Qual é a aparência de um amieiro e como cultivá-lo?
Amieiro é uma bela árvore verde encontrada em muitos parques e florestas. É perfeitamente possível cultivá-lo em seu site. O principal é estudar as informações dessa planta com antecedência.
O que é isso?
De acordo com a descrição botânica, o amieiro é uma grande árvore de folha caduca que pertence à família do vidoeiro. A altura das plantas pode ser diferente. Algumas variedades crescem até várias dezenas de metros de altura, mas também existem plantas muito pequenas. Seu sistema de raiz é muito poderoso. Portanto, as árvores criam raízes rapidamente após o plantio e podem crescer em diferentes tipos de solo. As folhas do amieiro são verdes escuras, o arranjo das folhas é alternado. Ela floresce muito cedo. O período de floração começa na primavera, imediatamente após o início do calor. Literalmente, alguns dias após a formação dos brincos nos galhos, eles se alongam. Neste momento, rajadas de vento eliminam facilmente o pólen deles. Ela poliniza as flores femininas, que eventualmente ficam rígidas.
Os frutos do amieiro parecem pequenos caroços. Eles têm sementes dentro. Depois de totalmente maduros, eles entram no ar e se espalham pelos arredores. Assim, o amieiro se multiplica. Isso acontece por volta do 10º ano de vida da árvore. É importante notar que o amieiro não é uma árvore de conflito particularmente. Portanto, pode ser plantado próximo à maioria das plantas. Isso se aplica a árvores e arbustos.
O amieiro sente-se melhor quando está ao lado de um abeto, tília ou bétula. Em torno do tronco de uma árvore, bem como diretamente sobre ele, costumam crescer vários cogumelos.
Espalhando
Na natureza, o amieiro costuma crescer em áreas com solo úmido. Portanto, geralmente pode ser visto próximo a vários corpos d'água. O habitat do amieiro no mundo é bastante grande. Esta árvore cresce bem no hemisfério norte. Várias espécies de amieiro são encontradas na América do Sul e também na Ásia.
Na Rússia, as variedades de árvores mais comuns são o amieiro preto e o amieiro cinzento. O amieiro oriental pode ser visto no território da Transcaucásia. O amieiro verde é encontrado na Sibéria. Esta árvore também cresce nas montanhas do norte da Europa.
Características da madeira
Em todo o mundo, a madeira de amieiro é muito valorizada. Este material tem muitas vantagens.
- Resistente à umidade. A madeira tem uma estrutura bastante densa. Portanto, ele pode suportar bem a umidade.
- Versatilidade. A madeira é fácil de pintar e retém bem a cor. Este material de alta densidade é freqüentemente usado para simular rochas mais valiosas.
- Força. O amieiro não se deforma mesmo quando exposto a altas temperaturas. Portanto, este material é freqüentemente usado para criar um forro ou uma casa de toras.
- Baixa condutividade térmica. Esta propriedade permite que o material seja utilizado para estofamento em saunas.
- Atratividade. A madeira tratada parece muito bonita. Portanto, móveis feitos de amieiro são muito populares.
As desvantagens desta madeira incluem sua baixa flexibilidade e elasticidade. Também não é altamente resistente a fungos. Portanto, o material é sempre tratado com um anti-séptico antes do uso.
Em geral, todas as características do amieiro tornam-no um material adequado para a decoração de interiores de casas, saunas e outros espaços, bem como para a criação de mobiliário leve e duradouro.
Visão geral das espécies populares
Agora, em todo o mundo, existem várias dezenas de espécies de amieiros. Os mais populares são os seguintes.
- Preto. Este amieiro também é conhecido como lima pegajosa. É esse tipo de árvore mais comum na Rússia. As variedades mais populares de amieiro preto são Imperialis e Laciniata. Os adultos desta espécie crescem até 35 metros de altura. O amieiro preto desenvolve-se rapidamente, portanto, literalmente, alguns anos após o plantio, a planta torna-se grande e bonita. O amieiro-negro vive muito tempo. Na natureza, os representantes desta espécie são encontrados na idade de 200-300 anos. A planta dá um crescimento abundante, por isso será muito fácil propagá-la se desejado. O amieiro-negro adora solo úmido. Ela cresce melhor perto de vários corpos d'água. A madeira de amieiro preto tem uma agradável cor clara com um tom rosado. É usado ativamente na produção. A pintura é feita da casca desta árvore.
- Cinza. Este tipo de amieiro difere dos outros no tamanho. As plantas são mais como arbustos curtos. O tronco do amieiro cinzento é curvo. É de cor cinza escuro. As folhas também se distinguem por uma tonalidade acinzentada. Uma grande vantagem deste tipo de amieiro é que ele é absolutamente despretensioso. A planta cresce bem à sombra e também não tem medo do vento e da geada. O amieiro cinzento pode crescer mesmo em solos bastante pobres.
- Sólido. Esta é outra árvore curta. Este amieiro cresce até 2-3 metros de altura. Ela tem ramos muito flexíveis. Os rebentos têm uma agradável cor castanha-acinzentada. As folhas da árvore são oblongas. Na maioria das vezes, ele cresce próximo a rios ou lagos.
- Pendurado. Na natureza, esta planta é encontrada no Japão. Também não é muito alto. A altura média de tal amieiro é de 8 metros. Suas folhas são alongadas, os brotos são flexíveis e escuros. Na Rússia, essa planta é rara.
- Verde. Este tipo de árvore é comum na Europa Ocidental. A altura média de um amieiro adulto é de 20 metros. Os ramos de uma planta jovem são de cor verde-acinzentada. Eles escurecem com o tempo. A folhagem tem um belo formato oval com pontas arredondadas.
- Arbusto. Esta planta é resistente à geada e pode crescer em regiões frias do país. O arbusto cresce até 5-6 metros de altura. Suas folhas são escuras. A coroa de um jovem arbusto parece muito bonita. Portanto, é freqüentemente usado para decorar várias áreas.
- Manchu. Na natureza, a árvore cresce no Japão e no Extremo Oriente. A planta tem boa robustez de inverno. Atinge uma altura de 15 metros. Nesse caso, o tronco permanece bastante fino. A casca da árvore é cinza escuro; as folhas são ovais e ligeiramente pontiagudas nas bordas.
- Maksimovich. Esta espécie recebeu o nome de um famoso botânico que estudou a flora do Japão e do Extremo Oriente. O amieiro Maksimovich pode crescer tanto sozinho como em grupos. Cada planta cresce até 10 metros de altura. A casca da árvore é cinza e os brotos são flexíveis.
- Kamchatka. Um pequeno arbusto cresce até 1-3 metros de altura. Seu tronco é grosso e a coroa é grossa. A casca é de cor cinza escuro. As folhas do amieiro também são bastante escuras. Na natureza, ela cresce no Extremo Oriente. A planta cresce bem em vegetação rasteira e nas encostas das montanhas.
- Cortar fora. A principal diferença entre esta espécie é uma estreita coroa decorativa. Este amieiro fica lindo em qualquer época do ano. Ela cresce bem em regiões frias, bem como em solos pantanosos. A planta é despretensiosa e se desenvolve muito rapidamente em quase todas as condições.
- Em forma de coração. É uma árvore termofílica encontrada naturalmente apenas na Itália. A planta geralmente atinge uma altura de 13-15 metros. Os rebentos jovens são pegajosos. Com o tempo, eles escurecem e ficam rígidos.
- Vermelho. Esta árvore também é comum na Rússia. Parece muito bonito e cresce até 20 metros de altura. Os galhos e o tronco são cobertos por uma casca leve e lisa. As folhas são de cor verde escura e têm bordas pontiagudas bem cuidadas. O amieiro vermelho é uma verdadeira decoração para qualquer área.
Nuances de aterrissagem
Como o amieiro é uma planta despretensiosa, mesmo os jardineiros atarefados podem plantá-la em seu terreno. Qualquer solo é adequado para o plantio. Falando sobre a relação da planta com a luz, vale destacar que o amieiro é fotófilo. Mas, ao mesmo tempo, pode muito bem se desenvolver nas sombras. Em geral, o amieiro pode ser plantado em qualquer lado do terreno. Para que a planta enraíze bem, é muito importante escolher uma muda de qualidade. Ele deve ser jovem e forte. Você pode determinar a rapidez com que a planta criará raízes examinando o porta-enxerto da muda. É importante que seja poderoso e forte. Ao escolher uma planta, você também precisa prestar atenção ao colar da raiz. Deve haver um local de vacinação nele.
O processo de plantio da muda selecionada não leva muito tempo. Você pode plantar uma planta no verão ou no outono. O mês ideal para o plantio é setembro. Tendo escolhido um local adequado, você precisa cavar um grande buraco no chão. Todo o rizoma da planta deve caber facilmente nele. Uma camada de drenagem deve ser colocada no fundo do poço. Em seguida, uma muda jovem é colocada no buraco. De cima, as raízes são cobertas de terra.
Após o plantio, a muda deve ser regada. O Amieiro adora hidratação, por isso vai certamente fazer bem a ela.
Cuidado
Como outras plantas, o amieiro precisa de cuidados após o plantio. Os proprietários do local onde esta árvore cresce devem se lembrar dos seguintes pontos.
- Rega. Como o amieiro é uma planta que adora umidade, é recomendável regá-lo durante os períodos de seca. Água quente é usada para irrigação. Se a árvore crescer no campo, pode ser regada com a umidade coletada em barris durante a chuva.
- Afrouxamento. Em geral, é muito raro soltar o solo no círculo do tronco. Isso geralmente é feito no processo de preparação do local para o inverno. Além disso, o solo fica solto mesmo se houver muitas ervas daninhas no círculo do tronco. Alguns jardineiros preferem cobrir o solo com lascas de madeira ou turfa. Isso permite que você gaste muito menos tempo cuidando da árvore.
- Proteção contra pragas e doenças. As doenças fúngicas são perigosas para o amieiro. Você precisa se livrar deles usando preparações especiais. Recomenda-se cortar e queimar as áreas infectadas. Várias pragas também podem interferir no desenvolvimento normal do amieiro. Pode ser arbóreo, mariposa, concha, lanceta ou amieiro coridal. É muito difícil lidar com esses insetos. Em primeiro lugar, os troncos precisam ser desenterrados para o inverno. Vale a pena armar armadilhas com cola de jardim em volta das árvores. Vários produtos químicos também ajudam na luta. Uma abordagem integrada para resolver o problema permite proteger o jardim de pragas de forma confiável.
- Um corte de cabelo. O amieiro não precisa de poda regular. Via de regra, apenas as plantas utilizadas para decorar o terreno são aparadas de forma permanente. A poda é recomendada após as folhas terem caído completamente. Você precisa terminar este procedimento antes do início da geada. Alguns ramos danificados ou infectados com algum tipo de doença podem ser removidos no verão.
O cuidado mínimo com o amieiro permite que você cultive uma árvore forte e bonita em seu local.
Formulários
O Amieiro não é apenas uma árvore bonita, mas também muito útil. Freqüentemente, os jardineiros plantam no local, tentando melhorar as condições do solo. Além disso, essas plantas são ativamente utilizadas em projetos paisagísticos. Partes individuais de amieiro também podem ser usadas na vida cotidiana.
Madeira
A madeira maciça é ativamente usada para criar móveis. Este material é fácil de processar. Portanto, os móveis de amieiro podem ser decorados com esculturas ou pinturas a seu critério. Além disso, o amieiro é excelente para imitar espécies de árvores valiosas. Materiais de acabamento de alta qualidade também são obtidos a partir de madeira de amieiro. O forro de amieiro mantém a sua forma na perfeição. Ela não tem medo da exposição à umidade ou altas temperaturas. Portanto, banheiros e cozinhas são frequentemente aparados com tal tábua.
O material também é adequado para criar pisos, prateleiras e portas de qualidade. Além disso, maravilhosos instrumentos musicais são feitos a partir dele. As árvores derrubadas também podem ser usadas para colher lenha. Eles são populares entre os residentes de verão e aldeões.
Folhagem
A folhagem jovem e seca de amieiro pode ser usada para diversos fins.
- Fazendo vassouras. As vassouras de amieiro são quase tão populares quanto as vassouras de bétula. Eles removem perfeitamente as toxinas do corpo, ajudam a tornar a pele mais lisa e macia. As vassouras de amieiro são feitas de brotos jovens. Você pode colhê-los sozinho.
- Plantas de cobertura morta. A folhagem desta árvore contém muito nitrogênio, bem como minerais úteis. Portanto, ele pode ser usado para cobertura morta de outono de arbustos e árvores. Além disso, a folhagem jovem produz excelente composto. Também pode ser usado como cobertura morta.
- Preparação de decocções. Decocções perfumadas de folhas de amieiro ajudam a normalizar a digestão. Para preparar um remédio tão simples, você só precisa de água fervente e folhagem seca.
Para a preparação de decocções e infusões, recomenda-se o uso de folhagem de amieiro, que cresce longe da estrada. Neste caso, as matérias-primas serão verdadeiramente amigas do ambiente.
Latido
A tinta é feita de casca de amieiro preto. Este material pode ser usado para tingir couro ou tecido e em casa. Para isso, basta molhar a casca em água por alguns dias e, em seguida, coar esse líquido. Na infusão resultante, o tecido deve ser deixado por 20-25 minutos. Durante esse tempo, ele adquirirá a cor desejada.
Conhecendo todas essas informações, pode-se entender que o amieiro está longe de ser uma erva daninha. É muito lucrativo cultivá-lo em seu site. Portanto, ao planejar a disposição do território ao lado da casa, preste atenção aos despretensiosos amieiros.
O comentário foi enviado com sucesso.