Descrição da bétula Schmidt e seu cultivo
A bétula de Schmidt é classificada como uma planta endêmica específica que cresce no território do Território de Primorsky e nas terras de taiga do Extremo Oriente. A árvore caducifólia pertence à família do Vidoeiro e possui uma madeira única, que se denomina "ferro" devido à sua densidade, durabilidade e peso.
A bétula de Schmidt recebeu esse nome em homenagem ao botânico que primeiro identificou esta planta única.
A madeira de bétula tem uma certa resistência ao fogo, mas devido à sua alta densidade, afunda na água. A resistência do material de madeira na bétula é alta, mesmo troncos não viáveis podem permanecer intocados pela decomposição por pelo menos 20 anos.
Descrição
A chamada bétula de ferro Schmidt cresce em áreas expostas à luz solar. A planta resiste perfeitamente às severas geadas russas e é pouco exigente para a composição do solo em que cresce. Além disso, este representante do gênero Birch tolera bem longos períodos de seca.
Em condições naturais, a planta parece uma árvore que cresce até 25 m.
A árvore também tem um grau moderado de ramificação. A casca do tronco apresenta coloração marrom-acinzentada com múltiplas fissuras. Nos ramos jovens, a casca tem textura lisa e cor cereja acastanhada com manchas brancas.
A estrutura da folha assemelha-se a uma forma oval alongada com uma ligeira nitidez na extremidade.... Os pecíolos das folhas são curtos e resilientes. O comprimento dessas folhas é de 5 a 8 cm, ao longo das bordas há entalhes e, no verso da lâmina foliar, veias menores, ligeiramente pubescentes, estendem-se nas laterais da nervura mediana.
Quando chega a época da floração, a árvore terá brincos retos ou ligeiramente curvos. A planta geralmente floresce em meados de maio e dura cerca de 12-14 dias. No final de agosto e início de setembro, em vez de inflorescências, formam-se frutos sem asas - são as sementes de bétula, com a qual a planta se reproduz.
O ciclo de vida da bétula Schmidt é de pelo menos 320-350 anos. Percebe-se que uma árvore jovem cresce muito lentamente no início, e somente após 50 anos, a taxa de crescimento começa a aumentar.
A planta não forma áreas únicas em seu habitat natural, este tipo de bétula cresce junto com outras espécies de árvores como carvalho, pinheiro ou cedro.
Na maioria das vezes, o vidoeiro Schmidt pode ser encontrado em encostas rochosas ou cristas de formações rochosas, além disso, pode crescer em florestas mistas e decíduas. Freqüentemente, uma árvore independente é cercada por arbustos de baixo crescimento ou cresce entre bosques abertos.
As sutilezas do crescimento
A bétula particularmente forte cresce em solos com estrutura rochosa, uma vez que a planta não tolera solos pantanosos e áreas mal drenadas. A bétula Schmidt nunca forma um bosque de bétulas, como fazem seus parentes de caule branco, ela cresce exclusivamente em florestas mistas. Como cultura decorativa, este espécime é cultivado nos jardins botânicos de Moscou, São Petersburgo, Lipetsk e outros. Se desejar, nessas estufas, você pode comprar material de plantio para posterior plantio em um parque ou jardim.
A única bétula Schmidt, como representantes semelhantes da família do vidoeiro, adora lugares bem iluminados pelo sol.
Mas se não houver tais condições, a planta é capaz de crescer em locais sombreados, enquanto seu tronco se inclina e se estende em direção à fonte de luz. Quanto à composição do solo, a bétula não é caprichosa nesta matéria e não impõe requisitos especiais.
O cultivo de bétula "de ferro" implica algumas sutilezas e peculiaridades.
Métodos de reprodução
Existem 2 maneiras de propagar a bétula Schmidt:
- com a ajuda de sementes - enquanto a germinação do material de plantio é de cerca de 60-65%;
- por estacas - o enraizamento das estacas é fraco e não passa de 30-35%.
Para a propagação com o auxílio de sementes, utilizam-se brincos de inflorescência, que amadurecem no outono e formam pequenos frutos de até 2 mm de comprimento.
Antes do plantio, as sementes não são estratificadas, mas diretamente plantadas no solo. No primeiro ano de vida, a planta não atinge mais de 5 a 7 cm de comprimento, requer proteção contra ervas daninhas e danos mecânicos, e a muda também deve ser protegida de correntes de ar.
Quando propagadas por estacas, as mudas adquiridas em viveiros são plantadas em cova preparada, sem destruir o caroço da planta,
Caso contrário, o sistema radicular pode ser danificado e a planta morrerá.... Esse incômodo também pode acontecer com mudas bem desenvolvidas e já crescidas.
Aterrissagem
A planta não é exigente com a composição do solo, mas um substrato solto com equilíbrio de pH neutro ou ligeiramente ácido é mais adequado para um cultivo bem-sucedido. O vidoeiro enraíza-se bem em solos ricos em húmus. Se o lençol freático estiver próximo ao local, isso beneficiará a planta. A árvore de "ferro" crescerá bem em solo preto, argiloso, arenoso e salgado.
É importante que o substrato esteja úmido, mas a estagnação da umidade deve ser evitada.
Antes do plantio, uma cova de plantio é preparada, na qual uma mistura de substrato de jardim com turfa e areia é colocada, e fertilizantes complexos também são aplicados. Se o plantio for realizado no outono, então composições de potássio-fósforo são usadas. É necessário plantar bétulas longe de quaisquer edifícios, concessionárias subterrâneas, asfalto bem conservado ou caminhos de paralelepípedos, o que está associado à possibilidade de danos às estruturas por fortes raízes de árvores no futuro.
Cuidado
A base para cuidar de uma bétula Schmidt é sua proteção contra o ataque de pragas de insetos. Os maiores danos à árvore são causados por besouros de maio e suas larvas, bem como moscas-serras, tripes, minhocas e bichos-da-seda. Em alguns casos, as pragas podem consumir toda a massa foliar de uma planta, especialmente as mudas jovens são suscetíveis a isso.
Além do controle de pragas, no cultivo da bétula é necessário garantir que ela não necessite de elementos minerais e de umidade suficiente.
Quanto à doença da planta com fungo tinder, então a bétula de Schmidt tem excelente resistência a ela.... A árvore não é suscetível não só ao apodrecimento, mas também aos efeitos desse fungo.
Controle de pragas
Para prevenção e tratamento, a árvore de "ferro" deve ser regularmente pulverizada com soluções de preparações inseticidas ou fungicidas aplicados. Se as pragas forem encontradas na folhagem de uma árvore jovem, será necessário remover a parte afetada da folhagem e processar a copa saudável da árvore.
Aplicativo
As peculiaridades da madeira de bétula Schmidt estão em sua extraordinária dureza, que é quase o dobro da resistência das ligas de ferro fundido. Acredita-se que nem mesmo uma bala pode penetrar na camada de madeira dessa planta.
A madeira de vidoeiro "ferro" não se apodrece, não queima e é resistente aos ácidos.
Considerando as propriedades nomeadas da bétula, ela é usada para a produção de marcenaria e produtos de torneamento para diversos fins.
A alta densidade específica da madeira e sua dureza única permitem a produção de peças e peças para uso industrial a partir da bétula Schmidt com alto grau de resistência e durabilidade. Devido à sua densidade, a madeira tem muito peso, por isso afunda na água. Esse material não pode ser usado para a fabricação de embarcações flutuantes na forma de jangadas ou barcos.
Muitas vezes, os designers usam uma árvore única para o projeto paisagístico de jardins, parques, praças, becos.
Vidoeiro vai bem visualmente com plantas como carvalho ou pinheiro. Ela parece bonita o suficiente, não apenas em grupo, mas também em pousos individuais.... Uma cereja de pássaro em expansão, tília aberta, salgueiro-chorão, larício perene, cedro poderoso, freixo de montanha flexível, bem como outras árvores ou arbustos de tamanho reduzido podem se tornar uma boa vizinhança para uma planta.
A bétula Schmidt parece especialmente impressionante quando plantada ao lado de outros membros da família Birch. Por exemplo, com Daurian, Black, Manchu ou Japanese vidoeiro. Combinando-se entre si, essas plantas formam um oásis atraente, onde cada árvore ocupa sua própria camada de espaço livre.
No vídeo abaixo você confere a aparência de uma bétula Schmidt e conhece as peculiaridades de seu cultivo.
O comentário foi enviado com sucesso.