Descrição do feltro paulownia e seu cultivo
Felt paulownia é uma árvore incrivelmente bonita. Apenas 2-3 dessas culturas são capazes de mudar a aparência do local, fazendo com que pareça um pedaço do paraíso. E esta árvore também libera nutrientes no ar que purificam os pulmões e fortalecem a saúde geral.
Descrição
Paulownia sentiu que pertence à família Paulownia... Anteriormente, ela pertencia à família norichnik, mas foi posteriormente atribuída a uma categoria diferente, uma vez que todas as outras plantas deste grupo são ervas. Nome botânico da cultura - paulownia tomentosa. Outro nome é árvore de Adão. A cultura cresce no Japão e na China, é muito difundida nas regiões tropicais.
A árvore é caducifólia, muito bonita. A altura varia de 6 a 25 metros, dependendo do local de crescimento. O tronco é reto, forte, desenvolvido. A raiz da árvore é ramificada, penetrando profundamente no solo, o que permite que a cultura sobreviva facilmente aos períodos de seca. O diâmetro do tronco é de cerca de um metro e meio.
A casca das árvores jovens é verde, mas com o passar dos anos começa a ficar marrom.
A folhagem da planta é muito grande, em forma de coração. As placas têm uma rica cor esmeralda, bem como uma ligeira pubescência acinzentada em ambos os lados. As estípulas são longas, fortes e verdes brilhantes. O tamanho da folhagem é de cerca de 20-25 cm, mas isso ocorre apenas nos locais de crescimento nativos. Surpreendentemente, as folhas de uma cultura que cresce na Rússia podem atingir meio metro de comprimento.
A floração da planta ocorre na primavera, é bastante longa - cerca de 45 dias. Durante este período, a árvore é especialmente decorativa. As inflorescências paniculadas são semelhantes a sinos, na maioria das vezes têm uma delicada cor lilás. O meio tem uma tonalidade amarela.
As flores desabrocham na parte superior dos brotos, e isso acontece antes mesmo da folhagem se abrir. O aroma das flores é agradável, espalha-se por vários metros. Quando a floração chega ao fim, frutos com vagens de sementes aparecem na árvore. Quando o grão se espalha, ele é levado pelo vento.
Paulownia tem uma resistência de inverno muito pobre. Esta é uma árvore tropical que definitivamente não sobreviverá, por exemplo, na zona da Sibéria. Não faz sentido cultivá-lo ali. Na Rússia central, a resistência à geada é suficiente para que as raízes não congelem. O porta-malas congela completamente. E uma vez que botões com flores são formados nos brotos da estação anterior, a árvore, é claro, não floresce nas áreas da faixa do meio.
As únicas áreas adequadas para cultivo estão no sul. São eles a costa do Mar Negro, a região de Kaliningrado, a Crimeia, o Cáucaso.
Aplicativo
O feltro paulownia não é usado apenas em projetos paisagísticos... Por ser muito bonita, além de ser uma madeira macia e maleável, é freqüentemente usado para criar instrumentos musicais. Devido à facilidade de processamento, esse tipo de madeira é amplamente utilizado na confecção de equipamentos para a prática de esportes. Por exemplo, esquis fortes e leves saem de paulownia.
Outra área de aplicação é a construção de navios. Partes da árvore são usadas para construir barcos, iates, navios. Eles fazem pranchas de surf. Além de navios, a madeira paulownia é usada para criar amostras individuais de móveis, artesanato e lembranças. Com muito cuidado, essas coisas duram muito tempo, pois nunca são afetadas pelos besouros do caruncho. No Japão, até as casas são construídas com madeira de Adão.
Além disso, árvores vivas podem ser usadas com sucesso. Paulownia cresce muito rapidamente, as raízes penetram profundamente nas camadas do solo. Contribui para a saúde da terra... Por vários anos, essa árvore é capaz de restaurar o solo danificado pelo fogo. As raízes puxam metais pesados do solo, limpam-no.
Devido à folhagem frutífera, as placas que caem no solo apodrecem rapidamente e se tornam fertilizantes para o solo, aumentando sua fertilidade. A folhagem também contém muita proteína, e os jardineiros com gado costumam incluir folhas na dieta dos animais. Essas placas que ainda crescem em árvores limpam bem o ar de impurezas prejudiciais. As flores e a casca são usadas na medicina e na cosmetologia.
Paulownia dá muito crescimento de raiz. Muitas vezes é usado para fazer briquetes de combustível. A celulose também é feita a partir da madeira da cultura.
Condições de cultivo
Como já mencionado, paulownia é sentida cria raízes apenas em regiões com clima quente... Claro, ela pode ser cultivada na faixa do meio, mas a árvore não florescerá. Mas as folhas ainda podem ser usadas como fertilizantes e as árvores para a saúde do solo.
Além de altas temperaturas, a planta precisa de proteção contra correntes de ar. Por isso, são plantadas em áreas onde existem edifícios, outras árvores altas. O local de pouso deve ser ensolarado e aberto. Até 2 a 3 anos, as árvores crescem bem em áreas semi-sombreadas, então precisam de muito sol.
Na natureza, a paulownia cresce em quase qualquer tipo de solo. Mas em casa, é melhor pegar solo fértil solto. As plantas preferem solos arenosos com pouco conteúdo de cascalho. Solos pesados não funcionam: paulownia costuma fazer mal. A terra deve ser ligeiramente ácida. Quanto às águas subterrâneas, é melhor escolher um local onde fiquem bem profundas.
Semeando sementes
Árvores de Adão bonitas e saudáveis podem ser cultivadas a partir de sementes. As sementes são coletadas independentemente das vagens. Eles se formam nas árvores no outono. É muito importante escolher o momento certo para a coleta, pois as cápsulas podem estourar e as sementes se espalharão pela área.
Não é recomendável armazenar o material coletado por muito tempo. Depois de seis meses, as sementes não germinarão mais.
Em primeiro lugar, verifica-se a germinação do material, despejando-se água morna. Para o plantio, apenas as sementes que afundaram são adequadas. Então eles devem ser germinados. Para fazer isso, você pode usar um dos métodos abaixo.
Guardanapo
Você precisará de um pequeno recipiente de plástico e um guardanapo comum. Eles colocam no fundo, umedecem. Em seguida, espalhe as sementes, pulverize novamente. O recipiente é fechado e colocado na geladeira em local com temperatura de 0 a +5 graus. Após 2-3 dias, o recipiente deve ser retirado e colocado no parapeito de uma janela iluminada pelos raios de sol. Aqui ela deve ficar por 10 dias.
Todos os dias, a tampa é aberta para deixar o ar entrar nas sementes. Quando os brotos aparecerem, você precisará transplantar imediatamente as sementes para o solo. A melhor escolha seria uma mistura de areia e turfa. As sementes são colocadas ordenadamente sobre a superfície do substrato, sem aprofundar. Polvilhe com terra, borrife com um borrifador. Uma opção de semeadura semelhante é realizada no outono, então no início do verão você já terá mudas maduras para plantar em campo aberto.
Sementeira direta
Com esta técnica, um pote é levado imediatamente. Em seguida, o mesmo substrato é derramado como no caso anterior. Regado em abundância com água - para que a massa fique viscosa. Em seguida, as sementes são espalhadas na superfície, e o próprio pote é apertado com polietileno.
A cada dois dias o filme é aberto para que as sementes possam respirar. Eles germinarão em cerca de 10 dias. Quando eles aparecerem, o filme terá que ser removido todos os dias durante um quarto de hora. Gradualmente, o tempo de retirada deve ser aumentado.
Quando as mudas crescerem e adquirirem 3 folhas, elas precisarão ser plantadas em recipientes separados.Você pode pegar vasos grandes imediatamente, pois as plantas crescem muito rapidamente.
Na primavera, eles já podem ser transplantados para um local permanente.
Cuidado
Para plantar paulownia, você precisa de um buraco de 0,6 metros de profundidade. O diâmetro deve ter os mesmos parâmetros dimensionais. Isso é verdadeiro para substratos arenosos leves. Em solos argilosos, o tamanho e a profundidade do poço devem ser de um metro.
O fundo da cova de plantio é preenchido com solo do jardim misturado com turfa. A muda é colocada estritamente no meio, coberta com terra, deixando o colo da raiz na superfície. Poço de água.
Ao plantar, é importante considerar que as árvores vão crescer. Portanto, o layout ideal será de 4x4 metros.
Paulownia sentiu que é uma árvore tolerante à seca, mas isso não significa que a rega pode ser ignorada.... Ao contrário, você precisa dar atenção especial a eles se quiser que a árvore cresça mais rápido e comece a realizar suas funções úteis. A rega é realizada à medida que o solo é irrigado. Durante os períodos de calor seco, eles são realizados duas vezes por semana. Este regime também é seguido para mudas de 1 a 2 anos de vida em condições normais.
É necessário regar as plantas em um círculo próximo ao caule com um balde ou mangueira. Você pode cavar ranhuras ao redor do perímetro para isso. Mas a irrigação por gotejamento será prejudicial aqui. Vai estimular o crescimento das raízes, o que não é muito bom, porque tal árvore, mesmo na idade adulta, não conseguirá extrair água do solo de maneira adequada.
Quanto à quantidade, as mudas jovens vão demandar 10 litros por semana, que podem ser divididos por 2 vezes. Os espécimes adultos são regados a cada 2 semanas, usando cerca de 2 baldes de água.
Os fertilizantes para paulownia são opcionais. Mas se você quiser que a árvore adquira uma cor verde suculenta e cresça folhagem rapidamente, pode alimentá-la com nitrogênio, por exemplo, uréia, no primeiro ano. Todos os curativos são servidos na forma líquida com rega. No futuro, a árvore responderá positivamente ao uso de frango, turfa moída e vermicomposto.
Para que todos os fertilizantes penetrem bem no solo, ele deve ser drenado e solto. Para fazer isso, várias vezes por temporada, ele é soprado com um escarificador de jardim, mas não muito profundamente, especialmente no caso de árvores jovens. A limpeza das ervas daninhas do círculo do tronco deve ser realizada regularmente.
O cultivo merece atenção especial.... Alguns jardineiros geralmente não realizam cortes de cabelo modeladores, optando apenas pelos higiênicos. A coroa já está formada linda e espetacular. Mas se você quer uma árvore com o tronco perfeitamente reto, no outono ou na primavera seguinte, após o plantio, eles fazem podas técnicas. Ela quer dizer corte a árvore de maneira que o toco não ultrapasse 3 centímetros. O local do corte deve ser tratado com um gramado.
No ano seguinte, parte da folhagem é retirada da planta - de forma que fica apenas na parte superior da copa. Então, por vários anos consecutivos, os jardineiros terão apenas que arrancar os brotos do círculo próximo ao tronco e cortar os galhos que crescem abaixo. Aos 8 anos, a árvore é cortada novamente. Portanto, ele irá rejuvenescer e florescer constantemente.
A vida útil das plantas é de cerca de 100 anos.
Reprodução
Este procedimento pode ser realizado por meio de várias técnicas. Já consideramos o método da semente, agora é a hora de pensar em outras opções.
- Estacas... Eles fazem isso em agosto. Vários brotos fortes são escolhidos, os topos são cortados deles. O caule deve ter cerca de 6 a 8 cm, a ponta é tratada com um estimulante de crescimento e, em seguida, o caule é plantado em um vaso com substrato nutritivo solto de forma que se eleve 2 centímetros acima do solo. Uma garrafa de plástico cortada é colocada sobre ele. Cuidar bem da planta não é difícil, basta hidratá-la e ventilá-la em tempo hábil. Os brotos que atingiram o comprimento de 0,1 m precisam de atenção especial. É necessário deixar apenas 1 caça forte, corte o resto. Na próxima primavera, a muda é transferida para um local permanente.
- Reprodução por rebentos. Isso só é possível se a árvore o formar, o que nem sempre acontece. Os brotos são desenterrados na primavera, separando-os cuidadosamente da árvore com uma pá afiada. A muda é tratada com piche e imediatamente plantada no local designado para ela.
O comentário foi enviado com sucesso.