O que plantar próximo ao thuja no local?
Por dedicar-se ao projeto paisagístico, muitos preferem coníferas. Ao plantar um thuja em um local, deve-se ter em mente que nem todas as plantas se dão bem ao lado dele. Falaremos sobre o que é melhor plantar próximo ao thuja no local e quais plantas devem ser evitadas.
Melhores opções
Thuja é uma planta versátil que ficará muito bem tanto como um único objeto quanto na vizinhança com outros "companheiros". Thuja ficará perfeito contra o fundo de qualquer gramado. Será uma ótima opção para um jardim rochoso. As coníferas são usadas na paisagem por uma razão. Thuja é muito bom como uma cerca viva. Uma excelente escolha seria plantar variedades altas e anãs, bem como variedades que diferissem no tom das agulhas.
Se desejar, você pode arranjar uma composição mais original junto com thuja no local, você pode plantar todos os tipos de flores, arbustos, árvores. Mas para que as plantas se desenvolvam plenamente, é necessário levar em consideração sua compatibilidade. Devem ter a mesma necessidade de iluminação da área, irrigação, acidez do solo.
E também um fator importante é o componente estético. A vizinhança deve ser harmoniosa, as plantas devem enfatizar a aparência atrativa umas das outras.
Normalmente, os paisagistas usam o oeste, o leste ou dobrado.
- Thuja oriental tem uma coroa piramidal e ramos longos, numerosos e ramificados crescendo verticalmente. Esta planta pode crescer até 100 anos ou mais, o que permite utilizá-la na decoração de parques e praças. Ao fazer a sebe, é aconselhável utilizar variedades de tamanho alto, médio e anão. Estes incluem o colunar thuja Pyramidalis, o pequeno Yustinka ou a dourada Aurea Nana, uma árvore perene com um tronco pronunciado que atinge uma altura de até 2 metros.
- Thuja Ocidental. Foi trazido da América do Norte. A árvore não cresce rapidamente. Possui uma coroa densa, cuja forma de piramidal torna-se mais tarde ovóide. As variedades mais populares incluem Smaragd (variedade alta), Danika, Globoza (globosa), Tini Tim, variedades Teddy, que são árvores anãs.
- Nas regiões do sul, cresce o thuja dobrado, tendo uma coroa piramidal e galhos grossos e inclinados. Variedades cultivadas: Zebrina, Forever Goldie. O local de plantio depende diretamente do formato da copa.
As plantas são cultivadas:
- nas proximidades de outras árvores;
- em canteiros de flores, slides, cumes;
- na forma de uma cerca viva;
- como planta focal.
Rododendros com hortênsias vão bem com altos thuja. E também as plantações de zimbro parecem espetaculares. Plantas menores incluem prímula, incenso, hospedeiros. As plantas bulbosas também parecerão orgânicas.
Flores
Decorar o site com plantas perenes seria uma ótima ideia. Flores brilhantes adjacentes a thuja parecerão muito orgânicas. Esses plantios conjuntos permitirão que você mantenha o local da forma mais vantajosa, possibilitando admirar a beleza das plantas por um longo período. A escolha de plantas perenes permitirá obter uma composição original e vibrante. Hortênsia, lilás, lavanda, clematis e malmequeres ficarão lindos ao lado de thuja.
- Hortênsia começa a florescer em maio, e por muito tempo continua a se encantar com a beleza incrível de suas inflorescências exuberantes.
- Astilba... Depois de plantar esta planta perene no local, você pode esquecê-la por vários anos, já que a planta é capaz de crescer com segurança por algumas décadas em um só lugar.
- Vai ficar bem perto de uma árvore alta delfínio... Muitas vezes, a altura da planta chega a um metro e meio. No verão, o delfínio agrada com a abundante floração de pincéis de cor azul, branca ou rosada.
- Thuja esférica vai bem com delfinários e floxes. E também os jacintos podem servir de vizinho, que desde o início da primavera começará a se encantar com a beleza. Graças às flores incomuns, caracterizadas por ondulações, o local se transforma instantaneamente após o inverno, torna-se mais brilhante e suculento.
Além disso, thuja pode ser um bom vizinho para lírios, amores-perfeitos e íris. Ao usar plantas anuais, o jardim de flores com thuja pode ser renovado anualmente junto com a mudança de cenário. Combinarão com thuja e rosas, mas na hora de escolhê-las deve-se ter em mente que é melhor plantar rosas a uma distância de 1,5 metros das coníferas.
Ao combinar as culturas, é necessário inicialmente partir o roseiral, depois esperar até 4 anos até que os arbustos desenvolvam raízes fortes, e só depois plantar o thuja... Ao escolher as variedades certas que florescem em determinados períodos, você pode observar o florescimento ininterrupto do canteiro de flores desde a primavera até a geada.
Arvores
A composição da paisagem deve ser cuidadosamente planejada, visto que é difícil transplantar árvores maduras para outro local. Com thuja, você pode plantar diferentes tipos de árvores decíduas e coníferas ao lado dela. No site ficará bom:
- árvores com uma copa chorosa que lembra um leque ou um guarda-chuva aberto;
- árvores com grande folhagem;
- plantas com cores contrastantes.
Bairro com bordo japonês, olmo, roxo ou catalpa transformará o local e melhorará sua aparência estética.
Ao escolher uma árvore de folha caduca como vizinha para um thuja, você deve considerar a cor que a planta terá, quando florescerá, em que período de tempo e como a folhagem ficará no outono. Thuja parecerá orgânico com outras coníferas, por exemplo, nas proximidades de um abeto, zimbro ou pinheiro. Em grandes áreas, é aconselhável fazer uma composição inteira de coníferas. Dada a boa compatibilidade das coníferas, esse canteiro terá uma aparência agradável durante todo o ano, dando o cheiro perfumado da floresta. O abeto Hoopsi pode ser usado como um vizinho adequado para thuja ocidental. O abeto tem uma maravilhosa tonalidade prateada-azulada, cresce até 5 metros de altura. Além da composição de coníferas, os arbustos de zimbro são adequados.
Para pequenas áreas, é aconselhável usar variedades de thuja anãs com sua forma arredondada. São as coníferas consideradas as mais adequadas para este projeto. As variedades anãs Danica ou Mr. Bowling Ball vão bem com árvores piramidais como Kornik ou Aurea Nana. Cercas-vivas baixas ou meios-fios baixos costumam ser construídos com árvores anãs e de tamanho médio. Uma linha com elementos repetidos ficará bem. É melhor plantar plantas com uma cor ou textura contrastante ao lado de uma planta esférica.
Arbustos
Arbustos perenes não parecerão menos impressionantes perto de thuja. Eles têm condições de crescimento semelhantes e não produzem um crescimento vigoroso. Ao criar uma fronteira mista de coníferas, você pode usar:
- euonymus;
- jasmim;
- bérberis;
- spirea.
Além disso, outros arbustos são adequados, como derain, buldenezh, magnólia. Se o thuja for usado como o centro da composição, muitas vezes é complementado com grama, espiguetas, junça da Nova Zelândia e festuca. Usando cereais cultivados ou semi-silvestres, você pode diversificar bastante o design do local.
O que não deve ser plantado?
No jardim onde crescem peras, cerejas, macieiras, sorveiras é indesejável plantar coníferas, especialmente se elas estiverem nas imediações... Não é recomendado plantar árvores frutíferas próximo a thuja, isso pode afetar diretamente a diminuição da produção. Esses vizinhos irão interferir uns com os outros, a baixa compatibilidade não só levará a uma diminuição no rendimento, mas também a secar os galhos. Thuja absorve umidade muito mais rápido do que plantas frutíferas e arbustos, o que interfere em seu pleno desenvolvimento. Portanto, é melhor plantar essas árvores a uma distância suficiente umas das outras.
Isso se aplica não apenas às árvores, mas também aos arbustos. Groselhas, framboesas ou groselhas em tal vizinhança murcham rapidamente. Não é um lugar próximo a thuja e anuários. Cavar o solo anualmente pode danificar o sistema radicular das coníferas. O principal motivo de incompatibilidade pode ser chamado de requisitos especiais para o solo, por sua acidez.
É importante levar em consideração a iluminação do local, sua umidade, bem como o quão suscetíveis essas plantas são a doenças e pragas. Para as árvores frutíferas, a melhor opção será o bairro com flores, e as plantas herbáceas também podem ser suas companheiras.
Exemplos em paisagismo
Ao melhorar uma área de parque, horta ou casa de verão, as plantas devem ser plantadas levando em consideração sua compatibilidade. Nesse caso, o componente estético não é de pouca importância.
- Thuja no projeto paisagístico combinará organicamente com diferentes culturas... Para que não se perca, é aconselhável não usar muitas sombras durante o plantio. Um plantio monocromático é capaz de realçar favoravelmente os verdes.
- Usando plantas que florescem em épocas diferentes, você pode fazer uma bela mixborder que irá deliciá-lo com uma profusão de cores na estação quente e até o final do outono.
- Thuja vai adornar qualquer local. Ficará bem em relvados minimalistas. Não é necessário complementá-lo com outras plantas, basta plantá-lo sobre um gramado aparado, ou sobre uma área coberta de entulho ou seixo.
- O ideal é que as coníferas coexistam com ele, combinando em uma variedade de composições caprichosas.
- Combinações de coníferas com trepadeiras ou outras plantas trepadeiras parecerão bastante incomuns.... Ao mesmo tempo, podem servir de apoio para eles, sem violar os limites do território permitido. Em primeiro lugar, isto se aplica às rosas trepadeiras, clematites herbáceas e semiarbustivas.
- Flores brilhantes se encaixam perfeitamente na composição. Uma parede de coníferas de uma única cor em combinação com flores de diferentes tons e tipos terá uma aparência orgânica e extraordinária.
- Seleção de perenes em combinação com thuja permitirá que você crie belos gramados, levando em consideração as preferências pessoais.
- Arranjo harmonioso Os "habitantes" do canteiro de flores, dependendo do seu tamanho, permitirão que você crie um belo conjunto.
- Devido à variedade de formas de canteiros de flores, é possível recriar todos os tipos de composições que se complementam harmoniosamente... Em um canteiro de flores redondo ou oval, um thuja em forma piramidal na companhia de delfínios, ásteres, flox e jacintos ficará perfeito.
Seu arranjo em camadas alternadas permitirá que todas as plantas sejam claramente visíveis, o que também afetará a aparência do canteiro de flores.
O comentário foi enviado com sucesso.