Scumpia: descrição e variedades, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

O belo arbusto ornamental de scumpia foi originalmente cultivado como uma planta econômica extremamente útil - a partir dele se obteve um corante amplamente utilizado em couro. Com sua propagação fora da América do Norte, ganhou popularidade como cultura de jardim devido à sua cor incomum de folha e inflorescências de panícula originais. Apesar da natureza geral amante do calor, a cultura se adapta facilmente às condições do clima russo. Plantar em terreno aberto e com técnicas de cultivo de scumpia não parecerá difícil, mesmo para pessoas que não têm muita experiência em paisagismo.

A forma lenhosa da planta é muito mais resistente ao frio. O arbusto não está totalmente adaptado ao clima da zona média - é melhor estudar com antecedência a descrição das variedades recomendadas para a região de Moscou. Amarelo, vermelho, roxo e outros tipos de scumpia em paisagismo são valorizados pela rica cor da folhagem. Mas por isso para que a planta mantenha seu aspecto espetacular, requer atenção do dono do sítio, podas periódicas e formação de copas.

Peculiaridades

Scumpia é um representante da família do sumagre, uma perene caducifólia, dependendo da espécie, em forma de árvore ou arbusto. Na cultura, a planta é criada para fins econômicos e decorativos em uma zona climática temperada. O arbusto scumpia cresce de 1,5 a 3 m de altura. As árvores às vezes chegam a 5 m, mas são encontradas principalmente na América do Norte.

O scumpia tem alguns nomes informais. Nos EUA, é chamada de American Smoketree - uma árvore fumegante ou fumegante; na Europa, é chamada de arbusto de peruca, amora amarela, sumagre veneziano. A descrição indica a semelhança geral das espécies - elas têm:

  • casca marrom;
  • brotos verdes ou vermelhos cor de vinho;
  • folhas ovais coriáceas, vermelho-escuras, verdes no verão e na primavera, roxas no outono;
  • as flores são esverdeadas ou creme, formando inflorescências paniculadas fofas;
  • caules felpudos, cobertos de pelos castanho-avermelhados durante a floração;
  • frutos em forma de drupa que, quando maduros, mudam de cor de verde para preto;
  • expectativa de vida de até 100 anos;
  • a floração começa em maio ou junho.

As árvores são mais resistentes ao frio, mas menos decorativas. O formato do arbusto, com poda adequada da copa, pode se tornar uma verdadeira decoração de jardim.

Tipos e variedades

As plantas do gênero scumpia são representadas na natureza e cultivadas em duas espécies. Cotinus americanus ou scumpia americano é uma árvore que cresce até 5 m de altura em climas temperados. Em condições mais frias, não atinge o tamanho máximo, demonstra boa resistência ao gelo. Distingue-se por grandes, até 12 cm de comprimento, folhas, inflorescências - até 15 cm, pintadas em tons de castanho-avermelhado com uma mistura de verde. A árvore não tem valor industrial, é cultivada apenas para fins decorativos. O scumpia americano é especialmente eficaz no outono, quando as folhas verdes adquirem uma tonalidade vermelho-púrpura.

Cotinus americanus ocorre na natureza nos estados do Texas, Oklahoma, Kentucky, Tennessee. É importante destacar que a árvore prefere solos pobres, não muito úmidos, com predomínio de terreno rochoso.

Cotinus coggygria - a segunda variedade.Também conhecida como skumpia curtente ou comum, na natureza a planta é encontrada nas regiões montanhosas do Himalaia, na China, nas regiões costeiras do Mediterrâneo e no Mar Negro. Na Ásia Menor, China, no Cáucaso, a planta também está difundida. A altura média de um arbusto adulto não ultrapassa 1,5-3 m, às vezes é formado como uma árvore com uma copa ramificada em um tronco, mas mais freqüentemente se ramifica a partir da base.

Scumpia ordinária tem folhas menores - atingem 7 cm de comprimento, inflorescências da panícula são maiores, até 30 cm, mas estão localizadas com menos frequência do que na americana. Existem várias formas populares dessa variedade - por exemplo, rastejante, chorosa, de folhas vermelhas. Na hora de escolher uma planta para o plantio, é importante considerar que as variedades com folha verde apresentam maior robustez no inverno. Os scumpies vermelhos são melhor cultivados em um clima subtropical, embora entre as subespécies de reprodução existam aquelas que já estão adaptadas para a região de Moscou.

Listamos as variedades mais populares de uma planta arbustiva adequada para a Rússia central.

  • Moça. Variedade bastante alta A jovem senhora atinge os 4 m de altura e a planta apresenta uma folha de cor verde. O arbusto pode crescer no seu lugar até 60 anos, distingue-se pela excelente decoratividade, resistente ao gelo. As flores são inicialmente verdes, durante o período de floração mudam para bege cremoso e depois para rosa.
  • Lilla. Este híbrido é uma versão menor da variedade Royal Purple, criada por um criador húngaro. Ela já ganhou diversos prêmios em exposições internacionais. A folhagem da primavera tem uma tonalidade vermelho-vinho, a folhagem do verão é roxa forte, no outono é dourada, laranja, escarlate. Um arbusto adulto não atinge mais de 1,2 m de altura e de diâmetro, a copa é arredondada, abundantemente decorada com panículas rosa durante o período de floração.
  • Rubrifoli. Variedade não muito resistente ao frio, não muito adequada para a região de Moscou e o clima da zona média da Federação Russa, mas com um abrigo cuidadoso pode muito bem ser cultivada. A altura de um arbusto adulto é de 3-5 m. A planta é coberta por folhas ovóides de cor lilás-púrpura. Sua coroa tem um aspecto muito decorativo, capaz de decorar até a paisagem mais luxuosa.
  • Golden Spirit. Scumpia amarelo incomum com borda laranja de folhas e nervuras. Em sombra parcial, sua cor muda para amarelo-esverdeado, no outono a cor torna-se laranja-escarlate, amarelo, roxo, por isso parece incrivelmente decorativo. Esta é a variedade favorita dos paisagistas que apreciam muito sua profusão de cores e seu cuidado despretensioso.
  • Royal Purple. Um arbusto compacto de crescimento lento que raramente atinge mais de 150 cm de altura. Sua luxuosa coroa roxa se presta bem a poda, modelagem, mas também naturalmente arredondada. As placas foliares da planta são grandes, no verão são pintadas em tom castanho-avermelhado, no outono adquirem tonalidades azul-violeta. As flores são vermelhas com um brilho metálico pronunciado, formando pincéis exuberantes.
  • Follis purpureus. Uma bela variedade de scumpia cor de vinho e púrpura. Aos 5 anos, esse híbrido atinge apenas 0,8 m, em um arbusto adulto, a altura da copa é de 2,5 m com um diâmetro de até 3 m. A planta floresce com panículas verde-amarelas, pitorescamente espalhadas sobre a copa que se espalha.
  • Capa de veludo. Uma variedade com folhas incomuns, púrpura-escarlate, em lugares escurecidos para preto. A luxuosa coroa permanece brilhante durante toda a temporada, e apenas no final do outono fica vermelha. As inflorescências são grandes, compostas por pequenas flores rosa.
  • Graça. Uma das variedades mais altas, os brotos atingem 5 m de altura. Este arbusto altamente ramificado pertence ao scumpia de folhas vermelhas; no outono, a tonalidade vermelho-púrpura da lâmina foliar é substituída por um escarlate flamejante. As inflorescências têm formato cônico, bastante grande, até 20 cm de comprimento, pintadas na cor rosa-púrpura.

Quase todas essas variedades são adaptadas para o cultivo no clima da região de Moscou.Porém, apesar da aclimatação, não se deve descuidar do abrigo para o inverno.

Como plantar?

O plantio da scumpia é feito levando-se em consideração as peculiaridades do clima local e o tipo de sistema radicular das mudas. Com as ações certas, um arbusto ou árvore pode ser enraizado facilmente, mesmo em zonas climáticas que não são muito adequadas para seu cultivo.

Tempo ideal

Mudas de contêiner de Scumpia podem ser plantadas ao ar livre durante a estação quente. Para a aclimatação na região de Moscou, vale a pena escolher plantas com 2 a 3 anos, que já sobreviveram a mais de um inverno. O verão costuma ser usado para o enraizamento das estacas - neste caso, os brotos plantados terão tempo para criar raízes. As camadas são formadas na primavera. Se a reprodução for feita dividindo o arbusto, é recomendável fazer no outono, mas não tarde demais.

Deve-se ter em mente que scumpia tem uma longa estação de crescimento... O momento do plantio é muito importante para ela. Se o final do outono for escolhido para o enraizamento de uma muda, pode não haver tempo de enraizar até a geada e, ao colocá-la na primavera, é importante lembrar que a estação de crescimento não deve cair no pico de um verão quente. Com a reprodução das sementes, a semeadura é realizada no início da primavera ou no final do outono, as mudas aparecerão no próximo ano.

Seleção de assento

Scumpia é uma planta com copa ramificada e extensa, seu diâmetro chega a 4 m. Portanto, no plantio, deve-se manter uma distância de pelo menos 2 m de um prédio, prédio, cerca. Além disso, tanto o arbusto quanto a árvore precisam uma quantidade suficiente de luz solar. A sombra parcial é aceitável, mas com proteção obrigatória contra vento e correntes de ar. O terreno deve ser amplo, vale a pena seguir as recomendações para a distância entre as plantas vizinhas.

Na escolha do tipo de solo, deve-se dar preferência a solos leves, bastante soltos, de composição neutra ou levemente alcalina. Contudo, em seu ambiente natural, o scumpia cresce com sucesso em solos com alta acidez e composição de argila pesada... O sistema radicular raso torna possível enraizar a planta mesmo em solo rochoso. Apenas terras baixas, pântanos, lugares onde a água subterrânea é alta são categoricamente contra-indicados para isso.

Não é recomendado plantar scumpia próximo a espinhos, formas de folhas de freixo e azevinho de bordo, choupo preto e algumas outras árvores e arbustos. A planta libera no solo substâncias contra-indicadas para essas culturas.

Regras de desembarque

Ao plantar um reboco em terreno aberto, certas regras devem ser seguidas. Mudas em recipientes, adquiridas no viveiro, são retiradas do recipiente 24 horas antes de serem enviadas para um novo local e colocadas em água para que as raízes fiquem saturadas de umidade. Imediatamente antes do plantio, são examinadas, se necessário, podadas, retirando as áreas danificadas, e tratadas com antifúngico e carvão amassado.

O tamanho do buraco deve ser ligeiramente maior que o diâmetro das raízes. Ao contrário de outras plantas scumpia, a preparação de uma mistura de solo especial ou fertilização preliminar do local de plantio não é necessária. Quanto mais pobre for o solo, maiores serão as chances de sucesso no enraizamento da planta. A única medida importante é umedecimento completo do solo. Para isso, basta colocar 2 baldes de água na cova preparada e deixar ser totalmente absorvido.

O processo de plantio começa criando um pequeno aterro no centro da cova de plantio. As raízes da planta, embebidas em água, são suavemente esticadas, instalando-se no topo do morro formado. Depois disso, resta preencher o buraco com terra e compactar sua superfície. A rega abundante é necessária no final do trabalho de plantio. Vale a pena considerar que a localização do colo da raiz também é importante - no scumpia não fica enterrado, mas fica 2-3 cm acima do solo, pois depois que a água sai, as raízes da planta se acomodam um pouco .

Como cuidar?

Cuidar de um scumpia não é muito trabalhoso, mas requer levar em consideração a experiência de cultivo de uma planta em uma zona climática específica. Nos Urais, na Sibéria, é melhor plantar formas lenhosas mais resistentes ao inverno de plantas caducas ou arbustos "Lady Young", Grace. Deve-se lembrar que as baixas temperaturas provocam o desenvolvimento de um fenômeno como o desenvolvimento mais lento das plantas. Inicialmente, para o cultivo, você precisa escolher variedades que se distinguem pelo aumento da robustez do inverno, e é imperativo fornecer-lhes abrigo nos períodos de inverno do ano. No entanto, mesmo quando congela no nível do solo, a planta geralmente se recupera durante a estação de crescimento.

Na Crimeia e no Cáucaso, você pode plantar scumpies roxos sem restrições, sem medo de que congelem. Aqui é possível cultivar as variedades mais caprichosas, sensíveis às mudanças climáticas. As áreas montanhosas com solo rochoso são bem adequadas para o plantio. Nessas condições, o skumpia se sente mais confortável.

Rega

Scumpia não exige muita rega frequente, mas pode morrer durante longos períodos de seca. A cobertura morta oportuna pode regular a frequência da aplicação de umidade. Normalmente, a rega é realizada não antes de a terra secar no círculo do tronco da planta. É preciso levar água por baixo da raiz, evitando que ela entre nas folhas da planta.

Top curativo

Não há necessidade particular de fertilização adicional do solo no skumpia, mas o revestimento de cobertura ajuda a melhorar a floração. É por isso que tais medidas de apoio não devem ser negligenciadas. Na primavera, recomenda-se alimentar a planta com um complexo mineral de fósforo-potássio para arbustos. Antes da floração, recomenda-se a aplicação de fertilizantes orgânicos: esterco dissolvido em água ou fezes de pássaros. Em outras ocasiões, a alimentação não é necessária.

Poda

Para que a coroa do scumpia não perca o seu efeito decorativo, a cultura requer podas periódicas. É realizada a cada 2-3 anos no início da primavera, antes do aparecimento dos botões, combinando a modelagem com a remoção sanitária de galhos congelados ou mortos. Vale a pena considerar os seguintes pontos:

  • nos brotos jovens, 2/3 do comprimento total são removidos para estimular a ramificação;
  • galhos com 2 anos ou mais são serrados sob o tronco;
  • a forma geral da coroa deve ser quase esférica.

Após a poda, o skumpia ganha um aspecto espetacular, com folhas maiores. A copa esférica compacta é recomendada para arbustos e árvores jovens. Não se esqueça que em climas frios, a planta geralmente não cresce mais do que 1,5 m.

Período de floração

Scumpia não começa a florescer imediatamente - apenas uma planta que atingiu a idade de 6 anos pode começar a formar inflorescências. Nessa altura, o seu rápido crescimento diminui significativamente, o scumpia torna-se decorativo, presta-se bem à formação de copas. A cultura floresce a partir do final de maio, em julho, entre os pedicelos felpudos, formam-se os frutos, constituídos por um osso maciço e uma fina casca de couro com uma pequena quantidade de polpa. Não é necessário cuidado especial com esta época da escápia, basta alimentá-la antes da floração.

Preparando-se para o inverno

Mudas jovens de scumpia precisam de abrigo obrigatório para o inverno, especialmente se as temperaturas atmosféricas caírem para o limite de -15 graus. O aquecimento pode ser feito com um material não tecido, na parte superior é adicionalmente envolvido com filme plástico. A área da raiz deve ser coberta com turfa, serragem, húmus. E também sob o tecido não tecido, pode-se colocar ramos de abeto, prendendo-o ao caroço com barbante. Isso manterá a circulação de ar e ajudará a proteger os brotos de congelamento.

Métodos de reprodução

Um belo arbusto após a aclimatação pode dar vida a novas plantas. Scumpia pode ser propagado por métodos generativos e vegetativos. Costuma-se realizar o trabalho principal no outono, mas não menos de 2 semanas antes da geada. A divisão do mato raramente é usada devido ao fato de que a taxa de sobrevivência de tais mudas é significativamente menor do que quando usando outros métodos de vegetação. Ao mesmo tempo, existe um risco considerável de danos às raízes da planta-mãe principal.

Sementes

O método de criação mais popular, mas requer algum esforço. Sementes com casca densa requerem preparação preliminar antes do plantio. Para eles, é realizado um procedimento de estratificação, que dura de 5 a 6 meses a uma temperatura de +3 a +5 graus. Com o plantio de outono, você pode passar sem ele, pois durante o inverno as cascas das sementes receberão estímulo suficiente para a subsequente germinação.

A semeadura é feita a uma profundidade de 2 cm, não sendo necessário cobrir as mudas do período de outono para o inverno. O scumpia plantado com sementes germinará 12 meses após o plantio. A taxa de germinação quando semeada em terreno aberto é maior do que em forçamento ambiente.

Estacas

As estacas são realizadas no verão, no início de junho. Os brotos verdes são embebidos em um estimulador de enraizamento por 12 horas, "Heteroauxin" na concentração de 20 ml por litro de água. As estacas são transferidas para um substrato de turfa, areia e turfa, misturadas em proporções iguais. É bom que criem raízes em uma estufa. O solo deve ser constantemente umedecido, caso em que demorará até 4 semanas para as raízes germinarem.

Camadas

O método mais eficiente de propagação, garantindo o enraizamento. Um forte caule lateral para a formação de uma camada deve ser cortado ao longo da superfície da casca, dobrando-o ao solo de forma que o local descoberto toque o solo. Além disso, usando grampos, o galho é fixado nesta posição até que as raízes e o crescimento jovem apareçam. Após o enraizamento, o novo scumpia pode ser separado do arbusto-mãe e transplantado.

Doenças e pragas

Scumpia é inicialmente muito resistente ao desenvolvimento de várias doenças. Na maioria dos casos, a planta não exige higienização especializada, bastando as medidas preventivas. A secagem dos ramos observada na primavera pode não estar associada a doenças, mas sim ao congelamento dos rebentos. Se a escápia seca no meio do período vegetativo, vale a pena considerar a possibilidade de replantio, experimentando a frequência de rega e retirando os ramos de outras plantas que interferem na penetração da luz.

Entre as pragas, um perigo especial é representado pelo escaravelho, o escaravelho fulvo. Essas pragas estragam as folhas, tornando a aparência da planta pouco atraente. O tratamento inseticida ajuda a lidar com o problema. É realizada antes ou depois da floração.

Uso em paisagismo

Ao plantar uma skumpia em um local, ela pode ser usada para diversificar significativamente a paisagem. A variedade americana é muito decorativa - a árvore se distingue pela folhagem multicolorida de verde, vermelho e marrom. Nos EUA, a American Smoketree é usada no desenho de grandes parques e praças - a uma altura de cerca de 5 m, ela forma vielas espetaculares. Devido à sua resistência ao gelo, este tipo de scumpia é adequado para espaços abertos russos. Pode ser usado em plantios isolados ou em grupo, mas é melhor usá-lo como tênia, pois a árvore não tolera apinhamento.

Com muito mais frequência, é usado em paisagismo scumpia comum - a forma arbustiva cria raízes bem, no clima da região de Moscou requer um pouco mais de atenção, mas em geral é adaptada até mesmo a invernos gelados. Em plantações, geralmente é combinado com outras colheitas decíduas que têm uma cor de copa brilhante e incomum, formando mixborders originais. É bom plantar skumpia ao longo das cercas ao lado da estrada - a planta fornece uma purificação do ar eficaz, absorvendo os gases que entram na atmosfera.

Nas regiões do sul da Rússia, na região do Mar Negro, arbustos são plantados em solos pedregosos, jardins ornamentais naturais ou artificiais são criados. Scumpia cresce bem como parte de sebes mistas, as coníferas baixas parecem impressionantes contra seu fundo.Além disso, a folhagem brilhante do arbusto é harmoniosamente combinada com lavanda cinza-prateada, manjerona lilás-roxa, sálvia.

Cuidado com a scumpia, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário