Snowberry e seu cultivo
O arbusto de folha caduca, conhecido como "snowberry" ou "wolfberry", foi plantado para parques paisagísticos e praças por cerca de 200 anos. Uma das plantas ornamentais mais comuns tolera a poluição por gás nas cidades modernas, por isso muitas vezes pode ser vista em áreas verdes de edifícios de vários andares. A atratividade da planta é dada por grandes folhas e cachos de inflorescências perfumadas rosadas.
descrição geral
O snowberry ornamental pertence à grande família dos arbustos de madressilva. No território de ambos os continentes americanos, cerca de 15 espécies diferentes deste gênero são encontradas na natureza. Apenas um tipo de fruto da neve é encontrado na China, e o nome da planta é traduzido do grego como "reunido". Tem a ver com a peculiaridade do fruto da planta, que está sempre pressionado um contra o outro.
Os bagos são famosos não só pela densidade nas escovas, mas também pelo tempo que permanecem nos ramos, apesar das geadas e de outros fenómenos atmosféricos. Para os humanos, não têm interesse alimentar, pois contêm substâncias tóxicas. No entanto, não são perigosos para os pássaros e durante o inverno com neve são uma boa ajuda para a sobrevivência.
Codornizes selvagens, tetrazes avelã, pardais e asas-de-cera se alimentam de bagas de cores vivas penduradas em galhos nus.
A altura do arbusto é de 0,2 a 3 metros, dependendo da variedade. As folhas são arredondadas e presas aos ramos com um pecíolo forte e curto. Os folíolos atingem 15 cm de comprimento e, na base, podem apresentar 1 a 2 lóbulos. Os ramos do campo de neve são muito flexíveis, de modo que são capazes de suportar cargas pesadas no inverno e não se quebram com o peso da precipitação e do gelo.
Os cachos de inflorescências estão localizados nas axilas das folhas ou nas extremidades dos ramos. Cada inflorescência pode consistir em 5-15 botões. Flores de tonalidade rosada ou verde-amarelada florescem de julho a agosto, espalhando um agradável aroma com notas de mel ao redor da planta. O arbusto atrai muitos insetos, inclusive sendo uma boa planta de mel.
No outono, surgem nos arbustos os frutos da baga, pintados nas cores branco, vermelho e preto-púrpura.
Os frutos da amora-preta parecem pequenas bolas de formato regular, mas também têm um comprimento um pouco alongado. Dentro da baga há um osso de formato oval, um pouco achatado dos lados. A polpa dos bagos parece neve fina e seca. O mais resistente e adequado para o cultivo em condições ambientais desfavoráveis é a variedade de arbustos com bagas brancas, enquanto o wolfberry vermelho e preto podem ser vistos com mais frequência em plantações florestais ou em vastas áreas de parque.
Visualizações
Existem mais de 15 espécies diferentes no gênero do snowberry, mas apenas um pequeno número delas é cultivado. Uma das primeiras variedades da planta, descrita por botânicos, é um arbusto branco comum (neve) que cresce em áreas ribeirinhas, ao longo das margens e encostas de reservatórios. O arbusto de crescimento selvagem forma uma bela coroa arredondada, consistindo de galhos finos e arqueados e folhas ovais pintadas em verde-cinza, cores malaquita. Devido à sua resistência a geadas severas, esta espécie é utilizada há mais de 100 anos para o desenho de parques e praças nas regiões norte. Como já foi dito, os frutos do mato não podem ser comidos, pois são venenosos.
Uma interessante variedade ornamental de arbustos denominada "Magic berry", que tem um tamanho pequeno, podendo atingir 100 cm de altura e 120 cm de largura.
Permanece por muito tempo na estação fria com cachos de frutas rosa-púrpura que parecem flores contra o fundo da neve. O híbrido é capaz de sobreviver em geadas de até -35 graus.
Mudas de arbustos "Maser of Pearl" pode ser adquirido em muitos viveiros ornamentais. Entre a mesma série de híbridos criados na Holanda, existe uma outra variedade - "Ametista". Eles são caracterizados por uma tendência de formar uma coroa em um plano horizontal e florescer com belos botões branco-púrpura. Eles são resistentes à geada, mas não toleram bem invernos sem neve, portanto, as plantas jovens devem ser cobertas.
Um arbusto ornamental de folhas redondas de crescimento rápido da variedade "Hancock" é uma planta graciosa com cerca de 1 metro de altura. Parece bom em composições com árvores coníferas e decíduas. Os frutos do híbrido parecem pequenas bolas cor-de-rosa, coletadas em pequenos cachos, mas os belos frutos silvestres não são comestíveis.
Uma planta adulta da variedade "Henault" atinge até 1,5 m de altura e possui o mesmo tamanho em largura. As folhas verde-escuras na parte inferior têm uma tonalidade roxa, que no outono passa a ser a principal em toda a copa. Lindas frutas lilases ficam penduradas nos galhos por muito tempo, o que leva muitas crianças a perguntar aos adultos se podem ser comidas.
Um dos mais belos arbustos ornamentais em composições paisagísticas são de altura, até 1,8 metros, arbustos de amoras da variedade Folis Variegatus. Durante a floração, não é tão perceptível com os seus pequenos botões esverdeados como no período de maturação dos bagos, que se destacam sobre o fundo das folhas com manchas vermelho-púrpura. Eles costumam ficar pendurados em galhos até a primavera, permanecendo mesmo durante um inverno nevado como uma decoração para plantações de jardins ou parques.
Aterrissagem
Mudas de snowberry podem ser plantadas ao ar livre no outono ou na primavera. Um arbusto despretensioso cresce bem em locais iluminados com solo úmido e seco. A planta tem um sistema radicular bem ramificado, por isso pode ser plantada em encostas com solo móvel para fortalecer o subleito contra mais deslizamentos.
Antes de plantar os arbustos, você deve preparar o local com antecedência, cavando e limpando as ervas daninhas. E também você precisa adicionar estrume podre como fertilizante. As atividades preparatórias são realizadas 3-4 semanas antes do plantio. Ao criar uma composição de paisagem única ou em grupo, os furos são preparados com dimensões de 0,65x0,65 m. Entre as mudas individuais, você precisa respeitar uma distância de 1,2-1,5 metros. Nos casos em que o arbusto ornamental é plantado em linha, então é cavada uma vala com o comprimento necessário, com 0,4 metros de largura e 0,6 metros de profundidade.
Dentro de 1 metro da trincheira, você pode plantar 4-5 mudas para obter uma cerca verde densa.
Em solos argilosos pesados, é necessário providenciar no fundo das covas ou valas de drenagem de areia e cascalho, que são empilhadas umas sobre as outras em camadas de 10 cm cada. No topo da drenagem, é necessário colocar um solo nutritivo composto de turfa, composto e areia de rio. 0,6 kg de cinza de madeira comum é adicionado ao aterro para 1 arbusto, bem como 0,2 kg de superfosfato e farinha de dolomita cada. Antes de plantar, é útil segurar as raízes das mudas em uma pasta de argila por 30-40 minutos. Ao preencher o sistema radicular com solo, é importante garantir que o colo da raiz permaneça acima de sua superfície. Nos primeiros 4-6 dias após o plantio, a planta jovem deve ser regada diariamente para que fique constantemente no solo úmido.
Cuidado
Arbustos de snowberry ornamentais sobrevivem nas condições mais difíceis de terreno aberto, eles ganharam a característica de plantas muito despretensiosas. Mas qualquer atenção do jardineiro na forma de regar ou alimentar afetará as qualidades externas e o estado saudável do arbusto. Após o plantio das mudas, sua zona próxima ao caule pode ser polvilhada com turfa ou outro tipo de cobertura morta... Assim como com outras plantas cultivadas, é necessário limpar periodicamente o solo ao redor dos brotos das ervas daninhas da amora-branca, soltá-lo e regá-lo. A planta deve ser regada apenas nos períodos de seca, fazendo-o à noite, na quantidade de 15-20 litros por 1 arbusto. Durante a estação chuvosa, a irrigação adicional deve ser interrompida e, após o fim do tempo chuvoso, retire as ervas daninhas do solo de raiz.
Top curativo
Durante o outono, cavando terras no jardim, é útil adicionar composto de planta podre ao solo. Na primavera, antes que as folhas comecem a florescer, deve-se aplicar fertilizantes orgânicos sob o arbusto na forma de esterco podre misturado com húmus, superfosfato e sal de potássio na quantidade de 0,1 kg.
Ao cultivar plantas ornamentais em condições de solo muito pobre e pedregoso, você pode providenciar um segundo revestimento de cobertura no verão, mais próximo do meio.
Para fazer isso, pegue 50 gramas de Agrícola e misture em 1 balde de água morna e limpa.
Poda
Uma planta ornamental necessita de uma poda sanitária e rejuvenescedora, que é realizada no final do inverno ou início da primavera, sem esperar o início do escoamento da seiva. Durante este período, rebentos secos, danificados e doentes são removidos. Em áreas muito espessas, vários ramos podem ser removidos. Ao mesmo tempo, a altura da planta também é ajustada, o que é necessário para resolver os problemas estéticos do projeto paisagístico.
Os rebentos antigos podem ser encurtados. Isso não afetará a floração dos arbustos, uma vez que os cachos com flores aparecem nos ramos jovens do ano em curso.
Após a tosquia, o snowberry passa muito rapidamente pelo período de recuperação e inicia um crescimento ativo. Galhos muito grossos após a poda devem ser tratados com breu para que não causem doenças infecciosas em todo o arbusto. Após 8 anos de cultivo, muitos tipos de amoras da neve precisam de uma poda rejuvenescedora para restaurar o tamanho grande das flores e frutos e tornar os brotos muito alongados em comprimento mais curto e mais exuberante.
Transferir
Os arbustos de framboesa formam rapidamente um sistema radicular ramificado, portanto, devem ser transplantados o mais cedo possível. A despretensão do arbusto também se expressa na sua rápida adaptação a um novo lugar permanente de vida. O transplante deve ser feito da mesma forma que o plantio, no outono ou na primavera. O preparo das covas de plantio também é feito antecipadamente, com drenagem e preparo do solo nutriente para o enchimento das raízes.
Ao transferir uma planta adulta, é necessário garantir que, ao desenterrar e transportar, seu extenso sistema radicular seja o menos tocado e ferido possível. Em um arbusto com vários anos, você precisa começar a cavar as raízes em um raio de pelo menos 0,7 metros do tronco do meio.
Reprodução
O plantio cultural de uma planta é realizado por propagação por sementes, estacas, estratificação e divisão simples dos arbustos. O método mais trabalhoso e demorado de cultivar uma planta ornamental a partir de sementes. Devem ser bem enxaguados, depois colocados em caixas com mistura de turfa e húmus, misturados em proporções iguais com o solo.
As sementes arredondadas são despejadas sobre o substrato colocado em recipientes e polvilhadas com areia por cima. Para não prejudicar o plantio, a rega pode ser feita através do palete.
O snowberry é mais facilmente propagado por brotos de raízes, que crescem em grande número ao redor do arbusto principal. Durante a sacha, os maiores e mais bonitos aglomerados podem ser separados do sistema radicular de uma planta adulta e plantados em um novo local.
Doenças e pragas
A toxicidade do suco de snowberry é uma boa defesa contra muitas pragas e doenças. Portanto, é resistente a muitas doenças que afetam as árvores frutíferas. No entanto, ocasionalmente pode ser afetado pelo oídio e os frutos apodrecem. Para fins preventivos, a planta pode ser pulverizada com o líquido Bordeaux diluído a 3%. Em casos de danos graves às folhas, o arbusto é tratado com preparações fungicidas, como Topaz ou Tiovit Jet.
Aplicação em paisagismo
Um snowberry médio a alto pode fazer uma cerca viva bonita e confiável. Para isso, utilize o plantio em valas de mudas em 1 ou 2 fileiras, localizadas a uma distância de pelo menos 1,2 m uma da outra. Graças à sua bela floração e folhagem exuberante, os arbustos de madressilva adornam as plantações de bétulas e coníferas. No outono, eles realçaram o fundo verde-amarelo dos parques com um conjunto de folhas vermelho-violeta.
O comentário foi enviado com sucesso.