Liriodendron: características e tipos, plantio e cuidados
Uma das plantas mais originais e espetaculares usadas com sucesso para o paisagismo de territórios adjacentes, chalés de verão e parques é o liriodendron, também chamado de árvore da tulipa. Atenção especial deve ser dada ao cuidado pouco exigente, que ambos os tipos podem orgulhar - uma característica de suma importância para qualquer jardineiro. Considerando as vantagens listadas, não deve ser surpreendente que o plantio de liriodendron esteja se tornando cada vez mais popular na Rússia e no exterior.
Descrição
A primeira experiência bem-sucedida de cultivo de liriodendron no Império Russo data de 1813 e está associada às atividades do Jardim Botânico Nikitsky, localizado na costa sul da Crimeia. Agora, a árvore em questão pode ser encontrada nos subtropicais suaves do Território Krasnodar e nas regiões mais severas da zona média e da Região da Terra Negra. Vamos destacar as principais características da planta descrita.
- Grande altura, atingindo 30-60 metros, dependendo da espécie, e rápido crescimento (vertical - até 1 m por ano, horizontal - até 20 cm).
- Lindas folhas, cujo formato se assemelha a uma lira. Via de regra, consistem em 4 lâminas e suas dimensões são de 8-22 cm e 6-25 cm de comprimento e largura, respectivamente. Na maioria das vezes, as folhas dos liriodendros jovens são maiores e recortadas do que as das árvores adultas.
- Flores bissexuais únicas, com aspecto de tulipa, podem atingir 10 cm de diâmetro e chamar a atenção pela cor amarelo-esverdeada (manchas laranja também são características das espécies americanas).
- Fruto de pineal de tamanho médio, constituído por peixe-leão, no interior do qual se encontram sementes com 4 faces.
- Tronco poderoso coberto de casca cinza-esverdeada. Nos primeiros anos de vida de uma árvore, ela é lisa, mas com o tempo, rachaduras se formam em sua superfície, formando áreas em relevo em forma de diamante. Nos ramos, a casca apresenta um aspecto diferente, caracterizada por uma tonalidade acastanhada e a presença de uma película cerosa.
- Madeira leve, utilizada com sucesso na fabricação de instrumentos musicais e compensados de qualidade.
Também digno de nota é a vida útil do liriodendron, calculada por vários séculos. As árvores que atingiram essa idade parecem muito majestosas e a espessura de seu tronco pode ultrapassar a marca de 2 metros.
Variedades
Atualmente, os botânicos distinguem 2 tipos de liriodendron - tulipa e chinês. A pátria do segundo é clara pelo nome, enquanto o primeiro é de origem norte-americana. Esta árvore foi trazida para a Europa da parte oriental dos Estados Unidos, onde é um símbolo de Kentucky, Indiana e Tennessee. Se as duas espécies crescem próximas, elas se cruzam facilmente, formando um belo e rápido híbrido Liriodendron tulipifera x L. chinense.
Freqüentemente, o liriodendron da tulipa é chamado de lirano, uma verdadeira árvore da tulipa e um “choupo amarelo”, embora a última opção não seja correta do ponto de vista da taxonomia biológica. As características deste tipo são excelentes qualidades decorativas e dimensões impressionantes. (até 60 m de altura), tornando-se um verdadeiro benefício para paisagistas. Quanto às regiões da Rússia ideais para o cultivo da árvore apresentada, são a Região da Terra Negra, a vizinhança de Kaliningrado e as regiões mais quentes. Além disso, o lyran pode desenvolver-se com sucesso na região de Moscou e regiões vizinhas (com exceção de variedades que não têm resistência de inverno suficiente).
O segundo tipo da planta descrita, também chamada de tulipa chinesa, distingue-se por sua altura inferior (até 30 m), decoratividade média e termofilicidade mais pronunciada.Considerando a última circunstância, os especialistas aconselham o cultivo desta árvore no território da Riviera Russa - uma estreita faixa subtropical localizada ao longo da costa do Mar Negro.
Além dos dois tipos principais, existem inúmeras variedades desta árvore, que apresentam características próprias notáveis. Uma consideração separada merece as variedades de liriodendron de tulipa, que são adaptadas ao máximo às condições russas.
- Ardis. Espetacular árvore alta, decorada com um "vestido" de folhas relativamente pequenas com pontas chanfradas. Uma característica dos botões é o seu grande tamanho e a base laranja, o que lhes confere originalidade adicional. O "Ardis" floresce de Maio a Junho, exalando um aroma agradável durante duas décadas.
- Glen Gold. Uma das variedades mais distintas, especialmente notável pelo tom dourado das folhas lamelares. A copa dessas árvores está se espalhando e suas flores são decoradas com manchas laranja. Os buds do Glen Gold abrem em junho, deliciando os donos do site por um mês.
- Heltorf. Esta variedade é caracterizada por folhas grandes, constituídas por 2 a 6 lóbulos, e flores grandes, cujas sépalas são esteticamente curvadas para trás. Quanto aos botões, eles florescem no início - no final da primavera.
Não menos interessante é o liriodendron de Chapel Hill - um híbrido espetacular de rápido crescimento, cuja coroa cônica chama a atenção por sua rica cor verde. Outras características da planta são a bela casca listrada, folhas grandes e grandes flores em forma de tigela que abrem em maio. Também vale a pena mencionar duas variedades de túlipas com máxima decoratividade - Aureomarginatum e Fastigiatum, próprias para cultivo na Região da Terra Negra e regiões mais quentes. O primeiro pode se orgulhar de folhas originais variegadas, e o segundo - uma forma colunar pronunciada.
Como plantar?
O procedimento em questão deve ser iniciado na primavera, após o bom aquecimento do solo do local. Se o jardineiro planeja plantar vários liriodendros, ele precisa se certificar de que haja espaço livre suficiente (a distância recomendada entre as árvores é de 5 m). Uma das principais condições que contribuem para o rápido desenvolvimento de uma planta é a abundância de luz solar. Além disso, o local selecionado deve ser protegido de ventos fortes que podem danificar os brotos do jovem liriodendron. Uma atenção especial deve ser dada ao nível do lençol freático no local: por estarem localizados próximos à superfície, eles tornam o solo excessivamente úmido e ameaçam o sistema radicular da túlipa.
Quanto ao solo, deve haver reação levemente ácida ou neutra (pH 6,5-7,0). Também é desejável que o solo esteja solto e não sofra com excesso de calcário, o que retarda o desenvolvimento de uma árvore jovem. Em uma situação em que a terra carece de nutrientes, ela deve ser alimentada com esterco podre e composto maduro. Se o solo estiver muito esgotado, essa combinação pode ser complementada com um copo de fertilizante mineral complexo.
Cumpridas as condições acima, o proprietário do local pode iniciar o plantio do liriodendron, seguindo uma simples sequência de ações.
- Prepare um buraco, cujas dimensões são determinadas pelo tamanho da planta jovem (a melhor opção é uma semana antes do procedimento agendado).
- Examine cuidadosamente o sistema raiz da árvore. Se encontrar áreas secas ou apodrecidas, é necessário eliminá-las, não esquecendo de processar as secções com carvão amassado.
- Se as raízes da muda estão abertas, você não deve hesitar em plantá-la. Imediatamente antes do procedimento especificado, devem ser colocados em um recipiente com água por 3-4 horas.
- Numa situação em que a planta é adquirida em vasilhame, deve ser regada abundantemente na véspera do plantio. Esta ação contribui para a extração do caroço de terra, que não é altamente recomendável quebrar.
- Antes de colocar a muda na cova, uma camada drenante de tijolo quebrado e / ou cascalho deve ser colocada em seu fundo.
- Depois de colocar a árvore no centro do recesso, você pode começar a enterrar. O substrato deve ser compactado gradualmente e com muito cuidado (caso contrário, permanecerão vazios de ar).
Finalmente, regue o solo no círculo próximo ao tronco, cobrindo-o com grama seca ou composto, o que reduz a taxa de evaporação da umidade e evita o crescimento de ervas daninhas.
Regras de cuidado
Para cultivar uma tulipa bonita e saudável, é fundamental cuidar bem dela. Esta tarefa não é particularmente difícil e, portanto, qualquer jardineiro, experiente e iniciante, pode lidar com ela.
Rega
A rega ideal do liriodendron deve fornecer umidade regular, mas não excessiva, no solo, o que é especialmente importante nos primeiros anos de vida da árvore. Também é desejável que a água utilizada esteja à temperatura ambiente (aproximadamente + 20,25 ° C). Outro procedimento que contribui para o desenvolvimento da planta descrita é a pulverização da copa na estação quente. Deve ser realizado diariamente, várias horas antes do pôr do sol, usando uma mangueira de jardim com um bico aspersor especial.
Fertilização
A primeira alimentação de uma tulipa pode ser realizada após dois anos a partir do momento do plantio. Este procedimento é realizado no início da primavera e envolve o uso de preparações contendo nitrogênio que atuam como estimulantes para o crescimento das folhas. A segunda alimentação é realizada no final da estação de crescimento e envolve o uso de fertilizantes de potássio e fósforo. Tais composições fortalecem o sistema radicular da planta, além de aumentar sua resistência a doenças e intempéries.
Preparando-se para o inverno
Dada a resistência à geada da árvore em questão, pode-se argumentar que apenas jovens liriodendrons precisam de um abrigo completo para o inverno. Para resolver este problema, basta seguir alguns passos simples, a saber:
- cubra o círculo próximo ao tronco com serragem ou turfa (a espessura da camada recomendada é de 10 cm);
- pressione cuidadosamente os galhos da árvore no tronco, embrulhe-os em serapilheira e amarre-os com uma corda para uma fixação segura;
- como proteção adicional contra o frio, você pode usar ramos de abeto localizados ao redor da planta.
Com o início da primavera, o abrigo criado deve ser desmontado para anular a probabilidade de queda das raízes da túlipa. Os especialistas não aconselham a pressa nesses casos: eles explicam isso pela traição das geadas recorrentes que podem prejudicar uma planta privada de proteção.
Reprodução
Existem 3 maneiras de propagar o liriodendron - por meio de sementes, estacas e camadas. Cada um deles possui características próprias, cuja contabilidade contribui para a solução bem-sucedida do problema do jardineiro.
Sementes
Para propagação de uma árvore de tulipa pelo método especificado necessário:
- semeie as sementes em uma grande caixa cheia de substrato solto (a época ideal é o final do outono);
- colocar os recipientes em local bastante úmido e fresco (é aconselhável que a temperatura não ultrapasse + 9 ° C);
- com o início da primavera, coloque a caixa na luz.
Assim que aparecem os primeiros rebentos (em regra, o seu número é 5 a 10% do número de sementes semeadas), é necessário fornecer-lhes humidade moderada. No início do verão, quando a altura das mudas ultrapassa 15 cm, elas podem ser transplantadas para recipientes separados e, em menos de um ano (na próxima primavera), podem ser transferidas para terreno aberto ou vasos de maior capacidade.
Estacas
O método descrito envolve o uso de estacas verdes cortadas de um liriodendron saudável no início do verão. A lista de condições que contribuem para a solução bem-sucedida dessa tarefa é a seguinte:
- o comprimento ideal das partes separadas da planta é de 40-50 cm;
- folhas e flores localizadas em estacas selecionadas devem ser removidas (bem como os 5 centímetros inferiores da casca);
- as futuras plantas devem ser tratadas com estimulador de enraizamento e colocadas em substrato fértil com ½ de seu comprimento;
- para o desenvolvimento acelerado das estacas, devem ser cobertas com um saco plástico e colocadas em local bem iluminado, evitando-se a luz solar direta.
No futuro, resta arejar periodicamente as plantas, retirando temporariamente a "capa" de plástico. Após alguns meses, as estacas criarão raízes e, após 2 anos, quando o sistema radicular estiver visivelmente mais forte, podem ser transferidas para um terreno aberto, transferindo-as.
Camadas
Este procedimento é realizado no final do outono e assume as seguintes etapas:
- selecione vários brotos inferiores, incline-os cuidadosamente para o chão e prenda-os com segurança na ranhura feita;
- polvilhe as camadas com terra, deixando as pontas acima do substrato;
- com o início da primavera, anel os brotos do lado da planta-mãe.
Depois de um ano, quando as raízes ficam mais desenvolvidas, as árvores jovens podem ser separadas do liriodendron adulto e transplantadas para outro local.
Doenças e pragas
A experiência mostra que a árvore em questão é bastante resistente e, portanto, raramente sofre de parasitas e microflora patogênica. Em alguns casos, o liriodendron pode ser afetado por infecções fúngicas, cujo desenvolvimento é facilitado pela umidade excessiva do solo. A solução ideal para o problema são preparações fungicidas com as quais você precisa tratar a planta e o solo no círculo próximo ao caule.
E também os especialistas recomendam prestar atenção aos seguintes sintomas alarmantes que afetam as folhas da túlipa:
- palidez - falta de nutrientes no solo;
- amarelecimento durante a estação de crescimento - excesso de luz solar e déficit de umidade;
- pontas secas - solo seco e umidade do ar insuficiente.
Dentre as pragas, o liriodendron pode ser perturbado por gorgulhos e cochonilhas, cujas hordas atacam a planta no início da estação de crescimento. A reação eficaz aos parasitas envolve o tratamento duplo da árvore com um inseticida de amplo espectro, observando um intervalo semanal. Seguindo as dicas listadas neste material, a grande maioria dos jardineiros será capaz de cultivar liriodendron. O resultado natural de seus esforços será uma árvore espetacular e resistente, como um ímã que atrai os olhares entusiasmados dos outros.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do liriodendron, consulte o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.