Tudo sobre o lírio do vale (khalesia)
O lírio-do-vale é uma planta de uma beleza notável, também conhecida por nomes românticos como o sino de prata ou a árvore snowdrop.
Descrição
A planta é amplamente cultivada na Europa e na América. Esta bela árvore pertence ao crescimento rápido. Mas, ao mesmo tempo, nos primeiros anos após o plantio, ele se desenvolve lentamente. A altura da árvore adulta média crescendo em nossas latitudes é de cerca de 4 metros, a largura da copa é de 3 metros.
Pela primeira vez, a galézia floresce na idade de 6 a 7 anos. Suas flores são muito delicadas, perfumadas e parecem grandes lírios do vale. Infelizmente, os jardineiros não conseguem admirar a vista de uma árvore florida todos os anos. Se a planta sobreviveu a um inverno muito frio, ela não florescerá. Em outros casos, a floração começa no início de junho e dura cerca de 2 semanas.
No final de agosto ou início de setembro, os frutos começam a se formar na árvore. Eles são inicialmente de cor verde claro. No outono, eles escurecem e se tornam marrom avermelhado. Na natureza, eles permanecem na árvore até a primavera. Mas os jardineiros preferem retirá-los para que a planta não desperdice o suprimento de nutrientes na maturação.
Variedades
Existem 4 tipos principais de chalesia no mundo. Para a faixa do meio, 2 deles são os mais adequados.
Karolinska
Este tipo de galézia é um arbusto alto e ereto. Em climas quentes, agrada aos olhos com floração abundante. Em lugares onde os invernos são muito frios, os botões das flores congelam. Carolina galezia floresce geralmente no final de maio. Suas flores são longas, brancas como a neve. As flores de um tom rosa claro são um pouco menos comuns.
As folhas de Chalesia são estreitas, com até 10 centímetros de comprimento. Eles se distinguem por uma rica cor verde. Este tipo de chalezia possui várias formas decorativas.
-
Mollis. Difere em folhagens mais exuberantes e largas.
-
"Rosea"... Chama a atenção com inflorescências de cor rosa mais saturada.
-
Meehanii. Esta variedade pode ser reconhecida por suas folhas verde-escuras mate com uma superfície enrugada.
-
Dialypetala... A borda do sino parece sólida, pois praticamente não se divide em pétalas.
Montanha
No ambiente natural, a altura dessa planta pode chegar a até 35 metros. Culturalmente, não ultrapassa os 4 metros. A planta é encontrada na natureza com muito mais freqüência do que a carolina galezia. Externamente, difere na cor mais escura das folhas. Além disso, suas inflorescências não são apenas nevadas ou rosadas, mas também cremosas ou até ligeiramente prateadas.
Como e onde plantar?
O local onde uma planta é plantada determina em grande parte o quão forte e bela ela será quando crescer. Vários fatores influenciam a escolha do local.
-
Vizinhança... Árvores grandes podem ser plantadas ao lado da chalesia. Eles não interferem na planta, mas a protegem de correntes de ar e fortes rajadas de vento.
-
Iluminação. Vale a pena certificar-se de que as árvores próximas não criem muitas sombras. Para uma galézia florescer, ela deve ter luz solar suficiente.
-
O solo. A qualidade do solo também afeta significativamente o desenvolvimento da árvore do lírio do vale. Recomenda-se evitar o solo calcário. A melhor opção é solo fértil e solto.Nele a árvore se sentirá mais confortável, o que significa que se desenvolverá rapidamente e agradará com abundante floração. Se o solo do local estiver esgotado, a cova em que a muda é colocada deve ser coberta com uma mistura de solo com acidez neutra.
Plantar uma árvore de lírio do vale é melhor na primavera. Assim, no período de calor, a planta terá tempo para criar raízes, o que significa que será mais fácil para ela sobreviver ao inverno.
Chalesia pode ser propagada de várias maneiras.
Sementes
As sementes adquiridas são utilizadas para o plantio. Ao comprar de um vendedor, é necessário esclarecer se ele está preparado para o desembarque. O fato é que, após a colheita, as sementes precisam de um longo período de dormência. Eles podem ser plantados somente após 2-3 anos. Se as sementes compradas estiverem totalmente maduras, não precisarão de processamento adicional antes do plantio.
Devem ser plantados em uma mistura composta por 30% de areia refinada e 70% de turfa. Antes do plantio, o solo deve ser umedecido e levemente solto. Então você precisa colocar as sementes nele e cobri-los com papel alumínio. Nesse estado, devem ser deixados por 3 meses, ventilando de vez em quando. Depois de decorrido o tempo necessário, o filme deve ser removido e o recipiente com as sementes deve ser movido para um local claro.
Dentro de algumas semanas, os primeiros tiros aparecerão lá. Durante todo esse tempo, você precisa monitorar cuidadosamente para que o solo no recipiente não seque. Quando os rebentos estão firmes, podem ser plantados em grandes vasos. As mudas cultivadas podem ser transplantadas para terreno aberto.
Camadas
Para este tipo de reprodução, você precisa usar ramos inferiores jovens. Na primavera, vários deles devem ser cuidadosamente dobrados ao solo e, em seguida, cavados. Para que o broto crie raízes, você pode cortar cuidadosamente a casca na borda do galho. Na próxima primavera, as mudas estarão cobertas de raízes e podem ser cuidadosamente aparadas e replantadas.
Estacas
Você pode usar os cortes apicais que permaneceram após a poda da primavera. Para que criem raízes, devem ser mergulhados com a extremidade cortada em um recipiente com ácido indolilbutírico. Em seguida, as mudas precisam ser ligeiramente enterradas em um recipiente com um substrato nutritivo. Por um tempo, deve ser coberto com filme plástico. É necessário cultivar estacas enraizadas por 2-3 temporadas, até que suas raízes se tornem fortes o suficiente.
Após o plantio em terreno aberto, as mudas são aconselhadas a serem regadas, ao qual a droga foi adicionada para estimular o crescimento. Isso contribui para o fortalecimento e o desenvolvimento mais rápidos da árvore. Depois disso, a cova é coberta com terra e o espaço ao redor do tronco é coberto com palha. Turfa bem seca pode ser usada para isso.
Conselhos sobre cuidados
Uma planta plantada precisa de cuidados adequados ao longo de seu ciclo de vida. Existem vários pontos principais que devem ser prestados atenção àqueles que decidiram plantar uma khalesia elegante em seu local.
Rega
NSAntes de mais nada, vale lembrar que esta é uma planta que ama a umidade. Deve ser regado regularmente. Principalmente durante a estação quente, quando o tempo está seco. Neste caso, a rega da planta deve ser pelo menos uma vez por semana. Se o verão for chuvoso, o número de procedimentos pode ser reduzido. Após cada rega, o solo sob a árvore deve ser cuidadosamente afrouxado, removendo as ervas daninhas do círculo do tronco da árvore.
Top curativo
Vale a pena alimentar um lírio-do-vale duas vezes por ano. O primeiro curativo de cobertura deve ser feito imediatamente após a poda higiênica. Primeiro, você precisa afrouxar bem o solo. A segunda alimentação é realizada no final de maio, antes da floração da árvore.
Controle de pragas
Para que a planta sempre se sinta bem e mantenha uma aparência atraente, ela deve ser protegida de pragas e doenças. Uma das doenças mais comuns é a clorose.
Uma planta sofre com isso se for cultivada em solo que não combina com sua composição. A planta doente parece frágil e não floresce ou está coberta com muito poucas flores. Para se livrar da clorose, as plantas são tratadas com preparações especiais.
As pragas praticamente não tocam o lírio-do-vale. É atacado apenas pelas lagartas das borboletas - elas comem as folhas da planta. Você pode se livrar dessas pragas borrifando-as com um inseticida de qualidade.
Poda
A poda regular também desempenha um papel importante no desenvolvimento da árvore do lírio do vale. Com a chegada da primavera, você deve prestar atenção imediatamente à chalesia. A planta deve ser cuidadosamente examinada e danificada, e os ramos secos ou congelados devem ser removidos. Nesse caso, a planta se recuperará mais rapidamente após o inverno. No verão, deliciará os jardineiros com uma floração abundante. No resto do tempo, os galhos só devem ser removidos se estiverem danificados.
Wintering
Khalesia deve estar bem preparada para o frio. No meio do outono, recomenda-se retirar frutos e galhos secos da árvore. E também vale a pena retirar os rebentos jovens. A questão é que eles estão fracos demais para sobreviver ao inverno. Portanto, é preciso se livrar deles para que não tirem os recursos nutritivos de que a árvore precisa.
O solo na base do tronco deve ser bem afrouxado e coberto com ramos de abeto ou serragem. A árvore jovem deve ser coberta com agrofibras ou materiais não tecidos. Isso deve ser feito com cuidado, sem puxar os galhos com muita força. Uma árvore adulta não precisa de abrigo adicional.
Árvore em paisagismo de jardim
No projeto paisagístico, a chalesia é usada para criar belas composições de jardim. Via de regra, um ou mais arbustos são plantados no local.... Eles complementam a árvore do lírio do vale com arbustos baixos e canteiros de flores lindamente decorados.
Chalesia também fica bem ao lado de avelã ou rododendro. E também uma árvore de lírio-do-vale é frequentemente plantada ao lado de outros arbustos que também florescem no início do verão - lilases e jasmim.
Como o lírio-do-vale é uma planta exótica, você deve cuidar mais dela do que dos arbustos usuais em nossa região. Mas, em agradecimento, a chalesia agrada agradavelmente os donos do sítio com suas delicadas flores.
Com que freqüência ele congela e a que temperatura ele inverte?
Galina, com a chegada do primeiro frio, você precisa transferi-lo para uma sala onde a temperatura do ar será de 12-15 graus. A robustez invernal da árvore do Lírio do Vale permite que a cultura hiberne nas nossas condições, o principal é escolher a variedade certa e efectuar todas as manipulações. Preparando Galezia para o inverno, a cultura deve ser bem regada, os ramos secos removidos. O tronco deve ser aterrado. A coroa é envolvida com fiado ou estopa. Uma condição adicional é a presença de um orifício para que a coroa seja ventilada.
O comentário foi enviado com sucesso.