Descrição das espécies e variedades de choupo
No mundo moderno, a situação ecológica está piorando - aterros são formados e o ar é rapidamente poluído, portanto, tornar-se cada vez mais ecológico o verde. Empresas privadas e públicas criam parques, becos e jardins repletos de uma variedade de árvores. O choupo é uma das plantas mais populares - cresce muito rapidamente e é eficaz para a purificação do ar. Uma grande variedade de espécies desta árvore permite-lhe dar vida aos mais interessantes desenhos paisagísticos.
Visão geral das espécies populares
Os choupos pertencem à família Willow e incluem pelo menos 90 espécies. As árvores são muito populares para o plantio nas cidades - ao longo de estradas, parques e becos. Isso se deve à alta taxa de crescimento, que dura pelos primeiros 35-50 anos, bem como a uma bela forma de coroa variada. O choupo, dependendo da variedade, é colunar, esférico, amendoado ou ovóide. As folhas das árvores são geralmente ovais ou lanceoladas; em sua superfície, a venação reticular é facilmente distinguível. As placas crescem bastante densamente, deixando uma boa sombra sob a coroa.
A expectativa de vida dos representantes da família Willow é bastante longa - a idade média das árvores é de 50 a 80 anos, mas muitas vezes há centenários com pelo menos 140 anos. Muitas variedades atingem uma altura de 40 metros e o tronco costuma ter pelo menos 1 metro de diâmetro. As raízes dos gigantes geralmente não penetram profundamente no solo - elas crescem superficialmente e se estendem além das bordas da copa.
As árvores desta família podem diferir significativamente umas das outras, cada espécie tem seu próprio nome. A maioria das variedades é criada pela natureza, mas também existem plantas ornamentais híbridas desenvolvidas por dendrologistas profissionais.
Neste artigo, veremos diversas variedades de choupo, que o ajudarão a escolher a opção mais adequada para o plantio em um setor privado, parque ou outro lugar.
Prata
As plantas nesta categoria têm vários nomes - "prateado", "branco", "branco como a neve" ou "Bolle". Na maioria das vezes, essas árvores são encontradas na Europa e na Ásia. O choupo prateado tem uma vida útil muito longa - esse número varia de várias décadas a quatro séculos. A altura da árvore geralmente não ultrapassa 30 metros, o que compensa a copa esférica extensa. O tronco de Bolle é bastante grosso, de 2 a 3 metros de volume, mas ao mesmo tempo curto - os galhos começam a se separar na altura de 2 metros do solo.
O gigante branco como a neve é coberto por uma casca lisa cinza ou verde-oliva. Há uma flor branca em novos ramos jovens, e muito poucas folhas crescem nos brotos. Em um choupo velho, tons claros de cinza e verde se transformam em preto azeviche.
Existem dois tipos de botões na árvore. Nos rebentos jovens, são pegajosos e criam uma folhagem pegajosa e suculenta, o seu tamanho não ultrapassa 0,5 cm de comprimento. E nos ramos velhos, os botões são igualmente pequenos, mas ao mesmo tempo secos e lisos, sem uma camada pegajosa.
A coroa do gigante branco é piramidal ou esférica. As folhas deltóides crescem nos ramos - no topo são esverdeadas e a parte inferior é pintada de prata esbranquiçada. Graças à cor prateada, o gigante tem esse nome, em paisagismo, essa tonalidade parece muito interessante e incomum.
Durante a época de floração, os ramos da planta são cobertos por brincos - longas inflorescências duplas de espessura. Nas árvores femininas, as futuras sementes são amarelo-claras e 12 centímetros de comprimento, e nas plantas masculinas as inflorescências são vermelho-escuras ou marrons de até 7 centímetros de comprimento.
Quando as inflorescências murcham, os frutos começam a amadurecer nos brincos - eles parecem uma caixa marrom densa e seca. As sementes amadurecem por dentro - pequenas lâminas marrons com algodão fofo tipo teia de aranha na parte inferior. Depois que as sementes amadurecem, a caixa se abre e o vento pega a penugem de choupo sem peso e a carrega para longe da árvore prateada. As sementes geralmente germinam a muitos quilômetros da árvore-mãe. Bolle floresce no final da primavera e as sementes amadurecem e começam sua viagem aérea no final de junho ou início de julho.
As sementes gigantes brancas têm maior probabilidade de germinar quando as plantas femininas e masculinas estão próximas umas das outras.
Deltóide
As árvores deltóides crescem até tamanhos gigantescos - 40-45 metros de altura. A coroa é muito espalhada e larga, de formato ovóide ou piramidal. O porta-malas do gigante tem um volume enorme, não inferior a 2,5 metros para um representante adulto.
A capa de couro de uma árvore jovem é nervurada, pintada em um tom marrom-esverdeado. Nos choupos deltóides antigos, a casca torna-se verde-acinzentada e coberta por fendas rugosas.
Dos botões pegajosos, florescem as folhas arredondadas do deltóide com 3 a 8 cm de tamanho. A cor das placas é verde escuro acima e verde claro abaixo. As folhas são presas aos ramos com um cabo longo, de onde começa a borda serrilhada da folha.
A reprodução do gigante ocorre com a ajuda de penugem de choupo, que amadurece em diversas caixas localizadas na inflorescência.
Preto
A árvore, cuja área é comum na Ucrânia, Bielo-Rússia e Rússia, é chamada de álamo-preto ou junco. A planta pode ser chamada com segurança de pulmão poderoso do planeta, porque converte muito ativamente o dióxido de carbono em oxigênio. Devido a essas propriedades, a carpa selvagem é utilizada na arborização urbana - é plantada em praças, florestas decíduas artificiais e parques.
A quantidade de oxigênio liberada pela planta preta é 3 vezes a produtividade da tília. Para processar a mesma quantidade de dióxido de carbono que um choupo, você precisa plantar pelo menos 10 pinheiros. Além disso, durante o verão, cada membro da família Willow limpa o ar de cerca de 20 kg de poeira.
O javali tem fígado longo e pode viver de 70 a 300 anos. Nas primeiras décadas, a árvore atinge sua altura máxima - 30-35 metros. Os choupos envelhecidos são gradualmente cobertos por protuberâncias na casca, tornando-se disformes e atarracados. O tronco é largo e poderoso, coberto por uma casca áspera, quase preta.
Os botões do junco são bastante grandes, pegajosos, de forma redonda e cobertos por escamas leves; durante o crescimento, eles são pressionados contra a cobertura dos ramos. As folhas nascem dos botões, assemelhando-se a um grande triângulo ou losango, são bastante resistentes ao toque. Cada folha é presa ao galho por um pequeno pecíolo achatado.
É fácil distinguir entre javalis machos e fêmeas durante o período de floração, porque inflorescências exuberantes de tonalidade amarelada e marrom-avermelhada aparecem nas plantas. Os choupos fêmeas florescem mais e mais inflorescências exuberantes do que os machos.
Os representantes da família do choupo florescem no final da primavera e a penugem se espalha no meio do verão. A grande vantagem desta planta é seu rápido crescimento e despretensão, além disso, em muitos países, lindos brincos brilhantes conquistaram o amor de inúmeros fãs.
Perfumado
Árvores desse tipo crescem de 19 a 28 metros do solo, os galhos estão localizados em um ângulo de 70 graus em relação ao tronco. Esta estrutura confere ao chapéu uma forma oval regular, o volume dos ramos espalhados é de 15 metros. A pele dos rebentos jovens é lisa, amarela ou cinzenta esverdeada. Após a maturação, a casca torna-se áspera e fissura com sulcos profundos.
O choupo perfumado é despretensioso para as condições de vida - vive bem tanto em solo negro como em solo argiloso. A árvore é resistente à geada, mas adora ar úmido - uma falta prolongada de umidade é prejudicial para esta variedade.
A folhagem da planta é forte e grande - tem de 5 a 11 centímetros de comprimento e 6 centímetros de largura. A capa densa do prato é colorida com um tom esverdeado na parte superior, enquanto a parte inferior é dominada por uma cor cinza prateada. O comprimento do pecíolo da folha é de 2 a 4 centímetros e é coberto por uma leve penugem.
Os choupos perfumados florescem ao mesmo tempo que se abrem os botões, a floração máxima ocorre a meio do primeiro mês de verão. A planta masculina produz pequenas inflorescências vermelhas, seu comprimento é de cerca de 2 centímetros. Uma árvore feminina tem brincos de 6 a 7 centímetros de comprimento e flores raras se formam neles. Os frutos maduros têm formato oval alongado e 4 válvulas. A reprodução ocorre por sementes com penugem ou descendência verde.
Em seu ambiente natural, um choupo perfumado pode viver até 220 anos, mas não cria raízes bem em uma cidade - na maioria das vezes a árvore morre após 22-35 anos de vida.
Piramidal
As árvores desta espécie têm 2 nomes - "piramidais" e "colunares", gostam muito da luz solar. Plantas enormes atingem 35-40 metros de altura, também vivem por muito tempo - de 70 a 350 anos. O choupo piramidal é comum na Europa e na Ásia: na Itália, Ucrânia, Bielo-Rússia, Rússia e Cazaquistão.
Gigantes colunares são muito fáceis de distinguir de outros representantes do gênero Willow - a coroa da planta é muito limpa, estreita e claramente alongada para cima. A estrutura da árvore se assemelha a um pilar ou coluna - galhos fortes que crescem em um ângulo de 90 graus em relação ao tronco fornecem a forma. Após o desembarque, o gigante cresce mais rápido por 10-12 anos, e então o crescimento desacelera.
O tronco de uma planta piramidal geralmente não excede 1 metro de circunferência. A casca de um choupo adulto é cinza escuro, pontilhada por rachaduras profundas. Nos rebentos, a pelagem é elástica e lisa, de cor cinzenta clara ou azeitona.
A árvore colunar floresce imediatamente após o florescimento dos botões... As inflorescências consistem em muitas flores pequenas, nos choupos machos são cor de vinho e nos choupos fêmeas são levemente leitosas. Além disso, os brincos femininos são geralmente de 6 a 8 centímetros mais longos.
As folhas dos ramos têm uma forma triangular pronunciada - a base larga afunila acentuadamente em direção à ponta. O gume de cada lâmina é como uma serra manual - consiste em muitos dentes afiados. A cor das folhas do choupo piramidal é esbranquiçada em baixo e verde suculento em cima. As folhas são presas à planta com um corte curto e achatado, forte e confiável o suficiente para proteger os brotos da abscisão prematura.
No final do verão, a coroa colunar torna-se gradualmente amarela e, em meados do outono, quase todas as folhas caem ao pé do choupo.
A árvore cresce bem em solo neutro e ligeiramente ácido, suficientemente saturado de umidade e exposto ao sol. O sistema radicular geralmente começa acima da superfície do solo, na base da planta, e então cresce em profundidade e largura. O choupo piramidal não tem uma reação negativa ao ar poluído nas grandes cidades, além disso, a copa limpa permite que você cresça a árvore em uma variedade de condições. A árvore colunar é freqüentemente plantada ao longo de rodovias - tanto fora das cidades quanto dentro delas.
Louro
O ambiente natural para o crescimento desta espécie de planta é bastante comum - pode ser encontrada na Sibéria Ocidental e Oriental, em Altai e até Dzhungarskiy Alatau. O choupo de louro cresce nos vales dos rios e nas encostas das montanhas; é ótimo em seixos e pedregulhos.
O representante da família Willow é menor do que suas outras contrapartes - cresce a um máximo de 10-20 metros do solo, a espessura do tronco raramente ultrapassa 1 metro. A copa está se espalhando e nem um pouco espessa - poucos brotos novos aparecem em um ano, portanto, há muitas lacunas entre os galhos. A estrutura dos galhos se deve ao fato da árvore crescer em solo pobre e com acesso limitado à umidade e luz solar.
Essa categoria de plantas é capaz de sobreviver em condições bastante adversas - invernos longos e gelados do norte não representam uma ameaça para elas. As geadas frequentes causam o crescimento abundante de rebentos jovens, por isso a copa da árvore parece mais luxuriante e decorativa.
Os rebentos jovens são de cor amarelo claro e cobertos por uma camada de penugem. Os brotos têm uma forma incomum - uma superfície nervurada é claramente visível neles, que se alisa depois que a árvore amadurece. O desnível dos rebentos surge devido a crescimentos de cortiça especiais sob a capa de couro - esta é uma característica marcante apenas neste tipo de salgueiro. No velho álamo de louro, a casca torna-se cinza e rachada. A copa da árvore assume uma forma oval - mais larga na base e afinando em direção ao topo.
Na primavera, a planta produz botões pegajosos e de cheiro agradável - eles têm uma forma oval-alongada, acentuada e são verdes acastanhados. Elas florescem em folhas grandes - seu comprimento é de 6 a 14 centímetros e sua largura varia de 2 a 5 centímetros. O prato é fresco ao toque, liso e coriáceo, assume uma forma oval alongada, estreitada na extremidade. A folhagem do álamo-louro tem um contorno invulgar - é finamente cortada e ondulada. Os botões jovens em flor são pegajosos e dominados por uma tonalidade verde-clara pálida, e as folhas adultas são pintadas em duas cores - branco e verde.
A floração começa em maio, nos representantes masculinos os brincos têm a forma de um cilindro de 3 a 8 centímetros de comprimento. As árvores femininas dissolvem pequenas flores com um pistilo amarelo nas inflorescências. As sementes amadurecem dentro de bolas quadrangulares, que mais tarde rebentam e libertam a penugem para se espalhar por muitos quilómetros à sua volta.
Aspen
Esta espécie de salgueiro atinge 35 metros de altura. Em condições favoráveis, a vida útil de um choupo choupo pode ser muito longa - existe uma árvore no mundo cuja idade é medida em vários milênios.
A casca da planta adulta é cinza e apresenta pequenos sulcos. Os ramos jovens são inicialmente cobertos por uma casca avermelhada, que eventualmente se torna cinza-amarelada.
As folhas da árvore são geralmente pequenas - de 3 a 7 cm, são verde-escuras na parte superior e cinza-esverdeado na parte inferior. Como outros representantes de plantas de salgueiro, o choupo perfumado se multiplica liberando amentilhos, que contêm sementes com penugem.
Variedades híbridas
Graças aos esforços dos dendrologistas, também existem diferentes variedades híbridas de choupos, consideraremos algumas delas.
- Choupo "berlinense" - é um híbrido de carpa preta e loureiro. Ideal para paisagismo e silvicultura. A planta vive melhor em solo úmido; em condições secas, o crescimento diminui pelo menos duas vezes.
- "Choupo cinza" - um produto de uma combinação de choupo prateado e álamo tremedor. O híbrido se enraizou bem na natureza e se espalhou amplamente pela Ásia e Europa. A planta se desenvolve em um ritmo acelerado e pode se multiplicar a partir das raízes.
- Choupo de "Moscou" - cruzado de uma planta perfumada e de louro. Árvore baixa com copa ovóide, em cujos ramos crescem pequenas folhas em forma de cunha.
Qual escolher para o jardim?
Ao escolher um choupo para um jardim, você precisa avaliar as condições de sua vida futura - a árvore deve criar raízes no solo do seu terreno. Portanto, seria sensato escolher variedades despretensiosas que não requerem manutenção cuidadosa.É importante determinar o volume da coroa e a espessura do tronco, bem como a forma do sistema radicular. Se você abordar com responsabilidade a seleção de uma planta, no futuro não haverá situações desagradáveis com uma copa muito espalhada ou muito cotão.
Em termos estéticos, a opção mais interessante é o choupo prateado - a sua cor invulgar conferirá um toque especial à paisagem do jardim.
O comentário foi enviado com sucesso.