Características do salgueiro rastejante
As tundras sem árvores da zona ártica são famosas por suas árvores menores. De lá, um salgueiro rasteiro, uma árvore incomum que não cresce mais do que um arbusto, veio para a faixa intermediária do continente. Este salgueiro possui cerca de 300 subespécies, diferindo na direção dos ramos, na forma variada e na cor da folhagem.
Descrição
A família do salgueiro hoje, com a participação de criadores, está representada de diferentes formas:
- árvores de várias alturas;
- arbustos;
- chorando;
- rastejando.
Graças ao trabalho dos criadores, uma variedade de variedades de salgueiro rasteiro apareceu. Entre toda a variedade, sempre se encontra uma vista que vai decorar uma casa de veraneio.
O arbusto rasteiro baixo distingue-se por ramos longos e flexíveis que crescem até 1,5 m, ausência de ramos laterais. O arbusto atinge uma altura não superior a 2 m, o que depende da idade, da qualidade da poda. O arbusto cresce rapidamente, pode viver muito tempo embaixo d'água. Na primavera, amentilhos inexpressivos aparecem antes das folhas. Em seguida, as folhas florescem, de um lado cinza, prateado, do outro - tons de verde escuro.
Espécies cultivadas e variedades de salgueiro:
- "Nishiki";
- "Nitida";
- "Argentea";
- Suíço;
- alpino.
Eles são especialmente apreciados pelos paisagistas, porque esses tipos de arbustos são fáceis de controlar o crescimento, dando-lhes uma forma interessante e atraente.
Visão geral das variedades
Os salgueiros que crescem no território da Rússia em diferentes zonas climáticas têm sido pouco estudados, são desconhecidos dos jardineiros. As principais entregas de mudas vêm do exterior, onde são cultivadas em viveiros, são realizados trabalhos de seleção e desenvolvimento de novas variedades. É assim que apareceu um salgueiro rastejante de dois tipos - Argentea com folhagem expressivamente estreita, Tapete verde - caracterizado pelo tom verde brilhante das folhas.
Um arbusto em forma de lança adquiriu uma subespécie adicional Wehrhahnii, olhar desgrenhado reabastecido Glanspean - uma planta com folhas pequenas, estatura baixa. Essas variedades são apreciadas pelos jardineiros russos e decoram muitas cabanas de verão com um tom e formato incomuns de galhos e folhas.
Variedade de salgueiro rastejante "Nitida", Salix repens Nitida, cresce até meio metro, mas espalha ramos num diâmetro de 1,5 m. Cresce lentamente, mas dá um efeito surpreendente de contraste com outras tonalidades de plantas verdes no local. Difere em folhas ovais esverdeadas prateadas com uma borda delicada. Pequenos amentilhos amarelados transformam arbustos em nuvens douradas no início da primavera.
O arbusto é pouco exigente para a umidade do solo, cresce bem em solo arenoso e seco. Não gosta de solo preto pesado, solos argilosos densos. Esta variedade de salgueiro é recomendada para ser plantada em local aberto e ensolarado. Tolera facilmente um corte de cabelo, é fácil para o arbusto dar a forma decorativa desejada.
O salgueiro rasteiro "Argentea" é um arbusto:
- baixa estatura;
- com folhas caindo;
- galhos em forma de chicote;
- coroa rasteira.
Seu crescimento é lento, então as plantas adultas atingem apenas 0,7-0,8 m. Mas o comprimento dos ramos rastejantes cresce até 0,5 m, formando uma bela copa exuberante. A folhagem deste arbusto é mate, prateada em ambos os lados. Possui formato elíptico com borda arredondada. No início de abril, na primavera quente, o salgueiro dá cor - brincos cilíndricos densos, só então as folhas desabrocham.
Salgueiro roxo Nana, Salix purpurea Nana, um arbusto de ramos finos, na natureza cresce até 4 metros, com tratamento paisagístico é possível manter o seu crescimento não superior a 1,5 m com poda competente dos ramos.Os paisagistas adoram esta variedade de salgueiro por sua compacidade e elegância. A variedade recebe o nome de púrpura pela cor dos brotos - avermelhada, acastanhada, com pronunciada tonalidade cinza. As folhas lanceoladas são pronunciadas de verde, com um tom prateado brilhante. Pela dádiva da natureza, os amentilhos também têm uma cor roxa, cobrindo os brotos com bolas fofas no início da primavera.
Aterrissagem
O salgueiro rasteiro é uma planta que ama a umidade e a luz. Recomenda-se plantar mudas em locais com boa iluminação natural. Para variedades de salgueiro rasteiro, solo fresco e drenado é útil, no qual as mudas se enraízam bem. Cresce bem em solos calcários e arenosos, tolera ventos fortes, clima quente. No inverno, não tem medo de geadas, resiste a -20-25 ° C. É mais correto plantar estacas cortadas no início da primavera, antes que as folhas se abram.
Antes de plantar mudas de salgueiro, é importante escolher o local certo para o seu crescimento. Para variedades decorativas, é preferível alocar um local quente, protegido do vento e com boa luz solar. Em um local sombreado, as plantas criam raízes com dificuldade, tornam-se fracas, sujeitas a doenças.
Você pode plantar estacas compradas com raízes fechadas do solo durante a estação quente. No entanto, não se deve permitir que as raízes sequem, porque isso afeta significativamente a taxa de sobrevivência dos brotos. As estacas com raízes abertas devem ser plantadas no início da primavera, até os botões florescerem; o mês de setembro quente também é adequado para essas plantações, para que as raízes tenham tempo de criar raízes no solo quente antes do início da geada.
A cova de plantio deve ser espaçosa para que o sistema radicular possa caber livremente nela. Recomenda-se misturar o solo da cova com composto antes do plantio. Após o plantio, o solo deve ser bem compactado, regado em abundância.
Cuidado
O cuidado adequado após o plantio de mudas é importante. As raízes do salgueiro são muito sensíveis ao solo compactado, devendo ser afrouxado regularmente até que o arbusto crie raízes completamente. O arbusto requer solo fértil, alimentação na primavera.
Mudas jovens crescerão rapidamente:
- com boa luz solar;
- com rega suficiente;
- em solos drenados.
Com cuidado insuficiente, as plantas podem infectar fungos, pulgões, lagartas. A manutenção regular inclui poda sanitária, que remove ramos doentes. A poda decorativa principal realiza-se na primavera, no final da floração, devendo ser cortados 2/3 do comprimento dos ramos.
Na primavera, a poda sanitária é realizada para remover os brotos frágeis e congelados. Durante a estação quente, você deve remover galhos feios que estão tomando a direção errada.
Aplicação em paisagismo
O salgueiro ornamental é plantado em jardins ornamentais, em colinas rochosas, em grupos ou tênias. As variedades de salgueiro-anão ficam bem em uma versão em recipiente, no paisagismo da costa de um reservatório artificial. O salgueiro rasteiro é cultivado na forma padrão, quando, após poda especial, é dada uma interessante forma decorativa de coroa.
Uma excelente solução de projeto é o plantio de um salgueiro esférico, cuja copa obedientemente assume a forma de uma bola, uma cúpula, após o corte de ramos habilmente profissionalmente competente. Os paisagistas costumam incluir uma variedade de salgueiro-cabra, Salix caprea, em seu design de site. Ele não precisa de muito espaço, mas parece expressivo e decorativo no território. Este tipo de salgueiro requer cuidados especiais para ser uma decoração do local durante toda a temporada. É necessário cortar os brotos pendurados no chão, controlar a altura da planta com pinças.
Conhecendo as regras de plantação, cuidando do salgueiro rasteiro, é possível criar no local belíssimos locais de descanso, onde vários tons de verde vão deliciar as vistas, proporcionando relaxamento e tranquilidade.
Para saber que tipo de salgueiro existem, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.