Choupo em crescimento piramidal

Contente
  1. Descrição
  2. Características de pouso
  3. Regras de cuidado de árvores
  4. Métodos de reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Aplicação em paisagismo

O choupo piramidal é uma das variedades do choupo preto. É uma árvore esguia e alta que adora luz e calor, por isso é comum nas regiões do sul do nosso país, na Itália, no Himalaia, na Ásia Central, no território da Ucrânia. Os botões e a madeira da planta são considerados especialmente valiosos, mas, além disso, é amplamente utilizada para paisagismo de áreas suburbanas e ruas de cidades. Hoje você aprenderá a cultivar um choupo bonito e saudável.

Descrição

O choupo piramidal parece uma pirâmide delgada, tem as mesmas proporções geometricamente corretas, um aspecto harmonioso devido ao equilíbrio da massa verde e um tronco ereto e regular. O tipo colunar de choupo preto com uma coroa estreita também é chamado de Lombard ou italiano.

Esta árvore possui vários recursos interessantes.

  • O choupo vive muito tempo, sua vida útil é de cerca de 300 anos, mas isso depende de uma poda periódica competente e de quão favoráveis ​​são as condições para seu crescimento.
  • Esta planta amante da luz cresce muito rapidamente, especialmente durante os primeiros 10 anos. Se não for cortado, a altura pode atingir de 35 a 45 m.Os choupos baixos são o resultado da atividade humana. A cada ano, o topo da árvore é cortado para rejuvenescer.
  • Dependendo se a planta tem uma coroa colunar ou piramidal estreita, seu diâmetro varia de 4 a 5 m.
  • Árvores velhas podem atingir 1 m de circunferência.
  • Esta raça tem uma casca bonita, lisa e esverdeada de cor cinza, muitas vezes podem ser vistas rachaduras, mas isso é típico de árvores maduras.
  • Os rebentos crescem ligeiramente para os lados, as folhas de uma rica cor verde em forma de losangos distinguem-se por bordos recortados e fixam-se aos ramos com pecíolos curtos e fortes. Em setembro, eles ficam amarelos e, em meados de outubro, voam por aí.
  • Em abril, simultaneamente ao desabrochar das folhas, a cultura floresce. Neste caso, as flores são conectadas em inflorescências - amentilhos. As flores masculinas são vermelhas escuras, as femininas são brancas. No início do verão, aparecem cápsulas de choupo alongadas, nas quais existem várias sementes cobertas de penugem.
  • O sistema radicular do choupo é poderoso, constituindo um terço da altura da planta, penetra fundo no solo, além de ser significativo em volume. Alguns rebentos sobressaem do solo, o que não impede as raízes de desempenharem as suas funções principais.
  • Nem todo mundo sabe, mas a variedade piramidal do choupo libera oxigênio no espaço circundante dia e noite, uma vez que a fotossíntese da árvore ocorre 24 horas por dia.
  • A resina coletada pelas abelhas dos choupos piramidais é transformada em uma substância útil como a própolis - um componente medicinal que pode aumentar a imunidade e tem propriedades desinfetantes e antibacterianas.

Os choupos piramidais são resistentes ao frio, mas geadas severas podem atrapalhar sua vida normal. As árvores femininas são bastante raras, as plantas masculinas são consideradas as mais cultivadas e difundidas. Eles são usados ​​nas cidades para criar becos sombreados, florescer, mas não formar fiapos. Ao mesmo tempo, o choupo piramidal é uma das plantas incríveis com a capacidade de mudar de sexo.

Devido à ecologia desfavorável, brincos característicos de uma árvore feminina de repente começam a aparecer nos galhos dos machos.

Características de pouso

O plantio é feito em solo neutro ou ligeiramente ácido, que deve conter turfa, areia e grama (solo de jardim). Em solo argiloso pesado, o choupo se desenvolve lentamente, e a árvore também não tolera solo excessivamente seco e umidade excessiva. As áreas altas e ensolaradas são escolhidas para o cultivo, porque é a abundância do sol que faz a planta crescer rapidamente e esticar em altura.

O álamo não tem medo do ar poluído da cidade, pois converte constantemente o dióxido de carbono em oxigênio, melhorando a situação ecológica.

A principal tarefa ao cultivar esta raça é plantar a planta corretamente, tendo em conta que as suas raízes vão crescer cada vez mais profundamente no solo. Portanto, os choupos devem ser plantados a 45-50 m de edifícios residenciais e edifícios, com alguma distância das estradas. Se vários choupos forem plantados ao mesmo tempo, as mudas são colocadas a uma distância de 3 metros umas das outras, é melhor fazer isso na primavera ou no outono - eles se enraizarão mais rápido.

O processo de plantio é recomendado da seguinte forma.

  • Mudas de qualidade são adquiridas em viveiro ou loja especial. Para o cultivo, em geral, são escolhidos os choupos machos, que apresentam uma casca de cor clara, vários ramos com botões vivos.
  • Seleciona-se um local aberto, distante da casa, o local é limpo de entulhos e ervas daninhas, se necessário, realiza-se a calagem e a introdução de húmus fértil.
  • Um fosso amplo e espaçoso abre-se a uma profundidade de 1 m.
  • Ao plantar, fertilizantes de nitrogênio são aplicados ao solo - 100 g por 1 m2.
  • Solos complexos exigirão uma camada de drenagem no fundo da cova de plantio, o que facilita a nutrição do choupo e ajuda a eliminar o excesso de umidade.
  • A muda está localizada no buraco exatamente no centro quando o colo da raiz é aprofundado não mais do que 2 cm.
  • A parte inferior da planta é coberta com terra, parte do colo da raiz, o caule principal e os ramos do esqueleto principais devem permanecer acima da superfície.
  • As plantas jovens devem ser seguradas contra os efeitos do vento, por isso é importante protegê-las com um suporte.

Apesar do amor especial do choupo pelos raios solares, dentro de um ano após o plantio, as plantas jovens precisam fornecer sombra criando um dossel artificial. A árvore piramidal pode ser cultivada a partir de sementes, mas deve ser usada imediatamente após a colheita. Para isso, a terra é desenterrada, umedecida, o solo do jardim é introduzido e as sementes são colocadas no solo e levemente aspergidas. Para evitar que as sementes leves sejam levadas pelo vento, é recomendável cobri-las com um filme por um tempo até que apareçam pequenos brotos.

Regras de cuidado de árvores

O choupo é uma cultura despretensiosa, mas para cultivar uma árvore adulta a partir de pequenas estacas, especialmente de sementes, você terá que seguir todos os requisitos de cuidado. Considere como cuidar dessas plantas.

Para os jovens

Os principais tipos de trabalho previsto para o cultivo de mudas.

  • Mulching. Imediatamente após o plantio e rega, a cobertura morta na forma de serragem ou turfa é colocada no círculo próximo ao caule.
  • Irrigação periódica. No tempo seco, os choupos jovens devem ser regados 4 vezes por mês, usando cerca de 30 litros de água para cada árvore.
  • O afrouxamento na zona próxima ao caule e a remoção de ervas daninhas são realizados à medida que a camada superior da terra seca e surge o aparecimento de plantas parasitas. Essas atividades permitirão que o choupo se desenvolva mais rapidamente e cresça melhor.

No outono e na primavera, o solo é perfurado 20 cm ao lado do tronco, o que é importante para que as raízes do choupo respirem.

Para adultos

Essas árvores precisam ser regadas 3 vezes por mês. As plantas que atingiram a idade de seis anos são irrigadas uma vez a cada 30 dias. Os choupos adultos não precisam ser soltos - você pode semear grama perto do tronco. Em árvores de rápido crescimento, é necessário aparar regularmente a copa, controlando sua altura e o aspecto uniforme da copa. Portanto, os brotos que saem dela e se projetam para os lados são cortados ao meio.Mas a poda higiênica também é importante, quando são removidos ramos velhos, doentes e secos, o que pode ser um problema para a saúde da cultura. É realizada antes do período de escoamento da seiva, na primavera e no outono, na véspera do frio do inverno. Não devemos esquecer de lubrificar os locais dos cortes, para isso, utiliza-se um relvado de jardim.

Se o solo não for muito nutritivo, será necessário adicionar potássio, fósforo e nitrogênio, a versão mais adequada da composição é "Nitroammofosk". Além disso, essa composição ajudará as plantas jovens a crescerem mais rápido.

O curativo mineral é aplicado ao longo do ano, principalmente após a poda, para apoiar o choupo piramidal.

Métodos de reprodução

Já mencionamos que a espécie masculina do choupo piramidal é cultivada principalmente. Esta forma de árvore fornece dois tipos principais de reprodução. É mais fácil cultivar uma planta de um galho. Para isso, são usados ​​brotos de um ano de idade - mudas grandes de um metro de comprimento crescem deles em um ano. As estacas adequadas para isso são ramos lignificados e ramos verdes retirados do crescimento do ano atual ou do ano anterior, com ou sem folhas. As estacas de ramos lignificados criam raízes mais rapidamente.

Siga as regras listadas abaixo e você receberá material de plantio de qualidade dentro de um ano.

  • No verão não são feitas mudas, mas na primavera, até que as folhas desabrochem nos choupos. Mas os botões já devem aparecer em tais ramos.
  • Os brotos são divididos em partes, cujo comprimento não ultrapassa 20 cm, mas quanto mais curtas as estacas, mais mudas você obterá. É importante que cada segmento tenha até 12 cm de tamanho e pelo menos 3 botões.
  • É melhor plantar as estacas resultantes imediatamente, deixando intervalos de 50 cm entre elas e cerca de 10 cm entre as linhas.
  • Os ramos longos devem ter pelo menos 3 botões acima da superfície do solo, e os curtos - 2.
  • Ao plantar, o material de plantio deve ser enterrado - se o solo for denso, primeiro faça pequenos buracos no solo.
  • O caule da planta não deve ser paralelo à superfície - apenas para cima.
  • A rega das mudas deve ser moderada e, quando atingirem uma altura de 13-15 cm, a irrigação só pode ser realizada em condições de calor extremo e chuvas raras.

Não plante rebentos com folhas já florescentes - criarão raízes por muito tempo e as mudas ficarão menos viáveis. O choupo também pode ser propagado por meio de sementes. Mas esse método consome mais tempo e muitas vezes não dá o resultado desejado. Em primeiro lugar, é necessário encontrar um material de qualidade para o plantio, depois começar a endurecer e germinar. As sementes são plantadas em recipientes separados usando um substrato de solo especial, após o qual cuidados cuidadosos com as mudas serão necessários.

Em casa, esse método não se justificou, então as mudas continuam sendo as mais populares.

Doenças e pragas

Como outras árvores, o choupo piramidal pode ferir e ser atacado por insetos nocivos. As mudas jovens são especialmente suscetíveis a doenças, cujo sistema radicular é insuficientemente desenvolvido. O aparecimento de insetos e fungos também é afetado pela estagnação da água no solo devido à sua composição pesada e baixa friabilidade. Em casos de danos significativos, ajuda a poda radical e corte de choupo em cânhamo, seguido de tratamento com óleo combustível ou óleo de creosoto - um remédio eficaz para vários tipos de fungos.

As doenças do choupo incluem o seguinte.

  • A mancha marrom, causada por fungos da espécie Marsonia populi Lib, causa a morte das folhas.
  • O aparecimento de manchas mais escuras nas folhas provoca manchas acinzentadas.
  • A secagem, o amarelecimento e a morte da massa verde de uma planta são causados ​​pela ferrugem. A causa da doença é a atividade vital dos cogumelos Melampsora.
  • Ao cultivar uma cultura, você pode enfrentar outros problemas - sarna e oídio, também formados por microrganismos fúngicos.

A morte das árvores nestes casos pode ser evitada aplicando composições fungicidas especiais e realizando o tratamento de primavera das plantas com líquido bordalês, outro meio contendo cobre. O choupo não é imune a ataques de parasitas de insetos perigosos.

  • Uma das pragas de choupo mais desagradáveis ​​é o midge da galha fusiforme do choupo. Enquanto o inseto está na fase larval, os inseticidas não agem sobre ele. Para evitar o seu aparecimento, é necessário pulverizar no início da primavera com "Decis 2" ou "Fufanon". Se o inseto já ocupou a árvore, é importante cortar as galhas e tratar as áreas cortadas com verniz de jardim com adição de HOM (20 g do produto por embalagem de var).
  • O besouro das folhas do choupo é uma praga perigosa desta árvore, que se alimenta de suas folhas. Além disso, esse besouro prefere plantas jovens, roendo suas folhas. O inseto é capaz de roer galhos de choupo. É importante evitar que a árvore seja danificada por essa praga e começar a combatê-la a partir do momento em que as mudas são plantadas. Os galhos doentes devem ser removidos e queimados; os besouros podem ser colhidos manualmente.

Outros insetos parasitas que se alimentam de diferentes partes da árvore são o choupo choupo, a traça com asas entalhadas, curuquerê asiática, mosca-serra, cochonilha, mariposa salpicada, etc. Os inseticidas relacionados a essas pragas são selecionados individualmente.

Aplicação em paisagismo

As principais qualidades que tornam possível usar o choupo piramidal para decorar áreas suburbanas, praças e parques da cidade são sua forma decorativa, a ausência de ramos espalhados (coroa bem cuidada), a capacidade de criar frescor e sombra e a proteção contra a radiação ultravioleta.

O desenho com o uso de choupo italiano tem muitas opções.

  • Nas zonas de parque, são composições espetaculares baseadas na combinação de madeira com acácia branca, bordo e castanheiro.
  • Árvores piramidais de diferentes alturas combinam bem com coníferas, incluindo abetos, abetos, thuja e tipos ornamentais de zimbro.
  • Os becos feitos com essas plantas parecem mais impressionantes se o território for decorado com uma cascata de fontes altas. Os choupos, plantados em fileiras, são ótimos para decorar linhas horizontais geometricamente corretas de edifícios, e sua arquitetura vertical é perfeitamente diluída com árvores e arbustos de exuberante distribuição, incluindo copas floridas.
  • Na cidade, o álamo é utilizado para emoldurar monumentos, praças, paisagismo de ruas, parques recreativos, museus e teatros.
  • Em sua própria casa de verão, é importante plantar um álamo piramidal ao longo da cerca para criar uma sombra agradável, enquanto esconde o território de olhares indiscretos.

Não se recomenda o plantio do choupo tipo piramidal somente ao lado de árvores choronas - ele perde seu aspecto expressivo e pomposo. O plantio mesmo de grandes extensões e vielas de choupo não requer grandes gastos, além disso, a árvore é despretensiosa, cresce rapidamente, limpa o ar de substâncias nocivas devido à liberação de oxigênio e fitoncidas. Ou seja, é uma planta ideal para paisagismo, omitindo o fato de suas fêmeas produzirem muito penugem.

Como plantar mudas germinadas, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário