Tudo sobre o pennisetum
Pennisetum, ou cerda pinada, é uma cultura de cereal popular em projetos paisagísticos, usada para enquadrar caminhos e criar composições complexas de vários níveis. Seus tipos e variedades diferem no grau de resistência ao gelo, decoratividade, mas sempre merecem atenção. Além disso, a planta é às vezes chamada de grama-fonte devido ao formato especial de suas inflorescências em forma de panícula, que lembra jatos de água.
descrição geral
O pinado e o pennisetum são a mesma planta. É um cereal herbáceo com flores paniculadas, de ocorrência natural em climas tropicais e temperados quentes.
Pennisetum, dependendo da espécie, pode ser anual ou perene, os tamanhos das plantas também variam de compactas, com até meio metro de altura, a gigantes, com brotações de 8 metros cada. Os caules são retos, com folhas estreitas e lineares. As inflorescências são panículas em forma de espinhos com 30-250 mm de comprimento. As cerdas neles podem ser cobertas por pêlos alongados que parecem penas.
No total, este gênero inclui cerca de 140 espécies de plantas. A maioria delas são ervas daninhas, adequadas apenas como alimento para pássaros e insetos.
Só o milheto africano, utilizado como matéria-prima na preparação de cereais e farinha, tem finalidade alimentar. Seu grão é utilizado na produção de álcoois e amidos, bebidas de fermentação viva.
Espalhando
Os mais diversos pennisetum estão representados nos países da América Latina e do Norte, Ásia e África. Nos EUA e Canadá, países europeus, as plantas são naturalizadas, mas não tão diversas. Além disso, cerdas pinadas podem ser vistas nas ilhas do Oceano Pacífico, na Australásia. Mesmo no território da Antártica, há 1 variedade desta planta.
Espécies e variedades populares
Entre os cereais decorativos, o pennisetum destaca-se pelo seu tamanho bastante grande, floração exuberante e longa. A robustez de inverno das espécies depende em grande parte de suas condições naturais de crescimento. Vale a pena considerar as variedades e tipos mais populares com mais detalhes.
- Eriçado... Forma cortinas de até 130 cm de altura com panículas exuberantes em tons de rosa e roxo. No norte, esta variedade é cultivada exclusivamente como anual. No sul, é como uma cultura perene. Esta é uma das subespécies mais decorativas. Uma das variedades desse pennisetum, "Rubrum", é frequentemente usada em plantações mistas e individuais, como base para buquês secos.
- cinza... Uma variedade decorativa com uma cor bronze-bordô muito incomum das placas de folha. São largas, até 35 mm, a altura da planta também é significativa, até 2 M. É esta subespécie que se utiliza para obter o milheto africano, em climas frios é mais frequentemente cultivado como cereal anual. Sua variedade mais popular, "Purple Baron", produz espiguetas marrons exuberantes no meio do verão.
- Salsicha... Uma variedade do leste africano cultivada como perene, a variedade mais popular, Little Bunny, lembra a cauda de uma lebre com panículas felpudas. Os arbustos são compactos, até 60 cm de altura. No final do verão, panículas douradas aparecem nas plantas. A espécie é adequada para o inverno apenas nas regiões do sul.
- Foxtail... É considerada a espécie mais resistente ao inverno. O arbusto é arredondado, cresce amplamente, com folhas amarelando no outono. As panículas durante o período de floração apresentam tons de bege e marrom a bordô.Na natureza, a planta é comum na Austrália e no Leste Asiático.
- oriental... Uma planta perene que prefere solos secos e pedregosos. É encontrado naturalmente na África, Ásia, em regiões subtropicais. A altura do arbusto raramente ultrapassa os 80 cm, as panículas também são bastante curtas, até 150 mm, pintadas em tom rosa-acastanhado. A resistência ao gelo é muito baixa, este pennisetum só pode ser cultivado em climas quentes ou coberto para o inverno em casa.
- Simples... Uma variedade resistente ao frio comum na China. Prefere terrenos montanhosos, solos rochosos, forma arbustos de até 1,2 m de altura. As inflorescências mudam de cor de verde para marrom-amarelado. O sistema radicular é propenso a um crescimento ativo, podendo prejudicar outras plantas do jardim.
Entre as variedades de pennisetum, existem opções muito eficazes. Visitantes raros em paisagens russas podem ser chamados "Yaponikum" e "Princesa Negra", "Vertigo". Onde são usados com mais frequência "Cabeça vermelha" - uma planta em miniatura com folhas do tipo lírio, "Hameln" ("Hameln") com inflorescências bege e uma roseta de folhas exuberantes. Também no jardim, as variedades parecem espetaculares Maudri, Black Beauty, Viridescens.
Aterrissagem
Ao crescer em mudas, sementes auto-coletadas ou compradas são usadas. Eles não são pré-processados. A ordem de pouso será a seguinte.
- Preparando um recipiente com solo. Deve ser leve, nutritivo.
- Umedecimento do substrato do solo. Água decantada quente é usada.
- Aterrissagem... As sementes são enterradas no solo a uma profundidade de 4 mm. Não os borrife fortemente.
- Rega... É usado um recipiente com um borrifador.
- Germinação... Os recipientes de sementes são colocados em um local aquecido e bem iluminado. As mudas devem aparecer em 7 a 10 dias.
As mudas são regadas à medida que o solo seca. Em caso de intensidade de iluminação insuficiente, pode ser necessário instalar fitolâmpadas para obter tiros cada vez mais fortes. Na fase de germinação, as lavouras não são cobertas por filme, a própria germinação é suficiente para o aparecimento das primeiras folhas.
Os pennisetums crescidos são transferidos para o jardim após o endurecimento por uma semana. O momento ideal para isso depende da região. Isso geralmente ocorre no início de junho ou na 3ª década de maio.
As plantas prontas para transplante possuem uma roseta de folhas com altura de pelo menos 10 cm.
Cuidado
O principal cuidado ao crescer pennisetum é reduzido ao afrouxamento periódico do solo, remoção de ervas daninhas ou auto-semeadura. Em campo aberto, as plantas raramente precisam ser regadas e fertilizadas, especialmente se o plantio foi realizado perto de um reservatório. Panículas desbotadas são cortadas para não perturbar o efeito decorativo da composição.
Rega
Um pennisetum adulto com chuva suficiente não precisa de rega adicional. Nos períodos de seca, o pinado é regularmente umedecido à medida que a camada superior do solo seca.
Em regiões com baixa pluviosidade, o plantio de gramíneas é equipado com um aspersor ou sistema de irrigação por gotejamento.
Top curativo
Com uma composição de solo suficientemente rica, as cerdas pinadas não precisam de nutrientes adicionais. Solos pobres exigirão mais atenção. Neles, curativos líquidos para plantações de herbáceas e cereais são aplicados mensalmente. A saturação excessiva do solo com nitrogênio deve ser evitada para que as plantas não amarelem.
Poda
Este procedimento é realizado para fins de rejuvenescimento e cura. É melhor podar na primavera, quando todas as áreas mortas e mortas são claramente visíveis.... No verão e no outono, é comum remover apenas inflorescências murchas, folhas danificadas e quebradas.
Transferir
O pinado é transferido para o terreno aberto ou para um novo local com sistema radicular formado, mantendo uma distância das plantas vizinhas na faixa de 50-70 cm. O buraco é preparado não muito fundo, uma planta com seu próprio torrão de terra é colocado dentro.Em seguida, suas raízes são polvilhadas com substrato de solo, regadas. É aconselhável limitar o crescimento das plantações com barreiras subterrâneas especiais feitas de ardósia ou metal.
O transplante frequente de pennisetum é prejudicial, as plantas reagem mal a ele. É melhor não recorrer a tais medidas, a menos que seja urgentemente necessário.
Preparando-se para o inverno
As variedades de pennisetum resistentes ao frio não requerem preparação especial. Se ficarem sem poda, a parte aérea proporcionará proteção natural ao sistema radicular. As variedades que não apresentam o status de resistentes ao gelo são liberadas das folhas e, a seguir, cobertas com ramos de abeto ou material sintético especial. É útil cobrir adicionalmente a planta na base com uma espessa camada de serragem.
Reprodução
Pennisetums-perennials são geralmente propagados dividindo o arbusto. Repita o procedimento, enquanto rejuvenesce a planta, a cada 5 anos, na primavera. O arbusto é cavado, cortado em vários lóbulos e depois colocado nos orifícios preparados. Antes da formação de novas raízes, as plantas são regadas em abundância.
As plantas anuais são semeadas como sementes diretamente no solo ou em vasos, se o método de mudas for escolhido. Mas para plantas perenes, esse método também é adequado. Na hora da semeadura no solo, é preparada uma área aberta e bem iluminada durante a maior parte do dia. Sombra e correntes de ar são contra-indicadas nesta cultura de cereais, pois podem afetar a forma e a decoratividade das inflorescências.
A escolha do solo também é importante. O melhor solo é ligeiramente ácido, saturado de húmus, moderadamente úmido.
O ar deve chegar às raízes livremente, sem obstáculos. Os pennisetums perenes são semeados precocemente, em meados de fevereiro, sendo aconselhável o uso de potes de turfa. Anuários - em abril, em 2-3 décadas.
Doenças e pragas
As plantas deste gênero não ficam doentes com infecções fúngicas e infecções com muita freqüência. Sua imunidade é suficiente para proteger o arbusto. As principais pragas desta planta são os pulgões, ácaros-aranha. Para combatê-los, basta uma simples pulverização com uma solução de sabão em pó. Em caso de infecção grave, são usados inseticidas químicos.
Uso em paisagismo
Peristotum é uma planta bastante popular na criação de composições de paisagens. As suas espécies decorativas são utilizadas como culturas de fronteira, para enquadramento de caminhos, reservatórios e formação de sebes baixas. A variedade de cauda de raposa convive com sucesso com composições de pedras, cachoeiras. Você pode plantar um calêndula ao lado dele.
A imitação da paisagem natural ao criar slides alpinos também não está completa sem pennisetum. Combinando suas diferentes formas, você pode obter composições volumosas e belas. Sua aparência natural não traz dissonância ao desenho do jardim ornamental.
As panículas são efetivamente realçadas pela luxuosa floração das rosas-chá. Veronica, catnip, yarrow ficam bem ao lado deles.
As flores mono, nas quais são apresentados diferentes tipos de pináculos, não parecem menos interessantes. Aqui, a ênfase principal está na variedade de formas e tons das inflorescências. Tal estrutura está em boa harmonia com os gramados bem cuidados do parque. Composições mistas com floração contínua também são combinadas com cereais. Pennisetum neles é feito um destaque central ou usado como pano de fundo para mais plantas ornamentais.
Sinta grandes arbustos de pináculo e quando cultivados em vasos, recipientes. Neste caso, são utilizadas para decorar o terraço, pátio e no inverno são encaminhadas para o abrigo.
O comentário foi enviado com sucesso.