Tipos e cultivo de arbustos ornamentais com flor
Belos arbustos cobertos de flores ... Só de pensar neles fará as delícias de qualquer jardineiro. No entanto, para atingir o resultado ideal no cultivo de arbustos ornamentais, é necessário estudar cuidadosamente uma série de sutilezas e nuances.
Peculiaridades
Uma parte considerável dos veranistas e agricultores, junto com a fruticultura, tenta plantar plantas ornamentais em suas terras. Mas requisitos muito estritos são impostos a eles. Na maioria das vezes, as mudas têm um sistema de raiz fechado dentro do recipiente. Essa decisão é boa porque o desembarque pode ser feito em qualquer época do ano. Essas plantas podem chamar a atenção das pessoas e diversificar significativamente a paisagem do local.
Existem muitas variedades de arbustos com flores ornamentais. Pode ser muito difícil escolher os melhores para você. No entanto, a própria seleção de tais culturas acaba sendo fascinante. O arbusto é mais alto que a grama e mais perceptível do que ela. No entanto, não é tão alto quanto uma árvore e pode ser compacto.
Visualizações
Entre os arbustos com flores ornamentais, ocupa posições muito boas rosa enrugada... Seus arbustos globulares podem atingir até 2 m de altura. Os rebentos grossos cobertos de espinhos são característicos. Esta planta pode ser cultivada em praticamente todo o território da Federação Russa. A cultura sobrevive bem ao frio e não é afetada pelas más influências da seca.
Mas ainda devemos lembrar que esta planta também precisa de cuidados completos. Com a abordagem certa, ele dará um resultado brilhante.
O desabrochar de uma rosa enrugada pode durar todo o verão. O aparecimento da folhagem ocorre cedo. Vai durar até o final do outono.
Por falar em outros nomes de arbustos ornamentais, convém lembrar e Spirea japonesa... Esta cultura é bem conhecida dos produtores de flores nacionais. Comparado com outros tipos de spirea, o tipo japonês se destaca por sua beleza e graça. Em algumas descrições, é denominado meadowsweet. A planta sobrevive bem ao inverno e se reproduz sem problemas.
Também:
- spirea pode viver mesmo em solos bastante difíceis;
- ela não precisa de cuidados específicos;
- a planta forma uma bela folhagem no início da primavera e permanece atraente até o final do outono.
O florescimento da spirea japonesa começará no quarto ano de vida.... Sim, suas flores não podem se orgulhar de ser grande, mas cobrem o arbusto completamente. A cor pode ser muito variada.
Existem espécimes com delicadas cores rosa e vermelho escuro. A cultura não é muito alta; sujeito a cortes de cabelo regulares, aparece um arbusto fofo atraente.
Se você não se concentrar inteiramente em plantas de baixo crescimento, você pode escolher lilás. Ela é plantada de boa vontade tanto em dachas comuns quanto em parques. Uma característica atraente da visualização é:
- excelente "aparência";
- floração longa;
- aroma atraente.
Lilás que não são podados podem rivalizar com muitas árvores em altura. Mas na maioria das vezes ainda realizam podas, pois isso permite deixar os arbustos mais luxuriantes e potencializar a floração. A planta forma flores nas cores branca, roxa ou azul. Junto com o lilás comum (a principal variedade usada agora), os tipos selvagens também podem ser cultivados para fins decorativos.
É bastante popular e camélia. É apreciado por sua folhagem brilhante. O período de floração é longo.A camélia é considerada uma planta ornamental versátil adequada para todas as áreas com invernos moderadamente rigorosos. Ainda assim, o jasmim é muito mais popular do que a camélia.
O principal motivo é a grande variedade de variedades. É fácil escolher o tipo mais adequado entre eles, levando em consideração a altura, o tamanho dos botões e a tonalidade da folhagem. Apenas variedades de seleção doméstica devem ser cultivadas. Desenvolvimentos estrangeiros podem não ser suficientemente adaptados até mesmo às condições das regiões do sul da Federação Russa.
Uma parte considerável dos jardineiros está interessada, porém, antes de mais nada culturas que amam a sombra... Afinal, são essas plantas que permitem decorar até mesmo lugares mais difíceis. Ela cresce na sombra, enquanto floresce de forma bastante eficaz euonymus. Sua coroa perfurada e texturas de aspecto extraordinário, assim como a atratividade externa da fruta, irão deliciar a maioria das pessoas. A espécie anã de euonymus se sente melhor na sombra densa.
O viburno também merece atenção. Até recentemente, era considerado algo desatualizado e francamente primitivo. No entanto, os tempos estão mudando e agora esse arbusto está superestimado, abrindo nele novas facetas de talento decorativo. O viburno comum pode se desenvolver com sucesso mesmo onde a sombra densa de uma árvore alta cai. Todas as espécies desta planta precisam de uma quantidade significativa de água. Portanto, eles terão que ser abandonados de serem plantados em uma área bastante seca.
Mas a variedade canadense de viburnum é valorizada por sua resistência ao frio extremo e pela "confiabilidade" geral dessa planta.
Definitivamente, vale a pena prestar atenção e snowberry... Esta planta é bastante despretensiosa e, além disso, não adoece muito, mesmo em condições bastante difíceis. O snowberry será uma verdadeira decoração tanto no outono como no inverno. Para que se desenvolva corretamente, é necessário um solo calcário.
É apropriado iniciar uma conversa sobre culturas decorativas perenes com forsythia. Raramente é mencionado nas listas de culturas decorativas, mas completamente em vão. Em termos de parâmetros, esta planta não é inferior ao lilás. Mas é importante entender que algumas forsítias não são resistentes o suficiente para o inverno.
Quando o tempo frio chega, eles devem ser cobertos.
Henomeles (também conhecido como marmelo japonês) também é uma das culturas de longa floração... A frutificação começa no final do verão. O arbusto é relativamente baixo (0,5-0,8 m).
Quando se trata de beleza, há pouco para encontrar igual ao rododendro. Flores de excepcional graça aparecem nesta planta com bom tempo já nos últimos dias de abril ou no início de maio. O tamanho dos arbustos é de 0,5-1,5 m, mas vale a pena considerar que certas variedades desta planta precisam de abrigo.
Scumpia, também conhecida como árvore de perucas, pode se orgulhar de uma beleza extraordinária. Todos que passarem por ali ficarão maravilhados com a aparência atraente da planta. Sua altura é de 1,5-3 m.
Deve-se ter em mente que o skumpia precisa urgentemente de abrigo de inverno.
As glicínias (também conhecidas como glicínias) podem florescer no final da primavera... Com uma combinação bem-sucedida de circunstâncias, é possível preservar pincéis raros até o final do verão. Pintar esses pincéis em roxo ficará bonito. É importante entender que, com toda a elegância da cultura, pode ser chamada de liana trepadeira em vez de arbusto comum.
As glicínias amantes do calor florescem muito bem nas regiões do sul da Rússia. Mas nas regiões do norte, é improvável que dê um resultado positivo. Ela certamente precisa, mesmo nas regiões mais quentes de nosso país, de um abrigo de inverno de alta qualidade. A peônia arbórea difere da forma herbácea na floração anterior. Vai começar cerca de 12-14 dias antes.
Os arbustos ornamentais que amam o sol são bons porque podem florescer de uma forma excepcionalmente luxuriante. Dentre eles, destaca-se o já citado anteriormente. snowberry... Uma escolha igualmente atraente pode ser forma decorativa de uma macieira. Na primavera, você vai se deliciar com flores, e no outono você pode desfrutar de frutas deliciosas.
Vale a pena considerar o plantio Karagan (também conhecida como acácia amarela). Esta planta, quando floresce, é coberta por graciosas flores amarelas que lembram mariposas. Na metade do verão, os frutos se formam no mato. As necessidades de terra de Caragana são relativamente baixas. A excelente tolerância à seca também pode ser uma escolha interessante. ligustro. É recomendado na preparação de sebes decorativas.
Uma planta como Weigela, os botânicos o classificam como um grupo de madressilvas. O gênero recebeu o nome do nome do descobridor - um botânico e farmacologista alemão. Em sua forma selvagem, estabeleceu-se no leste e sudeste da Ásia, no Extremo Oriente e na ilha de Java. No total, o gênero inclui 15 arbustos decíduos. Mas apenas 7 deles são decorativos o suficiente para merecer jardinagem.
Weigela precisa de muita umidade. Ela pode viver na sombra, mas ainda assim não é a melhor opção. A planta forma cápsulas com duas válvulas contendo sementes. As flores são solitárias ou agrupadas em inflorescências soltas. O comprimento da flor pode chegar a 0,05 m.
Como escolher?
Se você precisa escolher plantas que florescem durante todo o verão, então você definitivamente deveria dar uma olhada mais de perto nos dias da semana. Essa cultura se parece com um lilás e pode atingir até 3 m de altura. É caracterizado por:
- cor de rosa;
- roxa;
- cores brancas.
Para jardim raiz de sangue dificilmente adequado, porque suas muitas flores não são muito grandes, e a folhagem dificilmente pode se orgulhar de sua beleza. Mas em bordas misturadas e meios-fios de arbustos, esta planta é simplesmente insubstituível. Mesmo no outono, os arbustos Potentilla florescem por muito tempo.
Com os devidos cuidados, você pode contar com flores para durar até a primeira geada. As propriedades positivas de Potentilla também podem ser consideradas um requisito mínimo para o solo e a capacidade de viver em uma sombra parcial fraca.
Os amantes de safras aromáticas devem pensar em cultivar no jardim. calicante... Flores semelhantes a nenúfares também serão suas vantagens. É importante lembrar que esta planta floresce apenas nos meses de junho e julho. Na primavera, o arbusto terá de ser cortado.
As formas arbustivas de rosas também podem ser plantadas com segurança. Você só precisa escolher a variedade certa (nem todas as variedades florescem novamente no outono). Se você precisar adicionar tons de azul ao jardim, o karyopteris ajudará. Sua coroa arredondada ficará ótima no meio-fio do primeiro plano. Os cariópteros são plantados apenas em grupos e florescerão quase até o final do outono (em setembro e outubro).
Para crescer em qualquer solo normal, exceto argila, adequado esteva. Esta cultura floresce durante todo o verão. Além disso, floresce de forma original: flores individuais não vivem mais do que um dia, mas substituem-se continuamente. Atenção: plantar a esteva em local frio ou mal iluminado não deve ser. Também não é necessário esperar flores de outono.
Para dar, você pode usar vários arbustos perenes... Mas aqui é importante entender suas características. Assim, dificilmente se pode plantar azevinho ao longo de um caminho ou noutro local frequentemente visitado (visto que a planta está coberta de espinhos). Teixo adequado para a formação de sebes em zonas de clima ameno. Esta espécie sobrevive a condições precárias de desenvolvimento melhor do que a maioria das outras coníferas.
No entanto, você não pode plantar teixo onde a água ficará estagnada na raiz. Também deve ser lembrado que qualquer folha de teixo e todas as suas sementes são tóxicas.
O buxo também é usado em sebes. É apreciada pela sua adaptabilidade a cortes e sombreamentos frequentes, pela sua resistência aos ventos. Além disso, o buxo não precisa ser podado anualmente.
Entre a relva e as copas das árvores altas, pode-se organizar uma transição com a ajuda de arbustos resistentes à sombra. Para esta função, o mesmo buxo. O cotoneaster não deve ser subestimado, que, junto com excelentes qualidades decorativas, também renderá deliciosos frutos. Se o objetivo é cultivar uma safra relativamente resistente ao inverno, a urze serve.
Ele vai deliciar os proprietários com sua floração na maior parte do verão.
O espinheiro vermelho-sangue é adequado onde o solo é muito difícil... Não importa se está seco ou pantanoso, a área é bem iluminada ou uma sombra densa cai sobre ela - a planta sobreviverá totalmente. Junto com o uso de arbustos de espinheiro-alvar individuais, se formam a partir deles. Mas não é recomendado plantar um rebento prateado - suas flores não são muito graciosas.
Além de se familiarizar com a descrição geral das espécies, é útil aprender as sutilezas sobre variedades específicas. O que o jardim precisa ser decorado também significa muito. Se for sustentado em um estilo romântico, é recomendável plantar arbustos extensos com uma copa exuberante. Em uma horta normal, aquelas plantações que são facilmente cortadas sem consequências são mais apreciadas.
No estilo do minimalismo radical, arbustos facilmente formados também são úteis. Mas, independentemente do conceito específico, é necessário criar grupos de plantas bem coordenados e combinados.
As visualizações altas são usadas para formar os limites do site. Plantas baixas a médias são recomendadas para zoneamento interno. Arbustos luxuriantes e com flores abundantes são adequados para realçar visualmente uma parte específica, para focar a atenção nela. Esta técnica pode ser aplicada com segurança mesmo em um espaço confinado - o principal é que ela seja usada com habilidade.
Existem muitos exemplos em que uma ênfase visual competente com arbustos no jardim pode alcançar um resultado brilhante.
Um tópico separado é a seleção de arbustos ornamentais com flores para a Sibéria. Devido ao clima mais severo, as plantas "comuns" não funcionarão lá ou não funcionarão em todos os lugares. Então, você terá que abandonar:
- magonia;
- chaenomeles;
- weigels;
- todos os tipos de barberries, exceto decíduas;
- Potentilla.
Thuja e zimbros não são adequados para plantações de outono. Mas a spirea ou hortênsia japonesa sobreviverá a eles com bastante calma. As espécies obviamente persistentes se comportarão da mesma maneira. Claro, você deve levar em conta as nuances do solo no local, o nível de iluminação e a umidade. E a última nuance é a compatibilidade de certos tipos entre si.
Dicas de cuidados
A maioria dos arbustos floridos cultivados em nosso país são resistentes. Você pode se envolver em sua criação e reprodução mesmo com uma aguda falta de tempo. Mas ainda assim, vale a pena prestar mais atenção às plantas - e então elas irão justificar plenamente, até mesmo superar as expectativas. A irrigação é desnecessária para a maioria dos arbustos ornamentais com flores. A exceção à regra são os dias secos.
Além disso, é altamente recomendável regar as plantas plantadas ou transplantadas. Isso torna mais fácil para eles criarem raízes. É imperativo regar tudo o que é plantado em recipientes ou outros recipientes. Outra regra: a rega é necessária para arbustos que competem por água natural com árvores próximas. Caso contrário, podem surgir problemas.
Somente mangueiras de boa qualidade devem ser usadas para regar plantas em jardins. É mais correto regar sem ele do que usar uma manga ruim.
A água deve ser despejada mais perto do sistema radicular, não com um fluxo muito forte. Caso contrário, o líquido se infiltrará rapidamente nas profundezas, e apenas migalhas lamentáveis chegarão aos arbustos.
A cobertura morta da terra também desempenha um papel importante. Composto ou casca são usados para isso. A alimentação sistemática é obrigatória, mesmo quando o solo está inicialmente saturado de nutrientes. As plantas precisam de nitrogênio, potássio e fósforo de qualquer maneira. O número ótimo deles e os métodos de aplicação são selecionados individualmente, dependendo das espécies e variedades, da situação no local.
Um controle de ervas daninhas bem definido também desempenha um papel importante. A cobertura morta da terra é apenas uma medida auxiliar, mas muito importante. Também é necessário selecionar cuidadosamente o terreno para o plantio e remover as ervas daninhas antes do plantio. Periodicamente, você terá que cavar o solo, tentando apenas não quebrar as raízes.Quando as coroas se fundem, simplesmente não haverá áreas livres para ervas daninhas.
Belos exemplos
Um exemplo expressivo de um arbusto ornamental em floração é mostrado na foto. As flores criadas em diferentes alturas parecem muito originais. Mas as principais vantagens dessa composição estão associadas às raízes das culturas que nela fazem parte.
E aqui o efeito de decoração é utilizado com a ajuda de um grosso tapete rosa. Com sua ajuda, é possível transformar uma cerca de madeira cinza indefinível e adicionar graça a ela.
Um arranjo de arbustos floridos pode parecer extremamente original. Aqui está um tapete exuberante e atarracado de flores brancas. À esquerda está apenas uma massa verde e, no meio, uma pedra cinza neutra. Este caminho sinuoso serve como um bom divisor visual.
Veja abaixo o cuidado e cultivo de arbustos decorativos.
O comentário foi enviado com sucesso.