Tudo sobre paulownia
Paulownia é um tipo de árvore de crescimento rápido. Esta é uma cultura termofílica que veio até nós dos subtropicais. Mas a planta é cultivada com sucesso não apenas nas latitudes médias, mas também nos Urais, na Sibéria. A seguir, contaremos tudo sobre o cultivo da paulownia, suas variedades, reprodução e doenças que podem ocorrer.
Descrição
A paulownia, ou árvore de Adão, de crescimento rápido, já existe há muito tempo. Esse nome exótico foi dado à planta por um cientista da Alemanha Philip Franz von Siebold. Pela primeira vez no Japão, ele viu uma árvore tão bonita, transportou-a para o continente europeu. E o nome foi dado em homenagem à rainha holandesa Anna Pavlovna Romanova. Vale ressaltar que a árvore não possui apenas beleza externa, mas também possui propriedades especiais inerentes apenas a ela.
A principal diferença é um longo tronco com casca cinza e pequenas placas aplicadas a ele. A altura média das árvores é de 19-20 metros. A coroa ovalada é formada por rebentos laterais.
Na faixa do meio, assim como na Sibéria, a planta costuma sofrer geadas, por isso seu tronco quase sempre se ramifica. Como resultado, em nossa zona climática, paulownia geralmente cresce na forma de um belo arbusto com uma copa exuberante, mas não como uma árvore alta.
O sistema radicular é representado por um núcleo central, que está enterrado 6 metros no solo. Neste caso, os ramos laterais são insignificantes.
As folhas da planta são grandes lóbulos com dentes profundos. Pratos folhosos de cor verde suculenta, externamente com ligeira pubescência.
Curiosamente, a planta floresce em meados de março, quando as placas das folhas estão nos botões. A árvore com flores tem cerca de dois meses. Os copos perfumados em forma de funil atingem 60 milímetros de tamanho. A flor consiste em cinco pétalas de tom lilás ou creme.
Os frutos castanhos são formados imediatamente após o murchamento das flores. Estas são pequenas caixas com uma grande quantidade de sementes aladas dentro.
Paulownia é uma das árvores de crescimento mais rápido, sua taxa de crescimento é várias vezes maior do que a taxa de crescimento do carvalho. Existem algumas variedades desta árvore. Existem aqueles que toleram perfeitamente o frio e geadas severas de até -30 graus. A vida útil de uma árvore é de até 100 anos.
Paulownia é considerada o símbolo nacional oficial do Japão e da China. Ela cresce bem no Vietnã, Coréia, Taiwan, Laos.
Mas recentemente, a árvore do Adão expandiu sua área de cultivo: Ucrânia, Mediterrâneo, América do Norte, Crimeia, Cáucaso, algumas regiões da Rússia central.
Esta cultura é notável não apenas por sua beleza e rápido crescimento. É valioso por muitos motivos. Por exemplo, grandes placas de folhas emitem grandes quantidades de oxigênio, a madeira também protege o meio ambiente de impurezas perigosas. Paulownia é uma árvore perfeita para paisagismo de parques, jardins, praças, áreas de lazer. Pode proteger o território dos ventos, do crescimento de ravinas.
A madeira tropical é um material de construção comercial. O tabuleiro de Paulownia é quase duas vezes mais leve que o pinho, mas em termos de características técnicas é superior. Portanto, a área de aplicação dessa madeira é bastante extensa.
Todas as outras partes da árvore são usadas para fins cosméticos e médicos. A folhagem é nutritiva, contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais.Muitas vezes é usado como alimento para o gado.
Tipos e variedades
Existem muitas variedades desta bela planta, mas vamos nos concentrar nas variedades mais populares e famosas.
- "Fortuna" É uma variedade termofílica que floresce abundantemente e por muito tempo. A árvore cresce rapidamente, atingindo 12 metros de altura. Folhas enormes são cobertas por uma pubescência delicada. As flores são cremosas. Pode ser cultivado ao ar livre e em casa.
- Elongata. A árvore tem copa densa, e sua altura chega a 15 metros. As flores são exuberantes e cor de lavanda. Esta variedade é relativamente resistente à geada - pode suportar geadas de até -20 graus.
- Paulownia oblongo muito maior do que todas as variedades. A maioria das colheitas exóticas são cultivadas para obtenção de madeira.
- Shang Tong É uma variedade relativamente nova que combina magreza e resistência. É resistente às oscilações de temperatura. É ótimo com faixas de temperatura de -30 a +40 graus.
- Variedade de feltro ou "Tomentoza". Todas as folhas desta planta são cobertas com penugem densa. A árvore é de tamanho médio, resiste a invernos de -30 graus. Floresce aos 5 anos de idade. Mais frequentemente usado para paisagismo de parques.
- "Kawakami" - uma árvore decídua baixa. É um bom pedúnculo, portanto, em regiões quentes, é plantado próximo a apiários.
- Variedade de seleção "Energia" perfeitamente cultivado, mesmo na faixa do meio. Frequentemente cultivado para obter madeira.
- "Pao Tong" É uma variedade híbrida que sobrevive perfeitamente em quaisquer condições climáticas. Ela cresce em ritmo acelerado, e já no segundo ano de vida chega aos 8 metros.
- Madeira de safira tem uma resistência média ao gelo (até -17 graus). Possui uma coroa ovóide, grandes placas foliares e as flores são de cor azul com um centro amarelo pálido.
- Paulownia Catalpa crescendo a um ritmo lento, em média alguns centímetros por ano. É interessante que madeira compensada de alta qualidade possa ser obtida dessa árvore. A variedade é resistente à geada e tolera bem a seca.
Aterrissagem
Antes de plantar mudas no solo, recomenda-se escolher o local certo. Mudas com um ano de idade enraízam-se mais rápido em uma área plana e iluminada, onde não há correntes de ar, grandes árvores frutíferas. Loam, chernozem ou arenoso são perfeitos.
Os tempos de plantio variam de abril a outubro... Tudo depende das condições meteorológicas. Por exemplo, na Sibéria e nos Urais, o desembarque pode ser feito desde a chegada da primavera até o início do verão. E na região de Leningrado - todo o período recomendado. Antes do plantio, é feito um buraco de até um metro de profundidade e 60 centímetros de diâmetro. Certifique-se de colocar a drenagem de cascalho fino em uma camada de 20 centímetros. O solo é misturado com estrume e húmus de folhas com a adição de qualquer complexo mineral. Junto com as mudas, uma pequena estaca forte é determinada, tudo é regado abundantemente.
Na maioria das vezes, a planta é cultivada como mudas, mas também pode ser cultivada a partir de sementes. Primeiro, a qualidade da semente é verificada. É muito simples: as sementes têm que ser colocadas na água. Os exemplares que acabaram no fundo apresentam boa germinação. Devem ser retirados e colocados sobre um pano úmido ou guardanapo, coberto com plástico ou filme plástico.
De vez em quando, é recomendável verificá-los e umedecê-los conforme necessário. Duas semanas depois, as sementes incharão, darão os primeiros brotos.
Jardineiros experientes praticam um método de plantio chamado plantio de pântano. Para isso, é adequado um recipiente com 20 centímetros de diâmetro, que é coberto com terra e, em seguida, enchido com água de forma que fique 5 a 7 centímetros acima do solo. Depois disso, as sementes são enviadas para este pântano. A germinação das sementes pode ser observada após 10 dias. Mas você precisa ter certeza de que o nível da água não muda e que o pântano não seca.
O material acabado pode ser plantado em pequenos recipientes em uma composição de mistura de grama, folhas e turfa. Os brotos emergentes são organizados em um fitolampo e cobertos com filme plástico ou polietileno. Em terreno aberto, as plantas maduras podem ser transplantadas somente após um ano.
Você mesmo pode cultivar uma árvore ou pode comprar uma muda pronta em lojas de jardinagem. Já escrevemos como verificar o material da semente. Mas o sistema radicular das mudas deve ser verificado quanto a podridão e vários tipos de danos, a presença de pragas. Se você não planeja plantar verduras imediatamente, coloque-as em um local ligeiramente úmido e fresco.... Lá, uma árvore jovem permanecerá por um longo período.
Cuidado
Depois que a planta atingiu o estágio de muda, não será difícil fazer crescer uma árvore completa a partir dela. É necessário apenas seguir algumas recomendações agrotécnicas.
Claro, paulownia se sente melhor em lugares com clima quente: Extremo Oriente, Crimeia, China, Ucrânia, Coréia. Mas os híbridos crescem bem em regiões geladas e áridas, em lugares com clima caprichoso.
A melhor opção de irrigação para uma árvore é a irrigação por gotejamento. O cálculo é o seguinte - 15 litros por duas semanas, após o qual é recomendado cobrir os círculos da raiz.
A taxa de crescimento aumentará se o fertilizante for aplicado durante o plantio à taxa de 2 kg por muda. Depois disso, a aplicação na primavera de fertilizantes minerais e uma pequena quantidade de nitrogênio será o suficiente.
Basicamente, a poda é feita no outono, mas no segundo ano de vida da planta, não antes. E tudo porque o sistema radicular está ativamente formado na cultura. E quando se trata de cultivo de material de construção.
Após a primeira poda técnica, é necessário retirar os brotos e botões com os quais se formam os ramos. Não se esqueça de usar verniz de jardim.
A planta como um todo é despretensiosa: ela se dá bem com muitas hortaliças e frutas.
Se a princípio a muda for cultivada como planta doméstica, ela deve ser transplantada para um recipiente mais espaçoso a cada ano. Se a árvore cresce no local, então é melhor protegê-la das correntes de ar, cultivá-la primeiro com um suporte.
É comum isolar árvores jovens com lutrasil durante o inverno. O melhor é cobrir os círculos do tronco com polietileno, serapilheira, cobri-los por cima com uma camada de folhas caídas e grama seca. Alguns jardineiros constroem uma moldura ao redor da planta com um material de cobertura, esticam uma malha de metal e um material de cobertura e cobrem o fundo com pedaços de neve.
Com o início da primavera, quando a neve derrete, o estrume pode ser jogado em volta do perímetro.
Às vezes, ao crescer exótico, surgem certas dificuldades.
-
A morte dos rebentos, uma mudança na cor de todas as partes - rega incorreta e excessiva.
-
As placas das folhas começam a desbotar - falta de sol.
-
As folhas murcharam e amarelaram - você precisa regar mais.
-
Floração deficiente - cuidados inadequados, solo pobre, é necessária fertilização.
Reprodução
O processo de melhoramento ocorre com mudas verdes, rebentos de raiz e sementes.
A maneira mais rápida e fácil é a propagação por estacas. Além disso, isso se aplica a híbridos e variedades. Para isso, o material é usado de árvores jovens com não mais de três anos. Na primavera, mudas de 10 centímetros de comprimento são plantadas em recipientes. Quando o caule atinge 20 centímetros de altura, pode ser plantado em local permanente.
A reprodução da prole é menos popular. Porque é muito difícil fazer isso com o sistema de raiz de uma planta. Mas se um broto aparecer de repente, ele pode servir como um bom material de plantio. A colheita ocorre na primavera e no outono, pouco antes do plantio.
Você pode crescer a partir de sementes, mas leva muito tempo. Este procedimento é realizado no início de janeiro. Etapas adicionais para plantar uma árvore a partir de sementes foram descritas acima.
Doenças e pragas
Poucas doenças podem afetar paulownia. O principal e mais terrível é a perna preta, que surge devido à rega excessiva. Você pode tratar uma árvore com fungicidas, mas nunca precisa transfundir a cultura, então não haverá problemas desnecessários.
Mas as pragas amam mais a árvore de Adão. Entre eles estão pulgões, cochonilhas, moscas-brancas, colheres de repolho, mariposas. Eles crescem principalmente em árvores jovens.
Mas, talvez, o inimigo número 1 da planta seja o besouro da batata do Colorado. Ele come todas as folhas e rebentos em um ritmo rápido. Nesse caso, um medicamento contendo imidaclopride ajudará.
Paulownia é uma planta termofílica maravilhosa. A popularidade do cultivo de plantas exóticas está crescendo a cada ano devido às propriedades benéficas de todas as partes da árvore. Com o cultivo adequado, a cultura se sentirá bem em qualquer terreno pessoal.
O comentário foi enviado com sucesso.