Azevinho Mahonia e características de seu cultivo
O azevinho Mahonia é popular em muitos países da Europa, América e Rússia devido à sua despretensão, a presença de folhagem verde fofa e floração brilhante. A principal característica é a cor multicolor das folhas, dependendo da estação - do verde esmeralda na primavera ao vermelho bordô no outono e no inverno.
descrição geral
Mahonia aquifolium (lat.Mahonia aquifolium) é um arbusto perene do gênero Mahonia da família Berberidaceae. Os estados ocidentais da América do Norte são considerados o berço da cultura. Nos territórios do norte o arbusto atinge uma altura de cerca de 100 cm, nos territórios do sul atinge os 120 cm. O arbusto tem uma copa exuberante que atinge 120-150 cm de largura. Magonia tem um forte sistema radicular. As raízes penetram profundamente no solo, fornecendo aos galhos e folhas as reservas de umidade necessárias.
Devido ao grande número de raízes, dá muito crescimento. O tronco do arbusto é reto, sem espinhos, apresenta coloração rosada no primeiro ano de floração, depois escurece e torna-se marrom. O arbusto tem folhas compostas ímpares com até 20 cm de comprimento e pecíolos avermelhados. O fruto é oval, de cor preta azulada, 1 cm de comprimento e 0,8 cm de largura, comestível, de sabor doce e azedo. Após a maturação completa no final de agosto, os frutos podem ser consumidos.
Variedades populares
A maioria das variedades de Mahonia foram criadas por criadores holandeses. No entanto, a maior parte é destinada a um clima ameno, com invernos curtos e quentes. O tipo de mahonia de azevinho tem variedades decorativas - suas bagas não podem ser comidas, e frutas - suas bagas podem ser comidas.
Existem várias variedades de variedades decorativas.
- Smaragd - tem inflorescências amarelas exuberantes, frutos pretos e folhas ovais de tons esmeralda a bronze. A altura do arbusto chega a 70 cm, sendo preferível plantá-lo em solos férteis, soltos e húmidos. No caso de danos causados pelo frio de alguns ramos, a recuperação é rápida. A casta é utilizada na vinificação.
- Chama Laranja - tem uma flor amarela, bagas azuis. As folhas laranja-rosadas ficam vermelho-vinho no outono. Atinge 150 cm de altura Variedade que adora luz.
- Compactum - a variedade foi cultivada na Holanda, cresce até 70 cm de altura, tem folhas do verde brilhante ao bronze.
- Atropurpurea (Atropurpurea) - a variedade foi cultivada na Holanda uma das primeiras, subdimensionada, com floração amarela brilhante, aroma picante, folhas roxas escuras e marrom-violetas, frutos redondos de 10 ml de diâmetro, pretos e azuis. A altura do arbusto chega a 60 cm, a largura chega a 100 cm. O solo úmido é preferível para esta variedade, mas também resiste a secas severas. Não tem resistência ao frio extremo, mas na primavera sofre uma recuperação rápida.
- Apollo - a variedade foi criada por criadores holandeses, a altura varia de 60 cm a 100 cm, o arbusto atinge seu pico de crescimento em 10 anos. As características distintivas desta variedade são os rebentos espinhosos com casca vermelha. Essa variedade adora umidade, não tolera o sol escaldante, por isso precisa ser borrifada diariamente com água, não exigindo muito do solo. Uma planta com mais de 5 anos hiberna sem precisar de abrigo.
Existem várias variedades de frutas.
- Natakha - cresce até 150 cm de altura.As bagas são ovais, azul-escuras, com uma flor de cor azul, contêm vitamina C. O rendimento das bagas é de até 1,5 kg por ano. As folhas são verdes escuras, curvas.
- sereia - a variedade tem alta concentração de vitamina C. É útil para doenças virais e bactericidas.
- Timoshka - o arbusto atinge 150 cm de altura. Os bagos são pequenos, com sabor moderadamente azedo, até 14 pedaços por cacho.
- Amada - a variedade mais doce, contém de 6 a 8% de açúcar na composição. Atinge 150 cm de altura. Bagas em uma borla de até 15 peças. A principal vantagem da casta são os bagos, que não se partem durante o tratamento térmico. As folhas são verdes, mas no outono adquirem parcialmente a cor bordô e marrom-púrpura.
Dado o clima da Rússia central e da região de Moscou, as seguintes variedades serão a melhor escolha para o cultivo: Apollo, Smaragd e Atropurpurea. Esses arbustos são os mais resistentes à geada e despretensiosos para o clima.
Aterrissagem
Ao plantar Mahonia, deve-se escolher locais sombreados, pois na natureza ela cresce principalmente perto de árvores altas. Quando plantadas em áreas abertas, as folhas do arbusto sofrem, ficando com queimaduras solares, o que se reflete no aparecimento do arbusto. Para um ajuste correto, você deve seguir as recomendações dos especialistas:
- escolha um local de pouso protegido de ventos e raios de sol diretos;
- o arbusto é despretensioso para o solo, mas é melhor plantá-lo em solo fértil, macio e com drenagem;
- o arbusto deve ser plantado na primavera, logo após o derretimento da neve, para que a planta tenha tempo de criar raízes;
- fertilizar o solo com uma mistura de húmus, areia e grama;
- não compactar o solo ao redor das raízes para melhor estimular o desenvolvimento;
- plantar uma muda em uma cova de plantio com 50 cm de profundidade e a uma distância de 100-140 cm uma da outra;
- o colar da raiz deve estar no nível do solo;
- após o plantio, regue e cubra abundantemente.
Cuidado
Magonia distingue-se pela sua despretensão, adaptação rápida a qualquer tipo de solo, mesmo argiloso. Com um sistema radicular poderoso que penetra em camadas profundas de terreno aberto, pode resistir até mesmo ao tempo seco. Porém, para manter sua aparência, vale a pena cuidar regularmente da planta.
- Rega. Você precisa regar uma planta adulta três vezes por semana, 20 litros de água por arbusto. A umedecimento das mudas jovens é realizada a cada 3-4 dias, levando em consideração o tempo seco. Para preservar a parte verde da planta, borrife as folhas com uma mangueira todas as noites. Em regiões mais frias, duas vezes por semana é o suficiente.
- Afrouxamento. Este procedimento é realizado após a rega para melhor suprimento de oxigênio ao sistema radicular, o que tem efeito positivo no rápido desenvolvimento do arbusto. E também o afrouxamento regular não permite a estagnação da água, evita a formação de uma crosta terrestre e o aparecimento de ervas daninhas.
- Top dress. No outono, é aconselhável fazer cobertura com húmus ou preparações de potássio-fósforo, por exemplo, monofosfato de potássio ou superfosfato, para aumentar o fruto. Na primavera, fertilizantes contendo nitrogênio são adicionados ao redor do tronco - 200 gramas para um arbusto adulto.
- Poda. A cada primavera e outono, ramos danificados, brotos finos e fracos na parte inferior do tronco e brotos que crescem dentro da copa são limpos. A formação da copa para a floração exuberante é realizada aparando as pontas dos brotos no ano de plantio, devendo-se deixar de 15 a 20 cm de altura a partir da raiz. A poda de Mahonia não deve ser feita quando a planta está em flor. Na primavera, no ano seguinte após o plantio, os brotos devem ser cortados pela metade. A poda de um arbusto velho é feito para rejuvenescê-lo, então um pouco menos da metade dos brotos são cortados da raiz, sobrando 40 cm de galhos. Para criar um clima especial no jardim, a coroa de Mahonia tem o formato de uma bola, esse corte de cabelo deve ser feito no final de abril, em maio, após o fim da geada.
- Wintering. Os invernos na zona média e na região de Moscou são tolerados por Mahonia sem problemas, embora a planta não se diferencie na robustez do inverno.Se as folhas superiores forem danificadas durante as geadas, na primavera elas serão cortadas e o arbusto ganha vida rapidamente.
Durante geadas severas, Mahonia é coberto com materiais não tecidos e, às vezes, palha é colocada por cima. Arbustos altos são amarrados a um suporte para evitar que os galhos quebrem.
Reprodução
Você pode propagar o azevinho Mahonia de quatro maneiras:
- sementes,
- camadas,
- dividindo o arbusto,
- por estacas.
As sementes raramente são propagadas devido à laboriosidade do processo, pois com este método a primeira floração ocorrerá em 5 anos. Este método é escolhido no cultivo de uma nova variedade ou se não houver outras opções de plantio. Se você planeja plantar sementes no outono, deve aderir ao plano:
- a coleta de sementes é feita a partir de frutos totalmente maduros em setembro;
- Imediatamente após a colheita, são semeados em sulco preparado a uma profundidade não superior a 1,5 cm em terreno aberto;
- cubra com folhas;
- os primeiros tiros devem ser esperados em maio;
- depois de estarem sentados em potes ou em terreno aberto.
Se a semeadura for planejada na primavera:
- é necessário estratificar dentro de três meses, a temperatura não é inferior a 3-5 ° С;
- o local da semeadura é coberto com uma película, prevendo-se o surgimento de brotos, arejando e hidratando periodicamente;
- mergulho de mudas.
Usando a reprodução de sementes, você precisa se preparar para as características biológicas que diferem da planta mãe no futuro arbusto.
Propagado por camadas da seguinte forma:
- poços rasos são preparados sob os ramos mais baixos;
- o meio do galho inferior é baixado para a fossa e reforçado com um arame em forma de arco;
- rolando com a terra;
- a estratificação está pronta para separação após ter um sistema de raiz separado;
- plantado em local preparado.
Pela divisão do arbusto, a propagação é feita com o auxílio de novos brotos, que se dão por arbustos a partir do 9º ano de floração. As filmagens aparecem anualmente. A desvantagem dessa reprodução é o fraco sistema radicular dos novos brotos, portanto, antes do transplante, os brotos jovens devem ser mantidos em solução de Kornevin por pelo menos 7 dias.
A reprodução é realizada por estacas no início da primavera:
- pegue um broto jovem com botões inchados;
- as estacas são preparadas - o corte inferior deve ser feito em ângulo, o corte superior reto, cada um com seis gemas;
- a estaca é colocada a meio caminho na água com um formador de raízes até que as raízes apareçam;
- as primeiras raízes nos botões imersos na água aparecerão em dois meses;
- quando as raízes atingem 7 cm, são plantadas em campo aberto e cobertas com garrafas plásticas, após o corte do gargalo;
- para prevenção de doenças fúngicas, é feita a rega com fungicida;
- depois de duas semanas, os brotos criam raízes, as garrafas são removidas.
A reprodução por estacas retém 100% das características biológicas idênticas às da planta mãe. Portanto, na maioria dos casos, os jardineiros usam esse método de criação específico.
Doenças e pragas
O azevinho Mahonia apresenta alta resistência a doenças e pragas, mas a infecção por algumas doenças não está excluída. O aparecimento de ferrugem na planta é evidenciado pelo aparecimento de tubérculos cor de cobre, espalhando-se rapidamente pelas folhas do arbusto. Para evitar a propagação, as folhas danificadas devem ser removidas e destruídas fora do jardim. Na filostictose, aparecem manchas crescentes marrons que afetam todo o arbusto. As folhas secam, o desenvolvimento da planta pára. Limpar as folhas afetadas e tratá-las com fungicida ajuda a destruir a infecção.
O oídio é caracterizado pelo aparecimento de uma camada branca nas faces inferior e superior das folhas. Inflorescências e bagas também sofrem. Se for detectada uma doença, o arbusto deve ser tratado com líquido bordalês ou fungicidas. As infecções ressecam a folhagem e matam o arbusto sem o tratamento adequado. De insetos nocivos, há ataques de pulgões e cochonilhas. Em caso de doença, você precisa de:
- realizar o tratamento com água e sabão;
- trate com um inseticida, por exemplo, "Karbofos";
- remover e destruir folhas danificadas;
- tratar anualmente com fungicidas na primavera.
Possíveis problemas de crescimento
Se você não seguir as regras elementares de cuidado com a planta, não realizar o tratamento oportuno para doenças e pragas, não regar, podar e fertilizar a planta, então surgirão problemas irreparáveis de cultivo de um arbusto associado às suas doenças. até sua morte.
Aplicação em paisagismo
O arbusto ornamental de Mahonia é popular na paisagem, pois pode decorar o território em opções como:
- orlas de canteiros de flores, relvados e caminhos;
- emoldurando composições de pedra;
- criação de sebes;
- adição composicional a árvores e arbustos de outras variedades.
Não é preciso muito esforço para cultivar Mahonia. Se você seguir todas as regras de plantio e cuidados com uma planta, o jardim ganha um belo arbusto, com aroma agradável e frutas benéficas à saúde.
O comentário foi enviado com sucesso.