Poda de uvas para o inverno

Poda de uvas para o inverno
  1. A necessidade de poda
  2. A estrutura do arbusto: o que estamos cortando?
  3. Tecnologia da idade da uva
  4. Adendo

A poda das uvas não é um processo fácil, especialmente para os residentes de verão iniciantes. É realizada na primavera e / ou outono. Neste último caso, o arbusto é fechado para o inverno para protegê-lo do congelamento. A propósito, as disputas sobre quando fazer da maneira mais correta ainda estão em andamento entre os jardineiros. Mesmo assim, muitos especialistas afirmam que é melhor abandonar o procedimento na primavera, mas no outono é realmente necessário.

A necessidade de poda

A poda das uvas não é necessária por nenhum motivo claro, pois tem uma base complexa. Por meio da poda, você pode influenciar as mudanças fisiológicas na planta. Este é principalmente o efeito sobre o hormônio do crescimento, bem como sobre as substâncias ativas que estão envolvidas na reprodução das plantas, formação de sementes e colheita no futuro.

Para que serve a poda:

  • inibe o crescimento vegetativo;
  • ajuda a ativar os tecidos generativos;
  • contribui para a regulação do consumo de água pela planta;
  • ajuda a regular o equilíbrio da massa aérea e subterrânea do arbusto.

É óbvio que a poda leva a uma séria reestruturação dentro das uvas ao nível da fisiologia e da bioquímica, razão pela qual não é só a poda que é tão importante, mas um procedimento executado com competência.

A correção reside, antes de tudo, em um momento conveniente, escolhido para a poda.... Os brotos já devem ter completado o desenvolvimento, uma crosta marrom brilhante é formada sobre eles. As folhas já devem estar vestidas com a cor do outono (pelo menos essas mudanças são desejáveis). Se pelo menos algumas folhas já estiverem no chão, é bom para poda. Finalmente, a temperatura do ar estabelecida é importante - se estiver no nível de +5 graus e abaixo, é hora de cortar os arbustos.

Claro, deve ser confortável não só para as uvas, que só se beneficiarão com essas manipulações, mas também para quem as produz. Se você podar no gelo, suas mãos congelarão - você precisa trabalhar com luvas, mesmo que a temperatura ainda esteja acima de zero.

A questão, por que é melhor podar no outono, já foi levantada acima: intervenções na fisiologia e bioquímica da planta nesta fase são totalmente compensadoras. Mas durante a poda da primavera, que muitos jardineiros ainda praticam, brotos delicados podem se quebrar. Eles mal começam a crescer, mas já foram removidos sem cuidado.

O mais importante é que os processos de crescimento do arbusto são inibidos no outono, o que significa que as substâncias de crescimento não serão consumidas - não estão mais nos brotos.

A estrutura do arbusto: o que estamos cortando?

Para entender o que exatamente cortar e não causar danos à planta, você precisa saber claramente os nomes de suas partes e sua relação.

Em que consiste o arbusto:

  • o calcanhar é a base do tronco, que é subterrâneo, as raízes crescem do calcanhar;
  • caule - este é o nome da parte do caule, partindo do primeiro rebento pronto, é nas uvas que algum fragmento do caule fica no subsolo;
  • cabeça - significa aumento da haste principal com brotos laterais;
  • mangas (às vezes dizem - ombros) - este é o nome dos rebentos laterais que se estendem desde a haste principal;
  • flecha de fruta - uma manga de corte longo, uma dúzia de botões são deixados nela após o corte;
  • o nó de substituição já é uma manga curta, depois de aparado, permanecem 2-4 olhos nele;
  • o elo da fruta é um par de brotos, que consiste em um nó de substituição e uma flecha de fruta.

É lógico que se deva focar na palavra “cortar” e trabalhar com essas posições. A peculiaridade é que o algoritmo de poda será diferente para arbustos diferentes. Depende da idade da planta.

Tecnologia da idade da uva

Neste caso, é considerado especialista em tecnologia Bezyaev A. P., grande autoridade para muitos viticultores.

Anuários

Uma muda que foi plantada apenas na primavera passada, e da qual já cresceram 2 brotos, deve ser cortada de forma que restem 4 brotos em cada broto. Na primavera, quando todos florescerem, apenas os 2 superiores serão deixados e os inferiores serão removidos. Claro, este cenário só é possível se todos os 4 rins estiverem bem preservados.

Não basta cortar as uvas, é importante cobri-las corretamente mais tarde.... Crianças de um ano, de acordo com Bezyaev, são propostas para serem protegidas assim: você precisa trazer agulhas de pinheiro suficientes da floresta, borrifar a superfície da raiz da árvore com elas, colocar um pedaço de celofane em seguida e jogar um pouco de terra nos cantos para que o filme não voe. É obtida uma cobertura muito simples, mas eficaz.

O autor também observa que polvilha tanto arbustos anuais quanto perenes com uma solução de sulfato de cobre, que ajuda a evitar o ataque de patógenos.

Para 10 litros de água, o especialista leva até 250 g de sulfato de cobre.

Bienal

Uma muda crescida dará 4 brotos em cada videira durante o verão. Mas dois rins inferiores (isso já foi mencionado acima) devem ser removidos na primavera. Dos botões restantes, 2 brotos se desenvolverão em cada videira. E o autor se propõe a retirar todos os enteados, bem como as folhas que vão aparecer nessas vinhas durante o verão. Da cabeceira do arbusto - 20, máximo 30 cm, assim você pode se aproximar da formação das mangas do arbusto.

Os enteados superiores e as folhas não precisam de ser perturbados, deixe-os crescer à medida que crescem. Mas no outono, antes de cobrir as uvas para a estação fria, é preciso fazer uma poda completa dos arbustos. A partir de duas vinhas formadas em cada videira principal (você pode chamar essas partes de mangas), 2 elos de frutas são criados.

É fácil fazer isso:

  • uma manga é tomada, a videira superior é cortada em 4 botões (esta é uma videira frutífera);
  • a videira inferior é podada em 2-3 botões e torna-se um nó substituto.

Assim, em 2 etapas, você pode criar um link de fruta com uma videira e um nó de substituição. Na segunda manga, as ações serão semelhantes.

Cobrir o mato é exatamente o mesmo que no caso de um anuário: agulhas, celofane, pancadas de terra.

3 anos e mais velhos

No terceiro ano, os eventos se desenvolvem da seguinte forma: 2 cipós principais precisam ser amarrados paralelamente ao solo, em algum lugar a 30 cm do plano. Isso é necessário para treinar as mangas na horizontal. O degrau é útil tanto do ponto de vista do abrigo subsequente para o inverno, quanto em termos do crescimento benéfico da massa foliar. Além disso, essa ação tem um efeito benéfico nos processos de fotossíntese no mato, no funcionamento do sistema radicular. Se aparecerem cachos nas vinhas, o especialista sugere deixar apenas um em cada braço. O resto deve ser removido.

Isso ajudará a videira a amadurecer melhor e a fortalecer o crescimento das raízes.

Características da poda de outono em plantas de três anos.

  1. 4 brotos de fruta crescerão em cada videira, 2 crescerão em um nó substituto. Na poda final, pode-se fazer de forma que no final haja 2 nós de reposição e 2 vinhas no arbusto.
  2. No nó de substituição, 2 vinhas crescem, a inferior é cortada em 2 botões, a superior - em 6. Este será um elo de fruta.
  3. A videira frutífera é cortada de modo que apenas uma parte com 2 brotos permaneça - um segundo elo de fruta será formado a partir dela.
  4. A videira inferior é cortada em um nó de substituição, em 2 botões, o superior - em 5-6 botões. Assim, haverá 2 links de frutas em duas mangas.

Como resultado: 4 elos frutíferos, cada videira tem cerca de 5 botões, e há 20 deles no total. Destes, uma dúzia de vinhas frutíferas crescerão no próximo ano. Terminada a poda, as restantes vinhas deverão ser amarradas com fascins e cobertas da forma habitual.

Adendo

Os iniciantes geralmente ficam perdidos se a poda tiver que ser feita em um mirante. Primeiro você precisa entender a escala do trabalho: Uma coisa é se o telhado do mirante for feito de uma trepadeira, outra se for coberto com materiais de construção. Se for uma videira, então realmente leva muito tempo para mexer. Apenas vinhas longas e fortes permanecem no telhado.Se o telhado do gazebo for padrão, você pode cortá-lo com força, deixando até 4 flechas de frutas para 6 a 10 botões.

Nos próprios gazebos geralmente crescem muitos brotos extras, dando densidade excessiva, isso terá que ser removido.

Os rebentos restantes devem ser distribuídos uniformemente na área da edificação, de modo que na primavera os rebentos formem um dossel uniforme.

Podem surgir dificuldades na poda de arbustos velhos e resistentes ao inverno. Aqui, os especialistas aconselham não remover vinhas jovens que darão frutos na nova estação. Em cada videira jovem, um nó de reposição deve ser deixado e os brotos pequenos e velhos devem ser removidos. Então você já pode limpar a base do arbusto para que ele não se afogue no mato.

Os especialistas aconselham o rejuvenescimento de velhos arbustos de videira pelo menos uma vez a cada cinco anos. Desde a primavera, é necessário deixar sobre eles um rebento de talhadia, que mais tarde se tornará uma manga. No outono, a manga velha é removida, enquanto na nova é formado um elo de fruta.

Invernada correta de uvas - esta é uma poda competente, processando com meios especiais (sulfato de cobre) e um abrigo de alta qualidade. Então a nova temporada começará sem problemas!

Você pode encontrar mais informações sobre este assunto no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário