Plantar uvas
O plantio de uvas é um processo que requer atenção especial do jardineiro. Para que a videira dê um sinal de colheita após 3 anos, é necessário levar em consideração muitos fatores - desde o tipo de solo no local até as plantas próximas. Dicas para iniciantes irão ajudá-lo a entender os layouts ideais de mudas e estacas, bem como outras complexidades desse processo.
Quando é a melhor época para plantar - no outono, primavera ou verão?
Você pode determinar quando plantar uvas corretamente com base na aparência dos brotos. A melhor época para a maioria das variedades é o outono e a primavera, não é desejável plantar no verão.
Nas regiões frias, os preparativos para o plantio no outono começam em agosto. As mudas são transferidas para o solo no final de setembro ou na 1ª década de outubro.
Apenas as plantas são adequadas para o plantio de outono:
- com uma videira madura;
- com um sistema radicular desenvolvido;
- com 8-10 olhos.
Quando transferidas no outono para um terreno aberto, as plantas fracas simplesmente não sobrevivem. Se tiverem um sistema radicular pouco desenvolvido, trepadeiras verdes, vale a pena esperar até a primavera.
Os brotos preparados para o plantio de outono são colocados em solo previamente regado com água morna - assim fica compactado. O procedimento é repetido após polvilhar as raízes com terra. Essas medidas durante o plantio de outono aumentam a taxa de sobrevivência das uvas, reduzem os riscos de infecção por doenças infecciosas.
As mudas para o inverno devem ser cobertas. Previamente, vale a pena envolver o broto com lutrasil ou qualquer outro agromaterial fibroso à base de polipropileno. Isso aumentará as chances de um inverno bem-sucedido, mesmo para uma videira incompletamente madura.
O tempo de plantio da primavera começa no momento em que o solo aquece até + 10-12 graus. Em média, essa norma corresponde à 3ª década de abril. É importante que as temperaturas atmosféricas no momento do pouso não caiam abaixo de +14 graus. Para as brotações vegetativas, essas datas são deslocadas para o final de maio, por serem mais vulneráveis à influência de fatores externos.
Recomenda-se que as medidas agrotécnicas do início da primavera sejam realizadas antes do início do escoamento da seiva da uva, ou seja, até a brotação da planta. Nesse caso, a cova deverá ser preparada no outono e, na primavera, cerca de 3 semanas antes da transferência da planta para o solo, cubra-a com uma película preta para aquecer a terra.
O verão não é a melhor época para plantar uvas. Mas se for necessário, a planta deve ser levada junto com um torrão de terra para reduzir o dano à raiz.
Escolhendo um lugar
Plantar plantas em local permanente é um ponto importante que requer atenção especial. Ao cultivar uvas em campo aberto e em estufa no local, é necessário levar em consideração a orientação para os pontos cardeais. Ideal para esta planta amante da luz e do calor é considerada a localização sudoeste, sul ou oeste. É bom que as mudas sejam colocadas ao lado de casas ou outros edifícios - isso permitirá que os brotos recebam calor adicional à noite. Esta técnica funciona bem na adaptação de variedades com tempos de maturação médios nas regiões do norte - os bagos amadurecem mais rápido, tornam-se mais doces.
As partes sul, sudoeste e oeste da exposição também são as melhores opções para o plantio em encostas.
Ao mesmo tempo, é importante evitar as baixadas, onde a videira fica exposta aos efeitos acrescidos das geadas. Recomenda-se não colocar uvas próximo a árvores grandes. É melhor recuar 3-6 metros para que o sistema radicular do "vizinho" maior não afete o crescimento das mudas.
Levamos em consideração o tipo de solo
Diferentes tipos de solo requerem alguma atenção ao plantio. As uvas são cultivadas em solos arenosos, de terra preta e argilosa. Para cada uma das opções de composição do solo, o processo de preparação será marcadamente diferente.
Chernozem e argila
Os brotos lignificados requerem a preparação da cova antes do plantio em tais solos. Possui seção quadrada com dimensões de 80x80 cm e profundidade de 80 cm. Na parte inferior, uma camada nutritiva especial é preparada com até 250 mm de altura:
- 7 a 10 baldes de húmus;
- solo fértil para cama até o nível;
- fertilizantes minerais (300 g de superfosfato e potássio);
- 3 litros de cinza de madeira.
Tudo isso é colocado a uma profundidade de cerca de 10 cm, compactado. É coberto com uma camada solta de solo fértil por 5-10 cm. Fica um espaço de cerca de 50 cm no topo da almofada - serve para o plantio, tendo previamente formado um monte no centro da cova. É importante que o "calcanhar" da planta lignificada tenha 0,5 m de profundidade, no topo do aterro. As raízes devem ser endireitadas em um cone.
As mudas de estacas encurtadas são colocadas verticalmente, com comprimento superior a 25 cm - obliquamente, de forma que a base da planta fique 25 cm abaixo da borda da cova. Não é derramado até o topo com solo, é compactado, 20-30 litros de água são despejados sob a raiz.
Após a secagem da camada superficial do solo, é realizada a soltura, regando duas vezes com intervalo de 14 dias. Em seguida, o solo é solto, coberto com cobertura morta e os procedimentos são repetidos após fortes chuvas ou aplicação de umidade artificial.
Areias
O pouso na areia tem suas próprias diferenças. Esse solo é muito mais suscetível às flutuações de temperatura. No verão, aquece intensamente, no inverno congela rápida e profundamente. O mesmo se aplica à capacidade de preservar nutrientes e umidade. Devido à sua composição, os solos arenosos são inicialmente mais pobres do que chernozem e argila.
Esta desvantagem é eliminada no plantio de uvas, aumentando a profundidade do caroço para 1,05 m, mantendo o seu tamanho. No fundo, é colocada uma "fechadura hidráulica" de argila densa com 20 cm de espessura, semelhante a um pires.
Em cima dela é colocada uma almofada nutritiva de húmus, solo fértil e fertilizantes de até 250 mm de altura.
Na hora de escolher os curativos de potássio para colocar na cova antes do plantio, é importante dar preferência aos que também contenham magnésio. As mudas são aprofundadas em 60 cm, até a base do crescimento a partir da borda da cova, devem permanecer pelo menos 30 cm.A irrigação com intervalo de 7 a 10 dias é realizada três vezes. Sua intensidade é aumentada. Para 1 planta, adicione 30-40 litros de água.
Você deve plantar variedades diferentes lado a lado?
Ao formar uma vinha a partir de diferentes castas, vale a pena colocar as suas parcelas tendo em consideração vários factores. Por exemplo, o agrupamento de plantas é generalizado de acordo com:
- compromisso;
- tempo de maturação;
- resistência à geada;
- a altura do arbusto.
Você não deve ter medo da polinização cruzada na viticultura amadora. Mas ainda é melhor escolher cultivos com flores bissexuais, que praticamente não dependem da atividade de insetos durante a transferência de pólen. Eles são menos dependentes de fatores externos. Os arbustos que formam flores apenas do tipo feminino requerem uma localização obrigatória ao lado das variedades autopolinizadas.
Fertilizantes ao plantar
O principal molho necessário para as uvas durante o plantio são os fertilizantes orgânicos na forma de húmus, composto. Eles são trazidos em abundância, até 70-100 litros por poço. Essa alimentação constitui um meio nutriente para as plantas. Os fertilizantes complexos são adicionados secos diretamente ao solo - geralmente superfosfato, bem como potássio ou misturas de potássio-magnésio na quantidade de 300-500 g.
Cinzas de madeira e cinzas ajudam a desoxidar solo altamente calcificado, 3 litros por 1 m2 são suficientes.
Plantar mudas vegetativas
As regras básicas aqui são as mesmas para mudas lignificadas e vegetativas.
Um buraco é feito 250 mm de profundidade em solo argiloso ou chernozem, 300 mm - na areia. O esquema de plantio no local é determinado individualmente, com base na variedade da planta. A preparação da cova das uvas é feita com antecedência, utilizando os fertilizantes necessários, tendo em conta o tipo de solo. Em seguida, é compactado, 2-3 vezes com um intervalo de 7 a 10 dias, 20-40 litros de água são derramados - isso fará com que o solo encolha.
Mudas de estufa são chamadas de vegetativas. Têm sistema radicular fechado com crescimento verde de pelo menos 15 cm. Se houver 2 brotos, cada um deve ter cerca de 70 mm de comprimento.
Mudas em vasilhames podem ser plantadas da maneira usual, sem casca. Para que o caroço seja facilmente removido, as plantas param de regar 5-6 dias antes de serem transferidas para o solo.
Se o segundo método de plantio for selecionado, apenas o fundo do recipiente será cortado primeiro. Em seguida, é colocado em local preparado na cova, coberto com terra, não atingindo 25 mm para o broto verde. No outono ou na primavera (quando o plantio é em setembro-outubro), o buraco é cavado de um lado. O recipiente de plástico é cortado e removido.
Isso permite menos trauma às delicadas raízes de uma muda vegetativa, estimula o desenvolvimento de processos de calcanhar quando o orvalho é suprimido, que, com o método usual de plantio, tem que ser cortado com o tempo.
Preparação
O processo de preparação das mudas para transferência para o solo começa com a inspeção e seleção do material. As plantas jovens e saudáveis são sempre fortes, sem bolhas, manchas, cravos pretos, placa bacteriana. A espessura normal para eles é de 3 mm. As folhas devem ser verdes sem floração cinza ou acastanhada, de cor uniforme. Ao escolher um material de plantio pronto, é melhor dar preferência àquele colocado em um recipiente transparente com sistema radicular bem visível.
Os brotos anuais selecionam os bem maduros. O corte ficará verde brilhante. Para o plantio, escolha plantas com 3 ou mais botões. O crescimento anual é maduro, tem uma cor palha. É importante inspecionar as plantas em busca de manchas, defeitos.
Cair dos olhos após uma leve pressão pode ser considerado um sinal alarmante.
As mudas preparadas não devem secar, desidratar. Na preparação para o plantio, a embebição é realizada em água limpa e decantada por 12-24 horas. Em seguida, o tiro de um ano é cortado, apenas 3-4 olhos permanecem.
Os nós superiores são liberados das raízes, os inferiores apenas se atualizam. A exceção é o material de plantio obtido de estacas encurtadas. Neste caso, todas as raízes são apenas podadas sem remover completamente. Recomenda-se tratar superficialmente o crescimento com o antifúngico "Dnok" em solução de 5 g / 1 l de água.
Endurecimento
As mudas de vegetais devem ser endurecidas para evitar que queimem sob a influência da luz solar. É feito assim.
- As plantas são mantidas por 4-6 dias sob um dossel ou à sombra de árvores durante o dia. Para mudas vegetativas cultivadas em baixa luz e altas temperaturas, o tempo de endurecimento é aumentado em 1,5 vezes. Eles podem ser reconhecidos por seus brotos finos e alongados e folhas muito claras.
- Nos próximos 8 a 10 dias, eles são colocados em um local aberto. As mudas precisam estar em contato direto com o sol. Isso completa o endurecimento.
Vale ressaltar que as mudas que não passaram por esse procedimento, com plantio no início da primavera (na 3ª década de abril), na ausência de microestufas como abrigo adicional, podem perceber a transferência para campo aberto com o início do outono . Nesse caso, eles demonstrarão a cessação do crescimento, lignificação e amadurecimento dos brotos. É assim que eles se preparam para o inverno. Isso não deve ser temido - até o final de junho ou antes, o crescimento será recuperado.
Estágios de plantio na primavera
Da 2ª década de abril a meados de maio, são plantadas no solo mudas lignificadas com um ano de idade.Os rebentos vegetativos verdes são transferidos para o solo não antes do final de maio e até julho. A cava é preparada com antecedência, cerca de 1 mês de antecedência.
7 dias após a última porção de umidade ser adicionada, um orifício é formado na área preparada para o recipiente: 55 cm de profundidade em terra preta ou solos argilosos, 65 cm de profundidade na areia. Nele é colocada uma muda cuidadosamente retirada do recipiente, previamente endurecida.
É importante não destruir o torrão de terra em que a planta está localizada.
Depois disso, o buraco é preenchido com solo fértil, compactado e bem regado. Uma estaca é colocada ao lado da muda. A planta está sendo amarrada. Mudas não aclimatadas precisarão de uma tela de sombreamento no lado sul nos primeiros 10 dias. É construído com galhos de árvores ou uma placa de madeira compensada, uma folha de estanho.
Durante o primeiro ano de vida, uma muda vegetativa precisa de atenção. No mato, todos os brotos laterais são retirados, exceto o central. A liga deve ser preservada.
Se os arbustos não forem colocados individualmente, é possível formar uma vinha em suportes, após cravar nos pilares de 2 m de altura a uma profundidade de 60 cm no solo. A distância entre eles é feita em cerca de 2,5-3,5 m, então o fio é puxado acima do solo a uma altura de 40, 70 e 100 cm, os trilhos de suporte são colocados de acordo com o número de mudas. As uvas são plantadas em fileiras, à medida que vai crescendo vai entrelaçando os suportes, facilitando o cuidado e a colheita.
Estágios de plantio no outono
A época de plantar uvas no outono chega em outubro, vai até a geada. É importante aqui prestar atenção à proteção do jovem rebento tenro. Para isso, um abrigo artificial é formado a partir de uma garrafa plástica com 3 furos para circulação de ar.
A ordem de pouso será a seguinte:
- escolha do local;
- formação e preparação de um poço de 80x80 cm de tamanho;
- colocar uma muda em um monte construído;
- adormecer com solo sem fertilizantes para o local de crescimento;
- instalação de abrigo a partir de garrafa plástica cortada do gargalo;
- regar com 3-4 baldes de água.
Antes da geada, resta cuidar de um abrigo para os jovens arbustos de uva.
Estacas de plantio
As estacas - rebentos sem sistema radicular próprio - estão sempre enraizadas no outono. Após a queda da folhagem, corta-se uma videira frutífera saudável, separando as seções centrais dos brotos de dois anos. Vários rebentos futuros de 20 cm de comprimento com 2-4 botões vivos em cada um são formados a partir dele. Em seguida, eles são colocados em solo úmido a uma distância de cerca de 15 cm um do outro, despejados com água morna, cobertos com uma película de frio.
Estacas invernadas brotarão na primavera. Quando o gelo pára, a mini-estufa é ventilada. É totalmente aberto somente quando dias quentes estáveis são estabelecidos.
Que safras podem ser colocadas nas proximidades?
Entre as plantações de hortas e hortas, há muitas plantas, cuja vizinhança pode ser considerada favorável para uvas. Eles podem ser divididos em vários grupos.
- Siderata. Eles enriquecem o solo com nitrogênio. Esta categoria inclui legumes e cereais - centeio, mostarda, tremoço, trevo. É importante que as plantas tenham umidade suficiente. Em regiões áridas, essa vizinhança se tornaria mais perigosa do que benéfica para as uvas.
- Pepinos. Quando cultivados em uma treliça, eles se dão bem com uvas.
- Morango. As condições à sombra da videira são bem adequadas aos seus arbustos. E a diferença na profundidade de desenvolvimento do sistema radicular não cria competição por umidade e nutrientes.
- Cebola e alho. Eles são inimigos naturais da maioria dos insetos.
- Roses. Eles são plantados como um indicador de mofo, que é perigoso para as uvas. Aparece antes em rosas.
- Variedades precoces de repolho branco. Eles têm um bom efeito no crescimento e desenvolvimento das uvas.
- Verdes. Espinafre, azeda e endro não prejudicam as uvas. Eles podem ser colocados entre as linhas.
Árvores frutíferas, como ameixa, cereja, maçã e pêra, são consideradas como tendo um efeito neutro sobre as uvas. É importante apenas colocá-los a uma distância suficiente para não proteger os arbustos.Uvas "vizinhos" contra-indicados na forma de framboesas, tomates, outras plantas solanáceas, milho.
Em que ano após o plantio deve-se esperar a frutificação?
Depois de plantar uvas no local, os jardineiros ficam felizes em aguardar a colheita. Mas não há necessidade de pressa. As primeiras vinhas em plantações de estacas sairão apenas após 4 anos. Em mudas vegetativas ou anuais, esse processo é mais rápido. Você pode coletar os primeiros cachos por 2-3 anos.
Dicas para iniciantes
Os novos produtores de vinho têm de lidar com muitas coisas para as quais não estão preparados. Entre as dicas importantes que certamente o ajudarão a descobrir, os seguintes pontos podem ser observados.
- Não coloque mudas de uva muito perto de edifícios. A distância mínima entre eles deve ser de 0,7 m.
- Em solos arenosos, é melhor usar o método de trincheira de plantio de uvas.
- Nas regiões do norte, as mudas muitas vezes são deixadas em uma escola (em um abrigo) para os próprios pincéis de sinalização. Ao mesmo tempo, as plantas não são transplantadas para o solo, mas deixadas em baldes, apenas borrifando-as com terra. Para o inverno, as mudas são transferidas para o porão.
- Se o plantio não for pontual, a localização das diferentes variedades deve ser cuidadosamente planejada. Com sua colocação espontânea, é difícil cumprir as normas de distância entre plantas. Para as variedades suco-vinho, são 0,8 m, para salas de jantar - pelo menos 1,5 m.
- No momento do plantio, as mudas enxertadas são colocadas não verticalmente, mas horizontalmente, em ângulo. Caso contrário, as plantas de climas meridionais ou europeus apresentarão uma maturação pobre da videira.
Descubra mais informações sobre o plantio de uvas no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.