Cultivo de sumagre com chifre de veado

Contente
  1. Descrição
  2. Crescente
  3. Reprodução
  4. Doenças e pragas
  5. Exemplos em paisagismo

O sumagre com chifre de veado é uma planta muito bonita e absolutamente despretensiosa que pode se tornar uma dádiva de Deus para qualquer local. Após o plantio, realizado com sementes, estacas ou rebentos de raízes, a planta requer pouca ou nenhuma manutenção.

Descrição

Sumagre com chifre de veado também é conhecido como sumagre fofo ou árvore de vinagre. Seu nome latino é Rhus Typhina. "Chifres de veado" no nome apareceu por causa de alguma semelhança com os ramos da planta. Este representante da família Sumakhov cresce naturalmente nas regiões orientais da América do Norte. Árvore de folha caduca que prefere encostas rochosas e áreas calmas e ensolaradas, atinge uma altura de 3 a 10 metros.

É interessante que na juventude ela se estende para cima e então começa a se expandir em largura.

O comprimento das folhas grandes e ligeiramente afiladas, compostas por 9-30 pequenos fragmentos, varia de 25 a 55 centímetros, o que permite que os ramos formem um grande diâmetro ao seu redor. No outono, eles adquirem uma cor vermelha brilhante.

Os rebentos jovens, assim como os pecíolos das folhas da planta, são cobertos por vilosidades aveludadas. O florescimento de uma cultura semelhante a uma pequena palmeira é acompanhado pelo surgimento de panículas exuberantes, coletadas de flores masculinas verde-amareladas ou de tonalidade bordô saturada feminina. O comprimento dessas inflorescências em forma de cone é de 10-20 centímetros e o diâmetro não ultrapassa 4-6 centímetros.

O sumagre floresce não antes do quarto ano após o plantio, exalando um aroma refrescante de vinagre - a origem de seu segundo nome. Os frutos do cervo são drupas vermelhas em miniatura, coletadas em panículas. Amadurecem, via de regra, no final do outono em uma quantidade de até 5.000 peças.

A árvore do vinagre se desenvolve muito rapidamente, especialmente quando plantada em uma idade jovem. Durante o primeiro ano de vida, um pequeno talo pode se transformar em uma árvore de quase um metro de comprimento. Quando jovem, o sumagre com chifre de veado tem brotos fofos, quase macios, que são agradáveis ​​ao tato e parecem extremamente atraentes.

Dada a aparência anual de belas inflorescências cor de vinho, não é surpreendente porque a cultura tem sido tão ativamente usada recentemente no projeto paisagístico. A vantagem é que a planta consegue formar uma árvore e um arbusto.

A manutenção da árvore de vinagre é mínima. Em condições favoráveis, pode ser limitado exclusivamente à rega.

No entanto, deve-se ter em mente que as raízes longas da planta ficam próximas à superfície. Como resultado, brotos aparecem deles, puxando nutrientes da árvore principal. Sementes de sumagre são uma excelente alternativa ao limão e ao ácido cítrico, por isso são utilizadas para fazer limonadas e como tempero. Outras partes do sumagre com chifre de veado são venenosas e, portanto, é permitido interagir com elas apenas com luvas.

A forma como a árvore hiberna também pode ser um problema: acontece que as pontas dos ramos congelam ligeiramente. Porém, normalmente a árvore do vinagre resiste a estalos de frio de até -30 graus, e o congelamento de partes dos brotos não traz consequências: a planta se recupera rapidamente devido ao despertar dos botões laterais. O ciclo de vida de uma cultura é de no máximo 20 anos.

Crescente

Até mesmo um jardineiro novato será capaz de cultivar sumagre com chifre de veado no local.

Localização

Para a árvore de vinagre do local, você deve escolher o local mais iluminado. O local deve ser razoavelmente espaçoso, livre e aberto ao sol. A sombra parcial e os locais completamente sombreados não são adequados para a cultura. Você não pode plantar sumagre perto de edifícios: o mais correto é escolher o meio do local.

Essa solução, aliás, tornará mais fácil livrar-se do crescimento da raiz. No entanto, nem todo jardineiro procura eliminá-lo: há um ponto de vista de que as árvores de caule único vivem menos do que as cercadas por vegetação rasteira.

A muda da planta não percebe bem as correntes de ar, portanto, para as árvores jovens, será necessário selecionar áreas protegidas dos ventos.

O solo

Apesar de na natureza o sumagre ser frequentemente encontrado em áreas pedregosas e mesmo calcárias, bem como franco-arenosas, solo fértil, solto e moderadamente húmido é mais adequado para o seu cultivo independente. Idealmente, estamos falando de solo arenoso, arenoso-rochoso ou arenoso-argiloso. Uma área pantanosa ou caracterizada por uma ocorrência próxima de água subterrânea é categoricamente inadequada para uma árvore de vinagre. A planta é capaz de suportar uma ligeira salinidade do solo.

Aterrissagem

A maneira mais fácil é plantar uma ramificação do sistema radicular de uma cultura. Para isso, a muda mais desenvolvida, alta e sã é retirada do solo com uma ferramenta bem afiada. Dado que os rebentos que se alimentam das raízes da árvore mãe não têm sistema radicular próprio, a separação deverá ser efectuada de forma a obter o corte máximo. Se o sumagre resultante for plantado depois de algum tempo, seu fundo deverá ser cuidadosamente coberto com serragem úmida ou trapos de lã umedecidos e, em seguida, embalado em polietileno. Se tudo for feito corretamente, será possível salvar a planta por uma semana.

Os brotos são plantados em uma cova com laterais e profundidade de 50 centímetros. É enchido com meio balde de húmus, que é misturado com o solo e depois irrigado com um balde de água. Assim que toda a umidade for absorvida pelo solo, será possível colocá-la no buraco. É importante ter certeza de que não vai mais fundo do que antes. O conteúdo do buraco é coberto com terra e metade do balde de água é derramado sob o futuro círculo de tronco.

Plantar sementes de vinagre é ainda mais fácil. Em primeiro lugar, o osso esfrega contra uma pedra de amolar ou é danificado mecanicamente, de modo que o rebento pode então eclodir. O buraco de plantio escavado está cheio de fertilizantes e uma camada de solo. O material de plantio se aprofunda em 15-20 centímetros e é regado com água sedimentada.

Como o sumagre leva muito tempo para germinar, espera-se que os brotos não apareçam antes de 20-30 dias.

Deve-se mencionar que as sementes frescas são semeadas em campo aberto na primavera e as pré-estratificadas no outono. Este último inclui uma permanência de 50 minutos em um concentrado de ácido sulfúrico, além de escaldar com água fervente.

Ao usar uma muda comprada, é melhor escolher uma que já tenha completado três anos e tenha sistema radicular fechado. Recomenda-se dar preferência a espécimes domésticos adaptados ao clima local. Para preencher o buraco, é preparada uma mistura de terra de folhas, areia grossa e composto, usada na proporção de 1: 2: 1. O procedimento é realizado no outono.

A árvore está localizada em um buraco de modo que o colo da raiz se aprofunda 5 centímetros. Uma lacuna de aproximadamente 2-4 metros é mantida entre as amostras individuais. A muda plantada precisa de três dias de irrigação abundante. Um dia após o plantio, uma camada de cobertura morta com cerca de 5 centímetros de espessura de aparas de madeira, turfa ou serragem é organizada.

Rega

O sumagre das renas deve ser irrigado moderadamente: não muito e não com muita freqüência. As árvores jovens geralmente precisam de umidade apenas em dias quentes e secos. Em média, o procedimento é realizado cerca de uma vez por semana para que o solo permaneça úmido, mas não alagado. A presença de uma camada de cobertura morta é importante. Não menos importante é o procedimento de afrouxamento, realizado com muito cuidado para não danificar as raízes.

Sumagre pode resistir a uma curta seca sem problemas.

Top curativo

A árvore do vinagre pode se desenvolver sem fertilizantes, mas uma vez por ano pode ser alimentada com compostos minerais. É melhor evitar misturas contendo nitrogênio, pois elas podem retardar o crescimento da árvore ou até mesmo destruí-la.

Um componente importante dos cuidados com o sumagre fofo é a remoção oportuna de galhos quebrados ou secos. Não há necessidade de aparar a copa, pois o seu livre desenvolvimento é a chave para a beleza da árvore. Na primavera, os brotos congelados devem ser removidos. Um sistema de raízes de crescimento rápido e ervas daninhas também precisam ser controlados. Para evitar que os rebentos congelem com a geada, deve pensar em organizar uma camada espessa de cobertura morta para o inverno, bem como cobrir com ramos de spunbond ou pinheiros.

Reprodução

É comum a propagação do sumagre com chifres de veado por sementes, cuja produção só é possível se houver plantas de ambos os sexos. O material é cuidadosamente limpo da polpa, preenchido com água quente e deixado em infusão por 24 horas. Acredita-se que se a casca for danificada, os grãos germinarão melhor.

A semeadura pode ser realizada na primavera ou no outono, sendo a segunda opção considerada a mais preferida.

Adequado para propagação de cultura e propagação vegetativa. Neste caso, ou brotos que aparecem nas raízes são usados, ou estacas verdes são cortadas nos meses de verão. Os brotos verdes, no entanto, enraízam muito mal e, portanto, esse método praticamente não é usado. O plantio de brotos de raiz foi mencionado acima.

Doenças e pragas

O sumagre de rena praticamente não fica doente e não se interessa por pragas. Porém, o acúmulo de água no solo pode levar ao apodrecimento do sistema radicular e provocar o desenvolvimento de doenças fúngicas. A planta não começa a florescer imediatamente, então você não deve se preocupar com a falta de flores e frutos nas plantas jovens. Se a árvore secar e suas folhas estiverem cobertas por uma flor que se espalha, capturando tanto os galhos quanto o tronco, os fungos, por exemplo, que provocam oídio, podem ser os culpados.

Nesse caso, todas as partes afetadas da árvore devem ser removidas e tratadas com produtos químicos adequados. A prevenção de doenças fúngicas compreende a capina regular, a inspeção periódica dos ramos, a rega moderada e o respeito pelos espaços entre as árvores.

Exemplos em paisagismo

Uma árvore de vinagre em paisagismo requer vizinhos que não ofusquem sua beleza original, mas, ao contrário, atuem como pano de fundo ou criem os contrastes necessários. Sumagre vai se encaixar bem em uma composição de coníferas com uma coroa horizontal ou agulhas azuis, ficará ótimo em um quadro de belezas perenes.

Você pode tornar a árvore o centro da composição, complementando-a com arbustos de tamanho menor. Uma variante com um slide alpino também é possível, especialmente porque o chifre de veado será capaz não só de colocar os acentos necessários, mas também de fortalecer a inclinação. A árvore fofa parece bastante impressionante em uma única plantação em uma área plana aberta, e também faz sebes impressionantes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário