Mimosa tímida: descrição, plantio e cuidado
Os clientes tímidos notam a mimosa nas prateleiras das lojas no início da primavera. Este é um símbolo do feriado feminino da primavera, que, com suas tocantes flores lilases e delicada fragrância, enche a casa de uma atmosfera de ternura e romance. Você pode cultivar mimosa sozinho em casa, mas é importante saber como plantar uma cultura corretamente e cumprir todos os requisitos de cuidado.
Peculiaridades
A cultura apresentada, que pode ser vendida na loja sob os nomes de Mimosa pudica ou Campina, está difundida em todo o mundo e acredita-se que abrigue as florestas tropicais da América do Sul. Trata-se de uma planta herbácea que em seu ambiente natural atinge o tamanho de 1,5 m, e se cultivada como planta ornamental, geralmente não ultrapassa os 60 cm.
As inflorescências têm uma forma de bola incomum, permanecem por cerca de três dias, após os quais voam, são rapidamente substituídas por novas flores em miniatura. A cor das flores é lilás-rosa. A floração dura 4 meses de junho a setembro. A planta possui folhas bipinadas, cobertas por um cabelo curto e claro.
Este representante da flora tem caule espinhoso e suas sementes, como todas as leguminosas, amadurecem em vagens. As folhas da planta são muito sensíveis: por exemplo, ao sentir um toque ou falta de luz, dobram-se para o caule e este processo parece muito impressionante. Assim, a cultura economiza umidade e luz solar ao crescer na floresta tropical. Depois de meia hora, as folhas voltam à posição anterior. Em condições de apartamento, esse recurso, com manifestação frequente, pode provocar grandes gastos das forças internas da planta e seu esgotamento. Portanto, tente entrar em contato com a flor o mínimo possível.
Ao comprar sementes de mimosa tímidas, você deve se lembrar que suas condições naturais são um clima tropical.e, portanto, o cultivo só é possível em uma sala ou em uma estufa. É importante fornecer à flor abundância de luz, alta umidade e calor. Outra propriedade desta planta é a intolerância ao fumo do tabaco. Portanto, não plante em um cômodo próximo à área de fumantes, caso contrário, a flor morrerá.
Uma característica interessante da cultura é a presença de um ciclo de vida que dura aproximadamente 22-23 horas. Nesse momento, a flor dobra as folhas e depois de algum tempo as dissolve novamente, e esse fenômeno não depende do dia.
No ambiente natural, a flor pertence a culturas perenes, mas quando é cultivada em ambiente interno no inverno, ela morre ou perde sua elegância na aparência, portanto, muitas vezes é mantida em casa como uma planta anual. Se você deseja manter a cultura perene, é recomendável plantá-la em casa de vegetação. - aqui é mais fácil criar condições próximas do natural: iluminação, umidade e temperatura.
Condições de detenção
Se a escolha de uma florista recaiu sobre este representante da flora, deve-se considerar cuidadosamente a escolha do local, garantindo uma determinada temperatura, umidade e iluminação.
Localização e iluminação
Em primeiro lugar, é importante escolher o local certo para a instalação do vaso. O fato é que o pólen da planta é muito alergênico e sua folhagem é tóxica e, se ingerido acidentalmente, pode causar intoxicações graves... A este respeito, certifique-se de que a flor está fora do alcance de crianças e animais.Além disso, acredita-se que essas propriedades tóxicas contribuam para a queda de cabelo em humanos.
Por ser uma planta tropical por natureza, essa cultura prefere crescer com boa luz, e as queimaduras solares não são terríveis para suas folhas. No entanto, ele é adaptado ao brilho da luz de forma suave, não acentuada, mesmo se for plantado em terreno aberto. Especialmente a adaptação gradual à luz é importante para plantas ou mudas recém-adquiridas. Portanto, coloque os vasos nas janelas sul e prepare abrigos que irão proteger a planta dos raios fortes durante o meio-dia.
É permitido colocar a panela no lado leste ou oeste, mas neste caso, tome cuidado com a iluminação artificial adicional. A duração do dia, favorável para uma flor, é de 12 horas.
Sentindo falta de luz, os caules começam a esticar, a flor perde o seu efeito decorativo, provavelmente uma falta total de floração.
Temperatura e umidade
A umidade do ar é muito importante para um hóspede tropical que cresce no parapeito de uma janela, sua saúde e aparência dependem disso. O teor de umidade recomendado para esta flor é de pelo menos 70%. Para conseguir isso, você pode borrifar o ar próximo ao vaso com um spray fino, mas tente evitar o contato entre a água e as folhas, pois as gotas que caem na folhagem imitarão o orvalho.
Outra forma de atingir o nível de umidade desejado é colocar uma tigela com água no parapeito da janela. Além disso, é permitido colocar o pote em um pallet com argila expandida úmida para que o fundo não fique submerso em água. Especialmente essas manipulações são importantes durante o período de crescimento ativo.
Para que a flor se sinta confortável no ambiente, a temperatura deve ser mantida em + 20 ... 24 graus. No inverno, a planta vai se sentir bem se o termômetro cair para + 16 ... 18 graus.
Como plantar e replantar?
O plantio é realizado na primeira metade da primavera. Em primeiro lugar, as sementes devem ser tratadas mergulhando-as durante 30 minutos em água quente ou numa solução quente de estimulante de crescimento para melhorar a germinação. Depois disso, as ervilhas são secas, mas por enquanto é preparado um solo nutritivo solto, que deve incluir turfa. Para a desinfecção, é regado com "Fitosporin" ou uma solução fraca de permanganato de potássio.
Você pode semear em um recipiente grande e plantar em vasos separados também é permitido. A profundidade de colocação da semente é de 5-10 mm. Para o plantio, um substrato padrão de grama e solo folhoso, bem como areia, tomado em proporções iguais, é adequado. Não há necessidade de compactar o solo após a semeadura.
Depois de aprofundar as sementes no solo, o local da semeadura é bem umedecido e o recipiente é coberto com filme ou vidro para criar condições de estufa. Em seguida, o recipiente deve ser colocado em um local onde os brotos serão fornecidos com luz difusa brilhante. A temperatura favorável para a germinação é de +25 graus. O recipiente deve ser aberto todos os dias para ventilar e umedecer o solo do pulverizador. Os primeiros brotos podem ser observados em duas semanas. Quando semeadas em um recipiente comum, as mudas mergulham quando atingem 5 cm de altura, dois a três exemplares em um copo.
Às vezes, a flor precisa de um transplante. Por exemplo, após o inverno, a planta continua a se desenvolver e há pouco espaço para ela no recipiente antigo. Nesse caso, o produtor deve transplantar a cultura para um recipiente mais espaçoso. É importante usar o mesmo substrato que foi usado para o plantio. Ao mesmo tempo, uma drenagem de alta qualidade deve ser organizada no fundo do novo vaso de flores, e uma mistura de componentes, como gramado, turfa e terra folhosa, retirada em quantidades iguais, é adequada como solo. Para a frouxidão do substrato, perlita também é adicionada a ele.
O transplante é feito pelo método de transbordo, preservando o antigo coma de barro. Apenas a camada superior mais contaminada da mistura de solo é removida, após o que a área do transplante é umedecida.
Lembre-se que é proibido transplantar no inverno, e tenha em mente que o sistema radicular da cultura apresentada é muito frágil, portanto todas as ações devem ser muito cuidadosas.
Como cuidar bem dele?
A mimosa tímida precisa de cuidados cuidadosos, que consistem em regar, alimentar e podar ou beliscar.
Rega
O modo de procedimentos de irrigação não difere muito das características de umidificação de outras culturas de interior. Durante o período de crescimento ativo e floração, a mimosa é abundantemente e freqüentemente regada, esperando que a camada superior da terra seque. Durante o período de dormência, a planta vai desacelerar seu crescimento e, em seguida, os procedimentos de hidratação são reduzidos para algumas vezes por semana, mantendo um solo levemente úmido e evitando que o solo resseque na camada intermediária. Ao regar, é muito importante observar a moderação - a planta não suporta a secagem completa ou o alagamento.
Neste caso, recomenda-se o uso de água decantada comum e, após a rega, soltar o solo ao longo da camada superior para que não se formem selos e crostas na superfície.
Top curativo
O esquema de fertilização também é bastante semelhante ao da fertilização, que geralmente é feita em relação a outras plantas. Portanto, da primavera ao outono, a cultura se sentirá bem se mais alimentos forem adicionados a cada 2 semanas. Durante este período, são adequadas as quantidades padrão de curativos, cuja composição deve ser cuidadosamente examinada na embalagem do produto antes do uso. Durante o período de dormência, a flor não precisa ser alimentada.
Na escolha dos fertilizantes, dê preferência às misturas orgânico-minerais universais e complexas. Se fertilizantes complexos forem usados para plantas com flores, é recomendável reduzir pela metade a quantidade indicada nas instruções.
Poda
É necessário beliscar as plantas regularmente para que não se estiquem e exibam mais brotos novos. Ao mesmo tempo, os topos dos ramos principais são presos. O procedimento de partida ocorre no início de abril. As flores são formadas nos brotos jovens, portanto, quanto mais houver, mais longo será o período de floração. Mas tenha cuidado - aperte apenas os ramos mais longos.
O processo de pinçamento repetido é realizado após a floração e, então, para a próxima estação, a cultura formará não um, mas 2 processos. A poda deve ser delicada - se o cultivador exagerar, a flor pode morrer. Se necessário, é melhor instalar um suporte de madeira, e amarrar cuidadosamente a mimosa pelo tronco. Durante o período de descanso, a cultura não é comprimida.
No caso de crescer uma flor perene em março, todo o caule deve ser cortado quase completamente, restando apenas 10 cm.
Métodos de reprodução
O método de criação mais comum e mais promissor é semeando por sementes... A descrição do processo de plantio propriamente dito já foi dada acima, e agora iremos nos familiarizar com mais detalhes sobre os procedimentos de polinização e coleta de sementes.
Para a reprodução, as sementes devem ser colhidas, e se na natureza a polinização ocorre por insetos ou vento, em casa esse processo recai sobre os ombros do produtor. Para realizar a polinização, basta transferir o pólen de uma flor para outra com um pincel limpo., ou esfregue suavemente duas peças uma na outra, agitando suavemente para esfarelar o pólen.
Gradualmente, a flor começará a descer, seu caule ficará mais denso, um vagem contendo de 2 a 10 grãos se formará. As espátulas maduras e secas são colhidas após a finalização da floração, embrulhadas em papel e armazenadas na geladeira a uma temperatura de cerca de +5 graus, após o qual você pode iniciar o plantio.
A cultura apresentada é propagada por estacas. Este é um processo menos trabalhoso, mas a taxa de sobrevivência das mudas é muito baixa, mesmo quando se usa material de plantio de alta qualidade.Este método é irrelevante mesmo nos círculos de jardineiros experientes. Como mostra a prática, de 10 estacas, apenas uma pode criar raízes.
Se o amante das flores ainda quiser experimentar, então as mudas devem ser colocadas em água ou em uma mistura de turfa e areia, mas lembre-se que o processo de enraizamento é bastante problemático.
A probabilidade de um resultado bem-sucedido aumentará se você usar estimulantes de raiz.
Doenças e pragas
A planta pode ser afetada por várias doenças. Na maioria das vezes, seu aparecimento é causado pelo não cumprimento das regras da tecnologia agrícola. Então, percebendo que flor deixa cair, pode-se presumir que o produtor não conseguiu fornecer irrigação regular.
Observando amarelecimentoformadas nas placas foliares, ou prestando atenção nas folhas que não abrem com o dia, vale diminuir a frequência das regas, pois todos esses sinais indicam o encharcamento do solo.
Quando uma flor tem deficiência de luz, eles falam sobre isso estiramento de brotos, sua perda de elasticidade... Às vezes, com pouco acesso à luz ou baixas temperaturas, a planta não floresce.
Freqüentemente, essa cultura é afetada por insetos nocivos. Seus inimigos mais comuns incluem várias pragas.
Pulgão
São insetos em miniatura que adoram se banquetear com o suco da folhagem tenra. As colônias de afídeos podem ser vistas na parte inferior da lâmina foliar ou no topo das hastes. NSDevido à influência destrutiva desses insetos, as folhas ficam cobertas por uma flor pegajosa, as pontas se enrolam e o desenvolvimento pára.
Se o agricultor percebeu o problema a tempo e não há tantos indivíduos ainda, então, para proteger a planta, você pode tratá-la com água e sabão. Se a flor conseguiu atingir todas as hordas de pulgões, pulverizar produtos de permetrina, bem como preparações de Fitoverm ou Agravertin, pode ajudar.
No tratamento, é importante eliminar os ramos retorcidos danificados por insetos.
Ácaro-aranha
A presença dessa praga é indicada por pontos claros na lâmina foliar, bem como por uma teia de aranha em seu lado sujo. Sob a influência da praga, a flor murcha gradualmente. Para salvar a cultura, ela é tratada com uma solução de sabão com adição de álcool.
Se essa mistura não agradou com o efeito desejado, então eles usam "artilharia pesada" e recorrem a ajuda de inseticidas e outros meios, como "Sunmight", "Actellik", "Omite".
Mosca branca
Se esse inseto infectar uma flor, o proprietário notará escamas translúcidas na superfície inferior da folha. Uma flor pegajosa se forma nas folhas, a cultura perde o brilho, parece sem vida e doente. Para vencer a praga, os floricultores lavam a planta com água e sabão e processam com infusão de tabaco. E também a droga "Aktara" efetivamente lida com essas criaturas.
Como você pode ver, cuidar da tímida mimosa não é difícil, embora exija o cumprimento de regras simples de cultivo. Mas por seu trabalho, o florista será recompensado com flores exuberantes e abundantes em sua janela.
Para obter informações sobre como cultivar a mimosa tímida a partir de sementes, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.