Variedades e cultivo de azevinho
O azevinho é uma planta vigorosa e vistosa, com folhagem esmeralda esculpida. Com a chegada do outono, o azevinho fica coberto de inúmeros frutos escarlates, que lhe conferem um aspecto verdadeiramente festivo. Considere no artigo o que é notável sobre esta planta incomum, quais variedades dela são populares, quais nuances de cultivo, reprodução e cuidados com uma planta que um jardineiro precisa saber.
Descrição
Azevinho (também conhecido como azevinho, azevinho comum) é um tipo de árvore e arbusto do gênero azevinho, que cresce em alguns países da Europa, sudoeste da Ásia e África. A espécie em questão é mais comum em climas tropicais e temperados. Refere-se a sempre-vivas.
A altura do azevinho adulto em sua área natural pode variar de 10 a 20 metros ou mais. Ao mesmo tempo, o diâmetro do tronco da planta pode chegar a 50-80 centímetros. É também digno de nota que o azevinho é um fígado longo - esta árvore poderosa pode viver até 100 anos ou mais.
Holly tem uma haste forte e reta coberta com uma casca marrom-acinzentada. As folhas são brilhantes, ovóides, verde-esmeralda por fora e herbáceas claras por dentro. As bordas das folhas são irregulares, onduladas, com entalhes pontiagudos. Deve-se observar que os entalhes das folhas de azevinho frescas e secas podem ser gravemente feridos, portanto, qualquer trabalho com a planta deve ser feito com o máximo cuidado e sempre com luvas grossas.
Ramos de azevinho fortes, resilientes, bem ramificados, cobertos com casca lisa verde-acastanhada... Nos países católicos, os ramos do azevinho são usados para fazer guirlandas de Natal ornamentadas. Os representantes das espécies em questão entram na fase de floração no início do verão (maio-junho). As flores são pequenas, imperceptíveis, de 4 pétalas, de cor branca porcelana com centro amarelo.
Em azevinho com folhas de azevinho crescendo em seu habitat natural (em zonas climáticas quentes), em agosto-setembro, os frutos começam a se formar - drupas suculentas rubi-escarlate de forma redonda... O tamanho dos frutos do azevinho pode variar de 0,5 a 1 cm. Os frutos contêm um alcalóide perigoso, portanto, são estritamente proibidos de serem consumidos.
A duração da frutificação em azevinhos de crescimento selvagem é de vários meses, desde o início do outono até meados do inverno.
Uma das características específicas do azevinho é seu crescimento lento. O crescimento médio anual das partes acima do solo da planta (tronco, galhos, brotos) é ligeiramente superior a 10 centímetros. Esta característica da planta a tornou popular entre os fãs e mestres da arte topiária.
Folhas de azevinho são amplamente utilizadas em projetos paisagísticos devido à sua aparência atraente e incomum. Eles não exigem atenção redobrada para si próprios, se prestam bem a cortes de cabelo cacheados e são capazes de resistir a uma onda de frio de curta duração a temperaturas não inferiores a -20 ° C.
Estas plantas podem crescer nas regiões do sul (Kuban) e regiões com invernos moderadamente frios (região de Moscou, Ural) com abrigo obrigatório no frio. Este tipo de azevinho não é recomendado para cultivo na Sibéria e nas regiões do norte.
Revisão das melhores variedades
O azevinho comum é um dos representantes mais comuns da família do azevinho no design de jardins. Desta espécie, os criadores conseguiram muitas formas de cultivo e híbridos adaptados às difíceis condições climáticas.
"Silver Queen"
Variedade altamente decorativa de azevinho. A planta é um arbusto poderoso de até 3-4 metros de altura. O diâmetro da copa de um arbusto adulto pode chegar a 1,5 m, as folhas são brilhantes, esculpidas, de cor esmeralda, decoradas com uma larga faixa bege-prateada nas bordas. Ele se adapta bem a cortes e cabelos cacheados... Floresce no final da primavera - início do verão. A variedade é considerada resistente à geada e é adequada para o cultivo em regiões com condições climáticas difíceis (região de Moscou, Ural) com abrigo obrigatório para o inverno (ou inverno em ambientes fechados).
"Argentea Marginata"
Uma variedade de azevinho recomendada para cultivo em regiões temperadas. É um arbusto baixo com muitos rebentos fortes e eretos. As folhas são serrilhadas, verde-escuras, com uma faixa cremosa. As folhas novas ao longo das bordas são decoradas com uma faixa de cor rosa carmesim. Os rebentos jovens têm a mesma cor. Durante a frutificação, numerosas drupas vermelho-rubi se formam na planta. Quando cultivada em regiões com condições climáticas e climáticas variáveis, a variedade requer um abrigo obrigatório para o inverno.
"Creme Branco"
Uma variedade original de azevinho comum com folhas incomuns de cor de mármore. A planta é um arbusto compacto com rebentos baixos para cima.
As folhas são serrilhadas, com lados ondulados, bege cremoso, decoradas com uma faixa esmeralda nas bordas.
"Alasca"
Uma das variedades de azevinho feminino mais resistentes, resistente a baixas temperaturas e luz solar direta. É um arbusto perene com uma coroa piramidal. As folhas são brilhantes, verde-escuras, com bordas onduladas. A variedade entra na fase de floração de maio a junho. Se houver variedades masculinas de azevinho no local, as plantas são polinizadas e, com a chegada do outono, formam muitos frutos vermelhos ricos.
Rei dourado
Uma variedade espetacular de azevinho com folhagem bicolor. Este arbusto perene é capaz de atingir uma altura de 3-5 metros. O diâmetro da copa pode variar de um a um metro e meio. As folhas são serrilhadas, esculpidas, verde-esmeralda, com uma faixa creme dourada ao longo das bordas... Durante a frutificação, forma numerosas drupas suculentas, de um vermelho vivo.
Aterrissagem
Para o plantio de azevinho comum, recomenda-se destinar áreas iluminadas com solo fértil solto, principalmente azevinho com folha de duas cores. Porém, em sombra parcial, em locais com solo argiloso ou arenoso, essas plantas também conseguem criar raízes com segurança. Uma condição importante na escolha do local é a drenagem do solo, já que o azevinho não tolera água estagnada nas raízes.
As plantas devem ser plantadas em terreno aberto no outono ou início da primavera. Se as mudas estão planejadas para serem plantadas na primavera, então é permitido começar a arranjar as covas de plantio no outono.
O tamanho das covas de plantio depende do tamanho da raiz das mudas. Antes do plantio, a drenagem deve ser feita no fundo das covas em forma de pedaços de tijolo, argila expandida, areia grossa e / ou brita. Em seguida, o buraco é preenchido em 1 / 3-1 / 2 parte com uma mistura de solo consistindo de solo de jardim, estrume podre e turfa (proporções 1: 1: 1).
Em seguida, coloque cuidadosamente a muda na cova, enchendo-a com o restante da mistura de solo de todos os lados. Além disso, a superfície da terra ao redor da muda é levemente calcada, regada e coberta com palha.
No momento da adaptação, a muda é coberta da luz solar direta por um toldo improvisado.
Cuidado
O azevinho comum é considerado uma planta que não exige cuidados excessivos. Para que não perca o seu efeito decorativo, floresça abundantemente e frutifique, é necessário que seja regada e alimentada regularmente na estação quente, bem como uma protecção fiável no inverno.
Rega
Os buracos são dolorosos para tolerar a seca e a umidade estagnada no solo. No verão quente, recomenda-se regá-los 2 a 3 vezes por semana.... Além disso, à noite ou pela manhã, os arbustos podem ser borrifados com água. Na estação fria, a rega pode ser feita uma vez por semana. Não regue as plantas durante a estação das chuvas.
Fertilizante
A fertilização permite que o azevinho aumente ativamente a massa verde e radicular, mantenha uma aparência atraente, floresça e frutifique abundantemente. A primeira alimentação é realizada na primavera, aplicando-se fertilizantes orgânicos contendo nitrogênio sob os arbustos (estrume fresco não é permitido!). Isso estimulará o crescimento de novos brotos e raízes fortes. Desde o final de julho, os fertilizantes de nitrogênio não são aplicados. No futuro, os jardineiros recomendam alimentar o azevinho a cada 2-3 semanas, usando fertilizantes complexos prontos para uso para arbustos ornamentais contendo potássio e fósforo.
Preparando-se para o inverno
As folhas de azevinho, não sendo plantas resistentes ao inverno, são capazes de suportar uma queda na temperatura do ar para -20 ° C ... 22 ° C, apenas por um curto período. No inverno rigoroso, na ausência de um abrigo confiável, esses habitantes da floresta tropical podem morrer.
Para proteger o azevinho do congelamento, na véspera do tempo frio (aproximadamente em meados do final do outono), o solo no círculo próximo ao tronco é coberto com turfa e / ou aparas de madeira. Recomenda-se que a parte aérea do arbusto seja amarrada com barbante, enrolada em várias camadas de estopa e coberta com ramos de abeto. Os ramos de abeto depositados também devem ser amarrados com barbante ou uma corda forte. Tecidos não tecidos não podem ser usados para cobrir arbustos.
Os ocos cultivados em contêineres são enviados para dentro de casa por muitos jardineiros durante o inverno. Faça o mesmo com arbustos de azevinho jovens cultivados em campo aberto.
Eles são cuidadosamente desenterrados, depois são transplantados para um recipiente e trazidos para dentro de casa até a primavera.
Reprodução
Raça de azevinho na selva sementes, encontrado em frutas que os pássaros comem. Os jardineiros preferem propagar esta planta ornamental de forma vegetativa - usando cortes e estratificação.
Para a propagação do azevinho por estacas, são utilizadas pequenas partes cortadas (7-10 centímetros de comprimento) de ramos jovens e saudáveis com 2-3 botões. As estacas são plantadas ligeiramente inclinadas em uma mini-estufa com solo fértil leve misturado com areia, após o que são regadas e cobertas com filme ou vidro. Recomenda-se embeber as estacas numa solução de qualquer estimulador de formação de raízes ("Epin" ou "Zircão") durante 10-12 horas. O sucesso do enraizamento das estacas será evidenciado pelo inchaço dos botões e pelo aparecimento das primeiras folhas.
Para propagar o azevinho por camadas, no outono 2-3 dos brotos mais fortes e poderosos são dobrados do arbusto, corte-os no meio do lado inferior e fixados no solo com um suporte de madeira ou outro dispositivo de fixação (o o suporte é colocado no ponto da incisão). Em seguida, a parte fixada do caule é coberta com solo fértil, areia e cobertura morta. Durante o período de enraizamento, o local de fixação do caule é regado, evitando o ressecamento. Para o inverno, o arbusto com estratificação é coberto com galhos de estopa e abeto. O enraizamento total da muda de azevinho geralmente ocorre no ano seguinte.
Doenças e pragas
Uma das doenças mais perigosas que representam uma ameaça para o azevinho é praga tardia. Esta doença fúngica é caracterizada pelo rápido desenvolvimento, danos ativos às plantas na área e a capacidade de se espalhar com o vento. As condições mais favoráveis para o desenvolvimento da requeima são a temperatura do ar acima de + 10 ° C e sua alta umidade (de 75% ou mais).
A derrota das plantas pela requeima é evidenciada pelo aparecimento de vestígios de floração fofa branca, escurecimento e morte das folhas, aparecimento de um odor desagradável na base do arbusto.
Os arbustos nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença são cuidadosamente tratados com preparações fungicidas. Plantas com vestígios de danos graves são destruídas e o terreno no local é tratado com desinfetantes. Uma das principais medidas para a prevenção da requeima, bem como da podridão das raízes e do oídio, é manter um nível ideal de umidade do solo e, se possível, do ar.
Cavidades que crescem ao ar livre são frequentemente invadidas rolos de folha - insetos alados (borboletas), cujas larvas e lagartas devoram folhagens, botões e brotos de plantas. Devido à atividade de pragas no azevinho, as folhas começam a enrolar, secar e morrer. Para controlar lagartas e larvas de vermes da folha, os jardineiros usam inseticidas - "Karbofos", "Binom", "Desant", "Danitol".
Aplicação em paisagismo
A azevinho fica bem em plantações em grupo quando cercada por outros arbustos ornamentais - hortênsias, euonymus, thuja, zimbro, holly mahonia. Parece não menos impressionante como uma planta isolada cercada por plantas perenes - por exemplo, rosas ou lírios.
Os mestres da escultura em arbusto criam figuras topiárias intrincadas de azevinho. A flexibilidade desta planta e sua capacidade de tolerar facilmente um corte de cabelo tornam possível criar composições verdes de qualquer grau de complexidade.
Buracos são freqüentemente usados por paisagistas para criar sebes atraentes.... Vale ressaltar que em regiões de clima quente, essas sebes não perdem a atratividade no inverno, graças à abundância de frutas vermelho-rubi que adornam os arbustos até a primavera.
O comentário foi enviado com sucesso.