Vinha: descrição, tipos, plantio e cuidados
A vinha é frequentemente utilizada para a jardinagem vertical do local, ou seja, para a decoração de paredes, gazebos ou suportes especiais. Os jardineiros são geralmente atraídos pela relativa despretensão desta videira, a ausência da necessidade de poda, suas belas lâminas de folhas e bagas decorativas brilhantes de belos tons.
Descrição
A vinha, cujo segundo nome soa como ampelopsis, é uma videira lenhosa de folha caduca que pertence à família das uvas. Embora este gênero reúna cerca de 20 espécies, no território da Federação Russa costuma-se cultivar apenas dois deles: o vinhedo aconitol e o vinhedo de caule curto, também conhecido como Ussuri.... O primeiro tipo geralmente é plantado em Moscou, na região de Moscou e nas regiões do sul. O segundo requer mais calor, por isso é melhor nas regiões de Lipetsk ou Bryansk, mas reage mal ao ar seco e a altas temperaturas.
As plantas, por via de regra, têm um rizoma fibroso e latem com tubérculos. As antenas são desprovidas de sugadores ou totalmente ausentes. As placas de folha têm uma superfície coriácea e pecíolos longos. Pequenas flores verdes são combinadas em falsos guarda-chuvas. Os frutos da uva são impróprios para consumo e contêm de 2 a 4 sementes. A tonalidade dos bagos varia do verde ao laranja e púrpura, pelo que são eles, ao contrário dos botões, os responsáveis pelo efeito decorativo da cultura. As sementes lisas são de forma oval. Os brotos finos são de cor roxa.
Variedades
A vinha Aconitol estende-se até quase 3 metros. As placas de folha de uma bela tonalidade verde localizam-se em longos pecíolos. Os frutos em crescimento tornam-se primeiro laranja e, quando maduros, mudam para azul. A variedade, cuja pátria é chamada norte da China, tolera bem as baixas temperaturas durante os meses de inverno. A videira em forma de coração difere da anterior na forma das lâminas das folhas, tal como os corações. Uma poderosa liana está coberta de frutos verde-azulados.
A videira de caule curto tem uma altura de 6 a 7 metros. A liana é coberta por folhas verdes escuras brilhantes, embora algumas das variedades apresentem belos pratos com manchas rosa cremosas.
Com o tempo, os frutos mudam de cor de verde para roxo escuro e, quando maduros, tornam-se totalmente turquesa.
Devo dizer que essa espécie é hoje chamada de uva ferruginosa e, na Rússia, costuma ser vendida com o nome de Ussuri ampelopsis. Uma das variedades mais populares do forcado de haste curta é a variedade Elegance. Não tem uma resistência à geada muito boa e, portanto, requer abrigo adicional no inverno. Também é cultivada como planta de apartamento.
A uva variegada é coberta por lâminas de folhas de vários formatos. O comprimento da videira pode ser de cerca de 9 metros. Os frutos são coloridos em tom azul claro. O vinhedo japonês pode até ser chamado de cobertura do solo. É caracterizada pela presença de folhas brilhantes, e os frutos maduros azuis e roxos são cobertos por um ponto preto. Outra espécie famosa é a uva com folhas de uva.
Como plantar?
Ampelopsis precisa de iluminação boa e abundante.Se for cultivada em apartamento, deve-se escolher o peitoril da janela, voltado para o leste ou oeste. No local, o cipó deve ser plantado em áreas claras, mas com iluminação difusa. É importante lembrar e que nos meses de verão, a vinha não tolera o sol do meio-dia, por isso é melhor escurecê-la. A cultura realmente não gosta de iluminação artificial. A princípio, a videira é capaz de se desenvolver em sombra parcial, mas neste caso, você deve estar preparado para alterar a tonalidade das placas das folhas.
É melhor preparar uma mistura de solo para uma cultura a partir de solo de jardim e estufa, tomado em partes iguais, areia, esterco e algas compostadas. Um transplante deve ser realizado a cada 2-3 anos, independentemente de a vinha ser cultivada em apartamento ou ao ar livre.
Com proteção adequada, a cultura pode sobreviver a baixas temperaturas de inverno.
Como cuidar bem dele?
Cuidar de uma colheita pode parecer difícil para um jardineiro novato, mas para um cultivador experiente não causará nenhuma dificuldade. Separadamente, deve ser mencionado que a videira é cultivada não só em campo aberto, mas também em condições de apartamento. Em princípio, o processo de enfermagem, neste caso, não é muito diferente, mas ainda existe alguma especificidade. Por exemplo, uma planta doméstica deve viver em recipientes e vasos, cuja altura seja maior que o diâmetro. A capacidade não deve ser muito grande, uma vez que um rizoma poderoso e profundo não se desenvolve bem em tais condições.
As vinhas caseiras jovens precisam ser transplantadas todos os anos e, para os adultos, um procedimento realizado a cada 3 anos será suficiente. Isso é feito no início da primavera, com os primeiros sinais de crescimento. O transplante deve ser realizado pelo método de transbordo, ou seja, com preservação do coma terrestre. O fundo da panela deve ser coberto com uma camada de drenagem.
Rega
Enquanto a ampelopsia está se desenvolvendo, deve ser regada com freqüência e em abundância. Mas, a cultura é igualmente ruim tanto pela falta de umidade quanto pelo seu excesso, então é melhor aderir ao "meio-termo" e manter um regime estável. A seca contribui para que o arbusto comece a perder folhagem e a umidade estagnada leva à decomposição das raízes. Praticamente de março a novembro, a cultura deve ser regada em abundância e imediatamente após a secagem do primeiro centímetro do solo.
Pulverizar arbustos durante esta temporada também não é proibido.
Top curativo
Para que a cultura se desenvolva ativamente, ela precisa ser alimentada regularmente. Os fertilizantes geralmente são aplicados a cada duas semanas. Complexos minerais prontos são os mais adequados para o vinhedo. A fecundação pode durar praticamente de abril a outubro.
Poda
Ampelopsis tolera bem a poda, o que, por sua vez, não só refina o aspecto da videira, mas também contribui para uma floração mais espessa e exuberante. Se os brotos forem muito encurtados, a videira começará a crescer melhor e até se ramificar. Além disso, a formação oportuna permite que você altere o tamanho da cultura na direção desejada e quase a coloque em um estado de vaso. Requer cipó e liga sobre suportes, pois a ausência de antenas faz com que a planta não consiga "rastejar" sozinha. Bases encaracoladas, treliças, cascatas e até escadas comuns são adequadas para isso.
Métodos de reprodução
É muito fácil propagar uma vinha. Na maioria das vezes, para esse fim, são escolhidas estacas, realizadas em maio ou no verão. As estacas são cortadas dos rebentos jovens no topo das vinhas e, a seguir, enraizadas na areia molhada ou no solo sob uma cobertura de plástico ou vidro. Se o regime de temperatura for mantido em 20 graus, a cultura criará raízes em um futuro próximo. O uso preliminar de um estimulante de crescimento apenas acelerará esse processo.
Também será possível propagar a uva com ajuda de estratificação.Nesse caso, o broto na ponta do entrenó é envolvido com musgo umedecido ou mistura de solo e fixado no topo com papel alumínio ou filme plástico. Se você garantir a estratificação de umedecimento regular, logo será possível enraizar, ou seja, transplantar a videira jovem para um novo local. A propagação por meio de sementes é recomendada para as variedades de ampelopsis, nas quais as placas das folhas têm uma cor verde uniforme. A semente precisa ser mantida preliminarmente em um refrigerador a uma temperatura variando de 0 a 2 graus Celsius. Cultivá-los será bem sucedido se você fornecer à cultura iluminação abundante, solo nutritivo e alta umidade, o que será auxiliado por uma lâmina de vidro ou filme plástico.
Doenças e pragas
Uma vinha cultivada tanto no apartamento como no campo aberto, muitas vezes atacado por pulgões, cochonilhas e moscas brancas... Nesse caso, as partes danificadas devem ser eliminadas e, a seguir, utilizar inseticidas. Das doenças, é provável desenvolvimento de ferrugem, podridão cinzenta e fusarium... As partes infectadas são removidas se possível, após o que toda a videira é tratada com um fungicida. Se a planta estiver infectada com um mosaico manchado, então não será possível curá-lo, portanto, a videira deve ser imediatamente arrancada e destruída, seguida do processamento do solo. Devo dizer que a maioria dos problemas de saúde e o desenvolvimento de ampelopsis surgem devido ao não cumprimento das condições de plantio e requisitos agrícolas.
Por exemplo, a causa das doenças pode ser alta umidade, fertilização insuficiente ou uma cultura doente "vizinha"... Como medida preventiva, costuma-se tratar a planta duas vezes por semana contra infecções e pragas, e também não se esquecer dos métodos orgânicos de proteção - por exemplo, plantar "vizinhos" que espantam os insetos.
Uso em paisagismo
Embora na natureza o cipó se estenda até 15 metros, via de regra, as plantas de três metros estão envolvidas no projeto paisagístico. Eles parecem mais harmoniosos quando são usados para jardinagem vertical de edifícios, cercas ou suportes especiais. Não menos espetaculares são as sebes usadas para cercar, zonear ou esconder objetos não particularmente atraentes no local. Também vale a pena usar uma vinha como pano de fundo para um jardim de pedras, um jardim de rosas, um jardim de flores ou um canteiro de flores de vários níveis.
A cultura é indispensável para decorar gazebos, sótãos ou alpendres.
No próximo vídeo, você encontrará mais informações sobre o vinhedo.
O comentário foi enviado com sucesso.