Arbustos ornamentais resistentes à geada: tipos e características

Contente
  1. Tipos e suas características
  2. Regras de seleção e aterrissagem
  3. Dicas de cuidados
  4. Belos exemplos de paisagismo

Os arbustos ornamentais resistentes à geada são capazes de lidar com várias tarefas ao mesmo tempo. Trata-se de uma decoração cuidada do jardim ao longo do ano, zoneamento do espaço, que permite criar um destaque em zonas individuais, bem como uma sebe ou uma orla de plantas com flores.

Além disso, será possível disfarçar os locais que o exigem com arbustos.

Tipos e suas características

Os arbustos ornamentais resistentes à geada são caracterizados por sua alta resistência à geada. Alguns deles nem precisam de abrigo especial e sobrevivem às geadas sem problemas. Você pode determinar a resistência às geadas das safras por seus nomes. Por exemplo, estamos falando sobre a bérberis Thunberg. Em algum ponto do mês de março, os arbustos têm lindas folhas que não caem quase até dezembro. No verão, eles ficam verdes brilhantes, vermelhos e amarelos, e com uma onda de frio mudam seu tom para um mais escuro - bordô e roxo.

Os arbustos de barberry florescem nas últimas semanas da primavera, quando nos ramos aparecem pequenas flores amarelas com miolo vermelho que se transformam em frutos. As próprias bagas, aliás, se não servirem de jantar para os pássaros, ficarão nos arbustos até a próxima primavera. Barberry é freqüentemente usado para formar sebes, que podem variar em altura de 60 centímetros a dois metros. Não é necessário embrulhar especialmente a cultura para o inverno. Mesmo que alguns rebentos, não tendo tempo para ficarem cobertos de madeira, congelem, na primavera voltarão ao seu estado óptimo e continuarão a desenvolver-se.

Todas as variedades de espinheiro não só têm uma ótima aparência, mas também não requerem cuidados especiais, e também não têm medo do frio. Florescem, via de regra, nas primeiras duas semanas de junho e, no outono, são cobertas por atraentes folhas coloridas. Algumas variedades têm frutas que são ativamente usadas para fazer geléias e geléias. É melhor plantar espinheiro na quantidade de vários arbustos em áreas bem iluminadas.

Esta cultura é absolutamente despretensiosa e não requer cuidados especiais, mas é importante colocar a planta inicialmente em um local bem iluminado. Para que o espinheiro cresça e se desenvolva, é necessário dar a ele a oportunidade de estar ao sol por pelo menos 6 horas.

A hortênsia, por outro lado, prefere a ausência de excesso de luz e solo úmido. Arbustos perenes de baixo crescimento, ao contrário de outras culturas, crescem bem em áreas com alta acidez. Somando-se a essa alta resistência de inverno, especialmente em variedades paniculadas e semelhantes a árvores, e uma aparência atraente, fica claro por que essas plantas baixas são populares entre os jardineiros.

Outro arbusto resistente à geada popular é o lilás comum. A sua floração inicia-se em Maio e realiza-se no aparecimento de flores de tonalidade branca, lilás pálido ou rosa claro. Para manter a cultura em forma, ela deve ser podada regularmente e removida do crescimento das raízes.

O lilás é frequentemente usado para criar sebes, pois tem uma folhagem densa e grande.

A espirea floresce no verão ou na primavera, e as flores de cores diferentes não desaparecem até setembro. As pétalas da inflorescência são brancas como a neve, creme, framboesa e rosa claro. A cultura não tem medo não apenas da geada, mas também da falta de umidade.Em princípio, é capaz de se desenvolver em solos de diferentes estruturas e condições, mas é mais eficaz naqueles bem iluminados. No outono, vale a pena amarrar os galhos dos arbustos para que no inverno não se soltem dos montes de neve. A altura da spirea varia de várias dezenas de centímetros a três metros.

Outra planta comum é a forsítia, que tem flores amarelas brilhantes. A floração dura desde o início da primavera até quase o início do inverno. Durante a estação de crescimento, a cor das folhas muda várias vezes de verde brilhante para roxo escuro. O abrigo de inverno depende de onde a planta cresce. As regiões frias ainda exigem o uso de ramos de abeto, mas na faixa do meio será possível dispensar.

Vale ressaltar que a forsítia deve ser regada cerca de uma vez a cada duas semanas, pois a cultura não tolera o excesso de umidade.

Chubushnik se destaca por suas flores brancas como a neve ou rosa pálido de pequeno porte. Essa cultura floresce em junho. As próprias folhas são coloridas em vários tons de verde. Além de sua resistência a baixas temperaturas, os benefícios da planta incluem imunidade à maioria das doenças comuns. A cultura pode se desenvolver mesmo com sombra parcial, embora seja mais eficaz sob iluminação normal. A laranja simulada terá de ser regada regularmente.

As rosas canadenses não morrem nem no frio, chegando a 45 graus negativos. Mesmo quando as folhas e caules são expostos à geada, eles se regeneram por conta própria quando a temperatura aumenta. A cultura floresce abundantemente e em cores diferentes.

Esta variedade de rosas não tem medo de áreas escurecidas e tem uma imunidade inata à maioria das doenças.

O zimbro cossaco é um arbusto conífero frequentemente usado para decorar sebes. Este tipo de zimbro é o mais despretensioso. Ele não tem medo de espaços sombreados, embora se sinta melhor sob o sol. No entanto, o excesso de sol pode causar queimaduras nas plantações, portanto, o equilíbrio é importante. O zimbro cresce bem em rochas e areia.

Não deve ser regado com muita frequência, pois o excesso de umidade leva ao apodrecimento da planta.

Os arbustos de baixo crescimento resistentes à geada incluem aquelas plantações cuja altura não chega a 100 centímetros. As variedades mais populares incluem marmelo, urze e cinquefoil japoneses. O rododendro compacto pode suportar temperaturas de até -30 graus. A folhagem permanece verde durante toda a estação, e a cor das flores é determinada pela variedade. A altura da cultura varia de 50 a 150 centímetros.

Regras de seleção e aterrissagem

Todos os arbustos decorativos resistentes à geada para o jardim, horta e chalés de verão devem ser plantados no outono, o mesmo se aplica ao transplante. É importante que a cultura tenha a oportunidade de criar uma rede desenvolvida de raízes, caso contrário ela simplesmente morrerá. A parte selecionada do local terá primeiro de ser removida e eliminada da camada superficial do solo. Em seguida, você pode começar a cavar um buraco de tamanho adequado para o sistema radicular. Para isso, deve-se fazer um "encaixe" - as raízes compridas dos arbustos devem ficar livres.

Por dentro, é importante tratar a superfície com um garfo para saturar a terra com oxigênio, bem como adicionar turfa ou composto. Se se espera que os arbustos sejam altos, recomenda-se imediatamente instalar uma estaca no centro, o que lhe permitirá realizar rapidamente a liga. A muda em si deve ser colocada perto da estaca, após o que as raízes devem ser espalhadas e imediatamente cobertas com terra. Para maior comodidade, compacte a superfície com os pés.

Imediatamente em uma espécie de canteiro de flores, vale a pena fazer pára-choques - eles impedirão que a água escorra e, assim, fornecerão a nutrição necessária para um arbusto resistente à geada. Ao regar e amarrar a planta, você pode concluir o processo de amarração.

Algumas palavras devem ser acrescentadas a respeito da escolha das culturas para o plantio. Uma vez que os arbustos são principalmente decorativos, é importante que formem uma imagem harmoniosa durante a floração. Arbustos verdes tornam-se o pano de fundo, então seu número deve prevalecer. Se a planta tem folhas brilhantes de uma cor incomum, então vale a pena torná-las acentos. Tons claros raros também devem servir como um "destaque" do jardim e ser diluídos com tintas prateadas ou brancas.

Na hora de colocar arbustos no local, também vale a pena considerar quais deles preferem superfícies bem iluminadas e quais não têm medo de sombras. Isso é especialmente verdadeiro na situação de plantações cobertas com folhas variegadas, uma vez que, sem sol suficiente, elas começarão a murchar e perder sua aparência picante. Isso é verdade tanto para a Sibéria quanto para a Rússia central. Ao pousar, fatores como o tamanho do território e a vegetação próxima são levados em consideração.

Em geral, na hora de escolher plantas para regiões frias, vale a pena dar preferência a lavouras despretensiosas. Os arbustos ornamentais na Sibéria podem ser plantados individualmente ou em grupo. O desembarque deve ocorrer em áreas amplas, ao longo de caminhos, próximo a um lago ou no gramado da frente. Por exemplo, podem ser uvas Amur, weigela em flor ou capim-limão chinês.

Dicas de cuidados

Como regra, as plantas perenes decorativas são colheitas despretensiosas e requerem apenas ajustes regulares de forma. Em intervalos regulares, são removidos os ramos danificados, doentes ou, por algum motivo, que deixaram de receber a quantidade necessária de nutrientes. Às vezes, os galhos antigos precisam ser encurtados em cerca de dois terços para ativar o crescimento de novos brotos. Além disso, a formação da copa também é responsável pelo aparecimento dos próprios arbustos.

Para formar uma sebe, as plantas devem ser podadas desde o primeiro ano a partir do momento do plantio. As variedades anãs são mais bem projetadas de forma que pareçam viçosas e atarracadas. A rega é geralmente realizada no período mais seco. Os arbustos são cobertos com cobertura morta imediatamente após o plantio, repetindo o procedimento uma vez por ano.

Para isso, deve-se usar matéria orgânica como musgo, serragem ou folhagem velha. Uma cobertura morta de boa qualidade retém a umidade por um longo período de tempo sem formar crostas ou rachaduras prejudiciais na superfície.

Belos exemplos de paisagismo

Barberry Thunberg tem folhas brilhantes de um tom roxo profundo, portanto, requer algum tipo de fundo neutro. Por exemplo, pode ser colocado entre uma composição de pedregulhos arredondados cinza claro sobre os quais cresce musgo decorativo. Outra variação será a seleção de vizinhos "verdes". Por exemplo, pode ser abeto vermelho azul e outros arbustos de "fundo". Spirea ficará harmoniosa com o zimbro e os hospedeiros. A combinação de diferentes variações de verde é agradável aos olhos e fica bem em qualquer projeto paisagístico.

Arbusto cinquefoil mais frequentemente usado para decorar meios-fios ou criar sebes baixas. Ele se combina organicamente com coníferas ou outras culturas, mas também fica bem sozinho. Um arbusto com flores amarelas brilhantes imediatamente atrai a atenção, então uma “ninhada” de seixos será suficiente para ele. Weigela parece muito brilhante, graças à delicada cor rosa das flores, assim como às folhas com contorno branco. É habitual plantar este arbusto em primeiro plano, por exemplo, à entrada de uma casa ou de um terreno, ao longo dos caminhos. A bela cor do arbusto complementará perfeitamente o uso da alvenaria vermelha brilhante no local.

Para arbustos ornamentais resistentes à geada, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário