Tudo sobre o olmo áspero

Contente
  1. Descrição
  2. Espécies e variedades populares
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicativo

Um olmo áspero pode ser uma decoração de qualquer área de jardim. Uma cultura despretensiosa requer cuidados especiais apenas nos primeiros anos após o plantio, para então poder se desenvolver praticamente "autopropulsada", mesmo sem precisar de isolamento para o inverno.

Descrição

O olmo áspero, frequentemente referido como olmo da montanha, pertence à família do olmo. A árvore cresce em vários países europeus, na Crimeia, no Cáucaso e na Ásia Menor. A forma de vida da planta é caracterizada por uma altura de até 30 metros, além de uma copa densa, cujo diâmetro às vezes é em média de 2 metros. A folha tem forma elíptica ou ovóide e seu comprimento não ultrapassa os limites de 8-15 centímetros.

A floração do olmo começa em março ou abril, e a frutificação começa no final da primavera ou início do verão. As flores femininas nos pedicelos curtos formam pequenos cachos. As anteras masculinas têm uma tonalidade roxa. O diâmetro do fruto - um peixe-leão arredondado - não ultrapassa 2,5 centímetros.

Inicialmente púbere, com o tempo torna-se nu.

Espécies e variedades populares

Os botânicos distinguem três variedades principais de olmo áspero.

"Pendula"

Pendula elm é cultivado em várias regiões da Europa e nos Estados Unidos. A árvore chega a quase 40 metros de altura. A casca castanha apresenta fendas profundas e cascas ao longo de todo o comprimento do tronco. As placas de folhas grandes têm uma bela tonalidade verde escura. Os pequenos botões abrem no final da primavera. A copa de topo achatado consiste em ramos que crescem quase horizontalmente.

"Camperdouni"

O olmo-bravo, variedade "Camperdouni", é uma planta ornamental cujo tamanho não ultrapassa os 5 metros. A coroa chorosa forma uma espécie de guarda-chuva. Seus ramos parecem retos para baixo, mas permanecem ligeiramente separados. Grandes placas foliares de cor verde escura atingem quase 15-20 centímetros de comprimento. As flores em miniatura têm um tom lilás. O florescimento da cultura ocorre antes mesmo do aparecimento das folhas.

"Chorando"

A altura do áspero olmo "chorão" não excede 5 metros. Ramos alongados pendentes são cobertos por placas ovóides largas. A bela cor verde muda para verde acastanhado com o tempo. Os frutos verde-amarelos se formam após a queda das flores. A largura da coroa em forma de tigela que se espalha em alguns casos chega a 10 metros.

Aterrissagem

O olmo áspero, como outros olmos, prospera em solo solto, nutritivo e regularmente umedecido. A cultura tem a seguinte atitude em relação à luz: embora tolere com calma a sombra, ela se sentirá muito melhor em uma área iluminada. É comum que uma planta forme uma mistura de solo de areia, esterco e composto, coletados em partes iguais. Elm não tolera a salinização do solo. Antes do plantio, recomenda-se colocar o fundo da cova com cal e, após colocar a muda no interior, não se esqueça de fazer a cobertura morta com turfa ou serragem.

Folhas cortadas, feno e agulhas de pinheiro, colocadas em uma camada de 5 a 10 centímetros de espessura, também são adequadas. Essa cobertura vai ajudar o solo a reter a umidade e também impedir a propagação de ervas daninhas. Durante os primeiros 7 dias, a cultura requer irrigação abundante, cerca de 30-40 litros de líquido para cada espécime. É importante lembrar que plantar um olmo perto da calçada pode causar rachaduras e irregularidades na superfície.Para criar uma composição esteticamente agradável, é melhor usar o plantio de haste. A propósito, as árvores devem ser colocadas a uma distância de pelo menos 5 metros dos edifícios e em nenhum caso sob comunicações.

A pera e a groselha se tornarão más vizinhas para a cultura, já que o risco de "reassentamento" das pragas delas é extremamente alto.

Cuidado

Ao longo da estação de cultivo, o olmo áspero precisa de fertilização. No entanto, os especialistas recomendam não fazer isso imediatamente após o plantio, mas esperar pela próxima primavera. Tanto os complexos minerais universais quanto os fertilizantes orgânicos são adequados. Nos meses de primavera e verão, eles devem ser trazidos para o círculo do tronco. É importante lembrar que a alimentação excessiva é tão prejudicial quanto a subalimentação. Para adultos, que não estão mais desenvolvendo espécimes, a fertilização será suficiente uma vez a cada poucos anos. É melhor alimentar as árvores transplantadas com bioestimulantes para melhor adaptação.

A poda pode tornar o olmo visualmente atraente. O desenho da coroa começa apenas 4 anos após o plantio da cultura em um local permanente. Até o momento, basta retirar os galhos quebrados e secos. A poda só é permitida em certas épocas do ano. Para evitar que feridas abertas atraiam o besouro da casca, o que, por sua vez, vai provocar o desenvolvimento da doença holandesa, isso não deve ser feito de meados de abril até o final de julho.

Além disso, você não deve iniciar o procedimento no outono devido à presença de esporos de fungos. Basta podar bem os olmos maduros uma vez a cada três anos, bem como realizar podas higiênicas no verão, visando à saúde da árvore. Se a árvore estiver se recuperando por muito tempo após o procedimento, então, talvez, ela deva ser realizada com menos frequência. A copa do olmo é modelada de forma a destacar o rebento central. Além disso, os brotos que crescem dentro da copa são removidos prontamente.

As pontas de corte devem ser processadas com verniz de jardim.

A rega de olmos jovens é realizada uma vez por semana, se não chover. Alguns anos depois, a irrigação só será necessária nos períodos de seca. Será muito mais conveniente regar os espécimes jovens enterrando a ponta da mangueira de jardim no solo e deixando a água fluir lentamente por uma hora. Outra opção seria molhar o solo atrás da linha da copa com uma mangueira ou usar um dispositivo especial que permite que o líquido seja aplicado diretamente no solo próximo às raízes. É muito importante evitar que caiam no tronco da árvore. É importante permitir que o solo seque entre as irrigações, pois o solo constantemente úmido se comprime e interfere no processo de troca gasosa.

Nos primeiros três anos, as mudas precisam de um abrigo completo durante os meses de inverno, e então o olmo áspero aguenta sozinho o frio. Se você planeja construir algo próximo ao olmo áspero em crescimento, é importante manter a distância necessária para não danificar o sistema radicular. A poda acidental da raiz tem maior probabilidade de causar doenças fúngicas.

Reprodução

Na natureza, o olmo se propaga com a ajuda de sementes maduras, que em sua aparência se assemelham a nozes com asas. O peixe-leão de formato especial, apanhado pelo vento, voa por grandes distâncias. Na horticultura, utiliza-se o método de semente, enxerto ou enxerto. Para plantar estacas na primavera, elas precisam ser cortadas em fevereiro-março. O comprimento dos galhos deve variar de 12 a 20 centímetros.

Nas primeiras semanas, eles precisarão ser mantidos em uma sala com baixas temperaturas e, em seguida, colocados na água, cortando a camada inferior. Você também pode primeiro embeber as mudas em um promotor de crescimento, liberando-as das folhas inferiores e, em seguida, transplantá-las para um recipiente. A mistura ideal para o enraizamento é formada por um terço da areia do rio e dois terços do composto. Tendo aprofundado ligeiramente as reduções, é melhor cobri-las com um filme ou um container transparente - por exemplo, meio de uma garrafa de plástico.O contêiner é guardado em local aquecido, leve e bem ventilado. As estacas podem ser plantadas em terreno aberto apenas na próxima primavera.

Para a enxertia, é necessário usar um estoque de qualquer raça com sistema radicular próprio. Em maio, é feita uma incisão no tronco a uma altura de 1 a 3 metros, na qual o calço é então inserido. É importante fazer isso para que os pontos de corte se toquem. A área onde foi realizado o enxerto deve ser fixada com fita isolante, que permanecerá no local até que o caule cresça junto com o tronco. Na primeira vez após a enxertia, o olmo áspero é abundantemente irrigado com pelo menos um balde de água. Após a rega, o solo é afrouxado e o círculo do tronco coberto com cobertura morta.

O método da semente exige o uso apenas de material totalmente maduro, ou seja, colhido no outono. As sementes são estratificadas primeiro por três semanas, colocando-as em uma mistura de areia e cascalho. O recipiente cheio é colocado na geladeira e a sujeira nele é regularmente umedecida. Após o período acima, o material pode ser distribuído em recipientes separados e coberto com filme plástico. A estufa improvisada é montada em um local aconchegante e bem iluminado. Quando as mudas crescem, podem ser movidas para um terreno aberto.

Doenças e pragas

O olmo áspero é freqüentemente atacado por insetos. Muitas vezes, a cultura é atacada pelo besouro da folha do olmo - um inseto de corpo oblongo azul escuro com três listras no dorso. Além disso, a árvore se torna um alvo para o elm springtail - uma borboleta que primeiro esqueletos e depois come placas de folhas, bem como o alburno do ulmeiro - um besouro do gorgulho que carrega esporos de doenças fúngicas.

O fato de o olmo sofrer de pragas pode ser facilmente identificado pelo encolhimento dos galhos. Esta cultura é freqüentemente atacada por uma doença fúngica conhecida como doença holandesa. Primeiro, os vasos são bloqueados com uma substância semelhante a uma goma, depois o movimento dos sucos cessa e, por fim, a árvore seca e morre.

Um espécime infectado com a doença holandesa não pode ser recuperado - terá que ser arrancado e depois queimado. Para prevenir a doença, vale a pena usar bioestimulantes e fertilizantes orgânicos. Um olmo áspero também pode ser infectado por um fungo com fuligem. É possível determinar a doença pela ocorrência de placa preta nas folhas e galhos da árvore.

Aplicativo

O olmo em bruto é usado não só para paisagismo, mas também como ração para ramos de gado, para a produção de móveis e em muitas outras indústrias. No projeto paisagístico, a cultura é usada para decorar lotes de casas, becos e sebes. A copa das árvores cresce rapidamente e, portanto, o olmo áspero é adequado para a criação de composições gigantes. A planta se encaixa perfeitamente em um jardim de pedras japonês, e também vai bem com macieiras, cerejas e pasto. À sombra da copa que se espalha, você pode plantar lírios do vale e samambaias, ou organizar um gramado com grama baixa.

Você pode descobrir informações úteis adicionais sobre o olmo áspero no vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário