Para animar o ambiente da sala, são utilizadas placas de cores vivas com padrões variados. No interior do estilo clássico, algum rigor nas imagens, bem como o contraste de tons, serão adequados.

Se a superfície da parede for feita em tons ricos ou escuros, os pratos que a decoram devem ser claros. Isso fará com que eles se destaquem melhor. Além disso, a cor das placas dos painéis deve estar em harmonia com os móveis da sala, bem como com os demais elementos decorativos (guarnições, cortinas). Um ótimo exemplo seria a louça preta e branca, que fica melhor em um fundo branco ou preto. Se a parede for pintada em qualquer cor, os painéis com imagens em tons semelhantes podem complementá-la. Por exemplo, paredes azuis estão em harmonia com pratos brancos com pintura azul.

No caso de as paredes serem coladas com papel de parede com padrão, deve-se escolher placas que vão criar uma combinação harmoniosa tanto com o fundo do papel de parede quanto com seu padrão. A seleção de tal combinação nem sempre é uma tarefa fácil. Mas existem opções universais de cores para a composição. Inclui pratos brancos. Seu "destaque" pode ser uma forma incomum ou uma localização única na parede. Além disso, ao compor uma colagem, a combinação das placas entre si também é importante. E isso também tem características próprias.

Portanto, se os painéis forem decorados com desenhos de temas diferentes, as cores devem ser iguais. O mesmo se aplica ao tamanho de um determinado elemento de decoração. No entanto, na maioria das vezes as placas são combinadas precisamente de acordo com a carga semântica das imagens. Podem ser imagens de cidades e pontos de referência, e imagens da natureza, animais ou abstrações.

O mais exigido no design moderno são composições a partir de placas em forma de mosaico. Na prática, isso significa que apenas parte da imagem está presente em cada prato. Colocando corretamente as placas na parede, você pode obter uma imagem completa. Normalmente, essas cerâmicas são criadas por designers como Molly Hatch. O seu trabalho abrange diversos estilos e temas, o que permite enquadrar estas pinturas em qualquer interior.

Outro tipo popular de projeto de placa é pintá-las você mesmo. Esta opção de decoração tem várias vantagens ao mesmo tempo:

  • singularidade da imagem;
  • a melhor combinação possível do tema do desenho decorativo com a ideia de interior;
  • a capacidade de selecionar o esquema de cores necessário.

Essas obras são fáceis de fazer em casa. Isso requer apenas tintas acrílicas, estênceis, pincéis e vernizes.

Combinação com estilo interior

Uma das principais tarefas ao decorar paredes com pratos, como mencionado acima, é uma combinação harmoniosa de estilos de interiores e pratos. Na execução deste trabalho, a individualização do processo torna a sala única, mas mesmo assim, algumas regras de design devem ser levadas em consideração.

Clássicos é o primeiro estilo que gostaria de abordar com mais detalhes. Afinal, é ele quem é mais frequentemente utilizado na criação de interiores. Imagens tradicionais são adequadas para decoração clássica:

  • motivos florais;
  • gzhel;
  • Delft e porcelana chinesa;
  • ornamento com douramento.

Um shabby chic menos convencional assume uma paleta de cores serena, assim como motivos naturais na forma de flores, pássaros, borboletas. Uma cozinha moderna pode ser decorada com pratos coloridos. O tamanho dos pratos, bem como a sua forma e cor, podem ser completamente diferentes. Essa abordagem criará um destaque brilhante na sala, que é bem-vindo por designers modernos.

Outro estilo de interior comum é o étnico. Para que as decorações dos pratos caibam facilmente, deve-se dar preferência a pratos com pintura de estilo folclórico. Outra opção incomum são os utensílios de mesa feitos de tecidos e bandejas de cobre.

Uma sala de estar ou cozinha decorada em estilo country permite criar um ambiente aconchegante com produtos feitos de materiais naturais.como uma videira e uma tocha (tiras finas de madeira). Pratos e bandejas de vime ficam ótimos na parede, adicionando um toque natural ao ambiente. Pratos brancos de diferentes tamanhos, assim como pratos com motivos florais, vão se encaixar perfeitamente neste estilo.

Formas de composição

Algumas palavras devem ser ditas sobre as opções de disposição dos pratos em relação uns aos outros. As decorações de parede interiores modernas com placas podem ter o seguinte formato:

  • em uma sequência;
  • simétrico;
  • uniformemente em toda a parede;
  • aceno;
  • arco;
  • um padrão de certa forma;
  • de acordo com o tamanho (decrescente ou crescente);
  • em torno da porta;
  • de uma forma caótica.

Ao organizar as placas em uma ou mais fileiras, uma parede de destaque é criada. Os pratos podem ser servidos verticalmente e horizontalmente.

A colocação simétrica das placas é permitida com a mesma posição das demais coisas, bem como no caso em que se deseja enfatizar (destacar) um determinado objeto de decoração de parede. Você pode pendurar a parede inteira com pratos em uma sala grande.

Essa decoração ajuda a compensar o espaço, se a maior parte dos móveis estiverem reunidos em uma parte dele.

Ondas, padrões de uma determinada forma e tamanho de colocação ajudarão a decorar absolutamente qualquer parede. Mas, ao moldá-los, é melhor medir a distância entre os fixadores várias vezes para que a forma seja o mais precisa possível.Os pratos são pendurados ao redor da porta quando todo o espaço restante da parede já foi usado. A colocação arbitrária é mais frequentemente usada para decoração com pratos com um padrão feito por você.

Para que qualquer padrão seja localizado de forma precisa e clara, as primeiras marcações são feitas na parede usando modelos de papel e fita adesiva. Os próprios clipes podem ser adquiridos na loja, além de feitos à mão. Prateleiras abertas com pratos também ficarão bem na parede.

      Se você não quiser furar uma parede, pode usar Velcro Command ou Cabides para Pratos de Disco, ou simplesmente organizar os pratos em um gabinete de vidro. Em qualquer caso, os pratos podem ser o destaque em qualquer decoração de cozinha.

      Para ideias de interiores para design de paredes com placas decorativas, consulte o vídeo a seguir.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário