Noz da Manchúria e características de seu cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas
  6. Aplicação em paisagismo

Recentemente, as pessoas estão cada vez mais tentando cultivar plantas ornamentais incomuns em seus terrenos pessoais. A noz manchu pode ser atribuída com segurança a esta categoria. Mas para obter frutos, você precisa cuidar adequadamente da árvore. Existem várias nuances que devem ser levadas em consideração por quem já está cultivando castanhas Manchu ou está prestes a fazê-lo.

Descrição

A noz manchu é uma planta caducifólia da família das nozes que pode ser uma árvore ou um arbusto... Na natureza, é encontrada nas regiões do norte da China e da Coréia. Na Rússia, pode ser encontrado em Sakhalin, em algumas regiões do nordeste. A vida útil de uma noz Manchu é em média 200 anos.

Uma característica distintiva desta árvore é que ela cresce muito rapidamente. Isso é possível graças ao sistema de raiz desenvolvido. O tronco é plano, forte, bastante maciço, podendo atingir de 10 a 25 metros de comprimento. Em algumas regiões, é encontrado apenas na forma de um pequeno arbusto. Nas árvores jovens, as folhas são verdes claras, à medida que amadurecem vão adquirindo uma cor mais escura. O diâmetro da coroa também aumenta gradualmente com a idade.

Devido à taxa de crescimento, a planta começa a dar frutos com rapidez suficiente. Antes disso, o processo de floração começa em maio. Neste momento, as flores femininas e masculinas são formadas. Parece muito atraente, uma vez que as próprias inflorescências são pintadas em tom de vinho. O processo de polinização ocorre com a ajuda do vento. Após a floração, começa a frutificação. As nozes são coletadas em cachos de 2 a 7 peças. Eles têm uma concha bastante dura, de cor marrom escuro ou preto. Amadurecimento ocorre em setembro. O primeiro sinal de maturação é a queda da fruta no chão. As nozes são de tamanho médio, variando em peso de 10 a 15 g. Quando bem cuidada, uma árvore adulta rende cerca de 30 a 50 kg.

Em sabor e propriedades, a fruta da noz Manchu é freqüentemente comparada a uma noz. Eles realmente são um tanto semelhantes. A diferença da noz é a alta resistência à geada da castanha da Manchúria. É por isso que é recomendado cultivá-lo na faixa do meio e nas regiões norte. Além disso, a castanha Manchu é menos caprichosa no cuidado e na manutenção.

Aterrissagem

A noz da Manchúria cresce bem em solo fértil e requer drenagem... Solos franco-argilosos ou arenosos também são adequados. A única condição é boa permeabilidade ao ar. Para pousar, deve-se escolher uma área bem iluminada e protegida do vento. A distância de outras árvores e alguns edifícios deve ser de pelo menos 7 a 10 metros. Como já mencionado, o solo da área selecionada deve ser fértil, o nível de acidez deve ser moderado. Recomenda-se adquirir material de plantio de alta qualidade apenas em viveiros especiais. Lá, as mudas jovens são mais caras do que no mercado, mas você não precisa se preocupar com o estado delas.

Na hora de comprar, preste atenção na embalagem. As raízes da planta devem estar cobertas e bem hidratadas. A idade ideal da muda é de 12 a 24 meses.... A partir do terceiro ano de vida, a noz manchu forma um sistema radicular bastante poderoso, que é quase impossível não se danificar durante o transplante. Pode ser plantada em abril ou setembro, dependendo da época escolhida.Não há muita diferença aqui. O mais importante é escolher um bom tempo. O pouso é realizado de acordo com as seguintes regras.

  • Plantar uma arvore você precisa cavar um buraco com cerca de 100 cm de profundidade e um diâmetro de pelo menos 80 cm.
  • Uma camada de drenagem é construída na parte inferior. É permitido o uso de argila expandida ou tijolo quebrado como material.
  • O solo, que será usado para o pó, deve misture com composto e adicione uma pequena quantidade de cinza de madeira, mas não mais do que 500 g.
  • Em seguida, você precisa encurtar a raiz central para estimular um maior crescimento.... Em seguida, a árvore deve ser abaixada no buraco cavado e polvilhada com terra preparada. É importante garantir que as raízes laterais da muda não se quebrem.

Após o plantio da árvore, o solo precisa ser socado e regado um pouco. Alguns jardineiros recomendam a construção de uma barreira de barro ao redor da muda para reter a umidade. Em seguida, o procedimento de cobertura morta é realizado. Palha ou serragem funcionam bem para esse fim; turfa também é aceitável.

Cuidado

Cultivar uma noz manchu em uma casa de campo ou em um terreno particular não é particularmente difícil. A única condição que deve ser cumprida é a implantação de uma assistência integral e oportuna. É idêntico para quase todas as regiões. Na Sibéria, nos Urais, assim como na região de Leningrado, recomenda-se cobrir o tronco para o inverno um pouco mais cedo do que na região de Moscou e na via do meio. Nas regiões do sul, este procedimento pode não ser realizado de forma alguma.

É mais provável que cresça uma árvore alta onde não haja geadas fortes. Mas a altura não afeta a quantidade de colheita de forma alguma.

O mais importante é cuidar bem dele em casa: dar água, alimentar, cortar galhos desnecessários em tempo hábil.

Rega

A planta reage fortemente à falta de umidade, então a rega deve ser controlada com especial cuidado. Isso se aplica principalmente a espécimes jovens. Assim que a muda fica mais forte, basta regá-la no máximo uma vez por mês. Se o solo for coberto com cobertura morta, ele deve ser periodicamente solto para permitir que o ar entre no sistema radicular.

Top curativo

Como fertilizante, é recomendado fazer fertilizantes de potássio-fósforo. Isso deve ser feito na fase de formação do fruto. Quando o sol está ativo, o tronco pode queimar. Para evitar que isso aconteça, recomenda-se que sua base, assim como os ramos principais que formam o esqueleto, sejam caiados com argamassa de cal com adição de uma pequena quantidade de argila.

Poda

A noz da Manchúria é capaz de formar a coroa correta por conta própria. A poda é recomendada apenas para fins sanitários, removendo ramos doentes e secos. Mas mesmo neste caso, é recomendável aderir a um dos tipos de formação de coroa:

  • esférico;
  • alastrando com uma haste curta;
  • espesso, cuja base são vários ramos do esqueleto ao mesmo tempo.

Deve-se prestar atenção especial aos brotos doentes.

Wintering

Com o início do frio, as árvores plantadas são isoladas. Para fazer isso, a haste é cuidadosamente embrulhada em estopa ou qualquer outro material de cobertura macio.

Reprodução

O método de melhoramento mais fácil e confiável é germinar nozes recém-colhidas no outono. Isso pode ser feito na primavera, mas o plantio de outono é bom porque evita o longo processo de estratificação das sementes.

O pouso é executado da seguinte forma.

  • Você precisa cavar um buraco raso. Fertilize o solo com húmus.
  • Abaixe a porca na borda e polvilhe com terra.
  • Em seguida, você deve cobrir o solo e deixá-lo neste estado até a primavera. O broto deve ser esperado com a chegada do calor.

A distância entre as porcas deve ser de pelo menos 8-10 cm. Nesse estado, as nozes vão sofrer estratificação natural, portanto na primavera já podem ser transplantadas com segurança para um local definitivo. A noz da Manchúria é propagada por estacas.Para isso, é necessário escolher um broto saudável, cortá-lo (um comprimento de 10-15 cm é suficiente). Deve ser colocado na água, aguardar a formação de raízes e, em seguida, movê-lo para o buraco cavado.

A preparação da cava é realizada de acordo com os mesmos princípios do caso anterior. A propagação por meio de estacas é um pouco mais difícil do que cultivar uma árvore a partir de sementes.

Doenças e pragas

A noz da Manchúria é resistente a vários tipos de doenças e pragas. Mas, em algumas circunstâncias, exceções acontecem. As doenças mais comuns são as seguintes.

  • Infecção por fungos. Quando danificadas, as folhas ficam pretas e ressecam. Para o tratamento, recomenda-se o uso de uma solução "Fundazol" ou qualquer outro medicamento que contenha cobre. Recomenda-se processá-lo uma vez a cada duas semanas até que a doença seja completamente eliminada.
  • Podridão da raiz. Ela se manifesta principalmente devido ao excesso de umidade. Neste caso, é necessário interromper imediatamente a rega e providenciar a troca de ar normal.

Às vezes, a árvore é atacada por pragas. O mais comum deles é o ácaro da bílis. Quando as fêmeas colocam seus ovos, pequenas saliências aparecem nas folhas. No momento da formação do rim, é recomendado o tratamento com enxofre coloidal. É impossível pulverizar com agrotóxicos, pois isso afetará negativamente os frutos - será proibido comê-los. Outra praga é a noz. O inseto infecta quase todas as partes da árvore, incluindo a casca, folhas e inflorescências. Na fase inicial, você precisa remover as áreas afetadas. Ao correr, pulverize adicionalmente com clorofos.

Aplicação em paisagismo

A noz da Manchúria permite uma boa colheita e é também um elemento ideal para o paisagismo.

  • Árvore jovem, projetado de uma forma interessante.
  • Árvore madura noz manchu. Parece ótimo, sombreia as janelas, não cria negligência.
  • A noz da Manchúria também é apresentada, mas já em forma de arbusto. Esta opção ficará ótima em quase qualquer trama pessoal. O mais importante é cuidar bem da árvore para que tenha uma aparência atraente.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário