Variedades e usos de filmes de vidro
Anteriormente, os vitrais eram considerados um atributo de luxo. E realmente era uma visão requintada e sofisticada. Com o tempo, os vitrais foram simplesmente imitados com pintura e, ainda assim, tal projeto não era barato. Hoje, revestimentos de filme especiais para vidro vêm em socorro, criando efeitos visuais interessantes. E não apenas na forma de um vitral. Vamos examinar mais de perto as variedades e o uso de filme para vidro.
Peculiaridades
O filme para vidro, que passou a ser chamado de vitral, é feito de vinil ou poliéster, além de materiais relacionados. Esses materiais consistem em várias camadas: a primeira decorativa, a segunda de papel. E a base autoadesiva do filme ajuda a grudar no vidro sem problemas, sem usar uma composição adesiva e ferramentas adicionais.
Podemos afirmar com segurança que os materiais à base de poliéster são os mais exigidos. Eles são altamente duráveis e essa qualidade ajuda a evitar rasgos acidentais. E a tinta com que o material é revestido tem excelentes características. Além disso, os especialistas afirmam que é um produto ambientalmente neutro.
Mas o revestimento de PVC para vidro não é mais tão bom. Não é tão transparente, portanto a distorção óptica não é excluída. E é mais difícil colar no vidro do que no filme de poliéster, o que está associado à elasticidade do material. Finalmente, este filme contém um componente de cloreto de vinila e seus parâmetros ambientais são alarmantes.
O custo do filme de vidro colorido não deve ser muito alto. Mas ainda depende da qualidade do produto, bem como se esse filme é nacional ou importado. Em geral, o produto não deve ser caro, uma vez que uma camada de quaisquer características a priori não promete um funcionamento a longo prazo. Aliás, até o posicionamento do produto pode afetar o preço. Muitas vezes, o filme decorativo para vidro é denominado arquitetônico, o que soa mais pesado e o produto se torna mais atraente aos olhos do comprador.
As seguintes opções para telas de filmes decorativos são possíveis:
- material atérmico - ou seja, fornece proteção contra os raios solares;
- camada de vitral - cria ornamentos em superfícies de vidro;
- camada protetora - não só decora, mas também cria proteção contra rachaduras e danos mecânicos;
- um filme em que a camada adesiva tem uma impressão;
- o revestimento estático, vendido em rolos de 90 cm de largura, sem base adesiva, é fixado à superfície com adesão estática.
Importante! Você pode colar a camada não só no vidro, mas também em ladrilhos de cerâmica, espelhos, portas, material de madeira, plástico e também no vidro temperado no chuveiro.
Visão geral da espécie
Os filmes autoadesivos estão disponíveis em formas transparentes e opacas. No primeiro caso, é possível imitar a superfície ondulada do vidro fosco, com um padrão ligeiramente perceptível. Esse padrão geralmente se assemelha ao gelo. Filmes opacos são largos em sua solução colorística - revestimentos de filme com um padrão de vitral são freqüentemente usados, muito semelhantes aos vitrais naturais. Eles ainda têm espaçadores de chumbo.
UMA também existem produtos tridimensionais e texturizados... Eles têm uma textura finamente trabalhada, desenho ou ornamento de alta qualidade. É verdade que um produto tridimensional geralmente é feito sob encomenda, e o filme texturizado geralmente tem uma tonalidade, sua superfície não é lisa.
Tonificação
O sol a espreitar pela janela é uma imagem bem-vinda para quem vive no lado sombreado. Mas para aqueles para quem o sol brilha de forma muito obsessiva, essa atividade pode se tornar um problema real. E os filmes coloridos podem ajudar. Eles reduzem o brilho do fluxo de luz solar: isso é especialmente verdadeiro no verão. Os especialistas garantem que a quantidade de raios ultravioleta perigosos, graças a essa barreira de filme, é literalmente reduzida em 90%.
E também, além de o sol bater diretamente nos olhos, tonificar também evita a sensação de entupimento. O vidro colorido traz frescura e frescura com ele. Em suma, hoje em dia os serviços de vidro colorido com filme especial são muito procurados. E há muitos tons de material, há uma opção ideal para cada janela. Muitos proprietários preferem esse tipo de filme, cuja aparência é muito natural. Pode-se adivinhar que o vidro é tingido apenas ao se olhar para ele de um determinado ângulo.
Protetora
A necessidade de usar filmes de proteção surge onde existe uma demanda para aumentar a resistência do vidro de janela ao estresse mecânico. Graças a essa instalação adesiva no vidro, uma proteção séria pode ser alcançada. Esses filmes também são transparentes e coloridos. As variedades transparentes não excedem 300 mícrons de espessura e as coloridas - 115 mícrons. A espessura afeta o tipo de estresse mecânico que a camada de filme pode suportar. Mas o principal é que esse produto evita que o vidro se espalhe, protegendo uma pessoa de fragmentos espalhados.
Filmes blindados especiais também são produzidos (ou como são chamados - filmes de segurança). Eles podem proteger o vidro de um dispositivo explosivo atirado nele ou até mesmo de uma garrafa de coquetel molotov. Os vidros blindados têm suas próprias características técnicas que correspondem a GOST 300826-2001. O vidro da janela, graças à película protetora, torna-se à prova de explosão, resistente ao fogo e resistente a impactos. E, é claro, propriedades como resistência à quebra e à penetração ilegal também se aplicam ao filme blindado.
Importante! Mas também há desvantagens no filme protetor. O custo desse produto é superior ao de outros tipos de revestimentos de filme. A camada protetora irá desbotar rapidamente e precisará ser substituída.
Isolante térmico
O filme economizador de calor economiza até 30% do consumo de energia no apartamento. Uma camada microscópica de metal aplicada à superfície do filme de economia de energia forma uma camada especial. Esta camada não se torna uma barreira à passagem da luz solar no espectro visível. Mas muda a transparência do revestimento (atos de refração) para o segmento de UV e IR da atividade solar.
O olho humano não consegue ver os raios infravermelhos. Mas são eles os responsáveis pela transferência de calor, e o filme, refratando esses mesmos raios, os reflete dentro do apartamento. Portanto, é considerada uma capa de aquecimento. Portanto, também é chamado de "terceiro copo". Os fabricantes que produzem esse filme aconselham colá-lo nas janelas para mantê-lo aquecido exclusivamente nos meses frios do ano. Os vendedores de filmes dizem que os raios de sol não transportam calor no inverno e que os raios infravermelhos serão refratados corretamente, deixando o ambiente aquecido.
Importante! Filmes que economizam energia são filmes retráteis - eles esticam quando são aquecidos uniformemente com o ar quente. Há também aquelas que ficam coladas à janela com a boa e velha água com sabão.
Seria injusto não mencionar os aspectos negativos do filme de isolamento térmico. A principal desvantagem do produto é a reflexão quase completa dos raios ultravioleta. E as plantas de interior podem sofrer seriamente com isso. Os proprietários, preocupados com esse risco, costumam comprar fitolampos, que nas varandas e peitoris das janelas dão às plantas a luz necessária. Mas essa não é uma lógica totalmente correta: um fitolampo, para atender às necessidades das plantas, deve funcionar por muitas horas seguidas.E isso é uma discrepância para economizar energia, para o qual, na verdade, eles compram um filme economizador de calor.
A segunda desvantagem é que o filme se torna ineficaz na primavera e no outono. Quando o aquecimento da habitação ainda não foi fornecido ou já foi desligado, a película não permite a entrada do calor do sol. E no apartamento, na varanda, será úmido e desconfortável. E o filme que economiza energia também reflete as ondas de rádio, então pode haver interrupções na comunicação do celular na casa onde o filme está colado. Em suma, para adquirir ou não um produto tão inovador e aparentemente racional, ainda é preciso pensar.
Decorativo
A tarefa desses filmes é dar ao vidro uma aparência original. Eles servem para decorar a sala, enfatizando os acentos de design. A gama de tais produtos é enorme. Este tipo de filme sugere as seguintes opções:
- colorido transparente;
- transparente com tingimento com óxidos de metal (são filmes com superfície espelhada);
- translúcido (isto é, fosco);
- opaco;
- vitrais (com um certo padrão, impressão, ornamento).
Para autoadesivos, os filmes para vitrais continuam sendo a melhor opção. Eles são ricos em possibilidades para decorar janelas e outros vidros. A imitação de vitrais naturais pode ser tão bem-sucedida que apenas um especialista pode adivinhar a verdadeira solução para a questão decorativa.
As seguintes características falam a favor de tal filme:
- é fácil de instalar, pois a base de cola não exige pensar em como fixar o revestimento;
- é apresentado em uma ampla gama de cores - você pode escolher uma opção de cor, você pode - monocromático (preto e branco, cinza);
- é um produto versátil que pode embelezar mais do que apenas superfícies de vidro;
- o filme vai aumentar a resistência do vidro, e em uma família com filhos pequenos, por exemplo, isso é importante.
Você pode até comprar um filme que imite o jato de areia do vidro e terá uma aparência natural. Você pode encontrar filmes com visibilidade unilateral. Muitas vezes, você pode transformar móveis antigos soviéticos não apenas repintando-os, mas também decorando as inserções de vidro com filme decorativo. Na saída - uma composição de mobiliário fundamentalmente diferente.
Áreas de uso
O uso de decoração de filme tornou-se mais amplo do que se pretendia originalmente. Se fosse apenas uma cobertura de vidro, agora os móveis de madeira são revestidos com papel alumínio (embora haja um produto para isso), caixas de presente, diversos utensílios domésticos e decoração. Vamos considerar as principais áreas de aplicação.
- Filme para janelas com vidros duplos. Pode ser tingimento, proteção, isolamento térmico (como mencionado acima). Em uma casa de campo, esse filme pode simplesmente decorar os vidros das janelas da varanda para se proteger de olhares indiscretos e simplesmente "enfeitar" a casa.
- Revestimento para divisórias de vidro. Se a sala tiver tal divisão (como regra, é funcional - ela divide o espaço), o vidro comum pode parecer enfadonho. E decorado com um filme, assume um aspecto fundamentalmente diferente.
- Cobertura para vidro da porta. Simula vidro jateado ou uma inserção de vitral. Desta forma, a questão da consonância interior pode ser resolvida. Por exemplo, a sala tem elementos Art Déco, e o vidro da porta é monocromático, enfadonho, não apoiando o estilo. E o filme colado resolve esse problema de design com rapidez e facilidade.
- Filme para guarda-roupas. Além disso, nem sempre estamos falando de inserções de vidro no gabinete. Nos serviços especiais de hoje, você pode traçar um plano, um desenho do projeto da fachada. E então, de acordo com esse plano, corte o filme e aplique na ordem certa na superfície. Acontece que uma porta de guarda-roupa com um enfeite elegante. E o fato de que este ornamento não é feito de fábrica, mas é feito com a ajuda de um adesivo comum, é difícil para uma pessoa desconhecida adivinhar.
Você também pode se lembrar de mesas de cozinha de vidro, que às vezes você só quer transformar visualmente. O vidro para uma mesa de trabalho, sob o qual normalmente é armazenado um arsenal de papel diferente - "lembretes", horários, fotos, amostras, também pode ser decorado com filme transparente com um belo efeito. E o enchimento do vidro de papel é visível, e a técnica decorativa foi um sucesso.
Como colar?
Parece fácil e rápido seguir o filme, mas essas são conclusões errôneas. Na verdade, não é particularmente difícil e acessível a todos.
Para o trabalho, o seguinte pode ser útil:
- roleta;
- régua de aço;
- raspador de vidro (aquário serve);
- espátulas de borracha em tamanhos diferentes
- faca de estêncil com lâminas substituíveis, faca simulada;
- atomizador com formação de uma fina nuvem de água;
- camurça artificial (lustra bem o vidro);
- solução de sabão;
- medigle fino (se você precisar furar a bolha formada).
Você nem sempre precisa de um conjunto completo deles, mas, em média, a preparação de ferramentas e ferramentas se parece com isso. A regra básica é que apenas vidros inteiros podem ser decorados. Em segundo lugar, o vidro deve ser limpo de sujeira e poeira. Detergente para a roupa, limpador de vidros ou solução de sabão clássico bastam. E se você enxaguar o vidro após a limpeza com água com adição de amônia, ele brilhará lindamente.
Considere as seguintes etapas para colar o filme:
- medir o vidro, cortando fragmentos de acordo com essas medidas;
- primeiro, o filme é retirado do substrato, pegando este com a unha; após retirar o forro, umedeça o filme com água e sabão na lateral de aplicação do adesivo;
- com o lado úmido, o material é aplicado na superfície do vidro; solução de sabão é necessária para evitar que o filme se desloque, não é necessária uma pressão forte, a água lida com a fixação;
- a parte externa deve ser borrifada com um borrifador;
- o filme é alisado com movimentos horizontais em ambas as direções; 10 cm de cada lado devem permanecer não alisados, o que ajuda a expulsar a água com sabão de sob o revestimento, alivia a formação de bolhas;
- com uma faca de breadboard, o excesso de material é cortado nas bordas do vidro, uma espátula é usada novamente;
- o vidro é enxugado com um pano macio; você pode usar uma toalha de papel.
Em uma noite, você pode transformar completamente uma janela, porta de vidro ou divisória. Mudanças rápidas (e orçamentárias também) são agradáveis à vista, criam um novo clima para a casa e resolvem vários problemas de design.
Veja o vídeo para colar filme de espelho nas janelas.
O comentário foi enviado com sucesso.