Tamarisk (tamarisk): descrição e variedades, regras para cultivo e cuidados

Contente
  1. Descrição da planta
  2. Visualizações
  3. Variedades populares
  4. Regras de crescimento
  5. Cuidado
  6. Reprodução
  7. Doenças e pragas
  8. Aplicação em paisagismo

As plantas medicinais e ornamentais são frequentemente consideradas diferentes classes de culturas. No entanto, na realidade, essas propriedades se sobrepõem com mais frequência do que você imagina. Tamarix é um exemplo notável de tal combinação.

Descrição da planta

Existem poucas culturas com tantos nomes. Tamarix é frequentemente chamada de:

  • pentear;
  • pentear;
  • cedro salgado;
  • a árvore de Deus;
  • miçangas;
  • Astrakhan lilac;
  • Jengil;
  • eshel.

Independentemente do nome específico, denota arbustos de urze, que podem ser não apenas perenes, mas também perdendo folhagem. Às vezes, os tamariques não são arbustos, mas árvores bem desenvolvidas. Eles são caracterizados por galhos finos. A tamargueira é coberta por uma casca marrom-avermelhada. À medida que o arbusto se desenvolve, a casca adquire uma cor azul-violeta.

Sua folhagem é cinza-esverdeada. Quando a planta floresce, aparecem pequenas flores rosas, brancas ou roxas. Eles são agrupados em espalhar inflorescências paniculadas. Das propriedades medicinais da tamargueira são observadas:

  • efeito adstringente e diurético;
  • anestesia;
  • a capacidade de parar o sangue;
  • ação diaforética.

Formalmente, as espécies do gênero tamarisk não estão incluídas na farmacopéia russa. Nenhum deles é utilizado como matéria-prima para a fabricação de medicamentos de qualquer espécie. A razão é simples - o estudo desta planta não é muito bom. Portanto, as garantias de várias fontes de que a tamarix não tem contra-indicações não podem ser levadas a sério. Não é recomendável usá-lo para automedicação.

No total, o gênero Tamarix possui, de acordo com diferentes classificações, 57 a 90 espécies. O comprimento das folhas pode atingir 0,7 cm e estão dispostas alternadamente. A folhagem da tamargueira se distingue pelo fato de que nela são encontradas glândulas de sal. As plantas deste gênero são encontradas:

  • em pântanos salgados;
  • em lambidas de sal;
  • em áreas desérticas;
  • em semi-desertos.

Você pode ver esse crescimento tanto na estepe quanto na mata ciliar. A variedade natural da Tamarisk cobre países europeus, asiáticos e africanos. É resistente ao frio e pode sobreviver a geadas de até -50 graus. A resistência ao sal é uma propriedade atrativa da cultura.

Deve-se ter em mente que, em algumas regiões do mundo, certas espécies de tamargueiras são reconhecidas como plantas invasoras perigosas para a flora local.

Visualizações

É apropriado começar a navegar nas variedades de uma graciosa tamarixque forma galhos finos. Na época da floração, a planta é coberta por uma enorme massa de lindas flores. Os arbustos que se espalham atingem uma altura de 4 m e são caracterizados por grossos rebentos caídos. Nos ramos forma-se uma casca lisa de castanho com inclusões castanho-claras simples.

As folhas têm uma estrutura lanceolada ou subulada. Eles são caracterizados por um ajuste justo aos ramos. A floração começa em maio. Ao mesmo tempo, florescem inflorescências racemosas, cujo comprimento atinge 0,05-0,07 m. Flores rosas brilhantes irão deliciar o dono da terra até o final do verão.

A espécie ramificada atinge 3-4 m de altura e é caracterizada por uma coloração vermelho-alaranjada dos ramos jovens. Os brotos são como galhos. Com o início da estação de crescimento, ficam cobertos por uma espessa camada de pequenas folhas verde-azuladas. Antes que os botões se dissolvam, no entanto, a planta não parece menos atraente.Sua graça é fornecida pelos próprios botões não abertos.

florescer tamargueira ramificada cai em junho-agosto e é abundante. O comprimento das panículas lilases-rosa pode chegar a 0,5 m. Quando a floração se completa, formam-se os frutos do tipo cápsula. Eles contêm sementes em miniatura com uma crista peluda.

Para tamarix multi-ramificado a presença de ramos finos é característica. São pintados em tom cinza ou ligeiramente esverdeado. Os rebentos anuais são de cor avermelhada. As folhas são muito estreitas e muito pequenas, não ultrapassando 1,5 cm cada; suas extremidades são dobradas para a fuga. Em racemos densos de uma estrutura complexa, flores rosas podem ser agrupadas. O comprimento das inflorescências pode chegar a 0,05 m, vivem de junho a setembro inclusive.

Merece atenção e tamarix de quatro hastes... Na natureza, esta planta é encontrada no sul da Rússia (incluindo a Crimeia) e nas regiões da Transcaucásia. Uma característica da espécie é uma copa muito exuberante e atraente. É formada por rebentos de casca avermelhada, em forma de arco. As placas foliares lanceoladas têm uma cor verde suculenta A floração do arbusto inicia-se na última década de abril.

Neste caso, formam-se flores brancas ou rosa. Cada um deles tem pétalas redondas. A cultura é adequada para decorar um parque da cidade e um jardim.

E aqui tamargueira de flor pequena justifica plenamente seu nome.

É um arbusto baixo (até 3 m no máximo) com botões rosa de tamanho médio. Ela florescerá em maio e junho. Para a planta, as áreas inundadas com sol forte são atraentes. A resistência à seca da tamargueira de flor pequena é bastante alta. Porém, em períodos muito secos deverá ser regado.

Os espécimes jovens crescem muito intensamente. O crescimento desacelera mais tarde. Popular e Tamarisk de Meyer. Na natureza, ele preenche:

  • a leste da Transcaucásia;
  • norte do Irã;
  • regiões ocidentais da Ásia Central;
  • Região de Astrakhan;
  • Kalmykia;
  • Daguestão;
  • Região de Stavropol;
  • Região de Rostov (mas lá a espécie está listada no Livro Vermelho regional).

A altura da planta pode chegar a 3-4 M. A formação de casca avermelhada é característica. As folhas têm uma forma escamosa e opaca e são ligeiramente curvas. Nos ramos do ano passado, formaram-se inflorescências laterais. A propagação por sementes geralmente é fornecida; o material de plantio perde rapidamente a germinação.

Variedades populares

Entre as espécies ramificadas de tamargueiras, existem 3 variedades principais:

  • Rubra (difere em graciosas flores vermelho-violeta);
  • ramificado "Cascata rosa" (decorado com flores rosa claro);
  • Brilho de verão (as inflorescências de framboesa de alta densidade são características).

A tamargueira solta é encontrada no noroeste da RPC e na Mongólia; também pode ser encontrado no norte do Irã. Um nome alternativo é tamargueira rosa. A variedade não pode ser superior a 5 m; os ramos são caracterizados por uma cor cinza ou verde. Nas panículas superiores, as inflorescências racemosas são perceptíveis. O período de floração é de aproximadamente 2 meses. A robustez das plantas no inverno varia muito, dependendo da variedade e das espécies.

Regras de crescimento

Seleção de assento

Plantar uma tamargueira no jardim funcionará independentemente da composição química do solo e de sua estrutura mecânica. Mas ainda é aconselhável dar preferência a solos com pH neutro ou alcalino. A abundância de luz solar é muito importante para esta cultura. Se tal condição for proporcionada, pode-se contar com o pleno florescimento da planta, mesmo com argila densa. Problemas que muitas vezes nos obrigam a abandonar o plantio de outras culturas não são significativos para o tamarix; é necessário apenas levar em consideração a robustez invernal de uma determinada variedade.

Independentemente da região, é melhor plantar a planta no limite sul do local. Para se proteger do vento, as paredes das casas e anexos são adequadas. Às vezes, até mesmo um arbusto comum é suficiente para isso.

Cronometragem

Às vezes você pode encontrar uma menção de que a tamargueira pode ser plantada mesmo após o fim da queda das folhas. Mas deve-se ter em mente que esta planta é de origem sulista e pode sofrer muito com baixas temperaturas. Adaptação normal em campo aberto, passa com sucesso apenas com plantio de primavera. Com o início da estação de cultivo, você precisa aguardar o momento em que o ar esquentará continuamente acima de zero grau.

Na região de Moscou, como em outras regiões do nosso país, a tamargueira pode teoricamente ser plantada na primavera e no outono. Mas, ainda assim, esta é uma área bastante fria e, portanto, o período de plantio da primavera é preferível nela. Nos Urais e na Sibéria, é fortemente recomendado o cultivo de tamarix, primeiro na forma de mudas.

O transplante direto para o solo é impraticável. A semeadura das mudas é feita no final do inverno ou nos primeiros dias da primavera.

O solo para mudas e o material de plantio devem ser adquiridos apenas em lojas especializadas. Em mercados urbanos comuns, produtos de baixa qualidade desse tipo são frequentemente vendidos. As mudas precisarão ser cultivadas em 2 anos. Só no 3º ano chega a hora de transplantá-los para campo aberto.

Preparação do solo

O florescimento abundante da cultura só será possível com certos esforços por parte dos produtores de flores. Uma camada de drenagem sólida é criada no local selecionado. Para uma planta que povoa naturalmente desertos e arenitos, a estagnação da umidade é extremamente destrutiva. A acidez excessiva do solo pode ser suprimida pela calagem.

Para melhorar o solo que contém muita argila, você precisará plantar tamargueira ao mesmo tempo com a adição de húmus ou composto. Isso aproximará a estrutura da Terra do ideal. Quanto mais densa a terra, pior ela permitirá que a água passe. Portanto, você terá que cavar um buraco de plantio mais profundo, simultaneamente construindo a camada de drenagem.

Não é desejável usar turfa de alto pântano para diluir o solo denso, pois então a terra se acidificará fortemente.

Esquema de pouso

Como já mencionado, você deve primeiro cavar um buraco no qual uma quantidade suficiente de drenagem será localizada. Em cima dela, espalhe terra com a adição de húmus ou composto. Desse solo é formado um monte, que servirá de suporte para a muda. As raízes são cuidadosamente espalhadas para que fiquem voltadas para os lados. A altura é selecionada de forma que o colar da raiz fique do lado de fora.

O poço é preenchido e a terra ligeiramente esmagada no processo. Após o término do aterro, todo o solo é compactado. Golpes muito fortes são desencorajados. Entre as covas de plantação, resta 1 a 1,5 m de espaço livre.

A largura da vala deve ser pelo menos duas vezes a largura da planta com um pedaço de solo.

Cuidado

Rega

Se o solo estava úmido durante o plantio, é correto não regar nas primeiras horas e dias. Mas nos próximos 10-15 dias é necessário controlar para que a terra no círculo próximo ao tronco não seque. Esta área é coberta com cobertura morta e os brotos são um pouco encurtados. As estacas devem ser cortadas em 0,02-0,03 m. No futuro, não será necessária rega regular das contas.

O fato é que tem raízes muito profundas. Eles próprios fornecerão à planta a quantidade necessária de umidade. Ele fluirá de forma constante, mesmo no dia mais quente. Portanto, os jardineiros ficam completamente livres da necessidade de regar a tamarix no verão.

Somente em climas muito quentes e secos, 10-20 litros de água são periodicamente despejados em uma planta adulta; 3-5 litros de líquido são suficientes para as mudas jovens.

Top curativo

O tamarisco na natureza habita terras muito pobres. Portanto, você não terá que dar fertilizantes a ele sistematicamente. A primeira alimentação é realizada no ano seguinte após o plantio, na primavera. Neste ponto, húmus e composto são usados ​​para cobertura morta. Essa alimentação é suficiente até o início da floração.

Quando a tamarix está coberta de botões, metade da porção usual do fertilizante é aplicada ao solo. Uma mistura de fósforo e potássio é usada para essa alimentação. É deles que depende a utilidade de sustentar um arbusto em flor.À medida que o inverno se aproxima, o círculo do tronco é coberto com adubo e húmus.

Além de fornecer nutrientes à planta, essa camada ajudará a evitar que as raízes congelem.

Poda

A principal função desse procedimento é formar totalmente a bucha. Ao contrário de regar e alimentar, a poda de tamarix é vital. Eles podem sobreviver a um corte de cabelo perfeitamente. Portanto, os jardineiros devem pegar o podador sem a menor hesitação. Quando a planta está nua (termina a queda das folhas), todos os brotos doentes e quebrados devem ser cortados dela.

Claro, você terá que limpar todo o crescimento seco e morto. A poda formativa é projetada para encurtar os brotos que se estendem além do contorno principal. A copa do arbusto é cuidadosamente nivelada. É imprescindível desbastar os ramos excessivamente densos, caso contrário, eles se danificarão e sofrerão infecções provocadas pela falta de ar. Quando o inverno acaba, é necessário remover os brotos que não sobreviveram aos efeitos do frio, neve e gelo.

Reprodução

Sementes

O principal problema que muitas vezes interfere na propagação da tamarix pela semente é o tempo de germinação muito curto. Por 3-4 meses, eles perdem a capacidade de germinar. A situação é ainda pior onde as condições para o desenvolvimento do "hóspede do deserto" não são boas. Claro, plantar sementes no outono seria uma má ideia. O preparo das mudas é o seguinte:

  • o solo úmido é colocado em recipientes com tampa ou camada de vidro;
  • material de plantio fresco é colocado neste solo;
  • as sementes são pressionadas um pouco para baixo, mas certifique-se de que não sejam fechadas da luz;
  • controlar a umidade do solo e mantê-la em um nível aceitável;
  • após o surgimento dos brotos, o abrigo é retirado e o container retirado do palete com água;
  • manter as mudas no peitoril da janela, aguardando um momento de aquecimento estável;
  • plantar tamargueiras no jardim em crescimento;
  • na idade de 1 ou 2 anos, a árvore é transplantada para um local permanente.

Estacas

As sementes de Tamarix são usadas principalmente por criadores. Assim, desenvolvem novas variedades e melhoram as características da cultura. É muito mais fácil enraizar a planta com estacas para os fins do dia-a-dia. Recomenda-se o uso de estacas de corte de inverno (janeiro). No início do ano, o arbusto está dormente e sobreviverá com tranquilidade ao procedimento.

Às vezes, a estratificação também é usada. É necessário selecionar candidatos para eles ao examinar tamarix invernada. A melhor opção é o ramo lignificado inferior. Você deve tentar dobrá-lo e prendê-lo ao solo, e então polvilhar um pouco com terra. O terreno no local onde está previsto o enraizamento das mudas é sistematicamente umedecido; sob tais condições, o sucesso pode ser alcançado até o final do verão.

Doenças e pragas

Causas

Tamarix quase nunca fica doente. As pragas também, com raras exceções, rastejam ou voam ao redor dela. Apenas ocasionalmente eles se movem para arbustos do deserto de outras plantas. Portanto, a principal causa das doenças das tamargueiras é a negligência constante do jardineiro. Ou ignorando os requisitos básicos de plantio e saída.

Dentre os males da tamarix, as doenças fúngicas são especialmente perigosas. Como em outras culturas, eles aparecem principalmente contra o fundo de um clima úmido e frio. Nada pode ser feito a respeito (exceto tratamento especial). Mas é bem possível plantar inicialmente a planta no local mais seco e aquecido. Recomenda-se que os plantios sejam inspecionados sistematicamente para detectar o aparecimento de problemas em tempo hábil.

Sintomas

Às vezes, para jardineiros inexperientes, a tamargueira causa perplexidade. Se ele hiberna em um estado dobrado e hiberna muito bem, a parte superior ainda pode morrer. Nesse caso, o desenvolvimento começará de novo, a partir da raiz. Tal comportamento do mato (recuperação anual do nível não congelante) é completamente natural para ele.

Sujeito às condições de manutenção, o arbusto nem mesmo amarelece quase nunca, e os sintomas dolorosos podem estar associados apenas à superlotação excessiva das plantações.

Tratamento

Quando afetado por doenças fúngicas, a primeira condição para o sucesso é limitar a irrigação. Todas as partes danificadas cobertas com manchas cinzentas estão queimadas. Você não pode usá-los de outra maneira. A ferramenta é completamente desinfetada antes e depois do trabalho. Para todos os fungos e insetos nocivos, devem ser usados ​​preparações especializadas.

Profilaxia

A medida preventiva mais importante é evitar os motivos pelos quais a tamargueira pode ficar doente. É plantado em tempo hábil se houver densidade excessiva de plantas. Eles cumprem rigorosamente os requisitos da tecnologia agrícola. Limite diligentemente a irrigação e mantenha a camada de drenagem em boas condições.

Os regulamentos usuais para a frequência e quantidade de fertilizantes não devem ser violados.

Aplicação em paisagismo

      Tamarix dá um bom resultado apenas quando usa um padrão de aterrissagem claro. Esta planta é muito utilizada em paisagens originais. Graças à sua beleza impressionante, tanto o plantio solitário quanto o plantio misto podem ser feitos. Tamarisk cresce bem e em encostas que se desintegram gradualmente. Além da decoração externa, vai estabilizá-los.

      Grebenshik parece atraente no slide alpino. Arbustos raquíticos de outras espécies se tornarão seus excelentes vizinhos. Uma solução alternativa é plantar os arbustos separadamente, combinando com a decoração do espaço envolvente com pormenores decorativos.

      A tamargueira moderadamente alta deixa uma mistura atraente com lavanda. Mas peças altas são mais adequadas para estilos japoneses, minimalistas e outros estilos rígidos.

      Para os recursos do Tamarix, veja abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário