Placas decorativas: materiais, tamanhos e designs
Os pratos pintados em porcelana são uma nova tendência na área da decoração de interiores. Eles são colocados na sala, na cozinha e até no quarto. O principal é escolher o estilo certo, a forma das placas e o tipo de colocação.
Peculiaridades
Pratos de lembrança são cada vez mais usados como elementos de decoração de interiores... Isso não é mais considerado um sinal de algum burguês, "chique de aldeia", como antes. Agora, este design está no auge da popularidade, e muitos designers recorrem a ele para criar interiores únicos e atmosféricos.
Pratos decorativos são trazidos de viagens como uma lembrança em vez de ímãs entediados e são colocados em um local visível. Eles podem caber em quase qualquer interior - do clássico ao country. Tudo depende do esquema de cores dos pratos, do material de que são feitos, da sua forma e da imagem aplicada.
Também é importante levar em consideração fatores como o design da cor do próprio interior. Deve estar em harmonia com as cores das placas.
Na própria composição, as placas de parede também devem ser combinadas. Forma, cor, padrão, tema - eles devem estar unidos por pelo menos um desses sinais. Modelos pintados e não monocromáticos requerem uma abordagem particularmente rigorosa de posicionamento e layout. Uma composição interior deste tipo deve ter a mesma aparência, ser harmoniosa, cuidadosamente pensada em termos de combinar os detalhes entre si e com todos os outros elementos interiores. A colocação das placas dentro da composição também é importante.
Eles podem ser organizados da seguinte maneira.
- Em uma ou mais linhas.
- Crie uma composição simétrica.
- Cubra toda a parede livre com placas.
- Desenhe uma onda, um arco deles (ao decorar, por exemplo, uma abertura de janela ou um espelho de parede) ou algum tipo de padrão de fantasia.
- Acomodações possíveis de pequenas a grandes ou grande para pequeno quando baseado no tamanho do prato.
- Você pode se concentrar na porta, decorando-a com pratos... Na verdade, muitas vezes, ao decorar uma sala, esta área permanece "sem trabalho".
- No final, você pode colocar as placas em qualquer forma arbitrária, como a fantasia e o estilo do interior sugerem.
Para escolher a opção certa para a localização da loiça e ao mesmo tempo não estragar as paredes com buracos desnecessários ou vestígios de cola, deve proceder da seguinte forma. Colocando os pratos em uma folha de papel ou papelão, você precisa circulá-los e cortar os modelos resultantes. Faça um esboço da futura composição na parede e fixe os layouts usando uma fita adesiva especial para pintar. Assim, você pode escolher o arranjo ideal das placas sem ter que se esforçar para estragar a parede. Assim que for encontrada a melhor opção de colocação, os layouts são traçados a giz ou lápis, e os próprios pratos já são fixados de acordo com essas marcas.
Além disso, você precisa levar em consideração o plano de fundo no qual os elementos estarão localizados. Por exemplo, se a parede for pintada de uma cor escura, é melhor colocar detalhes brilhantes nela. Tons pastel requerem o mesmo esquema de cores nas placas.
Se os pratos forem colocados em papel de parede com um padrão, certifique-se de que o padrão nos pratos corresponda a ele.
Materiais e tamanhos
Placas de parede decorativas são feitas de materiais diferentes, mas os mais populares são porcelana, cerâmica e produtos de faiança. Existem também modelos de vime, mas nem todos os interiores podem suportar seu sabor étnico especial.
As placas de porcelana são consideradas mais caras do que todas as outras opções. Eles se distinguem pela leveza, brancura e transparência especial - na luz, eles parecem deixar os raios passarem por si mesmos. Esses produtos podem ser monocromáticos, com um padrão, ornamentação, ter uma grande variedade de formas e cores, mas em qualquer caso, placas de porcelana na parede vão dar ao interior uma certa status, chique discreto.
Talheres de cerâmica é mais barato do que a porcelana e geralmente oferece uma gama mais ampla de cores e formas. Mesmo o prato mais simples, sem decorações e desenhos, tem seu próprio charme indescritível. A cerâmica é, em certa medida, uma homenagem à tradição.
Mesmo que não seja tão fino e elegante como a mesma porcelana, ele tem sua própria dignidade inerente apenas: respeito pelo meio ambiente, cores especiais, uma ampla gama de formas, tamanhos e cores. Não é à toa que os pratos de barro são tão populares em nossa época.
A opção mais acessível são os pratos de barro. Graças à tecnologia moderna, as placas feitas deste material são de alta qualidade e muitas vezes não são inferiores à porcelana. São tão atraentes e estéticos quanto a porcelana, porém mais baratos, o que significa Os pratos de barro estão à disposição de mais adeptos deste tipo de decoração.
Um tipo separado de talheres são os produtos de vime.... Praticamente não têm função utilitária. Se uma placa de porcelana, cerâmica ou faiança, se necessário, puder ser usada para o fim a que se destina, então vime é apenas uma decoração, e um que não será adequado em todos os interiores.
É óbvio que os clássicos “não aceitam” este tipo de decoração, mas etno, country ou estilização para qualquer estilo exótico (Africano, Mourisco, etc.) vai lidar facilmente com tal decoração, e será apropriado.
Essas placas são eficazes por si mesmas devido ao método de fabricação, não precisam de "decoração" adicional, de modo que raramente têm qualquer padrão ou padrão aplicado a elas.
Ao escolher o tipo de placas decorativas, é preciso levar em consideração suas propriedades estéticas, bem como as características do interior em que serão colocadas, e o custo dos produtos. O último aspecto desempenha um papel importante para muitos. Uma vasta gama de vários modelos para qualquer carteira permite-lhe escolher a melhor opção sem comprometer as qualidades decorativas e estéticas dos pratos.
Opções de design
O design das placas pode ser muito diversificado, o que lhes permitirá caber em quase todos os interiores. Inscrições, ornamentos florais ou geométricos, retratos, paisagens e muitas outras opções de imagens agora são aplicadas às placas decorativas. Talvez seja isso que explica em parte a grande popularidade dos pratos de parede.
Se antes era moda trazer imãs de geladeira das viagens, agora os pratos decorativos tomaram seu lugar com firmeza. Pratos com vistas de cidades russas permitirão que você crie uma composição que lembra uma viagem pelo seu país natal. Uma ideia interessante: desenhe um mapa do mundo ou da Rússia em uma parede vazia e coloque as placas de acordo com a localização das cidades ou países de onde foram trazidas. Para isso, a parede deve ser grande o suficiente e os pratos compactos para não atrapalhar o desenho.
As placas podem representar diferentes países, suas paisagens características, panoramas de cidades, pontos turísticos, etc. Essa decoração pode se tornar um destaque brilhante em uma sala, atraindo a atenção à primeira vista. Pratos com pássaros volumosos, animais, alguns motivos vegetais são os mais procurados. É uma espécie de clássico, adaptado aos requisitos modernos.
Não é difícil colocar pratos com tais imagens no interior, o papel principal aqui é desempenhado pelas cores dos próprios pratos e pela paleta da sala onde está prevista a sua colocação.
Placas com inscrições são uma opção mais vanguardista e não convencional. As inscrições podem ser grandes ou pequenas, brilhantes ou a preto e branco, adicionalmente equipadas com algumas imagens, ou podem ser a única decoração da loiça. Letras pretas em um fundo branco parecem rígidas, lacônicas, contidas, e é isso que elas atraem. Pratos com essa decoração não chamarão a atenção, mas também não passarão despercebidos. Os amantes do discreto chique “simples mas de bom gosto” irão apreciar esta decoração.
Ornamentos brilhantes e intrincados no estilo árabe ficarão bem em um interior étnico repleto de sabor oriental. Um estilo simples e lacônico também "resistirá" facilmente a tal decoração - ele se tornará um sotaque espetacular que atrai os olhos.
E esta não é uma lista completa das imagens que podem ser aplicadas a placas de parede decorativas. Além de soluções prontas, muitas empresas oferecem um serviço como a aplicação de uma imagem de autor. Pode ser um retrato, uma paisagem favorita, uma fotografia ou um desenho abstrato - o que for. Esses itens de decoração exclusivos se tornarão um verdadeiro destaque do interior, seu centro, a partir do qual você precisará construir ao decorar um quarto.
Visão geral dos fabricantes
As placas decorativas são produzidas por muitas empresas, mas os mais populares são produtos dos seguintes países fabricantes:
- Alemanha;
- Checo;
- Itália;
- China;
- Índia.
Cada placa possui seus próprios ventiladores. Alguém gosta de pratos chineses, alguém prefere tcheco ou italiano. Não há diferenças especiais entre eles - os mesmos materiais, tecnologias semelhantes. A diferença são os enfeites que são aplicados nos pratos e o custo do produto acabado.
É difícil destacar qualquer fabricante; o próprio comprador decide quais produtos escolher com base em preferências pessoais e capacidades financeiras.
Como escolher?
Na escolha das placas de parede, o papel principal é desempenhado pelas preferências e gostos individuais do proprietário da sala, que se pretende decorar desta forma. O estilo do interior, o esquema de cores, o tamanho e a finalidade da divisão também devem ser levados em consideração para que a decoração pareça harmoniosa e adequada. Por exemplo, em um interior clássico decorado em cores claras e pastéis, pratos com os mesmos tons ficarão bem. Marfim, bege, branco, pulverulento e cores semelhantes se encaixam organicamente em tal interior.
Neste caso, é importante levar em consideração o desenho da parede onde os pratos serão colocados. Se for simplesmente pintado com tinta leve, você pode pendurar placas com segurança, preocupando-se apenas em traçar uma composição harmoniosa. Se o papel de parede for colado na parede, você precisa escolher os modelos de pratos que serão combinados entre si e com o padrão do papel de parede. Nos clássicos, não é necessário usar pratos lisos. Algum tipo de desenho pode muito bem ser aplicado a eles, por exemplo, um ornamento floral, uma paisagem, uma vista da cidade.
O principal é que todos os elementos individuais podem constituir um único todo - uma composição integral e harmoniosa e não "discutir" com outros detalhes da decoração.
Mas se, com uma escolha independente, você descobrir como esta ou aquela placa se encaixará no interior e escolher a melhor opção, então se ela foi recebida como um presente, alguns mal-entendidos são possíveis. Nem sempre um presente pode ser inscrito no interior criado, e encontrar um lugar digno para ele pode ser problemático.
Nesse caso, existem duas maneiras:
- retire a placa doada;
- torná-lo o centro de toda a composição do "prato".
Além disso, você pode começar a coletar uma coleção desses pratos "doados", organizá-los à vista de todos e, desta forma, criar um destaque brilhante e incomum no interior.Porém, neste caso, todos os outros elementos devem ser discretos, de forma a enfatizar apenas a beleza da coleção, e não desviar a atenção dela. Pratos de presente feitos à mão são reconhecidos por muitos como uma forma de arte separada.
Como qualquer outro tipo de confeccionado à mão, esses pratos caracterizam-se por um sabor especial, um charme único. Ele pode ser corretamente chamado de único. E são esses pratos que muitas vezes se tornam o centro de todo o interior, dando o tom para o resto da decoração. O esquema de cores, a decoração que acompanha, os tecidos e tudo mais são selecionados de forma a enfatizar a beleza dos talheres de designer.
Ao escolher essas placas, você precisa levar em consideração seu caráter, estilo e esquema de cores individuais.
Pratos colecionáveis também pertencem à categoria de itens de decoração exclusivos que exigem não apenas a moldura correta, mas também a atitude adequada. Eles são adequados para a decoração de um interior retro que recria uma época particular. Neste, como em qualquer outro caso, é necessário levar em consideração a paleta de cores e o "caráter" da placa e do próprio interior.
Prêmios, pratos personalizados, pratos, que retratam lugares ou momentos memoráveis, também são, em certa medida, colecionáveis. Mas eles representam não valor material, mas valor espiritual. Tal decoração tornará o interior do quarto mais soul, aconchegante, individual, irá enfatizar a personalidade do quarto, falar sobre quem mora nele.
Com toda a popularidade da decoração em “pratos” e uma vasta gama de opções, muitos ainda acreditam que é adequado apenas para a cozinha. Longe disso. As placas decorativas parecerão organicamente na sala de estar, no quarto e no corredor. O principal é escolher os pratos e o posicionamento corretos. Também é importante considerar a cor do fundo no qual as placas ficarão localizadas.
Portanto, se os pratos forem claros e atraentes, é melhor colocá-los em uma parede lisa e escura. Pratos em cores pastéis ficarão bem em um fundo claro, que deve ser ligeiramente mais claro do que os pratos. Se for colado papel de parede com algum tipo de ornamento na parede, as placas devem formar uma única composição com ele.
Use como decoração
Pratos como decoração - uma solução fora do padrão. No entanto, cada vez mais designers estão usando essa técnica ao decorar interiores. A localização dos pratos depende das preferências pessoais do proprietário da sala a ser decorada. Podem ser simplesmente pendurados na parede, cobrindo toda a superfície, podem ser colocados em um nicho, em prateleiras abertas, ou pode-se colocar um painel original deles.
Uma abertura de porta ou janela, projetada dessa forma, parece interessante. O espaço perto de portas e janelas raramente é usado como um "trampolim" para decoração e é uma tela em branco para todos os tipos de experimentos. No corredor ou na sala de estar, os pratos podem ser posicionados acima de uma cômoda ou console. Um espelho rodeado por placas decorativas ficará interessante e incomum.
No quarto, a cabeceira será o melhor local para colocar a louça. Isso permitirá que você dê ênfase à área de dormir e decore a parede, que muitas vezes fica vazia. A disposição de pratos em fila (um ou vários, com orientação horizontal ou vertical) é uma solução clássica que não perde a sua relevância. Esta técnica pode ser usada se você precisar organizar uma parede vazia na sala, fechá-la.
Neste caso, a superfície sobre a qual serão colocados os pratos deve ser pintada de uma só cor ou revestida com papel de parede de padrão discreto.
Como um destaque brilhante, você pode usar um painel de placas. Ao criá-lo, é melhor usar pratos que não se combinem apenas entre si, mas que permitam criar uma composição integral com uma ideia geral pronunciada e compreensível. Não é necessário seguir o princípio dos quebra-cabeças, quando uma imagem grande é feita de pequenos elementos que não carregam nenhum significado separadamente.Cada uma das placas em tal painel geralmente representa uma unidade decorativa independente, mas como parte da composição, elas revelam sua beleza ao máximo.
Outra técnica popular é colocar pratos aleatoriamente em uma parede vazia. Pratos de diferentes tamanhos, cores e formas ficarão bem aqui. Mas este método requer uma seleção particularmente cuidadosa dos pratos e seu lugar na composição. Na solução desse problema, o uso de maquetes ajudará - figuras recortadas em papelão ou papel, repetindo os contornos e tamanhos dos pratos. Esses modelos podem ser facilmente movidos, trocados para encontrar o melhor local e só então começar a anexar placas reais.
Existem muitos métodos de colocação de pratos decorativos, tudo depende da imaginação da pessoa e das características do interior. Paredes, nichos, prateleiras abertas; caos ou brevidade estrita - não importa.
O principal é que a composição criada é harmoniosamente combinada com outros acabamentos e enfatiza a beleza individual do interior.
Para obter informações sobre como fazer uma suspensão simples e confiável para uma placa decorativa, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.