Cinza da montanha Fieldfare: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades populares
  3. Como plantar?
  4. Como cuidar bem dele?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Hoje, nos chalés de verão, é cada vez mais possível encontrar plantas ornamentais que precisam de cuidados mínimos e condições de manutenção simples. Uma dessas plantas é a cinza da montanha - ela é conhecida por sua resistência única à geada, assim como por inflorescências brancas exuberantes que fazem dessa planta uma planta de mel ideal. Neste artigo, você se familiarizará com a descrição das cinzas da montanha, bem como com os meandros de seu plantio e cuidado.

Peculiaridades

O fieldfare de folhas em cunha (ou "Sorbaria sorbifolia") pertence às plantas do tipo arbustivo da família Pink. Esses arbustos têm altura de até 3 metros, além de copa extensa e exuberante de até 2,5 metros de diâmetro. A planta recebeu este nome devido ao formato semelhante das folhas da planta com a folhagem do freixo comum da montanha. O arbusto de airberry em si é formado por vários brotos eretos de até 1-1,5 cm de espessura. Cada broto pode conter de 3 a 20 ou mais folhas de até 28 cm de comprimento. Cada folha, que termina com uma única placa, consiste em 12-23 pequenas folhas de forma pontiaguda e pinada.

As flores de freixo da montanha têm um diâmetro pequeno de até 1,5 cm e são coletadas em inflorescências piramidais alongadas de até 30 cm de comprimento. Devido ao fato de que cada flor de tal cinza de campo está equipada com vários estames longos, as inflorescências desta planta sempre parecem exuberantes e fofas. Fieldfare é ativamente usado hoje em dia em projetos de paisagismo ou serve como planta de mel. Em casos raros, com base nas cinzas da montanha, são feitos medicamentos com efeitos anti-sépticos e antibacterianos.

Variedades populares

Os jardineiros costumam usar 3 variedades de freixo da montanha.

  • "Sam". Esta é a variedade mais popular de freixo da montanha - geralmente é ele quem é usado na formação de sebes em sua casa de verão. Essa planta tem uma altura média de 0,8-1,2 metros. Ele difere de outras espécies pelas pequenas folhas verdes com um tom bege agradável, bem como inflorescências longas com botões cremosos.
  • Pallas. Também é uma variedade popular encontrada com mais frequência na Sibéria. É ligeiramente mais alta que a cinza do campo "Sam", tem um sistema radicular mais poderoso, tolera melhor o frio e a seca prolongada. A principal vantagem desta variedade não é a cor das folhas, mas sim o aparecimento das inflorescências com flores grandes e ligeiramente rosadas.
  • Hopi rosa. O fieldfare desta variedade tem uma copa incrivelmente exuberante e densa, em que as folhas estão mais próximas do centro como se cobertas de ouro, e no topo são rosa pálido. É uma planta bastante alta que pode atingir 1,7 metros de altura. A principal vantagem é a alta resistência ao gelo e a não necessidade de podas frequentes.

Como plantar?

O processo de plantio de campos com folhas de cinzas nas montanhas consiste em várias etapas.

Preparação de mudas

Jardineiros novatos geralmente usam mudas ou pequenos arbustos comprados em lojas de botânica ou mercados de horticultura. Antes de plantar mudas em um local permanente, você deve remover todos os galhos secos e verificar a integridade do sistema radicular. Devem ser plantadas mudas de até 15-20 cm de altura, sendo que em cada broto deve haver vários brotos jovens, e o broto em si deve ter raízes fortes.

Preparando o local de pouso

Felizmente, o fieldfare pertence a arbustos de jardim que podem criar raízes em quase todas as condições ambientais. Pode ser uma área sombreada ou uma área aberta que será constantemente iluminada pelo sol. Se a fieldberry for tolerante ao sol, um vento forte pode prejudicar muito esta planta. - quebrar galhos, espantar insetos polinizadores e influenciar o crescimento da copa da árvore. Para evitar isso, os jardineiros recomendam não plantar grama em áreas completamente abertas, ou fornecer um suporte sólido para fixar o tronco e galhos do arbusto.

Seleção de solo

Ao plantar cinzas de montanha em terreno aberto, você não deve se preocupar com a composição do solo no local de pouso. Este arbusto se desenvolve em quase qualquer solo. Apesar disso, fieldfare, acima de tudo, adora margas ricas em vitaminas e minerais com acidez neutra ou fraca (com um indicador de até 6-7). Além disso, o solo deve ter boa permeabilidade à água e ao ar. O cumprimento de todas essas condições afetará diretamente o esplendor da copa do arbusto, a abundância e a duração da floração, bem como a imunidade das cinzas do campo. Ocasionalmente, é aconselhável adicionar turfa ou areia ao círculo do tronco desta planta - isso estimula o crescimento dos brotos das raízes.

Se falamos de umidade do solo, o fieldfare prefere regas abundantes, mas a estagnação da água no caso de tal planta também é indesejável - por isso uma camada de drenagem é sempre organizada na cova de plantio.

Processo de plantio

O fieldfare com folhas de sorveira é geralmente plantado no início da primavera, antes do período de fluxo de seiva, ou já no outono após a queda das folhas. Os especialistas aconselham o plantio da planta na primavera - até o próximo inverno deve haver tempo para criar raízes qualitativamente.

  • Para plantar um arbusto, você deve cavar um buraco de 40-50 cm de profundidade e 70-80 cm de diâmetro.Ao escolher os tamanhos, guie-se pelo formato das raízes das plantas.
  • Fornece uma camada de drenagem de 5-7 cm de espessura no fundo do poço.
  • Prepare a mistura de solo para o plantio da planta. Deve consistir de grama, areia, húmus, composto e fertilizantes minerais.
  • Inspecione a integridade das raízes da planta e, em seguida, coloque a passarela no buraco de forma que fiquem localizadas em direções diferentes e não quebrem.
  • Usando o solo preparado, preencha todos os buracos entre as raízes no buraco de modo que o colo da raiz do arbusto de mirtilo suba alguns centímetros acima do nível do solo. Alguns jardineiros recomendam organizar um slide especial de barro no círculo do tronco perto do arbusto para evitar o acúmulo de umidade perto das raízes.
  • O círculo de terra próximo ao tronco é ligeiramente compactado e regado com 1-2 baldes de água sedimentada. Em seguida, a cobertura morta deve ser realizada.

Como cuidar bem dele?

O cuidado com as cinzas da montanha consiste em 5 pontos separados, cada um dos quais requer uma abordagem cuidadosa. Em geral, o fieldfare pode ter um ótimo resultado sem muito cuidado, mas o último afetará a aparência da planta e sua saúde.

Rega

O campo com folhas de sorveira é capaz de resistir à seca por algum tempo, mas pertence a plantas de jardim que preferem rega regular e abundante. Regar em excesso será muito mais benéfico do que a falta de água e o ressecamento do solo. É graças a esse amor pela umidade que, em condições naturais, o fieldfare se encontra próximo a corpos d'água e rios. A rega do campo de folhas de cinza da montanha deve ser realizada pelo menos 2 a 3 vezes por mês, se estivermos falando de um arbusto já adulto com seu próprio sistema radicular. Se for uma planta jovem ou uma muda recém-plantada, a rega deve ser realizada com mais frequência e monitoração constante para que o solo próximo ao círculo do tronco da planta não seque.

O fieldfare deve ser regado mais abundantemente durante os períodos de seca - pelo menos uma vez a cada poucos dias. Ao mesmo tempo, um arbusto de freixo da montanha, dependendo de sua idade, pode conter de 1 a 3 baldes de 10 litros de água. Durante cada rega, você deve afrouxar o solo no círculo próximo ao tronco - isso permitirá que a água seja absorvida mais rapidamente pelo solo.

Poda

O campo, especialmente as cinzas da montanha, é caracterizado por taxas de crescimento muito rápidas e pode aumentar o diâmetro de sua copa várias vezes em algumas estações.Para manter uma certa aparência da planta, os jardineiros recorrem à poda decorativa. O procedimento em si deve ser realizado no verão e na primavera. A poda de bem-estar é realizada não antes de 3 anos após o plantio do arbusto em terreno aberto. Este procedimento envolve principalmente a poda de galhos secos, doentes e quebrados. Um procedimento semelhante, de forma branda, pode ser realizado na primavera, após cada invernada da planta.

O processo de poda não deve trazer nenhum inconveniente para as cinzas da montanha - em alguns casos, a poda decorativa é permitida até 4 vezes em 1 temporada.

Wintering

O fieldfare com folhas de sorveira pertence a plantas que toleram até mesmo as temperaturas mais baixas. Em seu ambiente natural, este arbusto é capaz de suportar até mesmo o frio mais severo de até -30 graus. Essa resistência à geada torna esta planta uma candidata ideal para o plantio na Sibéria e na faixa do meio. Além disso, uma passagem de campo para adultos não precisará de nenhum abrigo adicional. Apenas as mudas deste arbusto doentes ou recentemente plantadas são cobertas com ramos de abeto para suportar o inverno sem dor.

Um momento importante na hibernação do cultivo de folhas de freixo da montanha é a remoção das inflorescências secas dos brotos, que podem se tornar um excelente local de hibernação para insetos e pragas. Pelo mesmo motivo, todas as folhas caídas ao redor do arbusto são removidas e queimadas antes do início do inverno. Essa folhagem pode se tornar um lar não apenas para pragas perigosas, mas também para doenças fúngicas ou vírus.

Top curativo

Para fazer a coroa de cinzas da montanha parecer exuberante e saudável, esta planta deve ser alimentada regularmente. Vale a pena dizer que o fieldfare, ao contrário de muitas plantas de jardim, não é exigente quanto ao tipo de alimentação - ele absorve perfeitamente os fertilizantes minerais e orgânicos... Na primavera, fertilizantes de nitrogênio são introduzidos no solo perto do arbusto para estimular o crescimento de raízes e brotos. No verão, para aumentar o número de inflorescências e estender o período de floração, o campo pode ser alimentado com nitrato de sódio. No outono, para fortalecer a imunidade antes do período de inverno, é melhor alimentar na forma de superfosfato.

Transferir

Se o mato cresceu demais e interfere nas plantas vizinhas, ou se esse arbusto foi plantado em uma área inadequada, o jardineiro decide transplantar a planta para um novo local permanente. O procedimento de transplante em si é melhor realizado na primavera (ou no início do outono), não mais do que 1 vez em 3 anos. O processo de transplante pode ser assim. Aqui, esse método de reprodução das cinzas do campo será descrito aproximadamente como a divisão de um arbusto, o que geralmente é realizado precisamente durante o transplante dessa planta.

  • Em um terreno selecionado (longe de árvores e plantas raquíticas), um buraco é cavado com 70 por 70 cm de tamanho e meio metro de profundidade.
  • No fundo do poço, uma camada de drenagem com cerca de 5-7 cm de espessura é colocada. Tijolo quebrado, pedra triturada ou seixo são usados ​​como drenagem.
  • Uma mistura de solo é preparada para o transplante de plantas. A composição desse solo deve incluir composto, solo de turfa, húmus e fertilizantes minerais para plantas de jardim.
  • Um pasto coberto de vegetação adulta deve ser cuidadosamente desenterrado e as raízes devem ser limpas do solo. Em seguida, o sistema radicular do arbusto é dividido em vários tubérculos com rebentos adultos completos. Cada broto deve ter botões.
  • Uma faca afiada de jardim é usada para separar o sistema radicular. Para que nos locais cortados os arbustos não apodreçam ou sequem, os locais cortados são tratados com carvão amassado e estimulador de formação de raízes.
  • Os arbustos divididos são plantados em novos locais de forma que uma distância de pelo menos 1 metro entre eles.
  • Todos os buracos com arbustos novos são abundantemente regados com água sedimentada (temperatura ambiente) e cobertos com cobertura morta.No próximo ano, essas plantas precisarão de mais atenção em termos de irrigação e alimentação.

Métodos de reprodução

Ao propagar uma planta de jardim, como as cinzas da montanha, os jardineiros geralmente usam apenas três métodos: cortar, dividir o arbusto e remover o arbusto.

Estacas

Esta opção de criação geralmente é escolhida por jardineiros novatos - é o mais simples e causa danos mínimos ao arbusto-mãe.

  • Em meados da primavera, rebentos de até 25 cm de comprimento são cortados do topo dos galhos de uma plantação de adultos, podendo ser selecionados tanto estacas totalmente verdes quanto galhos já lignificados.
  • Para estimular o crescimento das raízes das estacas em um novo local, elas são colocadas em uma solução de um estimulador de formação de raízes por um dia. Depois disso, cada estaca deve ser plantada em um pequeno recipiente separado com solo de prado padrão (um pouco de areia pode ser adicionado ao solo).
  • Alternativamente, as estacas podem ser plantadas ao ar livre em canteiros pequenos. No entanto, se essa aterrissagem ocorrer no outono, eles precisarão de abrigo adicional na forma de potes ou garrafas de plástico.
  • No mês seguinte, todas as mudas são regadas abundantemente. Assim que você notar novas folhas verdes ou botões inchados nos brotos, o caule é plantado em um local permanente, seguindo o procedimento de plantio padrão.

Desvio

Jardineiros que desejam despender um mínimo de esforço para propagar rapidamente a tarifa de campo geralmente usam um método como o desvio. Ele presume que na primavera ou no início do verão, vários dos mais fortes brotos do campo são dobrados ao solo, fixados com um grampo de cabelo e cobertos com terra. Nesse caso, a ponta do broto permanece acima do solo. Uma pequena incisão deve ser feita no local onde o broto está coberto com terra. Também deve haver vários botões jovens. Isso permitirá que a planta crie raízes e, no final do verão, obtenha um arbusto jovem totalmente desenvolvido com seus próprios brotos de raiz.

O mais importante nesse processo de reprodução é cuidar das camadas da mesma forma que cuida da planta mãe. O transplante de um novo arbusto para um local permanente (ou seja, separando-o do arbusto-mãe) pode ser realizado no mesmo outono ou nos primeiros meses da próxima primavera.

Doenças e pragas

Todas as variedades de pasto são plantas de jardim com excelente imunidade à maioria das doenças comuns. Tudo graças ao alto teor de fitoncidas nos rebentos desta planta, que protegem eficazmente o pasto de doenças fúngicas e até pragas. Se algumas pragas se instalam no campo, geralmente é um ácaro-aranha ou um pulgão verde comum. Um carrapato pode ser reconhecido por sua teia de aranha cinza característica, cobrindo inflorescências ou folhas individuais. Essa praga retarda o crescimento da planta e impede que a luz solar atinja a folhagem do campo, o que leva ao ressecamento dos brotos e até mesmo à morte de toda a planta. O pulgão verde encolhe a folhagem da amora e bebe todo o seu suco. Isso geralmente leva à morte de rebentos verdes e ainda jovens deste arbusto.

Na luta contra essas pragas, é recomendado o uso de preparações inseticidas comuns. Os mais populares e acessíveis hoje são Fitoverma e Mitaka. O processamento com esses medicamentos deve ser realizado estritamente de acordo com as instruções. A doença mais terrível para os ataques de campo é um mosaico viral. Inicialmente, esse vírus cobre apenas as folhas individuais da planta, mas rapidamente se espalha por toda a copa.

O vírus é expresso em manchas gradientes frequentes na folhagem da amoreira-brava. Infelizmente, um arbusto infectado com esse vírus não está mais sujeito a tratamento. Os especialistas aconselham destruir imediatamente a planta e desinfetar o solo no local de seu crescimento.

Uso em paisagismo

No projeto paisagístico, as cinzas da montanha são usadas não apenas por suas inflorescências exuberantes.Esta planta possui uma folhagem única que muda de cor dependendo da estação atual. Por exemplo, as folhas novas desta planta têm uma tonalidade rosa-limão muito delicada... No verão, a sombra torna-se verde claro devido à influência do sol; no outono, essa amora ganha uma rica cor bordô, que fica encantadora no fundo de outras plantas.

Na maioria das vezes, o campo deste tipo é usado como uma cerca viva ou para focar em objetos individuais da paisagem. Os passeios individuais também podem ser encontrados frequentemente no projeto de chalés de verão - aqui eles desempenham o papel de um centro de composição de todo o jardim ou canteiro de flores. Esta planta é melhor combinada com perenes e coníferas (thuja, lilás, cotoneaster), mas pode criar um contraste agradável ao lado de plantas anuais de baixo crescimento, como malmequeres, amores-perfeitos ou petúnias.

Para obter informações sobre como plantar a planta de cinzas da montanha corretamente, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário