Qual é a aparência do choupo prateado e como cultivá-lo?

Qual é a aparência do choupo prateado e como cultivá-lo?
  1. Descrição
  2. Visão geral das espécies e melhores variedades
  3. Características de pouso
  4. Regras de cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Os choupos são as árvores mais populares, mais frequentemente utilizadas como paisagismo nas grandes cidades. Certamente todos se lembram de como a mais delicada penugem de choupo é carregada de um lugar para outro por leves rajadas de vento no calor de julho. E na sombra de sua majestosa coroa, você pode se esconder dos raios brilhantes do sol. Na verdade, o choupo é uma planta muito interessante. Possui muitas características, por isso ganhou popularidade no paisagismo.

Descrição

Na literatura científica sobre botânica, o nome populus alba é usado. Em conversas, os cientistas usam o nome da planta "choupo branco". E as pessoas que não estão relacionadas com a ciência o chamam simplesmente de álamo branco como a neve ou prateado. Em algumas obras literárias, os autores chamam esta planta de "choupo de Bolle" ou "choupo de Bachofen".

Poucas pessoas sabem, mas na mitologia grega antiga, o álamo branco era uma árvore sagrada. Seus ramos simbolizavam a vitória, que está diretamente relacionada à derrubada de Kakus.

De acordo com os ensinamentos da taxonomia, o choupo é uma planta majestosa, que é uma árvore caducifólia de crescimento rápido.

Pertence ao gênero choupo e à família do salgueiro.

As características distintivas do choupo branco são a espessura do tronco, a altura, a cor clara e a copa, que pode ter forma piramidal ou arredondada. No entanto, é assim que todos os representantes do gênero choupo se parecem. No entanto, cada espécie tem suas próprias características.

A altura máxima do choupo branco é de 30 m. A copa larga fica bem rente ao solo, o que faz com que o tronco pareça bastante curto. Nos choupos jovens, a casca do tronco é lisa ao toque. Na idade adulta, aparecem rachaduras de tonalidade prateada ou esverdeada em sua superfície.

Com a chegada da primavera, os ramos dos choupos brancos são decorados com pequenos botões, em forma de pequenos grãos. A folhagem surge deles. A estrutura das folhas abertas é densa. De cima, eles parecem estar preenchidos com tinta verde escura. O tom de feltro prateado prevalece na parte inferior. Por volta de outubro, as folhas ficam amarelas brilhantes e, com chuvas fortes, adquirem uma tonalidade marrom.

Em diferentes condições climáticas, os choupos florescem em épocas diferentes.

Abril e maio são a época do surgimento das inflorescências, popularmente chamadas de brincos. O comprimento chega a 8 cm. Esses brincos diferem no gênero. Os homens são cinzentos, enquanto as mulheres são dominadas por uma tonalidade verde. Inicialmente, a árvore floresce vigorosamente e, após o processo de polinização, as sementes são formadas.

As sementes, por sua vez, têm a forma de um cone estreito. No primeiro estágio de desenvolvimento, eles apresentam uma rica cor verde. E com a maturação subsequente, a tonalidade muda. Os verdes tornam-se castanhos claros e, no final do verão, tornam-se completamente escuros.

As principais características distintivas do choupo são vigor e vigor. Conseqüentemente, essas árvores têm um sistema radicular muito sério, cujo desenvolvimento depende das características do solo. Onde há muita umidade, as raízes são mantidas nas camadas superiores do solo. E na terra argilosa e arenosa eles cavam mais fundo em busca da umidade que dá vida.

Além das características apresentadas, o choupo branco possui uma série de características adicionais. Em primeiro lugar, é a altura da planta. Os botânicos afirmam que os choupos brancos crescem na natureza, chegando a atingir 60 m de altura. Porém, para uma escala urbana, essas árvores são inadequadas. Conseqüentemente, não é possível aos habitantes da metrópole ver os gigantes prateados com seus próprios olhos.

A partir do estado de mudas, o choupo branco cresce há 50 anos. Além disso, seu crescimento diminui e, após 15-20 anos, para completamente. A vida média dos choupos brancos é de 400 anos.

No entanto, ao estudar esta planta única, os botânicos encontraram espécimes que tinham mais de 600 anos na época.

Visão geral das espécies e melhores variedades

Hoje, mais de 90 espécies de plantas pertencem ao reino do choupo. Algumas delas são árvores selvagens. Outros são derivados artificialmente de criadores. Os híbridos foram capazes de conter decoratividade e resistência a climas desfavoráveis. Além disso, propõe-se familiarizar-se com alguns tipos de choupos que podem ser encontrados com mais frequência no mundo circundante.

Choupo branco

Esta variedade de planta é mais difundida na Ásia e na Europa. A sua característica distintiva é uma coroa esférica, um tronco curto e ramos extensos, nos quais surgem folhas jovens na primavera, formando uma plantação de floração densa.

Choupo canadense

A ideia dos criadores, aparentemente parecendo uma árvore deltóide. Difere de altura, espalhando galhos. O formato das folhas é mais parecido com um triângulo, cujas bordas têm pequenos dentes.

Choupo preto

Você pode encontrá-lo na Rússia central, na Crimeia, no oeste da Sibéria e, é claro, na Ásia Central. O choupo preto é uma planta poderosa. Ela cresce em florestas leves e em margens com solo solto. Na adolescência, os choupos negros têm uma casca lisa cinza claro. No entanto, com o tempo, ele escurece, e rachaduras aparecem em sua superfície.

Esta planta prefere crescer em solo com alto teor de húmus.

Choupo doce

A planta mais comum na Sibéria oriental. Sua altura máxima chega a 20 m, essas árvores são frequentemente utilizadas para arranjar becos e áreas de parque. Grandes ramos crescem em um ângulo de 60-70 graus, criando uma coroa oval com um diâmetro de não mais que 15 m.

Vale ressaltar que esta planta é despretensiosa para a composição do solo, porém, prefere mais o chernozem e o solo argiloso.

Álamo da Lombardia

Um dos membros mais altos da família do álamo, preferindo a luz solar. O crescimento máximo da planta é de 40 M. A vida útil varia de 300 a 350 anos. Quanto ao solo, o choupo piramidal adora solos neutros ou ligeiramente ácidos. Ramos vigorosos crescem em um ângulo de 90 graus para formar uma coroa afilada. A superfície da casca do tronco do choupo piramidal apresenta pequenas fendas pronunciadas.

Laurel Poplar

Esta árvore cresce na Sibéria. A sua altura atinge no máximo 20 m, prefere crescer em locais onde possa ser abrigada da luz solar. Uma característica distintiva do álamo louro são as suas ricas folhas verdes lanceoladas.

Choupo branco "Raket"

Uma característica distintiva da variedade de choupo apresentada é a coroa colunar, decorada com folhas prateadas. Os rebentos crescem verticalmente. A casca das mudas jovens tem uma tonalidade acinzentada.

Freqüentemente, esse tipo de choupo é usado em projetos paisagísticos.

Características de pouso

Para cultivar belos choupos brancos, você precisa escolher o local certo para o plantio. Apesar de alguns de seus companheiros, o choupo branco prefere crescer mais em locais com livre acesso à luz solar. As mudas plantadas no lado sombreado crescerão muito lentamente.É imprescindível que não haja correntes de ar na área selecionada para o plantio.

É melhor plantar mudas na primavera. Engana-se quem acha que o outono é a melhor época para desembarcar. As plantas de outono têm um sistema imunológico fraco, que pode causar doenças e até morrer.

Requisitos primários

Os cientistas nunca se cansam de afirmar que o choupo prateado, ou choupo branco, cria raízes de maneira simples e fácil em qualquer terra. Essas plantas são habitantes freqüentes dos climas subtropical, mediterrâneo e temperado continental. Eles podem crescer em qualquer lugar na Eurásia, com exceção da Escandinávia. Os choupos brancos costumam crescer perto de corpos d'água e rios em vales florestais. Na zona de estepe, eles preferem solo ligeiramente salino. Bem, se estamos falando de terreno rochoso, os gigantes brancos crescem a uma altitude de 1000 m acima do nível do mar. Ao mesmo tempo, seu sistema radicular está firmemente preso ao solo, envolvendo as pedras que vão para o solo. O choupo preto, o olmo, o amieiro e a tamargueira são vizinhos adequados para os choupos prateados.

O melhor solo para o plantio de mudas de choupo branco é fértil, com acidez neutra, boa drenagem e substratos leves. E se você olhar do outro lado, o choupo branco é uma planta despretensiosa, poderá sair em solos ligeiramente ácidos e alcalinos. Ele é capaz de suportar a aridez dos arenitos e a severidade da argila. Ele vai tirar a umidade das águas subterrâneas.

O criador de choupo branco deve prestar atenção especial à luz. Esta planta tem uma atitude bastante positiva em relação à luz ultravioleta. Os choupos brancos não adoram apenas raios brilhantes, eles precisam deles. Claro, se não for possível plantar uma árvore no lado ensolarado, você pode colocar sua morada na sombra. No entanto, isso vai desacelerar o crescimento da planta.

Alguns argumentam que os choupos são extremamente exigentes com o frio. Mas não é assim. Eles não podem ficar 70 graus abaixo de zero. Bem, em um inverno siberiano padrão, eles vivem despreocupados para si próprios.

Tecnologia

Ao plantar mudas jovens de choupo branco, é necessário aderir a uma determinada tecnologia. A distância entre as árvores deve ser de pelo menos 1 m. A profundidade da cova de plantio deve ter o mesmo indicador dimensional.

Uma camada de drenagem é colocada na parte inferior da cova colhida, graças à qual é possível excluir a umidade estagnada. Depois disso, nitroammofoska ou outro fertilizante universal é introduzido no interior.

Em seguida, você precisa plantar uma árvore jovem e prendê-la com um suporte. Após o desembarque, o círculo próximo ao tronco é abundantemente preenchido com água e é realizada cobertura morta com turfa ou serragem.

Regras de cuidado

O choupo branco é uma planta despretensiosa. Não requer nenhum cuidado especial. É o suficiente para realizar medidas agrotécnicas padrão, ou seja, água oportuna, soltar, cortar e alimentar.

No início da primavera ou no final do outono, quando cessa o movimento da seiva dentro da árvore, deve-se fazer uma poda formativa e higiênica. A modelagem permite que você obtenha uma bela coroa com uma forma elegante. O saneamento deve ser realizado anualmente. Envolve a remoção de brotos danificados, secos e mortos.

Quando a árvore atinge os 35 anos, é necessário realizar um procedimento de rejuvenescimento. Para fazer isso, você precisa se livrar de 1/5 da planta do topo da copa.

Após cada procedimento, as áreas aparadas devem ser tratadas com verniz de jardim. Em seguida, organize a rega abundante da planta e aplique o curativo superior. Se os procedimentos forem realizados corretamente, depois de algum tempo, aparecerão brotos jovens no caule da muda, a partir dos quais será possível formar novamente a copa.

No primeiro ano de vida, o álamo branco requer regas frequentes. Para um engenheiro agrônomo, esse procedimento não trará problemas, pois a palavra "frequentemente" significa 3 vezes por mês. O consumo de água para cada muda é de 2,5-3 baldes. É um pouco mais difícil se vier o período de seca.Se não houver chuva, a freqüência de rega deve ser aumentada.

1 ano após o plantio, é necessário monitorar o círculo periosteal. Afrouxe este lugar regularmente, remova as ervas daninhas dele. O mesmo é feito após cada rega. Quando o choupo chega aos 6 anos, você pode esquecer o procedimento de soltura.

Quanto à alimentação, os primeiros fertilizantes são aplicados no plantio das mudas. Além disso, em uma base regular, a planta deve ser suplementada com fertilizantes contendo nitrogênio.

Reprodução

Como o álamo branco é muito popular no projeto paisagístico, muitos agrônomos adotaram sua reprodução. Hoje existem 2 maneiras de aumentar a população desta bela árvore - sementes e mudas.

O método de sementes raramente é usado, pois no processo de trabalho os agrônomos podem enfrentar muitas dificuldades. Como resultado, existe uma grande probabilidade de que nenhum rebento brote de todas as sementes.

Mas a propagação por estacas é um método mais acessível para o cultivo de novas árvores. Os rebentos jovens rapidamente se enraízam no solo. Os galhos com um ano de idade, cortados nos primeiros dias da primavera, devem ser usados ​​como estacas propagadas. O ideal é usar um galho com 1 m de comprimento, o principal é que tenha botões.

O material colhido é dividido em vários pedaços, com cerca de 20 cm cada, que precisam ser enraizados. As estacas devem penetrar profundamente no solo umedecido - de forma que não mais do que 8 cm do broto permaneçam do lado de fora.

Recomenda-se enraizar os ramos em junho, quando chega o calor do verão.

Doenças e pragas

Uma característica distintiva do choupo branco é sua forte imunidade. Mas, apesar disso, até insetos e algumas doenças podem atingi-lo:

  • lagostins lenhosos;
  • necrose;
  • insetos alimentando-se de folhagem jovem.

Em cada caso individual, é necessário tratar a planta com produtos químicos que podem ser adquiridos em qualquer loja agrícola.

Aplicação em paisagismo

O esplendor do choupo branco é caracterizado por uma bela coroa, graças à qual é possível criar uma sombra agradável em um dia quente de verão. Sob a forma de plantações em grupo, os choupos brancos têm um aspecto extraordinário, especialmente se o beco do choupo for complementado por acácias e zimbro, o que é comparável à imagem de florestas fabulosas.

Com o correto plantio de mudas, é possível fazer uma cerca viva, graças à qual edifícios residenciais são separados de rodovias e áreas em chalés de verão são delimitadas. O que poderia ser mais bonito do que uma sebe verde densa de 2,5 m de altura.

A única desvantagem desta beleza é a parte inferior nua dos troncos. É por isso que os paisagistas recomendam combinar choupos brancos com baixas plantações de horticultura.

Muitos ambientalistas não estão instalando cercas de metal ou tijolo ao redor de prédios de escritórios, mas cercas verdes feitas de choupos brancos. Zonas de parque e praças são separadas pelas mesmas árvores em uma escala urbana.

Mas não é por acaso que os choupos brancos são usados ​​para organizar a paisagem da cidade. Eles não só criam sombra, mas também dão uma leve frescura que as pessoas tanto precisam em um dia quente de verão.

Você pode aprender como plantar corretamente um choupo piramidal no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário