Tudo que você precisa saber sobre taxodium
O cipreste taxodium two-row ou pântano é uma planta conífera decídua nativa da América do Norte. No entanto, é perfeitamente possível cultivar cultura na Rússia. Algumas firmas ocidentais atribuem a planta à quarta zona climática, mas na prática, o plantio não traz resultados com tanta frequência. Se o cipreste for plantado nos subúrbios, é melhor mantê-lo no norte ou nordeste da região de Moscou.
Descrição
Os ciprestes coníferos são uma cultura perene, mas o taxódio é a única espécie que lança seus galhos no inverno. No entanto, em regiões mais próximas aos trópicos, as árvores não perdem sua folhagem, como a Flórida e o México. O taxodium two-rowed é o mais comum das duas espécies do gênero Taxodium. Distingue-se por delicadas agulhas em forma de furador adjacentes aos brotos.
Uma característica do taxodium de duas fileiras é o crescimento das raízes em forma de garrafa ou cone, elas estão localizadas individualmente ou em grupos e aumentam rapidamente durante o desenvolvimento. As protuberâncias verticais têm até 2 m de tamanho. Cientificamente, são chamadas de "pneumatóforos", mas na verdade são as raízes, graças às quais a planta pode respirar durante o alagamento prolongado. Nas variedades que crescem em locais secos, os pneumatóforos não se formam.
No século XX, foram encontradas árvores no Arkansas com raízes respiratórias superiores a 30 m. Na maioria das vezes, esses crescimentos se formam ao redor da árvore e, às vezes, acontece que eles crescem juntos para formar uma cerca viva. Por exemplo, no final do século 19 em Samarcanda, o crescimento de um grupo de ciprestes formava uma "cerca" de 27 m de comprimento.
A variedade prefere se desenvolver em áreas úmidas com altos níveis de lençol freático, em áreas pantanosas, em margens baixas de rios e muitas vezes cresce diretamente na água.
Taxodiums são espécies monóicas, a floração começa em abril. Seus cones masculinos, com 10-14 cm de comprimento, estão localizados nas extremidades dos galhos do ano passado. Os espécimes femininos crescem nas extremidades dos brotos, seu diâmetro é de até 2,5 cm.
As escamas parecem escamas, são bem fechadas, primeiro são verdes e depois marrons, cada uma composta por duas sementes.
A árvore pode atingir 46 m de altura e a madeira se distingue por suas propriedades mecânicas de alta qualidade e resistência a processos de putrefação. É utilizado como matéria-prima na construção de pilares, móveis e peças decorativas de interior. Também é possível cultivar uma árvore em uma horta em solo úmido. Por exemplo, na Rússia, espécimes cultivados artificialmente e até bosques inteiros são encontrados não apenas em áreas com clima quente - Sochi, Gelendzhik, Adygea, Território Krasnodar, mas também em cidades mais frias - Maykop, São Petersburgo, Ryazan.
O segundo tipo é o cipreste do pântano mexicano. Não possui pneumatóforos e seu habitat natural é o México. Esta variedade prefere crescer a uma altitude de 400 a 2300 m acima do nível do mar e geralmente atinge um crescimento impressionante, em média pode crescer até 600 anos.
Aterrissagem
Ao plantar uma muda acabada, siga estas etapas.
- Compre uma muda. Escolha uma peça com um caroço de terra em serapilheira ou tela. Evite mudas de raiz nua.
- Escolha uma área molhada perto de uma lagoa ou outro corpo de água.
- Prepare o ralo na forma de areia e tijolo lascado, coloque uma camada de 20 cm.
- Prepare o solo: combine grama, turfa, húmus e areia na proporção de 2: 2: 2: 1.200-300 g de nitrofosfato ou 100-150 g de "Kemira-wagon" não interferem.
- Plante a muda com pelo menos 80 cm de profundidade, mas de forma que o colo da raiz permaneça na superfície do solo. Aprofunde o rebento, sem atingir o tecido, vai apodrecendo gradualmente sob o solo.
Se um criador deseja cultivar uma safra a partir de sementes, você precisará seguir estas regras:
- prepare um recipiente de plástico hermético;
- despeje uma camada de 5 centímetros de solo no recipiente;
- polvilhe as sementes por cima, umedeça bem o solo e polvilhe as mudas com terra;
- cubra o recipiente com filme transparente ou vidro para criar um efeito estufa;
- coloque o recipiente em um local aquecido.
Cuidado
A cultura apresentada pertence a árvores amantes da luz com um forte sistema de raízes. Nos primeiros três anos de vida, a planta deve ser fertilizada. No verão, é necessário regar regularmente a árvore em grandes porções - 10 litros por exemplar. A aspersão é recomendada algumas vezes por mês. Durante o calor do verão, a quantidade de rega é duplicada. Os rebentos ganham altura e riqueza da copa em alta velocidade, mas as árvores maduras, dando floração e frutos, tornam-se após 10 anos desde o início do plantio em terreno aberto. No primeiro ano de vida, o caule atinge 75–100 cm (em média 80 cm) de altura com um diâmetro de tronco de 1,1 cm.
A árvore tem uma robustez de inverno bastante boa e é capaz de resistir a geadas de até -30 graus. No entanto, apenas os espécimes adultos não têm medo do frio. As árvores jovens costumam sofrer em invernos frios, por isso precisam ser isoladas. Isso geralmente é feito cobrindo o círculo do tronco - por exemplo, uma camada de grama seca de 10 cm é adequada.
Lembre-se de que a árvore cresce bem em solos argilosos arenosos ricos e profundos, mas os solos ricos em calcário podem não resistir. Mas a cultura é muito resistente à atmosfera poluída, poeira, gases, além disso, não tem medo da seca.
Se, mesmo assim, a amostra for plantada em solo que contenha cal, recomenda-se temperá-la com fertilizante micronutriente - quelato de ferro.
A reprodução é possível de três maneiras: por sementes, estacas ou enxertia. A cultura tem uma imunidade muito alta, doenças e pragas não tem medo dela, porém, como citado acima, cuidado com o plantio em solo calcário - tal composição pode causar clorose nas folhas.
Se o jardineiro quiser ver no local uma árvore com raízes respiratórias poderosas - a principal característica da cultura -, é necessário plantar um cipreste nas imediações da água. No entanto, é possível mantê-lo em solo seco comum, será apenas uma árvore comum sem crescimentos.
Projeto paisagístico
A planta é muito adequada para a decoração de lagos, desenho de grupos de jardins e vielas.
Se toda uma composição for criada, os ciprestes podem ser complementados com zimbro virgem, carvalhos, faia, bétulas, salgueiros. Juntas, essas árvores criam um projeto paisagístico harmonioso e vivo. Também esteticamente agradável, a árvore é combinada com liquidambar, tulip tree, moldura.
No período de outono, as agulhas, antes de voar, adquirem uma atraente cor dourada pálida.
A paisagem de um grupo de taxodiums com galhos pendentes, com fios de pequenos brotos, parece sombria contra o fundo de um pântano, mas ao mesmo tempo fascina pelo seu mistério e misticismo. Essas árvores muitas vezes podem ser vistas em filmes de terror. Os exemplares individuais são muito bonitos, combinando casca fibrosa marrom-avermelhada, tronco largo na base e coroa caída, que, aliás, pode se apresentar em diferentes formas, por exemplo, redonda, cônica, colunar.
Em casa, a árvore pode ser cultivada na forma de um bonsai.
Avaliações
A opinião dos jardineiros a respeito do taxódio de duas fileiras é ambígua. Alguém conseguiu cultivar uma árvore forte e estável com poderosos pneumatóforos, enquanto alguém não deu raízes respiratórias ao espécime. No entanto, agricultores experientes afirmam que O "tronco nu" deve-se ao fato de a área selecionada estar muito seca. A árvore precisa de solo úmido para formar crescimentos.
Em geral, os ciprestes crescem bem em criadores de plantas em várias regiões da Rússia, mas em qualquer caso, nos primeiros 2-3 anos é necessário cobrir a árvore durante o inverno até que desenvolva um sistema radicular. Alguns jardineiros estocam as mudas com antecedência e as plantam em recipientes, de modo que, em alguns anos, quando seu próprio lago aparecer no local, eles possam plantar uma safra e decorar o lago com ele.
De acordo com a opinião geral, se o plantio for feito a partir de sementes, é melhor escolher um taxódio de duas fileiras: suas sementes são maiores e sua taxa de germinação é várias vezes superior à da variedade mexicana.
Uma visão geral dos ciprestes plantados em 1934 em um lago artificial, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.