Tamarindo e seu cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas

Tamarindo (tamarindo) é uma fruta exótica nativa da África oriental... Atualmente, a planta cresce em muitos países tropicais. A árvore é encontrada no Sudão, Madagascar e na Península Arábica. Na Ásia, o tamarindo é cultivado na Índia e na China, bem como nas ilhas oceânicas. Sua ampla distribuição foi facilitada pelo cultivo em campo aberto.

O tamarindo é um membro da família das leguminosas. Na natureza, pode crescer até 25 metros. Mas em condições internas, geralmente é uma árvore compacta de no máximo 1 metro.

Descrição

Tamarindo é popularmente conhecido como Encontro indiano. Durante o desenvolvimento da navegação, suas sementes foram parar no continente americano. Lá, a árvore criou raízes com sucesso nos trópicos. Externamente, o tamarindo realmente parece uma tâmara comum. E as folhas penugentas são semelhantes às folhas de acácia. Esta planta está relacionada ao tamarindo.

O crescimento de uma árvore em ambiente natural pode chegar a 30 metros. Ao mesmo tempo, cresce bem devagar. O clima dos trópicos contribui para que a coroa do tamarindo seja sempre verde e exuberante. As flores nas inflorescências são geralmente branco-rosadas ou avermelhadas.

Os frutos são formados em vagens arredondadas e angulares com grande número de sementes. Os grãos crescem até 20 cm de comprimento. Além disso, sua espessura atinge apenas 3 cm. Após a secagem, as vagens são compactadas. Sob a pele crocante está o chamado pericarpo. Simplificando, é uma polpa acastanhada agradável.

Tamarindo é uma planta incomum... Por exemplo, seus grãos não são comestíveis, mas são usados ​​em pratos asiáticos. A polpa é usada na culinária. O pericarpo confere um sabor agridoce a temperos e molhos.

Nos mercados asiáticos, o tamarindo é oferecido em várias formas. Você pode comprar polpa doce salgada e seca. E também pedaços congelados do pericarpo.

A madeira tropical é muito durável e densa. Muitas vezes é comparado ao mogno.

Aterrissagem

O tamarindo é uma planta de casa popular. Em casa, é mais conveniente cultivá-lo a partir de sementes compradas. O material de plantio tem forma irregular e rica cor chocolate.

Mergulhe as sementes em água morna antes de plantar. Depois de algumas horas, eles são retirados e secos. A concha sobre eles é muito densa e durável. Portanto, para acelerar seu crescimento, deve ser escarificado. Em outras palavras, corte a casca.

É mais conveniente usar uma lixa. Este procedimento promove o surgimento precoce de crescimento excessivo.

Mesmo os agricultores inexperientes serão capazes de plantar sementes. Para plantar sementes, é necessário preparar uma mistura de turfa com perlita. As colheitas de topo são polvilhadas com uma camada fina (5 mm) de areia de rio purificada. Depois disso, eles são deixados em um local quente e claro, longe da luz solar direta. Os primeiros tiros podem ser esperados 20 dias depois. Ao mesmo tempo, não se deve esquecer a rega sistemática das plantações. É necessário umedecer o solo periodicamente. A secagem é inaceitável.

A colheita em vasos individuais é realizada após a formação de folhagem plumosa madura.

Cuidado

O tamarindo pode ser cultivado com sucesso em casa. Perene de crescimento lento, pouco exigente para cuidar e ambiente de crescimento. Ao mesmo tempo, o florescimento de uma planta plantada em casa em um vaso não pode esperar. Tâmaras indianas dentro de casa florescem em casos raros.

O tamarindo interno é pequeno e compacto.Freqüentemente usado para formar bonsai. Cultivar e cuidar de uma árvore é bastante simples. Teremos que observar um determinado regime de temperatura. Ele difere dependendo da temporada e sazonalidade.

Também é importante manter a umidade do ar ideal. A árvore é mais confortável de existir em um clima semelhante ao tropical. Todos os dias, a folhagem deve ser pulverizada com um borrifador.

O local deve ser iluminado pelo sol, o melhor é usar peitoris nas janelas sul.

O substrato requer umidade regular. A secagem excessiva de um coma de terra não é permitida. O próprio solo é escolhido fértil. Um pouco de areia é necessariamente misturado a ele.

E você também precisará cortar, transplantar e, se necessário, propagar a planta. Esses são processos simples. Eles podem ser aprendidos rapidamente se você ler as informações relevantes.

Condições

  • florescer... Uma planta de casa com flor desta espécie é muito rara. Via de regra, a floração da árvore cai no início de dezembro. As inflorescências são formadas em forma de pincel, compostas por flores rosa ou amareladas.

  • Temperatura... Na primavera e no verão, a árvore responde favoravelmente a temperaturas de + 23 a 25 graus. No entanto, um aumento na temperatura não prejudicará a planta, porque vem dos trópicos abafados. No inverno, o tamarindo interno deve ser mantido fresco e protegido de correntes de ar.

  • Umidade do ar. A árvore precisa de ar bem umedecido. Na estação quente, deve ser umedecido por pulverização pela manhã e à noite. Para manter um nível ideal de umidade do ar perto do arbusto, você pode manter um recipiente aberto com água fria.

  • Capacidade e mistura de solo... Os vasos de cerâmica são adequados para o cultivo de tamarindo. Mas você também pode usar recipientes de plástico de um volume adequado. O único pré-requisito é a presença de orifícios de drenagem na parte inferior.

  • Período dormente... Este "descendente tropical" não tem período de descanso. No inverno, uma árvore exótica é colocada em um local fresco para que não se estique muito.

Regar e alimentar

Regue o tamarindo para que o substrato permaneça úmido o tempo todo. Mas não molhado, mas hidratado... Para irrigação, água mole, sedimentada e fria é adequada. Caso contrário, existe a possibilidade de deterioração da raiz. No inverno, a frequência de rega é reduzida. Mas é importante manter o solo úmido.

Os fertilizantes orgânicos são ideais para uma planta tropical. Eles devem ser aplicados no solo uma vez por semana e apenas durante a estação quente. Idealmente - de maio a setembro.

Transferir

Quando as primeiras folhas novas aparecem na árvore, ela pode ser transplantada para um local permanente. Para fazer isso, você precisa preparar um novo terreno. O tamarindo responde bem a solos soltos e respiráveis ​​com um pH neutro de 5,5 a 6,5. Você pode comprar uma mistura universal ou misturar você mesmo os componentes necessários.

A argila expandida é colocada no pote preparado e, em seguida, o substrato é derramado. O broto com um torrão de terra é transferido para um recipiente preparado. De cima, você precisa cobri-lo com um frasco, uma garrafa de plástico cortada ou um saco transparente.

O solo é regularmente borrifado com água usando um borrifador para não danificar a frágil planta. Quando aparecem folhas frescas, a planta deve estar acostumada ao clima interno.

Para fazer isso, providencie ventilação regular, abrindo por um curto período de tempo. Quando algumas folhas novas são adicionadas ao broto, é hora de remover o revestimento.

As plantas jovens precisam de um transplante todos os anos e os adultos não mais do que uma vez a cada 3 anos. Em condições ideais, um jovem tamarindo pode florescer 6 anos após o plantio.

Formação de coroa

Para dar ao tamarindo um aspecto mais decorativo, é necessário modelar a coroa. Para isso, são realizadas podas e manipulações como pinças. Depois disso, os botões adormecidos despertam e a coroa cresce mais, se espalhando e engrossando.

A primeira poda é feita quando o tamarindo atinge 60 cm de altura, cerca de seis meses após a semeadura. Somente uma árvore saudável pode ser formada. A coroa pode ser disposta de forma natural ou em forma de palma.

A aparência natural assume um tronco reto e muitos galhos. Para melhorar a ramificação, aperte a parte superior.

Se você quiser um tamarindo mais compacto, o tronco deve ser cortado a uma altura de 40 cm da superfície do solo. Depois de aparar, geralmente fica um tronco nu. Isso não ameaça o tamarindo. Se a planta estiver sã, galhos e folhagens aparecerão dentro de um mês.

Com podas regulares, mantendo os 5 ramos superiores e beliscando a copa, é possível formar uma copa em forma de palmeira.

O tronco pode ter diferentes formas.

Trança

As tranças são formadas por troncos jovens de tamarindo. Levará 3-6 plantas em um vaso. Os troncos tecidos juntos são fixados com arame ou outra coisa. Em seguida, você deve remover ramos desnecessários dos troncos a tempo e apertar a coroa para ramificação ativa.

A altura da árvore é determinada de acordo com suas preferências. Se você precisa obter uma planta curta, você precisa apertar o topo. Sem isso, o tamarindo se estica para cima. No processo de desenvolvimento, é necessário criar as próximas voltas da trança formada.

Torção

Desta forma, troncos fortes e em relevo são formados. Eles são cuidadosamente torcidos, presos com arame a cada volta. Você pode dobrar a árvore, prendendo-a ao próprio vaso ou usar um design especial. Nesse caso, será possível formar um tronco curvo, semelhante aos observados em árvores em áreas montanhosas. Durante o período de formação, todos os ramos desnecessários do tronco são removidos.

Flexão

Permite que você cresça uma árvore em formato original. Qual deles depende exatamente das preferências individuais. A planta é enrolada com arame, enrolando-o ao redor do tronco, inclinando-o nas áreas onde a dobra é pretendida.

No processo, você precisa tentar não deixar marcas de depressão. Se necessário, borracha ou outros materiais podem ser usados ​​sob o fio rígido.

Bonsai

Nem todo produtor amador se atreve a cultivar bonsai, pensando que isso é muito problemático. Na realidade, cultivar bonsai não é mais complicado do que cuidar de formas comuns de plantas.

A principal dificuldade reside em manter as condições mais adequadas para o seu desenvolvimento. Por exemplo, as plantas tropicais não podem sobreviver sem ar úmido. O tamarindo é despretensioso e se desenvolve bem em ambientes fechados. Mesmo um florista novato será capaz de cultivar um bonsai.

Cuidados de rotina são necessários no início. A única diferença na composição dos fertilizantes é nitrogênio neles deve conter a metade de tanto... As fórmulas nutricionais complexas marcadas com bonsai são adequadas. Também é permitido usar 1/2 da dosagem recomendada para fertilizantes padrão.

Quando a planta atinge os 6-8 meses e 50-60 cm, é necessário cortar a copa, deixando 35-40 cm. A formação do tronco começa com dobra, torção e outras coisas. As raízes não são tocadas e os cuidados são executados de forma padrão.

Com cerca de um ano de idade, por volta de abril-maio, é realizada a remoção da folhagem (desfolha). Depois disso, as folhas ficam bem menores, mas a forma e a cor são preservadas. Se as raízes estão fortemente entrelaçadas com um caroço de terra, você precisa escolher um vaso maior para a planta. Idealmente - um litro a mais.

Quando a planta atinge os dois anos de idade, é realizada a primeira poda das raízes.... São cuidadosamente alisadas, cortando todas as áreas danificadas em 1/3, processando os cortes.

O plantio é realizado apenas em solo novo. Vasos rasos, mas bastante largos, são adequados para bonsai. As raízes são cuidadosamente esticadas na superfície, polvilhadas com uma camada de substrato, ligeiramente amassada. Pode ser aplicado no solo com lascas de pedra.

No ano seguinte, eles são transportados para um pote maior. O sistema raiz não é mais perturbado.O ciclo se repete a cada 2 anos.

Reprodução

É fácil fazer crescer uma árvore a partir de uma pedra. As sementes se distinguem por boas taxas de germinação (até 95%), mesmo se armazenadas por 1-2 anos. Uma fruta contém 4-5 sementes. É melhor plantar várias sementes ao mesmo tempo para aumentar a chance de germinação.

Além do método de semente, a propagação vegetativa da árvore é usada. Estacas absolutamente saudáveis ​​com 10-15 cm de comprimento são adequadas para a germinação.As folhas são cortadas na parte inferior, deixando apenas algumas folhas no topo das estacas. Para cada talo, é necessário preparar um recipiente de cerca de 0,3 litros. Um substrato nutriente levemente ácido é misturado com areia 2: 1.

As plantas são enterradas 4 cm no solo, são pulverizadas e colocadas sob um saco transparente. Leva um mês para germinar. Durante este período, a planta precisa fornecer o nível necessário de umidade.

Se a superfície do solo ficar mofada, a cobertura deve ser removida para que a camada superior seque. Você pode borrifar o solo afetado com uma solução de refrigerante fraca (0,5 colher de chá para 1 copo de água morna).

Doenças e pragas

Basicamente, o tamarindo fica doente com violações das medidas de contenção e cuidados inadequados. É assim que a cultura pode sofrer.

  • Folhas e galhos murcharam... Sinal de que a planta não tem luz e calor suficientes.

  • No verão, é provável que haja escassez de alimentos. Portanto, é importante manter a planta em um local ensolarado e quente. E fertilizar com mais frequência, mas sem exagerar.

  • Deixa cair as folhas. A causa provável é baixa umidade e irrigação insuficiente. O problema é resolvido aumentando a frequência de pulverização.

  • A árvore não cresce. Isso se deve ao encharcamento do solo, apodrecimento das raízes durante a estagnação da água. A rega precisa ser ajustada e a drenagem, cuidada. O tamarindo é transplantado para um novo solo conforme necessário. Um exame preliminar das raízes é realizado.

Dentre as pragas, os ácaros-aranha, os cochonilhas e também os insetos cochonilhas são perigosos.... Eles parasitam fixando-se na parte inferior das folhas. Com um grau de dano fraco, eles podem ser exterminados por pulverização com água com sabão caseiro.

Se este método não for eficaz, você terá que processá-lo com Aktellik ou qualquer outro agente de controle de pragas semelhante.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário