Características do kobei e seu cultivo
Kobea é uma liana tropical de incrível beleza. Originária da América do Sul, ela pode florescer o ano todo. Os jardineiros russos já a cultivam em seus canteiros há muito tempo. Vamos conversar sobre as condições de manutenção da cultura.
descrição geral
Kobea cresce nas florestas montanhosas da América. A escalada de cipó ganhou esse nome por causa de seus brotos tenazes, com a ajuda dos quais se move ativamente. E também a planta tem um grande número de antenas às quais se apega. Atinge uma altura de 6 metros. Liana tem um sistema radicular fibroso com processos semelhantes a cordões. De julho até o início das flores de frio: flores em forma de sino com um diâmetro de até 8 centímetros, e os estames e pistilo projetam-se para além do vaso de flores.
Os botões assentam em longos pedicelos de 2-3 peças. Os botões são amarelos com um tom esverdeado e as flores são brancas ou roxas. Os frutos são ovais achatados, em uma cápsula. Placas foliares de forma periférica, constituídas por três lóbulos. Eles têm uma tonalidade verde clara. Esta planta é perene em suas condições naturais, sendo cultivada anualmente no território da Rússia.
Tipos e variedades
No ambiente natural, existem até 9 variedades de plantas, mas só cultivamos uma - por causa do clima.
- Kobeya está rastejando ou escalando. É esta espécie que é cultivada na Rússia. Dá um grande número de brotos, atinge um comprimento de três metros. Folhas em forma de penas com dobras entalhadas, nas pontas das quais existem gavinhas. Os botões são de cor branca e, assim que florescem, adquirem uma tonalidade púrpura.
- Variedade "Kalando" - planta tenaz até 4 metros de altura. As flores em forma de sinos azuis têm um diâmetro de até 7 centímetros. As flores ficam nos pecíolos de junho a outubro.
- «Afrodite " - um anual, cujas flores atingem 8 centímetros de diâmetro. Os botões são verdes e as flores são brancas. Liana cresce continuamente.
- "O Czar Bell" floresce do meio do verão ao início do tempo frio. Flores e botões são brancos.
- "Sinos da catedral" - planta fortemente trepadeira até 3 metros de altura. As flores roxas têm 8 centímetros de diâmetro. Difere na floração longa.
- "Amazonas" - flor exuberante até 4 metros. Os botões são verdes claros e as flores roxas.
- Lady Hamilton. A altura varia de 2 a 4 metros. Possui flores brancas com rebordo duplo.
- "Lilac Skandens" tem flores de até 9 centímetros de tamanho e uma bela folhagem emplumada.
- "Os sinos de tinir" - inflorescências de leite branco de até 8 centímetros de diâmetro.
- Variedade "Noite" - flores lilases aveludadas até 8 centímetros de diâmetro.
Aterrissagem
A semeadura em campo aberto é possível quando a ameaça de geadas recorrentes já passou. Com o tempo, chega o fim da primavera - os primeiros dias do verão. Os canteiros de flores da planta devem ser desenterrados previamente com a adição de húmus. É melhor plantar após 1 metro ou um e meio um do outro.... É necessário determinar imediatamente o suporte. Após o plantio, recomenda-se regar abundantemente as plantas.
A maioria dos jardineiros usa solo marcado como "universal para mudas". Mas cozido com suas próprias mãos servirá. Para fazer isso, é recomendável misturar quantidades iguais de grama, areia, folhagem e húmus.
Cuidado crescente
Cuidar de uma videira ao ar livre em casa é fácil e divertido à sua maneira. É necessário apenas realizar todas as medidas agrotécnicas. Para que a videira comece a crescer mais rapidamente, são determinadas grandes áreas abertas com solo fértil. A planta prefere o lado ensolarado, pode crescer em sombra parcial, mas não tolera sombra.
As mudas não aguentam o frio, e uma planta adulta, quando já está florescendo, se sente bem em temperaturas de até -5 graus.
- Rega... A rega sistemática da videira é necessária. Além disso, no período seco do verão, recomenda-se irrigar com mais frequência e em grandes quantidades. Mas é importante lembrar que o fluido estagnado afeta negativamente a cultura de plantas em geral. Em primeiro lugar, isso se aplica às trepadeiras que crescem em sombra parcial.
- Top curativo... A alimentação frequente - até uma vez por semana - é a chave para o crescimento bem-sucedido e a floração exuberante do kobei. É preferível usar fertilizantes que contenham nitrogênio. Com o início do período de brotamento, é melhor adicionar potássio e fósforo. Neste caso, recomenda-se aplicar fertilizantes imediatamente após a germinação. Após o aparecimento da primeira chapa de folha completa, o humato deve ser adicionado. E então é melhor alternar o complexo mineral Kemira com aditivos orgânicos, como verbasco, antes do período de floração. Ao mesmo tempo, não se esqueça da remoção e remoção constantes de ervas daninhas.
- Wintering... Muitos estão engajados no cultivo de loach como uma planta perene. Para isso, no outono, a partir de meados de outubro, os caules são cortados das vinhas, a planta é desenterrada e transplantada para um recipiente, onde é mantida fresca até à primavera. A maioria dos produtores prefere manter a flor em uma adega. Durante este tempo, não são necessários cuidados especiais, apenas umedeça o solo ocasionalmente. Em março, a videira fica exposta a uma cobertura de neve, em local claro. O desembarque é permitido no final de maio.
Reprodução
Como regra, a trepadeira é propagada por sementes e estacas.
Sementes
No território da Rússia, é impossível obter sementes completas em casa. Recomenda-se comprar sementes em uma floricultura, mas a taxa de germinação não será superior a 30%. O cultivo de flores a partir de sementes começa no final de fevereiro. Para fazer isso, use solo fértil e solto. Na hora do plantio, é melhor fertilizar o solo com aditivos de nitrogênio. A próxima vez que precisar alimentar a planta será necessária para o florescimento. Atenção! O número de brotos dependerá da qualidade do solo. E é impossível atingir 100% de germinação. Portanto, recomenda-se a compra de sacos de sementes com estoque.
É melhor embeber as sementes em gaze úmida ou guardanapo antes de plantar, cobrir tudo... Às vezes, com a germinação prolongada, o muco se forma em trapos úmidos, que é melhor removê-lo. As sementes inchadas são enviadas para recipientes com solo preparado, dispostos a uma certa distância entre si, sem enterrar no solo. O material de plantio é coberto com película aderente ou polietileno e colocado no calor e na luz. O material de plantio ficará melhor em uma janela lateral ensolarada.
Existe outra maneira de forçar as sementes. As sementes devem ser levemente umedecidas e colocadas em um pano úmido e, em seguida, em um saco. Deixe em um local bem iluminado e aconchegante. Recomenda-se olhar para um saco plástico de vez em quando, separar as sementes, umedecer e retirar o molde se necessário. Depois que a semente crescer em tamanho, remova cuidadosamente a película dura. O cultivo subsequente ocorre de acordo com o esquema padrão.
Alguns fãs de liana exótica embebem as sementes em suco de aloe vera ou solução de Epin. Desta forma, fica mais fácil amolecer a casca, aumentar a germinação e a imunidade dos futuros verdes. Após a imersão, assim que as sementes incharem, você pode furar a casca com cuidado com uma agulha, e os brotos irão romper muito mais rápido.
Existem também vários hacks de vida durante a germinação de sementes.
- Espalhar sementes em tabletes de turfa. Após a germinação das verduras, o transplante para um recipiente é possível.
- Durante a germinação, um guardanapo úmido é coberto com filme plástico, mas o processo é monitorado constantemente.
- Após o aparecimento das duas primeiras folhas, procede-se à colheita.
- Os vasos volumétricos com um volume de três litros são preenchidos com drenagem e solo nutritivo. Dessa forma, o sistema radicular da planta é ativado, que será preparado para o transplante para um canteiro aberto. Nesse caso, haverá mais brotos e botões. Antes do transplante, o solo é bem derramado, e as mudas são cuidadosamente retiradas e plantadas em recipiente preparado, dando suporte para as plantas.
- Um transplante é recomendado na fase de aparecimento de três placas de folhas crescidas. Mas antes disso, é recomendável endurecer um pouco a planta na loggia ou na varanda. Após três semanas, o plantio em campo aberto é permitido. Se as condições não permitirem o transplante para um canteiro de flores comum, a cultura pode ser plantada em um recipiente espaçoso.
Não se esqueça do sistema de drenagem, porque a água parada durante a irrigação leva à formação de podridão nas raízes. Recomendamos cobrir as plantas com ramos ou material não tecido da geada.
Estacas
As estacas do arbusto principal são colhidas no outono e mantidas dentro de casa durante o inverno. Na primavera, com o início do crescimento dos brotos, são cortados e enviados para o solo arenoso. Após o processo de enraizamento, eles são transplantados para um local definitivo (no início de junho). Eles começam a florescer mais rápido, mas não tão exuberantemente quanto as mudas que crescem a partir de sementes.
Também existe uma maneira de adicionar brotos saudáveis. Para tanto, é necessário escolher um arbusto potente que fique próximo ao solo. Um pequeno sulco é minado, a gente endireita o arbusto nele e o fixa com colchetes ou prendedores de roupa, adiciona um pouco de terra. É melhor apertar a coroa. Depois disso, resta esperar o enraizamento. Quando as raízes aparecem, você precisa aparar este setor e crescer da mesma forma que as estacas.
Doenças e pragas
A praga mais comum de kobei é considerada o ácaro-aranha.... Assim que acabou nos matagais de joias, começa a se multiplicar rapidamente. Isso é facilitado pelo calor do verão. A fonte de nutrição do carrapato é a massa verde, então as folhas da trepadeira ficam amarelas e caem. Pela teia fina e delicada, pode-se julgar que um carrapato empunha um kobei. O tratamento é necessário imediatamente com o uso de "Actellik" ou "Fitoverma" em intervalos de uma vez por semana. As formigas de jardim são criadas com pulgões de uma beleza exuberante. Alimentando-se da seiva das plantas, os pulgões podem destruir todas as verduras em pouco tempo. Se houver suspeita da presença de tal parasita, o uso de "Fufanon" é recomendado.
O excesso e a estagnação da umidade provocam o aparecimento de doenças fúngicas. A cor da loach está em manchas escuras, o enegrecimento dos caules é a razão para o uso do "Topázio". Mas às vezes os jardineiros se deparam com problemas de crescimento deficiente de botias.
Os motivos podem variar.
- Existem poucos botões na planta... O motivo é a remoção prematura de flores murchas. Depois que a flor murchar, deve-se cortá-la cuidadosamente com tesoura de poda.
- Mudas fracas e alongadas. A razão é que não há ramos laterais. Após o plantio em folhagem, é necessário pinçar a copa para ativar o crescimento das camadas laterais.
- Crescimento lento e lento. O motivo é um contêiner selecionado incorretamente. Kobe precisa de muito espaço para formar um sistema radicular.
- Floração tardia... O motivo é a não observância das condições de semeadura e plantio. O tempo de germinação e plantio é em meados de março.
Aplicação em paisagismo
Jardineiros e designers apreciam o kobei por sua beleza, esplendor e flexibilidade. Portanto, é amplamente utilizado em projetos paisagísticos. Num sítio a partir de uma planta, é fácil criar uma sebe, um arco, uma parede verde para um mirante e um terraço. O kobei olha fácil e naturalmente no canteiro de flores, no quintal, no jardim. Para um crescimento ativo, as lianas fornecem suporte na forma de belas treliças, redes, cercas, grades.
Liana pode ser combinada com sucesso em plantações com:
- Glória da manhã;
- tunbergia;
- chagas;
- uvas selvagens;
- feijões vermelhos.
Mais algumas opções para seu uso em paisagismo.
- Um canteiro de flores com plantas parceiras (verbena, malmequeres, lobélia, petúnia).
- Crescendo em varandas, juntamente com plantas ampelous.
- Para a decoração de esculturas e figuras de jardim.
- Decoração de escadas.
- Mascarando paredes feias, estruturas ásperas e outras falhas arquitetônicas.
Um anuário caberá em qualquer composição, não apenas no primeiro plano, mas também criará um pano de fundo favorável. Além disso, essa planta pode ser considerada uma das pioneiras do paisagismo. Desde o século 18, o kobei é usado para criar composições em parques, jardins e praças.
Podemos dizer que esta planta tropical caprichosa há muito se adaptou às condições climáticas russas. A flor é cultivada com sucesso como exótica anual, sujeita a todas as técnicas agrícolas.
O comentário foi enviado com sucesso.