Tudo sobre pastor
Shepherdia (nome latino - Shepherdia) é uma planta pertencente à família Lokhovy. Este tipo de planta inclui três tipos principais de arbustos espalhados de altura não muito grande (o tamanho máximo atinge aproximadamente 10 metros), que são nativos da América do Norte.
Que planta é essa?
Os frutos do arbusto Shepherdia são bagas de cor vermelha brilhante com salpicos de branco quase imperceptíveis. As bagas de Shepherdia são comestíveis, mas têm um sabor específico. Frutas ácidas amargas não são do agrado de todos, apesar do fato de eles contêm uma grande quantidade de vitaminas e microelementos úteis que ajudam a fortalecer o sistema imunológico humano e manter sua saúde.
Se forem comidos não processados, a boca fica seca, o que nem todos gostam. Além disso, os frutos da pastora não são populares apenas entre as pessoas: eles costumam ser consumidos por alguns animais selvagens. Na maioria das vezes, são ursos.
Em alguns casos, a shepherdia é chamada de "baga com sabão" ou "bison berry". Na aparência, os frutos desta planta lembram muito o espinheiro-mar, por isso pode-se ouvir muitas vezes como os frutos também são chamados de "espinheiro-mar vermelho". Afinal, eles diferem apenas na cor, e o tamanho dos frutos e a própria aparência do arbusto são bastante semelhantes aos do espinheiro-mar.
A descrição de uma planta pode começar com sua altura. No estado adulto, pode atingir os três metros, às vezes atinge uma altura de 7 a 10 metros. Os ramos do arbusto são bastante finos, cobertos por uma casca amarelo-acinzentada de superfície rugosa. Os ramos são fortemente ramificados ao longo de todo o seu comprimento, com longos espinhos crescendo neles. Além disso, os ramos do arbusto têm a capacidade de se entrelaçar muito densamente e se curvar em direção à superfície da terra. Como resultado, pode formar-se uma sebe, quase impossível de passar devido ao entrelaçamento muito denso dos ramos e à presença de espinhos pontiagudos.
O arbusto apresenta folhas ovais ou lanceoladas de cor verde brilhante. O comprimento da lâmina foliar é de aproximadamente 5-8 centímetros. As folhas podem ter uma flor prateada, surgindo de pequenas vilosidades escamosas.
A planta floresce a partir do final de março. O processo de floração ocorre antes que as folhas apareçam no arbusto. Os botões das flores estão presos aos ramos graças a pedicelos curtos. Existem muitos botões, eles cobrem todos os ramos com muita força. Shepherdia é um arbusto dióico, portanto, você pode encontrar plantas com flores exclusivamente masculinas ou femininas.
Para que as plantas frutifiquem com sucesso, é necessário plantar pelo menos um espécime macho para cada dez arbustos femininos no local. Os botões femininos geralmente abrem um pouco mais cedo do que os masculinos. Graças aos insetos, ocorre a polinização, após a qual amadurecem pequenas bagas redondas.
A superfície dos bagos vermelhos é coberta por pequenos pontos brancos, no interior existe uma pequena semente, de forma achatada. Como os frutos da Shepherdia têm um sabor peculiar, muitas vezes não são consumidos crus. Normalmente, as bagas são usadas para fazer compota de fruta, conservas, geleias, compotas ou marmeladas. Para que os frutos adquiram um sabor mais doce, eles são armazenados nos galhos do arbusto para o início do período de geadas.Baixas temperaturas promovem doçura. Bagas maduras podem ser facilmente arrancadas dos galhos. Um arbusto crescido em uma estação pode produzir até 15-20 kg de frutas maduras. A frutificação em arbustos de Shepherdia geralmente ocorre 2 ou 3 anos após o plantio.
A planta tolera facilmente geadas, então a zona de resistência de inverno é ampla o suficiente. Shepherdia não precisa de abrigo para o inverno. Portanto, pode ser cultivado com sucesso, mesmo em regiões frias.
Visualizações
Variedades perenes e decíduas são encontradas no gênero dessas plantas. Existem três tipos principais deste arbusto.
Prateado
Shepherdia silvery tem esse nome por causa de sua pubescência branca. Pode ser observada em galhos e folhas jovens nas laterais externas e com manchas. Esta subespécie é bastante grande, podendo atingir mais de 6 metros de altura. O período de floração geralmente começa em abril, no meio do mês. Os espécimes femininos florescem em botões únicos, enquanto os espécimes masculinos florescem em pequenas espiguetas. As bagas amadurecem em setembro. Eles podem ser amarelos, laranja ou avermelhados, dependendo da variedade em particular.
O mais popular é a variedade Goldeneye... Os frutos maduros desta variedade apresentam uma cor amarela brilhante. Os arbustos são muito decorativos e podem servir com sucesso como decoração para um terreno pessoal.
canadense
Shepherdia canadensis em sua aparência não é mais como um arbusto, mas uma árvore que se espalha, embora não muito alta. A casca dos ramos é castanha e as folhas de superfície lisa são de cor verde escura. A parte inferior das folhas é coberta por pequenas protuberâncias amarelas, semelhantes a escamas, e um cabelo prateado. Em abril, pequenas flores desabrocham na planta, que têm uma tonalidade verde-amarelada.
E em setembro, os bagos, de cor vermelha escura, já começam a amadurecer. Os frutos maduros variam em tamanho de 4 a 8 milímetros. O arbusto é considerado muito fértil. Esta variedade pode produzir cerca de 35 quilos de bagas todos os anos, quando a planta já atingiu o seu pico. O rendimento dos espécimes jovens não é tão significativo e é de aproximadamente 15-25 quilogramas.
De folhas redondas
Outro tipo de cultura é a pastora de folhas redondas. Uma planta adulta forma um arbusto extenso e bastante alto. Os galhos estão entrelaçados com bastante força. A planta é muito verde, as folhas cobrem os ramos de forma densa, estando o mais próximas possível umas das outras. Crescimentos verrucosos estão presentes nas placas das folhas. Este tipo de planta é notado pelos jardineiros pela excelente frutificação, floração abundante e, consequentemente, uma colheita significativa. No território da Rússia, esta espécie é bastante rara, pois o principal local de crescimento é o planalto do Colorado.
Aterrissagem
Existem vários métodos de criação que podem ser usados para plantar um pastor de qualquer variedade. A reprodução se distingue entre eles. brotos, estacas ou sementes. Você pode transplantar a planta alguns anos após o plantio na terra. Tendo crescido um pouco em crescimento, as plantas podem mover-se com sucesso para novos locais de cultivo.
O plantio não é acompanhado por nenhuma dificuldade particular. Primeiro, é preparado um buraco de 50x50x50 cm, sua parte central é preenchida com solo nutriente. Uma muda é colocada no centro, em seguida, o solo é derramado, compactando ligeiramente. Em seguida, o arbusto plantado é regado e coberto com cobertura morta.
Após o plantio, a muda enraíza-se rapidamente e responde bem mesmo às difíceis condições climáticas. Shepherdia é pouco exigente para a composição do solo e, portanto, pode crescer e dar frutos, mesmo se o solo não for muito fértil.
Cuidado
Não é difícil cuidar do arbusto shepherdia. Com o cultivo adequado, o arbusto fará as delícias do proprietário por várias décadas. Esta planta se adapta bem às condições do habitat.Ele precisa de rega moderada e, em alguns casos, pode precisar transplantar a planta para um novo local.
A planta não gosta de muita rega, por isso não a alague. Se o período de crescimento cair na estação das chuvas, isso terá um efeito prejudicial sobre as condições e o crescimento do arbusto. Uma reação negativa é a estagnação do excesso de umidade no sistema radicular.
Para que Shepherdia se desenvolva e cresça ativamente, é necessário remover o excesso de grama no terreno e periodicamente afrouxar a superfície do solo. O sistema radicular desta planta está localizado próximo à superfície, portanto, o afrouxamento deve ser realizado com precisão suficiente. Só assim é possível manter as raízes do arbusto intactas e ao mesmo tempo prestar os cuidados necessários.
Para formar um belo arbusto, a pastagem precisa ser cortada de vez em quando. Para que o cuidado com este arbusto não traga problemas significativos e a colheita seja o mais cómoda possível, os jardineiros recomendam limitar a altura do arbusto a 2 metros e não permitir que a planta cresça muito. Os galhos precisam ser desbastados periodicamente. Caso contrário, os brotos começarão a se inclinar fortemente para o solo e se emaranhar.
Reprodução
A reprodução de Shepherdia de qualquer variedade pode ocorrer de várias maneiras. Os métodos mais bem-sucedidos e trazendo enraizamento de alta qualidade do arbusto são os seguintes:
- com a ajuda de processos;
- estacas de enraizamento;
- semear sementes.
Por tiros
Todos os anos, um certo número de "bebês" são formados nas raízes do arbusto Shepherdia. Graças a isso, no final de março ou início de abril, existe a possibilidade de transplantar uma planta jovem. Nesse caso, você precisa separá-lo do principal. O transplante é feito separando-se cuidadosamente as novas raízes do arbusto antigo. Como regra, um novo arbusto jovem cria raízes rapidamente e depois de alguns anos começa a produzir uma safra.
Estacas
Para um enraizamento bem-sucedido, opta-se por estacas verdes, nas quais estão presentes pelo menos alguns botões. Normalmente, eles variam em tamanho de 8 a 12 centímetros. Para que as estacas criem raízes, recomenda-se mantê-las em "Kornevin" no primeiro dia. Depois disso, eles devem ser transplantados para um solo que tem uma composição de turfa arenosa.
Os rebentos devem ser aprofundados a uma distância de cerca de 5 centímetros. Em setembro, geralmente no final do mês, as estacas desenvolvem um sistema radicular bastante forte. E eles podem ser plantados em um local permanente preparado.
Sementes
Outra opção de criação de Shepherdia é semear. As sementes dessa planta devem ser plantadas em novembro. Isso é feito diretamente em campo aberto. As sementes são plantadas no solo quando se forma um buraco com uma profundidade de aproximadamente 2-3 centímetros. No inverno, é recomendável cobrir a área onde as sementes de shepherdia são semeadas para evitar hipotermia. No início de abril, começam a aparecer os primeiros rebentos. O arbusto cresce com bastante rapidez e já no primeiro ano agrada o proprietário com folhagem abundante. A frutificação começará em alguns anos.
Aplicação em paisagismo
Uma vez que a shepherdia tem um apelo decorativo, é freqüentemente usada para decorar lotes domésticos. Estes arbustos são muito bonitos e decorativos, cabem perfeitamente na paisagem, agregando beleza natural a ela. Eles parecem mais interessantes ao lado de arbustos, que têm placas de folha avermelhadas. Pode ser bérberis, weigela e outros. Shepherdia também fica ótima em combinação com coníferas.
Espécies de baixo crescimento podem ser usadas para emoldurar canteiros de flores no local.
Arbustos de Shepherdia representam arbustos ornamentais atraentes com várias lâminas de folhas que enobrecem o local... Este tipo de arbusto permite tornar o local visualmente mais protegido ou criar uma cerca verde para todo o perímetro.Os arbustos de Shepherdia (de qualquer variedade) são uma excelente sebe. Forma um recinto atraente para qualquer local. Uma vez que os ramos estão entrelaçados, a sebe é bastante densa. Você pode plantar Shepherdia em vez da cerca ou ao longo de seu perímetro.
Shepherdia é um arbusto ornamental muito bonito que parece atraente devido ao entrelaçamento de ramos, pequenas inflorescências e cachos de bagas.... Com uma colheita bastante abundante, o arbusto não é apenas espetacular, mas também útil.
O comentário foi enviado com sucesso.