Couro Skumpia: variedades, plantio e cuidado, doenças e reprodução

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidados de acompanhamento
  5. Controle de doenças e pragas
  6. Reprodução
  7. Belos exemplos em paisagismo

Scumpia é uma árvore caducifólia ou arbusto pertencente à família Sumakhovy. Esta planta é considerada muito antiga e é conhecida por muitos como uma árvore curtidora. Scump comum também é chamado de arbusto de peruca ou zheltinnik. Seu habitat natural é considerado o continente norte-americano e algumas regiões da Eurásia. Devido aos taninos contidos nas folhas das folhas, a planta é utilizada para revestimento de couro. Hoje, o scumpia é cultivado para fins industriais e também é cultivado como planta de jardim.

Descrição

O curtume Skumpia é uma planta perene. Árvores e arbustos do zheltinnik representam um sistema ramificado, sua altura pode variar de 2 a 5 metros. Tudo depende da afiliação varietal do scumpia. A árvore da peruca pode ser encontrada na imensidão da Rússia. Geralmente cresce nas regiões de Rostov e Voronezh. A planta tornou-se popular no século 17 e ainda é usada ativamente na produção de couro e perfumaria. Scumpia também é usado para fazer tinturas.

A árvore de perucas deve sua popularidade ao seu aspecto decorativo, que permite que a planta se encaixe vantajosamente na paisagem do jardim. A coroa do scumpia tem um guarda-chuva ou forma esférica. No verão, as folhas da planta são verdes claras e roxas escuras. No outono, eles podem ficar dourados e escarlates. Esta propriedade incomum do scumpia o torna popular entre os jardineiros.

A espetacular floração do curtume skumpia também atrai os amantes das plantas. O arbusto floresce no final da primavera ou início do verão. A amora amarela é abundantemente coberta por densas inflorescências paniculadas. Eles consistem em pequenas flores, de cor escarlate, verde pálido, branco ou rosado. Seu comprimento pode variar de 15 a 30 centímetros. A cor clara das inflorescências, em combinação com a extraordinária leveza, cria o efeito de uma névoa em torno da planta. Nos países de língua inglesa, por este motivo, a planta é chamada de "árvore de fumaça", que significa "árvore de fumaça". Chamamos a scumpia de peruca por causa de sua flor exuberante, que visualmente se assemelha a uma peruca volumosa.

Em seu habitat natural, a vida útil da amora amarela pode chegar a 100 anos. Ao mesmo tempo, a longevidade da árvore é combinada com seu crescimento intensivo. Isso se deve a um sistema radicular forte e bem desenvolvido. A raiz cresce em um curto espaço de tempo. Por este motivo, dois anos após o plantio, pode-se obter um pequeno arbusto de jardim ornamental. O mesmo não se pode dizer da floração da scumpia - só começa a florescer quando atinge a maturidade, aos 6-8 anos. A essa altura, será muito mais fácil manter o formato da árvore da peruca, já que a planta retarda o seu crescimento.

Variedades

A aparência e as propriedades decorativas da amora amarela dependem da variedade da planta. Qualquer tipo de skumpia pode ser usado para o paisagismo da área do jardim.

Os tipos populares de madeira para perucas incluem o seguinte.

  • Royal Purple. Este híbrido é o mais popular da Europa. Este arbusto cresce até 1,5 metros. A coroa larga da planta tem a forma de uma bola. A cor das folhas é castanho-avermelhada, com o início do outono ficam azuis.Necessita de poda formativa a cada ano. É recomendável crescer em climas amenos, pois esta planta não tolera muito bem as baixas temperaturas.
  • Rubrifoli. A planta desta variedade cresce até 2 metros de altura. Se o skumpia for cultivado nas regiões do sul, sua altura pode variar de 3 a 5 metros. As folhas da árvore são lilases e ficam vermelhas com o início do outono.
  • "Graça". Este arbusto ornamental pode crescer até 3 metros de altura. No verão, as folhas da scumpia são coloridas de vermelho escuro, no outono podem adquirir matizes avermelhados ou dourados. Pequenas inflorescências rosa aparecem na árvore no final da primavera. A cultura é resistente a baixas temperaturas e períodos de seca.
  • Golden Spirit. Este híbrido é popular entre os amantes de plantas, apesar de ser exigente o suficiente para cuidar. A árvore apresenta um elevado nível de decoratividade, as folhas, como muitas outras variedades, apresentam uma rica paleta de cores e a floração distingue-se pela sua densidade e contraste.
  • Follis Purpureus. A copa desta amora está se espalhando, e a altura da árvore pode chegar a 2 metros. Durante a época de floração, as folhas são coloridas de roxo. No final do verão, a planta é coberta por panículas. Este híbrido é mais adequado para cultivo em regiões quentes. O crescimento da variedade é muito lento.
  • Moça. Este híbrido é ótimo para cultivo na Rússia. Tudo graças à resistência à geada e facilidade de tratamento da planta. A copa da árvore da peruca é larga e esférica. As folhas densas do scumpia são de cor amarelo-esverdeado. O período de floração começa no início do verão e continua ao longo da temporada. A planta é despretensiosa para o solo, mas é melhor criar raízes em uma área bem iluminada com solo calcário.
  • Lilla. Esta variedade scumpia é uma mini versão do Royal Purple porque a taxa de crescimento deste híbrido é muito mais lenta do que a de seu protótipo maior. "Lilla" cresce até 1,2 metros. As folhas possuem uma rica paleta de cores. Na primavera são pintadas em tom escarlate, no verão sua cor muda suavemente para um tom de ameixa e no outono adquire uma cor dourada.

Aterrissagem

Normalmente, eles optam por variedades despretensiosas no plantio e no cuidado. mas frequentemente os jardineiros plantam zheltinniki, que são caracterizados por uma maior decoratividade, mas no inverno eles precisam ser cobertos.

Recomenda-se adquirir mudas com sistema radicular fechado. Nesse caso, as plantas podem ser plantadas em qualquer estação do ano, exceto no inverno. É melhor plantar o scumpia no início da primavera, para que o arbusto tenha tempo de criar raízes e ficar mais forte antes do início do tempo frio.

Para que o processo de cultivo seja bem sucedido, é necessário encontrar um local de plantio adequado. Deve ser espaçoso e bem iluminado. O solo pode ser qualquer um, mas um solo leve e ácido em um nível neutro é melhor para uma árvore de peruca.

Zheltinnik não gosta da umidade excessiva, por isso é necessário evitar a estagnação da água no seu rizoma. Uma área com água subterrânea próxima não é adequada para o cultivo de scumpia.

Na véspera do plantio em campo aberto, as mudas são colocadas em água limpa. Antes disso, é necessário realizar um exame cuidadoso das raízes. As peças danificadas e secas são removidas. As secções devem ser tratadas com fungicida. Após o processamento, as seções são polvilhadas com carvão triturado.

O tamanho da cova para plantar a amora amarela depende do tamanho do sistema radicular. A planta não precisa de fertilizantes, pois enraíza-se melhor em solos com deficiência de nutrientes. Antes do plantio, a cova é preenchida com água. Dois baldes serão suficientes. É necessário esperar até que toda a água seja absorvida pelo solo e, em seguida, polvilhar a superfície com cinza de madeira. Um monte é formado a partir do solo, no qual uma muda é plantada.Em seguida, você precisa espalhar a raiz e preencher o buraco com terra. Em seguida, resta apenas compactar o solo e enchê-lo com bastante água.

Cuidados de acompanhamento

Cuidar do scumpia não causará muitos problemas ao jardineiro. Para que a planta floresça abundantemente, é necessário realizar algumas ações ao cuidar da árvore da peruca.

Rega

Zheltinnik é conhecido por sua tolerância à seca. No entanto, isso não significa que a planta não precise de umidade. Se a árvore não for regada por um longo tempo, sua floração não será tão abundante e o crescimento irá desacelerar visivelmente. A rega é feita quando o solo seca. A água não deve entrar nas folhas, por isso é recomendável umedecer o solo mais próximo da base. A frequência dos procedimentos de água será reduzida, há cobertura morta na área do círculo tronco. Esse processo está sendo realizado em março. Além disso, a camada de cobertura morta protege as raízes contra o ressecamento. A cobertura morta também é necessária para distribuir a umidade uniformemente.

Top curativo

Scumpia vulgaris está adaptada à falta de fertilizantes e cresce bem em solos pobres. Nesse caso, a reação à alimentação é positiva. Os nutrientes ajudam a planta a crescer. Normalmente a árvore da peruca é fertilizada em março, quando ainda não tem folhas. O fertilizante fosfato de potássio é adequado para alimentação. Isso ajudará a planta a se recuperar da geada do inverno. Antes da floração, o skumpia pode ser alimentado novamente. Isso é feito no início do verão. O fertilizante orgânico é adequado para alimentação. Verbasco é comumente usado e, em alguns casos, excrementos de pássaros também são usados. Fertilizar a planta geralmente não é recomendado.

Poda

Cuidar do curtimento do skumpia também envolve a poda da planta. Este processo deve ser realizado no máximo uma vez a cada 2-3 anos. Normalmente, a poda é feita na primavera, antes do aparecimento da folhagem. A poda formativa é freqüentemente combinada com a remoção de galhos velhos ou afetados pelo gelo. Os rebentos anuais jovens devem ser cortados em 2/3 do seu comprimento. Isso ajudará o arbusto a crescer mais ramificado e viçoso. Os ramos mais antigos são cortados para caber no toco. Após a poda, as folhas ficam mais fortes e a copa fica compacta.

Preparando-se para o inverno

Scumpia ordinário distingue-se pela sua resistência ao gelo. No entanto, mesmo ele precisa ser isolado durante os primeiros anos após o plantio. Os nãotecidos são ótimos para a construção de abrigos. Você pode usar lutrasil e embrulhar com filme plástico. Para preservar o sistema radicular durante o período de inverno, o arbusto é coberto com cobertura morta. Para isso, materiais como húmus ou turfa são adequados.

Muitas culturas de scumpia são perfeitamente adaptadas para o cultivo em regiões com baixas temperaturas, portanto, a planta é excelente para o plantio na região de Moscou e em toda a Rússia central. Vale a pena escolher apenas variedades híbridas resistentes à geada da árvore da peruca, e as mais resistentes delas podem ser cultivadas até mesmo na Sibéria.

Controle de doenças e pragas

A árvore da peruca é resistente a várias doenças. Scumpia também se sente bem protegido dos danos dos insetos. No entanto, em casos raros, com cuidados inadequados ou quaisquer fatores externos desfavoráveis, a planta pode adoecer. As pragas de insetos que se instalam na planta podem provocar doenças. Entre eles se destacam:

  • lírio de scumpia;
  • pequeno besouro de casca de pistache;
  • besouro de folha fulvo.

Para combater essas pragas, os jardineiros recomendam o uso de inseticidas. Pode ser "Karbofos", muitos também usam "Decis". A taxa de dosagem está sempre indicada nas instruções de uso dos medicamentos.

    Em princípio, os zheltinniki praticamente nunca ficam doentes, no entanto, em casos raros, são vencidos por uma doença como a murcha verticilar. É causada por infecção por bactérias fúngicas. Primeiro, eles danificam a raiz, após o que o fungo se espalha por toda a superfície do arbusto.Com a murcha verticela, os brotos morrem gradualmente, as folhas secam. Os ramos afetados pelo fungo devem ser removidos imediatamente e os cortes tratados com anti-séptico. Se você hidratar moderadamente a planta, alimentá-la na hora certa e soltar o solo ao redor da árvore, pode evitar o aparecimento dessa doença.

    Reprodução

    Existem várias maneiras de propagar uma árvore de peruca.

    • Estacas. A propagação por estacas é considerada o método mais popular. As estacas são colhidas em junho. Antes do plantio propriamente dito, é necessário imergir os brotos em uma solução de heteroauxina e mantê-los por 12 horas. Após o plantio, a amora-amarela precisa de bastante umidade.
    • Crescendo a partir de sementes. Este método é considerado um dos mais difíceis e, no caso de uma árvore de perucas, não é exceção. A propagação de sementes só é adequada para jardineiros profissionais. Inicialmente, as sementes requerem escarificação. Este processo é obrigatório na preparação do material de plantio. O fato é que as sementes são praticamente impermeáveis ​​e de estrutura densa. Após a escarificação, as sementes são armazenadas em local frio (não mais de 4 graus Celsius) por 3 meses. As sementes devem ser tratadas com solução de ácido sulfúrico durante o processo de escarificação. As sementes são colocadas em líquido por 20 minutos. As sementes geralmente são semeadas no outono. Mas se a semeadura está planejada para a primavera, as sementes se prestam à estratificação. Isso significa que as sementes são envelhecidas naturalmente em baixas temperaturas. Rebentos jovens aparecem em um ano.
    • Reprodução por estratificação. Para propagar a planta desta forma, é necessário fazer pequenos cortes no galho inferior da amora amarela, após o que o galho se inclina até o solo. De cima é borrifado com terra. Imediatamente após o aparecimento das raízes, a planta é separada da mãe.

    Belos exemplos em paisagismo

    O curtume Skumpia é amplamente utilizado em jardins paisagísticos e áreas de parques e em projetos paisagísticos.

    • Cerca viva verde. Devido ao fato de que o zheltinnik se presta a moldagem e corte, torna-se possível apresentá-lo na forma de uma cerca viva. A distância entre os arbustos deve ser de pelo menos 70 centímetros.
    • Aterrissagem em grupo. Scumpia vulgaris vai bem com plantas como buxo, bétula e tília. Muitas vezes você pode vê-la em um grupo plantando com thujas.
    • Aterragem de paciência. Esse tipo de plantio se apresenta como uma planta única que se destaca contra um determinado fundo.
    • Árvores de peruca roxa ficam bem em plantações de tipo único, e os representantes com folhas verdes desta variedade se encaixam perfeitamente em sebes. Eles parecem especialmente impressionantes no outono. A amora amarela é freqüentemente plantada em parques urbanos porque absorve o ar poluído.

    Como formar a coroa da scumpia, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário