Mimosa: descrição, plantio e cuidados

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e variedades
  3. Condições de cultivo
  4. Como cuidar?
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas

Muitas pessoas associam o florescimento da mimosa com a chegada do calor e o início da primavera. É ela quem começa a ofertar no varejo para o Dia Internacional da Mulher. Bolas amarelas brilhantes em galhos delicados parecem muito tocantes contra o fundo da neve que ainda não derreteu. Vamos dar uma olhada mais de perto no processo de cultivo desta safra incrível.

Peculiaridades

Esta planta pertence à família das leguminosas ou acácia.

Existem mais de 350 variedades de mimosa, segundo algumas fontes, seu número pode chegar a 500.

A principal diferença entre eles são as flores. São muito fofos, amarelos, rosados ​​ou cremosos.

Com o que se parece?

Esta planta é considerada uma perene perene. Quanto à descrição, este arbusto é capaz de atingir 40-60 centímetros de altura e, em alguns casos, chega a atingir um metro e meio ou mais. A Mimosa também pode ser chamada de acácia prateada.

Sua aparência é extremamente agradável. No mato são galhos limpos, não muito grandes. Eles têm pequenas folhas que se parecem com folhas de samambaia, e as inflorescências formam panículas. A planta é coberta por pequenas flores que lembram bolas fofas, principalmente de cor amarela brilhante.

As floristas notam um delicado perfume herbáceo. Duram muito tempo mesmo em flores de corte. O processo de polinização pode ocorrer tanto com a ajuda do vento quanto com insetos. A mimosa floresce por cerca de 4 meses, e depois disso os galhos são decorados com frutas escondidas nas vagens. Cada vagem pode conter de 2 a 8 grãos.

A principal característica que distingue a mimosa é a capacidade de dobrar as folhas ao toque. A planta parece murcha, mas depois de meia hora ou uma hora, as folhas se abrem novamente, com a mesma aparência.

Ao descobrir a origem desse recurso, os cientistas chegaram à conclusão de que o motivo eram as condições climáticas do ambiente natural da planta.

Essas áreas são caracterizadas por chuvas tropicais, e o dobramento das folhas ajuda a planta a se defender. No entanto, essa reação não pode ser observada em todas as espécies - na maioria das vezes é observada na mimosa tímida.

Devo dizer que o ritmo de vida da mimosa corresponde a 22-23 horas. Depois disso, a cultura parece adormecer, dobrando as folhas. Após o descanso, eles se abrem novamente. Além disso, as horas do dia nesta situação não desempenham qualquer papel.

É uma flor ou uma árvore?

Os cultivadores iniciantes costumam se perguntar se a mimosa é uma flor, árvore, arbusto ou grama. Devo dizer que a cultura é de origem australiana e pertence a arbustos perenes... Apesar de poder atingir uma altura considerável, seria errado considerar esta planta uma árvore.

Onde ele cresce?

Antes de considerar a questão do local de crescimento, deve-se dizer que a cultura foi trazida da Austrália. Ela apareceu na ilha da Tasmânia. É aí que se encontram as condições climáticas mais favoráveis ​​para a mimosa, sugerindo não só clima quente, mas também umidade significativa.

No início, a mimosa se espalhou pela África, Ásia e Estados Unidos da América. Em nosso país, surgiu no final do século XIX.

O melhor local para o crescimento dessa cultura é a costa do Mar Negro. Ele pode ser encontrado com mais frequência em Sochi, no Cáucaso e em territórios próximos à Abkházia.Lá, a mimosa pode crescer quase em qualquer lugar e os espécimes são bastante grandes.

Tipos e variedades

A Mimosa é apresentada em várias centenas de variedades - tímida, chinesa, abafada e outras. A maioria deles é originária da América do Sul. Várias espécies são originárias da Austrália, Ásia e do continente africano. Vamos considerar os mais populares.

Mimosa tímidaé provavelmente o mais famoso. Esta planta perene é originária da América do Sul, mas hoje, devido ao seu aspecto atraente e propriedades decorativas, está distribuída em todo o mundo. A altura dessa variedade pode ser de 50 centímetros a um metro e meio. O caule é espinhoso e os ramos do arbusto são fofos e retos.

As folhas da tímida mimosa são pinadas e oblongas. São cobertos por pêlos finos, pelo que são muito sensíveis, o que os torna capazes de reagir a qualquer toque enrolando-se. Pequenas bolas de flores podem ser amarelas ou roxas com tons de rosa. As inflorescências são racemosas.

Os estames projetam-se da corola, dando a impressão de que a flor parece uma bola fofa saindo dos seios apicais da folhagem. Quando chega o período de frutificação, o arbusto é coberto com feijão, cada um dos quais contém 2-4 pares de sementes. A planta é polinizada por insetos ou com a ajuda do vento. A mimosa envergonhada floresce de junho a agosto. Se você cultivar esta variedade em casa, deve ser feito anualmente.

O cultivo ocorre em muitas áreas tropicais. Arvoredos úmidos são os mais confortáveis ​​para a variedade.

A planta é muito comum em diversos países, pode ser cultivada tanto em interior como em estufas.

A próxima variedade popular é a mimosa silenciada. Tem um crescimento muito rápido e pode atingir os 8 metros de altura. O tronco é bastante escuro, pode partir-se e a própria madeira é muito densa. A variedade é originária do Brasil, mas também é encontrada no México. Muitas vezes é usado para fazer misturas psicoativas. Na maioria das vezes, este arbusto está localizado em baixas altitudes, mas também pode ser distribuído a uma altitude de 1000 metros acima do nível do mar.

As folhas, como a maioria das plantas desta espécie, se assemelham a uma samambaia. Eles são penas e crescem até 5-6 centímetros de comprimento. As flores são de cor branca e têm um perfume delicado e encantador. As inflorescências se assemelham à forma de cilindros, seu comprimento é de 4 a 8 centímetros. Nas regiões do sul, o período de floração e frutificação cai em setembro - janeiro e fevereiro - abril, respectivamente. Nos territórios do norte, o processo começa em novembro e termina próximo a meados do verão.

Os frutos têm cerca de dois centímetros de tamanho. Eles são muito frágeis e contêm 4-6 sementes ovais. É bom plantar outras plantas ao lado da mimosa muda, pois ela condiciona perfeitamente o solo, conseguindo fixação de nitrogênio.

Mimosa áspera também apareceu na América do Sul. Distingue-se por flores brancas como a neve reunindo-se em inflorescências em forma de panícula.

A variedade é muito delicada, parece fofa e incomum.

Mimosa preguiçosa é usado principalmente por cultivadores de flores como um arbusto perene ornamental. Possui rebentos retos e ramificados. A altura média dessa planta é de cerca de meio metro. As inflorescências capitadas são formadas por flores fofas brancas como a neve. As folhas são muito sensíveis devido à presença de vilosidades. Eles têm o formato de uma samambaia e se dobram rapidamente quando tocados.

Felino mimosa é um arbusto que se espalha com uma altura de 1 a 2 metros. Existem espinhos e pelos sensíveis nos brotos. A planta tem folhas pequenas e flores brancas ou brancas com tonalidade rosa, semelhantes a bolinhas. Os frutos são vagens com cerca de 4 centímetros de tamanho. Esta variedade é amplamente representada no Arizona e Novo México, norte do México e Texas.

Condições de cultivo

Esta planta pode ser cultivada no campo ou no local, e em condições de interior. Apesar de parecer muito gentil e comovente, os floricultores notam sua despretensão. A Mimosa é muito termofílica, a temperatura ideal para ela é de +20 a +24 graus no verão e + 16 ... 18 no inverno. A temperatura mínima no inverno deve ser de pelo menos +10 graus Celsius. Além disso, ela precisa de uma quantidade suficiente de luz, mesmo a luz solar direta não será um problema. No entanto, no caso de cultivo de uma flor em um vaso, ela ainda precisará ser periodicamente removida do lado ensolarado em sombra parcial.

A Mimosa precisa de ar puro, mas ao mesmo tempo é preciso protegê-la das correntes de ar. Isso é especialmente verdadeiro em uma casa onde moram pessoas que fumam. A planta não tolera a fumaça do tabaco e perde folhagem rapidamente. Pelo mesmo motivo, não pode ser colocado na cozinha.

O solo

É necessário plantar mimosa em terreno aberto na parte ensolarada do local, usando solo solto. O local deve ser protegido de correntes de ar e de rajadas de vento. Após o plantio, você precisa regar constantemente a planta até que fique claro que ela criou raízes completamente. Nenhuma poda é necessária aqui. Uma planta estabelecida exigirá cuidado mínimo quando for fornecida com condições climáticas confortáveis.

Quanto ao solo em si, é preciso cuidar da composição correta. Uma mistura de turfa, húmus, turfa e areia de rio, considerada em proporções iguais, é considerada ideal para a mimosa. O fundo da cova de plantio é feito com argila expandida, que proporcionará uma boa drenagem e protegerá as raízes do excesso de umidade. Se estamos falando de uma planta perene, ela precisará ser transplantada em meados da primavera. E você também deve afrouxar regularmente o solo e remover ervas daninhas do local de pouso.

Localização

Apesar de a mimosa ser uma espécie originária dos trópicos, a localização ideal na maioria dos territórios do nosso país será uma casa, uma estufa ou um jardim de inverno... Em outra situação, a planta deve ser considerada anual, pois no outono não ficará muito cuidada devido aos brotos muito alongados.

Se o inverno na região for bastante ameno, plante a mimosa em um local bem iluminado.

Se esta condição for violada, sua aparência pode não ser muito atraente, além disso, pode nem florescer... Não organize um jardim de flores no lado sul, pois isso pode ameaçar as folhas com queimaduras. No início, o território precisará ser sombreado, o que o salvará desse problema.

Como cuidar?

Como já foi mencionado, a mimosa caseira costuma ter um ano de idade. A estufa pode fornecer as condições mais naturais. Estamos falando de níveis de luz, temperatura e umidade. Isso permite que a flor cresça ali por um longo período de tempo.

Quanto às flores de interior, também precisam de boa iluminação. O ideal seria a colocação em uma janela voltada para o sul, os lados oeste e leste são adequados. No entanto, nos dias mais quentes, quando o sol está especialmente ativo, a planta precisará ser removida à sombra por 2 a 3 horas, caso contrário, podem ocorrer queimaduras nas folhas. Esta é também a razão pela qual a mimosa deve ser acostumada à luz do sol gradualmente.

O cuidado geral é fácil. Por exemplo, a moldagem em coroa fica a critério do produtor e não é um pré-requisito. No entanto, quando se trata de arbustos perenes, os especialistas ainda recomendam o encurtamento dos brotos especialmente longos. Com luz suficiente, a flor compensará rapidamente a perda.

Se a flor crescer em casa, você também precisará monitorar o regime de temperatura. De março até o final da primavera, deve estar dentro de + 20 ... 24 graus. No inverno, o desempenho ideal deve ser mantido em torno de + 15 ... 18 graus Celsius.

A rega é um fator importante.Deve ser feito regularmente e com bastante abundância, especialmente nos dias quentes de verão. Para umidificação, use água decantada, não muito fria.

Se a planta estiver em um vaso, a bandeja deve ser sempre cheia de água. A Mimosa rega-se de manhã ou à noite, quando a camada superior da terra seca um pouco.

Polvilhe com mimosa na primavera e no verão. Um frasco spray convencional é adequado para o procedimento. Você não deve molhar as flores. Para garantir o nível de umidade necessário, um recipiente normal com água é suficiente.

E também não se esqueça da fertilização. Esta questão é especialmente relevante durante o período de crescimento ativo da planta. Complexos minerais especiais são perfeitos. O curativo de cobertura é adicionado uma vez a cada 1,5-2 semanas.

Nenhum transplante é necessário para uma planta anual. Nos casos em que for necessário, você deve ter o máximo de cuidado possível com o sistema raiz.

Métodos de reprodução

Os produtores inexperientes muitas vezes estão interessados ​​em como um novo arbusto de mimosa pode ser cultivado. Isso é feito com sementes ou estacas. Vamos considerar esses métodos com mais detalhes.

O cultivo da semente pode ser repetido todos os anos. O material é semeado logo no início da primavera. Deve ser enterrado 5 milímetros em uma mistura de solo contendo areia e turfa, e então coberto com polietileno. A temperatura favorável para o procedimento é de cerca de +25 graus Celsius.

É necessário mergulhar para a mimosa quando aparecem os primeiros rebentos, e cada um deles tem um par de folhas. É necessário preparar recipientes com 7 centímetros de diâmetro, onde são colocadas 2 a 3 mudas.

Solo com grama e folhagem são usados ​​como uma mistura de solo em proporções iguais, assim como metade da areia do rio. Você pode comprar uma formulação especial na loja.

Quando o sistema radicular preenche todo o espaço fornecido a ele, a mimosa, junto com o caroço de terra, precisa ser cuidadosamente transplantada. O desembarque em local permanente é realizado em clima quente 2-3 meses após o desembarque. Outros transplantes devem ser descartados.

O processo de enxertia é um pouco mais fácil. O procedimento é realizado na primavera ou no final do verão. As mudas são cortadas em julho ou agosto, após o qual são plantadas em um recipiente com turfa e areia, e então cobertas com um recipiente de vidro ou plástico para garantir o nível de umidade necessário. Quando o solo secar, ele precisará ser umedecido. E também você não pode ficar sem ventilação regular.

Se aparecerem filhotes na base do caule, eles devem ser cortados com uma faca afiada para serem usados ​​posteriormente para o corte das estacas. A planta cria raízes em 2-3 meses, após o qual é plantada em um local permanente.

Mimosa reproduz igualmente bem em qualquer uma dessas maneiras. Qual escolher, o próprio florista deve decidir.

Doenças e pragas

Independentemente de onde a mimosa é cultivada - em um apartamento ou em campo aberto - há uma série de problemas que podem afetá-la. Se falamos de pragas, esse afídeo perene e o ácaro-aranha são atacados em primeiro lugar.

Pulgões são pragas verdes ou pretas muito pequenas. Eles cobrem as folhas com uma flor pegajosa. Os carrapatos enredam o interior das folhas com uma fina teia de aranha e também sugam o suco.

Em cada um dos casos, é necessário borrifar a mimosa com inseticidas, repetindo o tratamento após uma semana.

É muito desagradável para uma planta ser atacada por uma praga como a cochonilha. Livrar-se dele levará tempo e esforço. O arbusto é processado com algodão, que primeiro deve ser umedecido com álcool. E também precisará de um agente antioxidante.

Mimosa pode ficar doente. A falta de umidade geralmente leva ao amarelecimento e murchamento das folhas. Com a rega irregular, os verdes caem. O tempo excessivamente chuvoso não é muito favorável - não permite que as folhas se abram durante o dia, o que pode levar ao amarelecimento. A sombra muito forte ameaça a falta de floração.E também este fator pode ser influenciado por muita diminuição na temperatura do ar.

Como cultivar a tímida mimosa a partir de sementes, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário