Miscanthus: variedades, plantio e cuidado
O miscanthus decorativo torna-se a decoração de qualquer jardim. O aspecto inusitado da cultura agrada à vista durante todo o ano, inclusive no inverno.
Descrição
Miscanthus, também conhecido como leque, é uma planta herbácea cuja altura varia de 80 a 200 centímetros. O sistema radicular volumétrico se aprofunda em quase 6 metros, mas brotos horizontais também são observados perto da superfície, exigindo irrigação regular. A folhagem do cereal decorativo forma uma volumosa roseta basal e também se localiza ao longo de todo o comprimento do tronco. A largura da placa varia de 5 a 18 milímetros e o comprimento é de aproximadamente 10-50 centímetros. A massa verde muda sua tonalidade no outono para amarelada ou rosa.
A flor do miscanto é uma panícula bem cuidada de 15 a 30 centímetros de comprimento. Possui cores diferentes e é formada por longas espigas individuais dispostas em leque.
Tipos e variedades
Existem cerca de quarenta variedades de miscanthus no total, mas nem todas podem ser usadas na horticultura. Os mais populares na Rússia são os seguintes tipos:
- Chinês;
- com flor de açúcar;
- gigante.
O leque variegatus chinês é especialmente procurado pelos jardineiros. Possui excelente resistência a baixas temperaturas. Ela cresce quase 3 metros de altura com um sistema radicular muito curto. As folhas estreitas têm uma superfície rugosa e são divididas ao meio por uma nervura longitudinal. No outono, as placas adquirem uma coloração avermelhada ou amarela. As próprias panículas de espiguetas são coloridas de rosa, vermelho ou prata. O florescimento do leque chinês vai de agosto a outubro. Cada uma das variedades desta espécie possui características próprias.
- Variedade flamingo resiste ao frio até -29 graus sem isolamento adicional. O caule se estende por até 2 metros e as flores rosas crescem muito mais.
- "Fonte Klein" tem apenas um metro de altura. Kleine Fontane tem uma panícula marrom de tamanho padrão.
- "Malepartus" floresce bem cedo. As flores da Borgonha, localizadas nas panículas, mudam sua tonalidade para vermelho brilhante próximo ao outono. As placas de folhas verdes neste momento mudam para douradas com um tom laranja. A planta tem cerca de 2 metros de altura.
- Rothsilber caracterizado pela presença de folhas e panículas vermelhas, que mudam para laranja no outono.
- Variedade zebrina, que é freqüentemente chamado de Zebrinus miscanthus, tem uma cor de folha extremamente incomum - placas estreitas são cobertas por listras transversais amarelas ou bege. As panículas são pintadas em tom de tijolo. A cultura se estende por até 2 metros de altura. A floração mais abundante ocorre em setembro.
- Miscanthus "Variegata" em altura varia de um ano e meio a dois metros. As flores avermelhadas são lindamente combinadas com longas folhas verde-esbranquiçadas.
- Variedade "Strictus" cresce quase 2,7 metros. A largura das placas das folhas, pintadas com listras brancas e verdes, é de um centímetro e meio. As panículas soltas são de um vermelho claro.
- "Barra de ouro" tem altura igual a um metro e meio. As placas de folha estreitas são cobertas com listras bege. As panículas que florescem no mato no final do verão têm um belo tom de vinho.
- "Purpurescens" também não difere em grande altura - apenas um metro e meio. As folhas verde-acinzentadas no outono mudam de cor para vermelho-alaranjado. As inflorescências roxas tornam-se brancas com o tempo.
- Miscanthus "Gracilimus" adora sombra e é num espaço escurecido que pode chegar a dois metros de altura. A floração começa no final de setembro, e a tonalidade da panícula é o vermelho clássico.
- Variedade Rother pfeil tem um metro e meio de altura. As folhas roxas são acompanhadas por inflorescências rosa-avermelhadas que mudam de cor para prata. Essa variedade floresce por muito tempo - de agosto a outubro.
- Variedade "Moning light", também conhecido como Morning Light, é um dos mais antigos. A altura da planta, como muitas, é de apenas 1,5 metros. A floração começa em setembro, quando as espiguetas apresentam uma tonalidade rosa-avermelhada.
- Para a nota "Graziella" a mudança da tonalidade verde das placas das folhas para carmesim é característica, assim como a coloração dos pincéis em tonalidade creme. Este leque não tolera bem a sombra, por isso é importante plantá-lo em espaços abertos.
A altura do arbusto é de um metro e meio.
- Miscanthus "Silberfeder" possui placas de folhas emplumadas, cuja largura é de cerca de dois centímetros. Sua cor muda de rosa para prata durante a estação de crescimento. As panículas são formadas em agosto.
- Variedade "Pearl Fall" varia de um ano e meio a dois metros de altura. A floração começa no início do outono e é acompanhada pelo aparecimento de panículas rosa-avermelhadas. A cor das placas das folhas assume uma tonalidade lilás no outono.
- "Adagio" é curto e tem apenas 80 centímetros de altura. As placas de folha estreitas mudam sua cor de prata para amarelo. A cor das inflorescências muda de rosa para creme.
A espécie açucarada de miscanthus é caracterizada pela presença de hastes lisas de 2 metros de altura, nas quais crescem as lâminas das folhas estreitas. A tonalidade das panículas pode ser rosa ou prata clara. Esta espécie de açúcar começa a florescer em julho.
O leque gigante é uma espécie híbrida. As placas de folhas longas penduradas em hastes retas são de cor escura. Há uma borda longitudinal leve no centro de cada placa. Giganteus é capaz de suportar temperaturas de inverno tão baixas quanto -34 graus. Variedades populares de miscanthus são Cascade, Ferner Osten, Alligator, Gross Fountain, Adagio, Red Chief.
Sutilezas de pouso
Embora o plantio de miscanthus ao ar livre seja basicamente o mesmo, o momento pode variar de região para região.
Tempo ideal
O plantio do leque é realizado na primavera, quando a terra esquenta bastante, e a ameaça de volta das geadas diminui. No sul, o plantio já pode começar do final de março ao início de abril, e na faixa do meio, por exemplo, na região de Moscou, será necessário esperar até as primeiras semanas de maio. Na Sibéria, as operações de plantio começam no final de maio.
Seleção de assento
Para o desenvolvimento bem-sucedido de miscanthus, a luz e a umidade são as mais importantes. O pouso em áreas abertas e bem iluminadas localizadas próximo a corpos d'água é considerado ótimo. O ventilador não propõe condições especiais para a composição do solo, mas terá problemas com argila e areia. Portanto, essas áreas devem ser enriquecidas com húmus, turfa ou composto.
Recomenda-se tornar os solos arenosos mais pesados com lodo de rio e argila, enquanto os solos argilosos, ao contrário, devem ser clareados com areia e turfa.
Instruções
Plantar miscanthus ao ar livre é bastante simples. O buraco é cavado de forma que a profundidade e a largura sejam ligeiramente maiores que as do sistema radicular. A fossa é preenchida com uma mistura de nutrientes composta por solo de jardim, húmus e composto. Em seguida, uma muda adulta é colocada em seu interior e suas raízes são suavemente esticadas. Em seguida, a cova é preenchida com o solo restante, batido e regado abundantemente.
Como cuidar bem dele?
O cuidado com os miscanthus deve ser especialmente cuidadoso, até a planta ter 3-4 anos, pois o desenvolvimento da cultura depende dos procedimentos realizados... Além disso, todas as atividades trabalharão principalmente no efeito decorativo do arbusto.
Rega
A irrigação das plantações deve ser regular e abundante. É melhor focar nas condições do solo e ajustar o procedimento de acordo com as circunstâncias. Se o verão for seco, o ventilador deve ser regado todos os dias, às vezes até de manhã e à noite. A umidade deve atingir 30-40 centímetros de profundidade para que o sistema radicular receba a quantidade necessária de líquido. A rega, assim como a pulverização, deve ser realizada de manhã cedo ou ao fim da tarde, para que a combinação de luz solar intensa e líquido na superfície não provoque queimaduras. Uma mangueira de jardim pode ser usada para cuidar de hastes grossas. Apesar de a cultura reagir muito mal à seca, a umidade estagnada do solo também prejudica as raízes.
Top curativo
Via de regra, no primeiro ano de vida, o miscanthus tem o suficiente dos fertilizantes que foram aplicados durante o plantio. A partir do próximo ano, a fertilização deve ocorrer algumas vezes em cada estação. Em meados de maio, duas colheres de sopa de uréia são diluídas em um balde de dez litros de água e usadas para irrigação para que o nitrogênio contribua para o desenvolvimento da massa verde. No início de junho, é recomendado adicionar uma solução de humates, seguindo as instruções em anexo. Por fim, na segunda metade do verão, o leque deve ser alimentado com um produto à base de potássio e fósforo para estimular a floração.
Para não prejudicar as raízes e não provocar overdose, todos os fertilizantes devem ser aplicados após a irrigação.
Afrouxamento e cobertura morta
A cobertura morta do solo é necessária para reter a umidade em seu interior, mas não contribui para a formação de uma crosta terrestre. A cobertura morta também ajuda a proteger contra ervas daninhas. Húmus, turfa, urtigas recém-cortadas, folhas de dente-de-leão ou outras ervas daninhas são usados como o material principal. A camada de cobertura morta tem pelo menos 3 centímetros. O afrouxamento é realizado após a irrigação e contribui para uma melhor transferência de oxigênio para o sistema radicular.
Capina
As ervas daninhas devem ser colhidas nos primeiros anos de vida dos miscantos, até que a planta seja forte o suficiente para resistir às ervas daninhas por conta própria. É melhor fazer a capina algumas vezes por semana, acompanhando o procedimento de soltar a terra. Um Miscanthus adulto, ou seja, aquele de 3-4 anos, vai enfrentar os “competidores” sozinho.
Poda
Para que os arbustos de miscantos fiquem bonitos, basta uma poda simples, feita na primavera, quando são retiradas as hastes do ano passado. No outono, tal procedimento não deve ser realizado, pois se a umidade penetrar no "cânhamo" remanescente no inverno, o sistema radicular se deteriorará.
Não é necessário cortar as hastes no outono.
Wintering
A resistência à geada da maioria das variedades de miscanthus é tal que pode suportar ondas de frio até -20 graus sem problemas, mas quando a temperatura diminui, ainda requer medidas adicionais. Tanto as plantas jovens como as adultas devem ser cobertas com cobertura morta antes do início da primeira geada. A camada de cobertura morta deve ter de 10 a 15 centímetros de comprimento e consistir de turfa, serragem, composto ou serapilheira. Em caso de previsão de geadas severas, a parte superior da bucha é envolvida em um material não tecido especial, que é amarrado na base da saliência. Se houver invernos frios na região, um abrigo completo pode ser feito para o arbusto com filme plástico, tábuas, folhas secas e esfagno.
Métodos de reprodução
Miscanthus é propagado de duas maneiras principais: dividindo o arbusto ou por sementes.
Ao dividir o arbusto
Se a divisão for escolhida para reprodução da cultura, então será possível usá-la em um arbusto apenas uma vez a cada três ou quatro anos.O arbusto deve ser dividido de abril a junho. O espécime mais saudável e resistente é selecionado, que é dividido no número necessário de peças com uma faca afiada. É importante deixar uma raiz madura e 5-6 brotos para cada delenka. Os miscantos resultantes são imediatamente plantados em um novo local ou mantidos em local fresco por vários dias e, em seguida, já são removidos para um terreno aberto. A profundidade de imersão do corte deve ser de 6 centímetros.
Sementes
Se as sementes são plantadas para obtenção de mudas, vale a pena iniciar o procedimento no outono. É mais conveniente usar potes de turfa ou outros recipientes pequenos que contenham apenas uma ou duas sementes cada. Os recipientes são preenchidos com uma mistura normal de nutrientes e a semente não é aprofundada mais do que um centímetro. Em seguida, as plantações são irrigadas e os vasos são reorganizados onde houver boa iluminação. Imediatamente, vale a pena confundir criar uma estufa usando filme plástico ou uma lâmina de vidro. Assim que aparecerem brotos, a tampa deve ser removida.
Até a primavera, as mudas devem ser mantidas a uma temperatura de 20 graus Celsius. Para criar a duração necessária de horas de luz do dia, é melhor usar lâmpadas especiais. A rega deve ser regular, mas realizada apenas quando o torrão de terra seca, ou seja, deve-se atentar para o estado atual do solo. O pouso em terreno aberto é feito com o clima quente e não há necessidade de temer o retorno da geada. As plantas precisarão ser pré-temperadas, levando-as ao ar livre por um intervalo de 2 horas a toda a noite.
Deve-se notar que o método de propagação de sementes não é particularmente eficaz. O material da semente é bastante difícil de coletar devido ao seu tamanho diminuto e as características decorativas desaparecem na maioria dos casos. Além disso, para o arbusto atingir um bom tamanho, será necessário esperar de 3 a 4 anos.
Doenças e pragas
Uma das principais vantagens do miscanthus é a sua maior resistência a várias doenças e insetos. No entanto, os especialistas recomendam tratar a cultura com fungicidas para fins de prevenção. A pulverização, evitando o desenvolvimento de podridão e ferrugem, é realizada antes do início da safra ou quando esta já terminou.
Uso em paisagismo
O uso de miscanthus no projeto paisagístico é muito extenso. A cultura se torna um cenário maravilhoso para vizinhos mais brilhantes, e é plantada em grupos ou mesmo individualmente. Os desembarques parecem especialmente bons nas margens de reservatórios, ao lado de gazebos ou edifícios. Quanto maior for a variedade, mais a posição central deve ser dada a ela no jardim. Cereais ornamentais ficarão muito impressionantes em jardins de pedras ou jardins de pedras, mas neste caso é importante cuidar da umidade, já que composições desse tipo, em geral, são culturas resistentes à seca.
Muitos paisagistas usam miscanthus para formar mixborders lineares junto com arbustos ou hospedeiros anões de cores vivas. A planta pode atuar como uma tênia no meio do gramado ou no ponto de intersecção de caminhos, ou ainda emoldurar os becos com uma cerca viva. Arbustos com folhas entalhadas a céu aberto, barberries, dálias, rogers, peônias, floxes e outros são perfeitos como vizinhos para um fã. A escolha pode ser feita de acordo com o seu gosto.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente dos miscanthus, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.